quarta-feira, 9 de julho de 2014

Emoção pegou forte e contribuiu para "apagão" que levou o Brasil ao massacre de 7 a 1 para a Alemanha



Por Emanuel Neri
E o sonho acabou. A acachapante derrota por 7 a 1 que o Brasil sofreu diante da Alemanha, nesta terça-feira (8/7), no Mineirão, em Belo Horizonte, sepultou de uma vez por todas qualquer possibilidade de o Brasil ganhar o hexacampeonato de futebol. Foi um golpe duro e muito dolorido (foto) para o Brasil.
Jamais passou na cabeça de algum brasileiro que o Brasil levaria uma goleada impiedosa da Alemanha, jogando pelas semifinais da Copa do Mundo de Futebol. E o mais grave: jogando em sua própria casa. Nem mesmo os alemães acreditavam em uma vitória tão fácil e elástica contra os brasileiros.
Foi só o jogo terminar e surgiu uma montanha de análises e críticas sobre a tragédia que envolveu o Brasil diante da Alemanha. Foi a maior diferença de gols de toda a história das Copas. E isso aconteceu contra um país que já foi cinco vezes campeão mundial, ou seja, detém o maior número de títulos em todo o mundo.
Não cabe a este blog discutir os motivos futebolísticos que levaram o Brasil a naufragar diante dos alemães. Esta tarefa fica para jornalistas especializados em futebol – e jornais, sites e redes sociais já estão entupidos de análises deste tipo. Mas me arrisco a fazer algumas avaliações sobre o jogo e suas consequências.
O Brasil tem, sim, gabarito para enfrentar a Alemanha. Desfalcado de dois de seus principais jogadores (Neymar e Tiago Silva), até previa-se um certo favoritismo alemão, mas jamais o massacre que aconteceu. Ao que tudo indica o bicho pegou mesmo foi na questão emocional dos jogadores brasileiros.
Muito jovens, e sem um comando técnico que segurasse a emoção pelo fato de a seleção estar jogando em casa, diante de uma nação inteira querendo vencer a qualquer custo, o Brasil naufragou. Pesou emocionalmente para os jogadores brasileiros a responsabilidade de ganhar em casa e fazer o povo brasileiro feliz.
Só o fator emocional é capaz de explicar o “apagão” do Brasil diante da Alemanha. Era um gol atrás do outro. Ninguém se entendia em campo.  Foram quatro gols em pouco mais de 20 minutos. O primeiro tempo já terminou em cinco a zero para os alemães. Parecia um pesadelo, mas tudo aquilo era real.
Mas a derrota do Brasil ocorreu dentro do campo. Fora do campo, o Brasil ganhou. Fez a Copa que é considerada a “Copa das Copas” pelo nível de organização, estádios cheios e simpatia dos brasileiros. Para analistas internacionais, foi a melhor Copa da história – maior número de gols marcados e grande visibilidade em todo o mundo.
Independentemente disso já apareceram oportunistas políticos que querem aproveitar a maré negativa e responsabilizar o governo federal pela derrota. É como se a presidenta Dilma tivesse responsabilidade pelo fracasso da seleção. Esta foi uma derrota do futebol brasileiro, não foi fracasso do governo brasileiro.
Mas podem esperar que vão surgir novas avalanches de críticas tentando vincular a derrota do futebol brasileiro ao governo federal. O que era responsabilidade do governo ele fez: viabilizar as belas arenas de futebol com dinheiro privado e financiamentos do BNDES e cuidar da segurança. Nisso o Brasil foi nota dez.
Faltou o futebol e o controle da emoção para ganhar em casa.
A derrota do Brasil para a Alemanha bateu lá no fundo da alma. Mas o brasileiro tem que entender que o Brasil é infinitamente maior do que seu futebol. Os valores do Brasil têm que se sobrepor a este triste momento. Uma grande nação é aquela que aprende com suas derrotas para conquistar muitas vitórias no futuro.
Nos links abaixo, comentários sobre a derrota do Brasil para a Alemanha. Entre eles há análises políticas sobre as consequências eleitorais da derrota e uma “Carta a uma Seleção Derrotada”, que é de apertar o coração de tão emocionante. Veja também entrevista de Dilma sobre a derrota.

4 comentários:

  1. É claro que a culpa de o Brasil ter perdido em campo não é do PT nem da presidente, mas o fato é que ambos tentaram vincular a imagem à seleção. Agora, depois da derrota, querem afastar a imagem de Dilma da seleção brasileira. Será que fariam isso caso o Brasil ganhasse a copa? Claro que não! Se há oportunismo político com a copa, quem primeiro fez isso foi o próprio PT.

    ResponderExcluir
  2. Essa foi a pior Seleção já formada em todos os tempos do Futebol Brasileiro, vergonhoso só tinha de se aproveitar Neimar, Tiago Silva e David Luiz o resto decepção total, precisa-se de uma reformulação na Seleção Brasileira começando pela equipe técnica e jogadores.

    ResponderExcluir
  3. Será que torce pela Alemanha seja o certo deixar ela encostar no penta Brasileiro, muito melhor torcer pela Argentina que é da América do Sul.

    ResponderExcluir
  4. Enquanto a prefeita faz festas de 5 dias, a creche em pleno incio de semestre continua fechada e não temos um pediatra em um povoado q se chama de cidade.

    ResponderExcluir