sexta-feira, 27 de junho de 2014

São Miguel do Gostoso faz audiência pública para disciplinar excesso de som que prejudica a cidade



Por Emanuel Neri
Chegou a hora de São Miguel do Gostoso debater um dos temas mais polêmicos da cidade. No próximo dia 1 de julho, terça-feira, a partir das 14h, no Espaço Múltiplo  Uso, haverá audiência pública sobre regulamentação das atividades que propagam e abusam do som alto no município.
Este tema interessa a toda a cidade. Faz tempo que moradores de São Miguel do Gostoso reclamam de excessos de som de bailes e casas de shows, carros de propaganda, automóveis particulares com caixas de som no porta-malas e templos religiosos que usam e abusam de paredões de som para propagar suas pregações.
E sem esquecer o período de campanha eleitoral, em que carros de propaganda política deixam a cidade enlouquecida com um barulho ensurdecedor.
A legislação sobre o uso do som é de âmbito federal – ou seja, o que vale para Brasília, capital do país, vale também para qualquer outra cidade do interior do Brasil, entre elas São Miguel do Gostoso. O município pode disciplinar algumas questões, como hora para que comece e termine atividades com uso de som.
São Miguel do Gostoso sai na frente na discussão deste tema. É muito importante que os poderes locais, em especial a Câmara Municipal – com o apoio da Prefeitura -, tomem a iniciativa de ouvir a opinião pública sobre limites do som. Foram convidados representantes do Idema, Judiciário e Ministério Público.
Várias autoridades foram convidadas. Uma delas foi Marjorie Madruga, procuradora estadual do Meio Ambiente. Mas como ela já havia assumido compromissos anteriores para o mesmo dia, a Câmara vai tentar que ela envie um representante seu para participar do debate. A pauta da audiência é abrangente.
A pauta inclui eventos religiosos com som excessivo – uma das igrejas evangélicas da cidade tem o chamado “Paredão de Jesus”, que retransmite cultos em altíssimo volume, incomodando os moradores. Mas tem também a questão de carros de propaganda e festas em bares que vão até tarde da noite.
Há um projeto de lei, de autoria de Otoniel Baracho, que disciplina o uso de som em São Miguel do Gostoso. Este projeto aguarda parecer técnico de órgãos especializados da Prefeitura para poder ser submetido à votação na Câmara Municipal. O texto deste projeto é abrangente e pode ser uma solução para o abuso com som alto.
Caminho é o bom senso
Mas o que vai resolver a guerra do som é o bom senso de pessoas envolvidas com a questão. Atualmente há uma verdadeiro conflito cercando o tema. Donos de bares, que usam som à noite, acusam pousadeiros de quererem acabar com festas da cidade, entre elas Carnaval, Emancipação e festa do padroeiro.
Mas isso não é verdade. Donos de pousadas nunca defenderam o fim de festa alguma. As pousadas entendem que estas festas (foto) fazem parte da cultura de São Miguel do Gostoso, mas defendem que haja mais controle da Prefeitura com o volume do som e hora para que estas festas comecem e terminem.
No caso do Carnaval, realizado na praia da Xepa – local onde há inúmeras pousadas -, a Prefeitura já decidiu que a festa vai até 3 horas da manhã. As pousadas concordam com esta decisão e pede para que outros eventos do calendário de festas da cidade – emancipação, festa do padroeiro, por exemplo – sigam o mesmo horário.
Por ser uma cidade turística, São Miguel do Gostoso precisa de festas. Mas também é importante ter cuidado para que este tipo de evento não perturbe o turismo e sossego de quem procura a cidade para descansar. O som já é mais controlado na cidade do que em outros municípios. Aqui já há disciplina em torno da questão.
Se você fizer uma comparação com outras cidades, São Miguel do Gostoso controla com mais eficiência os excessos de som. Aqui a população é mais crítica em relação ao som abusivo. Basta ir a Touros ou outras cidades do RN para ver que nelas, ao contrário daqui, os casos de abuso com som são infinitamente superiores.
A chave do sucesso da audiência de 1 de julho é mesmo o entendimento entre as partes envolvidas com a questão do som.  Se isso for conseguido, conflitos com som alto tendem a diminuir. Com isso, população e turismo de São Miguel do Gostoso vão ganhar muito e dar um bom exemplo de como fazer para disciplinar o uso do som.
Veja, nos links abaixo, outros posts deste blog sobre problemas com som em São Miguel do Gostoso.

