segunda-feira, 2 de junho de 2014

Na "guerra de som" de São Miguel do Gostoso, agora pousadas são acusadas de querer acabar com festas



Por Emanuel Neri
Parece até que os donos de pousadas querem acabar com as festas populares de São Miguel do Gostoso. E que também querem o fim de cultos evangélicos, que abusam do “Paredão de Jesus” para propagar suas pregações. E mais: pretendem proibir carros de propaganda na cidade.
Pelo menos foi isto o que se ouviu na sessão desta segunda-feira (2/6) da Câmara Municipal de São Miguel do Gostoso. Responsáveis por um conhecido bar da cidade, que teve problema com o Idema por causa do som, responsabilizaram donos de pousadas por problemas que eles estão tendo com seus estabelecimentos.
E alguns vereadores também aderiram a este tipo de tiro ao alvo aos donos de pousada. É bom ficar claro que a população reclama, e muito, dos abusos de som na cidade. Quem tiver dúvida, basta acessar os "comentários" deste blog. Há centenas de queixas contra som de festas de bares e de cultos evangélicos.
“Quem quer silêncio que vá para a roça”, chegou a afirmar um dos donos de um bar que está enfrentando problemas por causa do som. Mais que isso, os donos de pousadas foram acusados de manter “fossas negras” e de esconderem de seus clientes furtos e roubos que ocorrem em seus estabelecimentos.
Foi interessante a iniciativa da Câmara Municipal de realizar sessão para discutir a questão do som na cidade. Projeto de lei regulamentando todo e qualquer ruído em excesso deve entrar na pauta de discussão dos vereadores nos próximos dias. Até lá, haverá muita discussão em torno dos limites permitidos para som.
Mas, sempre que esta discussão do som entra em pauta, os donos de pousadas são apontados como “vilões”. A imagem que passa nessas discussões é que se tratam de empresários ambiciosos, que só pensam nos seus negócios, que querem acabar com tudo que não é do seu interesse. Trata-se de um grande equívoco.
Os donos de pousadas entendem o turismo como um processo integrado, que inclui as belezas naturais e as tradições da cidade. Tudo isso é completado por um bom serviço ao turista, inclusive o direito de eles escolherem entre a opção de descansar ou de preferirem festas da cidade para se divertir.
E as pousadas também não são contra festas tradicionais da cidade. Pelo contrário, entendem que isso faz parte da cultura de São Miguel do Gostoso – e que, portanto, deve ser respeitado e mantido. Há, sim, reclamações contra excesso de som de algumas festas e de cultos religiosos feitos.
São Miguel do Gostoso tem um calendário de festas que são realizadas anualmente. Reveillón, Carnaval, emancipação da cidade e festa do padroeiro – tudo isso são festas que tradicionalmente são realizadas e que integram o calendário de festividades oficiais da cidade. Devem, portanto, serem mantidas.
No Carnaval, por exemplo, em que as festas são realizadas na Praia da Xepa, onde há grande concentração de pousadas, chegou-se a um consenso que a festa deve ir até 3 horas da manhã. E isso vem sendo respeitado tanto pela administração municipal como pela população e organizadores do Carnaval.
Pois na sessão desta segunda-feira da Câmara Municipal a secretária de Turismo do município propôs que estas festas se estendam até 5 horas da manhã. Será que a secretária ouviu a prefeita para propor esta mudança de horário nas festas, fruto de um entendimento entre todas as partes envolvidas?
É muito importante que Câmara Municipal e população – e aí incluindo donos de bares e de pousadas – procurem um consenso em torno deste polêmico tema. Cabe ao município disciplinar horários e liberar alvarás para a realização de festas. Mas há leis federais e estaduais que precisam ser cumpridas.
O que não pode é uma lei municipal se sobrepor a leis federais. Todos têm que entender que limites de som – e de horários – tem que ser obedecidos. Não dá para fazer festas ao ar livre e achar que moradores e donos de pousadas não devem reclamar do excesso e dos problemas causados pelo som.
São Miguel do Gostoso é uma cidade que, a exemplo de outras cidades que também crescem, tem que encontrar meios para que todos os seus moradores convivam em paz e que respeitem limites que não causem transtornos aos demais. E o excesso de som passa por esta questão – devendo, portanto, ser discutida por todos.

30 comentários:

  1. eu acho que o dono desse bar não entendeu que não é só os donos de pousadas que se aborrecem com o som alto é toda a vizinhança em dias de festa nesses bares as pessoas não dormem com o som e vozes das pessoas que ficam falando muito alto e essas pessoas sao mal educadas não respeitam o sono de ninguem eu sou a favor que todos trabalhem e tenham seus comercios noturnos porem não incomodem pois dormir bem é um direito que se tem depois de um longo dia de trabalho e esses donos de bares inventem outro tipo de atraçao pra seus estabelecimentos e deixem os nativos que moram vizinho dormir em paz

    ResponderExcluir
  2. Que venha a lei e parem de tititi.....

