terça-feira, 17 de junho de 2014

Segurança de São Miguel do Gostoso será reforçada; Fundo ajudará na luta contra criminalidade na cidade



Por Emanuel Neri
E está chegando mais uma boa notícia para a segurança pública de São Miguel do Gostoso. Ainda em junho, quando Natal encerrar sua participação como sede da Copa do Mundo de Futebol, a cidade receberá reforço policial em finais de semana para dar mais segurança à população.
A decisão do comando da Secretaria de Segurança do RN é fazer um revezamento, todos os finais de semana, com um destacamento policial. Por exemplo: em uma semana virá a cavalaria, em outra virá a Polícia Rodoviária - na sequência será a vez da Rocam (policiamento em motos) e, em outra, com o policiamento de choque.
Esta decisão do comando da Secretaria de Segurança é resultado de reunião, realizada na semana passada, em Natal, entre a prefeita Fátima Dantas, a presidente da Câmara, Francisca Pinheiro, além dos presidentes do Conselho de Segurança, João Ribeiro, e da AEGostoso, João Roberto Scomparim, e o tenente Frank Wolczack.
Ao receber representantes de São Miguel do Gostoso, a cúpula da Segurança do RN prometeu ainda armas e coletes para o efetivo da PM na cidade, além de um carro tracionado para fazer o policiamento na orla – em especial contra carros e motos que insistem em desrespeitar a proibição do trânsito nas praias urbanas.
Esta notícia é importante porque chega num momento de crise na segurança pública do RN. E São Miguel do Gostoso tem obtido este apoio graças à organização da sua sociedade civil em torno da questão de segurança. A cidade é uma das poucas no Rio Grande do Norte a contar com um Conselho de Segurança.
Para ser criado, este Conselho de Segurança, integrado por membros da comunidade e ONGs que atuam na cidade, contou com o apoio da Prefeitura e da Câmara. Há poucas semanas, o município deu mais um passo na estruturação e fortalecimento de sua segurança pública, quando a Câmara criou o Fundo de Segurança Pública.
Este Fundo de Segurança é importante porque, ao contrário da Prefeitura, ele pode arrecadar fundos junto à iniciativa privada – comércio, pousadas, restaurantes e empresas eólicas, por exemplo – para cobrir despesas com o reforço policial do município. Um destes focos pode ser a chamada Diária Operacional da PM.
Diária Operacional é uma ajuda de custo que a comunidade dá ao policial militar que se dispõe a trabalhar na cidade durante seus dias de folga. Como a Prefeitura não pode destinar dinheiro para esta finalidade, o Fundo de Segurança custeará estes gastos com o dinheiro arrecadado junto à iniciativa privada.
Com a Diária Operacional, todos os finais de semana o policiamento militar local pode ser reforçado , o mesmo ocorrendo em feriados prolongados. Com a criação do Fundo de Segurança, a Prefeitura também poderá destinar verba para reforçar esta reserva e, desta forma, contribuir para a melhoria do policiamento.
A Prefeitura já contribui com aluguel de casas para abrigar policiais militares que atuam na cidade. Também ajuda com o abastecimento de parte da frota policial. Com o Fundo de Segurança, a iniciativa privada poderá custear instalação de um posto policial em área central da cidade, em imóvel cedido pela Prefeitura.
Gostoso é modelo no RN
Empresas eólicas que atuam no município, como a Voltália, já acenam com a possibilidade de contribuir para o Fundo de Segurança. Esta doação em dinheiro seria uma espécie de contrapartida que a empresa pagaria para instalar parte de seus erogeradores sem cumprir o limite de dois mil metros de distancia da praia.  
A exemplo da Voltália, outras empresas eólicas do município também vão ser procuradas pelo Conselho de Segurança para colaborarem com doações mensais para  o Fundo de Segurança – a Serveng é uma delas. Com a existência do Fundo, fica mais fácil cobrir outras despesas com a segurança, como consertos de carros.
São Miguel do Gostoso é apontado pelo comando da Secretaria de Segurança como um modelo em todo o RN de organização da sociedade civil para enfrentar problemas com a criminalidade. O secretário de Segurança, general Eliezer Monteiro, acha que o Conselho de Segurança local deveria servir de modelo para outros municípios.

4 comentários:

  1. Tem que ser algo especia yeah, fora do normal yeah , algo sem igual, yeah yeah yeah (8

    ResponderExcluir
  2. Boa notícia com certeza dará mais tranquilidade a todos nós moradores de Gostoso, é colocar esses ladrões safados na cadeia junto com os traficantes.

    ResponderExcluir
  3. Cameras, muitas cameras para mostrar a cara dos ladrões safados e os que traficam drogas em nossa cidade. aliás os celulares hoje filmam em HD e sai belíssima a imagem desses safados que acabaram com a nossa cidade. Vamos filmar e entregar o filme para as autoridades competentes. Gostoso, mostre a sua cara !!!!!

    ResponderExcluir
  4. "Diária Operacional é uma ajuda de custo que a comunidade dá ao policial militar que se dispõe a trabalhar na cidade durante seus dias de folga."????? Esse talvez tenha sido o maior absurdo que li neste blog! Diária Operacional, ou simplesmente "DO", é um pagamento feito pelo Estado aos Policiais Militares que são designados para prestação de serviços extraordinários, como ocorre, por exemplo, na época das eleições. Pagar um "extra" para o Policial Militar trabalhar em dia de folga é o famoso "bico", que é expressamente proibido a esse tipo de servidor público. Se a Prefeitura, ONG, ou seja lá quem for quiser ajudar no trabalho da PM, o caminho correto é a assinatura de um convênio com a corporação estabelecendo todas as atribuições de cada ente. E quanto a esse fundo, ele contará com dinheiro público? É isso mesmo? Quem será o responsável por gerir os recursos? Qual foi a lei que o criou? Se vai ser destinado dinheiro público, de onde ele sairá?

    ResponderExcluir