segunda-feira, 23 de junho de 2014

São João de São Miguel do Gostoso tem "Arraiá das Almas" e muitas outras festas para alegrar a cidade



Por Emanuel Neri
O São João de São Miguel do Gostoso promete e há festas marcadas para vários locais da cidade. Nesta terça-feira (24-6), tem uma dos eventos juninos mais esperados. É o Arraiá Lírio das Estrelas, mais conhecido por Arraiá das Almas – o nome deve-se ao fato de a festança ser realizada exatamente em frente ao cemitério antigo da cidade.
O Arraiá das Almas, que começa às 20h, fica na confluência das ruas Estrelas do Mar e Lírios do Mar, bem próximo do portão do cemitério. O importante desta festa é que os moradores que organizam o evento também montam barracas para vender bebidas e comidas típicas de São João, principalmente as que são feitas à base de milho verde.
São várias quadrilhas (foto) que se apresentam. A que abre a festa é a do grupo da Melhor Idade, patrocinado pela Assistência Social da Prefeitura. Na sequência, se apresentam as quadrilhas Arrasta Pé, de São Miguel do Gostoso, e a Vim te (20) Buscar, da praia do Enxu Queimado, em Pedra Grande.
Antes do final da festa, tem ainda quadrilha improvisada pelos moradores das ruas Estrelas do Mar e Lírios do Mar e um forró tipo pé de serra, que vai até a madrugada. Mas as festas em São Miguel do Gostoso estão por toda parte. Ruas ficam embandeiradas e há fogueiras acesas em muitas casas.
Nesta segunda-feira, depois do jogo do Brasil na Copa do Mundo, tem a festa da padaria Eripães, na avenida dos Arrecifes. Muitas barracas foram montadas nas proximidades da padaria – e ali vende-se bebidas e comidas típicas. Esta também já é uma festa tradicional de São Miguel do Gostoso.
Festa cancelada
Mas a festa que mais prometia animar a cidade foi cancelada. Ela seria realizada na sexta-feira passada, na praia da Xepa. Mas foi cancelada devido à morte de Guilherme Alves Filho, 36 anos, funcionário da prefeitura que faleceu depois de resistir por mais de um mês a ferimentos provocados por bala, durante um assalto.
A notícia do falecimento de Guilherme chegou a São Miguel do Gostoso no final da tarde da sexta, quando terminava o desfile das carroças típicas – outra tradicional festa da cidade. Quase dez carroças, puxadas a animais (jumento, cavalo e boi) desfilaram, todas decoradas e com alegorias, pelas ruas principais da cidade.
Mas infelizmente a festa que prometia entrar pela noite, com um forró na praia da Xepa, foi cancelada por causa da morte de Guilherme. A cidade sofreu com a perda deste morador, que trabalhava no serviço sanitário da Prefeitura de São Miguel do Gostoso. A prefeita Fátima Dantas declarou luto oficial na cidade.
Guilherme foi sepultado no domingo pela manhã, no distrito do Reduto, onde estão sepultados outros parentes dele. Muitas pessoas de São Miguel do Gostoso, incluindo a prefeita e vereadores, acompanharam o sepultamento. Mulher filhos e pais de Guilherme, que  moram em Antônio Conselheiro, acompanharam o enterro.
Veja abaixo, link do noBalacobaco sobre o assalto em que Guilherme foi vítima.

2 comentários:

  1. Nunca ouvi isso de "Arraiá das almas", só escuto o povo falar "arraiá lírios das estrelas. Cara eu nunca ouvi o Arraiá Lírios das Estrelas ser Chamado de Arraiá das Almas kkkkkkkkkkkkkkkk. Emanuel Neri, procure se informar primeiro pra depois colocar uma informação.
    Edmilza Karla

    ResponderExcluir
  2. Sou moradora aqui da rua Estrela do Mar e nunca ouvi falar que a festa fosse conhecida por "Arraiá das Almas". Esse seu informante está muito mal informado ou então ta querendo aparecer demais e inventando moda, moda essa que garanto não vai "colar".

    ResponderExcluir