17 comentários:

  1. sou uma jovem e moro em São Miguel do Gostoso desde que nasci, concordo sim, com o fato de que há o abuso as vezes de pessoas com seu som alto, agora, você vim falar que as pousadas nunca quiseram impedir as festas de São Miguel, ai você pecou um pouco. E não tem nem lógica, uma festa tradicional como a do padroeiro rolar apenas até as 3 hrs da manhã. eu falo por mim e por tantos que conheço, eu não vou mi arrumar toda, convidar amigos de outras cidades para vim para a festa, sair para a mesma de 11:30 que é a hora que começa e chegar em casa as 3:00, faça mim um favor.

    ResponderExcluir
  2. e pq os comentários tem que ser aprovados, aqui não tem liberdade de expressão não é

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pense num blog, franco esse,..so publica o seu emanoel neri,quer....

      Excluir
  3. Lembrem-se que tem muita gente doente, criança que precisa dormir ou mesmo ter sossego. Acho engraçado e nojento esse povo de Gostoso que quer festa até as 3 da manhã e que com certeza são jovens e que dizem que aqui é tradição barulho, pois meus amigos eu tenho 72 anos , sou nascida e criada aqui e afirmo que em Gostoso nem luz tinha e eletricidade para colocar som alto, o que tinha era lá uma sanfona e um triangulo, então não vem dizer que esse barulho é tradição e que as pessoas querem acabar com a cultura daqui. Cultura daqui é a sanfona. Som alto é coisa nova. Esse povo de trinta e quarenta anos não sabe o que foi Gostoso e o que realmente é nossa verdadeira cultura. E povo num era besta porque vinha um mais velho e mandava acabar com a festa e todos iam para casa. Essas festas com som alto não é daqui e sim coisa que veio de fora.
    Léia

    ResponderExcluir
  4. Tem que haver limites nas festa da cidade acho que o horário das 3 da manha está ótimo não vejo razao pra se estender por mais tempo vamos ser conscientes e aprovar essa decisão devemos viver em paz e aprender a ceder pra melhoria da nossa cidade

    ResponderExcluir
  5. Esse povo de Gostoso adora essas coisa qui vem de fora e esse forró eletronico com essa baruleira num é de nossa cultura memo não. Nossa tradição é o levanta pueira. Ja dansei com muita moça de Gostoso, agora to velho.
    João

    ResponderExcluir
  6. Festa cultural na cidade deve ir até as 10 horas da noite. Festa à noite não pode ter adolescente e menor de 18 anos porque circula muita bebida e droga. Quem vai proteger os nossos menores de idade? As festas de madrugada perde-se o controle das bebidas e vejo meninos que conheço a familia com 14 anos ou as vezes menos com bebida na mão e já bêbado e quem sabe ali não começa a droga. Para o bem de nossas crianças e adolescentes não permitam festas de madrugada. O Brasil precisa de jovens fora da bebida e da droga e não de festa. Pensem !!! Agora nossa festas populares pode muito ser de dia quando os pais podem controlar seus filhos.
    Einaldo

    ResponderExcluir
  7. Esta vida é uma estranha hospedaria,
    De onde se parte quase sempre às tontas,
    Pois nunca as nossas malas estão prontas,
    E a nossa conta nunca está em dia.

    Quando sua conta chegar, você vai desejar nem ter nascido.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o SR. Einaldo. Sou mãe e sei que o que nossas crianças passam nestas festas a noite. Vou votar pelo bem de nossos filhos e filhas sem bebida e droga a noite.

    ResponderExcluir
  9. A nossa São Miguel do Gostoso é uma das cidades que mais tem audiência em todo o Brasil, só que quase nada sai do papel, e quando sai não é realmente executado, vejamos o transito na praia continua, som alto e tudo mais, agora o que não dá para entender porque estão fazendo essa grande apreensão de motos em nosso Município, segundo comentário em toda a nossa cidade, os grandes culpados são os nossos políticos que permitiram que isso fosse feito, agora se pergunta será que foram eles mesmos?, gostaria que a Sra. Prefeita se pronuncia-se sobre esse assunto assim como também a presidente da Câmara, pois pelo contrário acho que nossos políticos devem mesmo uma explicação a toda nossa população, pois quem não deve não teme, e só assim todos saberão da verdade, como sabemos esse trabalho está sendo feito em muitas cidades do nosso Estado a mandato do Governo do Estado.

    ResponderExcluir
  10. olá povo de Gostoso, esta responsabilidade é sim do poder publico, teve uma audiência publica, para que os vereadores, ali presente já sabiam o que estava para acontecer, o responsável pela a policia estadual de transito foi bem claro, vocês quererm que nossa equipe venha fazer este trabalho na cidade, agora quando acontecer de motos ou carros forem aprendidos, não cabe vocês irem ate lá solta, por que não vai acontecer o que vocês querem é soltar as motos ou carros, agora venhe esta presidente da câmara e dona prefeita, fez com que, o responsável pela policia dizer que eles não tem nada haver, tenhe sim eles são os responsável, por que manda na cidade e o prefeito(a) ENTAO POVO DE GOSTOSO, ELES SAO RESPONSAVEIS SIM, PREFITO(A) E O VEREADORES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prestem bem atenção à linha de argumento do anônimo que fez o comentário acima. Vejam que ele é contrário à fiscalização que a Polícia de Trânsito vem fazendo no trânsito de São Miguel do Gostoso, em especial com as motos. Pela linha de raciocínio do anônimo (bem que ele devia criar coragem para se identificar), a polícia não tem que apreender motos ilegais - ou dirigidas por motoristas embriagados ou não habilitados. Ou seja, o anônimo aí de cima entende que as motos - e também outros veículos - têm que ser dirigidas loucamente pela cidade, pondo em risco a vida dos moradores. Trata-se da defesa da total falta de responsabilidade no trânsito. São Miguel do Gostoso está cheio de casos de pessoas que foram atropeladas por motos ou outros veículos - alguns deles conduzidos por menores e, em outros casos, por motoristas ou motoqueiros embriagados. Não faz muito tempo, um dos filhos de Jaildo Torres, morador da cidade, foi gravemente ferido por uma moto que era dirigida em alta velocidade. O filho de Jaildo correu sério risco de morrer e ficou hospitalizado por mais de um mês. É justo então que motoqueiros e motoristas continuem dirigindo de forma irresponsável na cidade, atropelando livremente as pessoas? O papel do Estado é controlar estes abusos - em outras palavras, é pôr ordem na casa. E é isso o que a polícia vem fazendo. E podem esperar que, felizmente, o cerco a motos e carros ilegais, bem como de motoristas sem habilitação ou dirigindo em situação de risco, vai continuar. É que, além da responsabilidade do Estado e, consequentemente, a ação da polícia, os cidadãos de bem de São Miguel do Gostoso querem que haja ordem no trânsito da cidade - e aí incluam também a proibição do trânsito nas praias. É bom esclarecer que a prefeita e os vereadores não são responsáveis por esta ação. Esta é uma ação da Polícia de Trânsito, feita sob orientação do comando da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte. E que o anônimo aí de cima fique sabendo que a ação tem o apoio da comunidade civilizada de São Miguel do Gostoso. Felizmente esta parcela da sociedade - que é a grande maioria da população - quer ver a ordem e a lei imperando na cidade, inclusive na questão do trânsito.

      Excluir
  11. Se são responsáveis fizeram uma grande bobagem, não dá para entender como certos administradores em vez de ajudar o nosso povo, procuram fazer com que a cada dia perda ainda mais a credibilidade, gente vocês foram eleitos com o voto desse povo, parece que agora vocês estão dando um obrigado a eles, ou falta de sabedoria dessa classe que a cada dia ficam mais desacreditada pelo povo.

    ResponderExcluir
  12. O povo de Gostoso quer a lei para todos, doa a quem doer.

    ResponderExcluir
  13. Ñ sei pq tanto burburinho em torno da questão das apreensões de motos pela policia de transito, pois como bem disse um anonimo acima, a respeito dos politicos, quem ñ deve ñ teme. Ou seja, a policia ñ esta apreendendo qualquer veiculo, estão fazendo com os veiculos q estão atrasados, com os condutores q ñ tem habilitação ou ñ fazem o uso de capacete. Então minha gente paremos de reclamar e andemos conforme a lei, quem proceder de forma correta ñ deve temer a policia alguma, agora quem anda de forma irregular deve ser punido sim.

    ResponderExcluir
  14. Lei pros cabra sem juizo

    ResponderExcluir
  15. O povo deve se conscientizar que também devemos ceder um pouco daquilo que agente não gosta, afinal eu não gosto de barulho, de festas, mas tem muita gente que gosta principalmente a nossa Juventude que gosta de se divertir, antes essa diversões em nossa cidade eram poucas que existiam durante todo o ano, mas agora com o desenvolvimento da nossa cidade e Município, tudo de um pouco mais acontece, tanto de bom como também coisas não agradáveis a nós, e isso é só o começo porque a cada dia as coisas mudam muito mais, afinal estamos em evolução em tudo, por isso também precisamos aceitar e ver o lado do próximo desde que haja limites e respeito entre ambas as partes, somos todos dessa querida terra do Gostoso, precisamos e torcermos para que todos vivam felizes.

    ResponderExcluir