    ResponderExcluir
  3. vamos esperar pela lei que tenho certeza que será favorável a quem precisa dormir em paz e acabar com essas festa que só atrapalham a vida de quem é do bem nessas festa rola muita coisa que desagrada as pessoas do bem por isso que nós estamos reclamando pois alem do som tem gente gritando bêbados e sem o mínimo de respeito pelos outros

    ResponderExcluir
  4. Já falei antes e vou repetir sempre:tudo se soluciona com tratamento de acústica nesses lugares onde vai ter som alto.simples assim.Tudo vai se solucionar desta forma e não tem porque uma ''tribo'' acusar a outra disto ou daquilo(já está beirando o ridículo isto),existe uma lei válida no Brasil inteiro e sem que se cumprir,ponto final e chega de tititi,


    Josicleide

    ResponderExcluir
  5. Lei do silêncio para todos. Queremos sossego para dormir e assistir televisão em paz. Quem quer som alto faz esse tratamento de acustica e pode funcionar a madrugada toda que não vai incomodar ninguém. Temos muitos idosos, crianças e pessoas que sofrem dos nervos e não podem viver com barulho. Respeito a saúde alheia !!!
    Calixto

    ResponderExcluir
  6. Achou uma coisa que fazer lei pra som ta todo mundo aceitado agora aqueles abusos de moto velha ninguem reclama tipo os filhos de saul que nao respeita ninguem com asuada da moto com motores alterados isso ninguem reclama agora reclama da igreja de festa da cidade a me faz um favor vamos melhora gente tanta coisa pra gente fala!!!!

    ResponderExcluir
  7. Quem num gostar do som que vá pra roça mesmo. Tem que estourar o ouvido do povo . Vou botar um som alto bem em frente da sua porta, ai sim você vai saber o que é som alto.

    ResponderExcluir
  8. Esse ignorante aí que vai colocar som alto na porta das pessoa ,tenta que logo mando os policial te leva pra da um passeio para aprende a respeita os idosos e criancinhas.

    Joselino

    ResponderExcluir
  9. Gente.... esse bar as festas vai ate as 2h... eu moro do lado do mix e ouço as bandas, e durmo assim mesmo, tenho filho pequemo e ele tbm dorme. Vcs querem que essa cidade vire deserto. Defendo o direito de festas sim.... mas fazer isolamento acústico é virar boate, eu acho que uma boate em Gostoso ai sim vai acabar com muita coisa.... e se fizer isolamento, não vai ouvir as músicas, mas as pessoas falando isso sim vão ouvir muito. ... Não conheço muito os donos do Mix, mas concordo com o que ouvi de um deles, Gostoso não pode virar pipa, mas tem de ter atrativo. 2h da manhã tá bom, depois vira bagunça. E festa na praia tem denir até de manhã sim.... sempre foi assim.... e os donos de pousada principalmente os Alegrias e o sr. Emanuel que procurem outro camto pra viver
    João.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu moro do lado desse bar e não consigo dormir e quando meus filhos dormem acabam levantando várias horas durante a noite com o barulho. Gostoso não vai virar Pipa porque aqui o povo quer a lei e não a bagunça de Pipa e outras coisas mais que não quero mencionar. Vamos parar com esse argumento ridiculo contra as pousadas porque sem pousada ninguém fica na cidade e não vai ter movimento em restaurantes, lojas e esses bares que fazem barulho a noite. Seu Alegria e Sr Emanuel fiquem por favor em nossa cidade porque sem vocês não teremos visitantes, emprego e nem uma festinha com barulho até as 10 da noite. O povo tem memória curta e não lembra do passado de São Miguel de Touros.

      Excluir
    2. E Emanuel Neri E Seu Alegria vai dar emprego pra todo mundo não.. E 10:00 é a hora da festa começar, num é terminar não, Pq festa boa começa as 22:00 e termina as 5:00

      Excluir
  10. A lei que regulamenta som alto e outros barulhos, vc acha no atual Código Civíl Brasileiro, Código Penal, ( decreto ) Lei Ambientais, no Código de trânsito. Então, a prefeitura, vereadores e simpatizantes NAO NECESSITAM inventar nada; è hora dos habitantes fazerem valer os seus direitos, sem necessidade de voto depois pelo "favor".

    ResponderExcluir
  11. A questão das motos com canos alterados e um problema, e tenente Frank trabalhou bem quando chegou referente a este problema mais parece ter fechado os olhos ultimamente pra um problema serio são motos com canos adulterados e motoqueiros empinando.

    ResponderExcluir
  12. Eu num tô nem ai pra q o povo pensa...Eu vou andar na motos as carreira mermo !! Um carai que vou andar devagar !

    ResponderExcluir
  13. Quando cai fica se lamentando e dando trabalhos aos outros, se liga cara.

    ResponderExcluir
  14. Se eu fosse a policia pensaria melhor nesse tipo de resposta que tão dando isso aqui e um desafio a policia quem já se viu isso enquanto uns luta pra andar certo, outros fala desse jeito.

    ResponderExcluir
  15. Vou ser bonzinho só essa vez. Constroe um arrimo de pedra pra evitar o fim da ponta do santo cristo, pois a ponta sumirá devido as alterações no entorno da lagoa do cardeiro. Aproveita esse arrimo de pedra perpendicular e fecha o acesso pela praia a QUALQUER VEÍCULO. Depois vc coloca um pedágio na entrada da cidade com passagem livre apenas para moradores com placa de sao miguel do gostoso, com o apoio do governo do estado e de alguma empresa de eólica, pois elas serão obrigadas a deixar os carros e caminhoes alugados e emplacarão suas unidades com identificação de gostoso. Mas a primeira atitude é evitar o fim do único ponto turistico internacional de sua faixa litoranea. E uma coisa que não falta no inferno é CRENTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. satanás e seus anjos são crentes dq DEUS existe mas cairam e são do inferno. cuidado vc tmb cara leitor a cima se crente vai pra o inferno imagine incredelo como vc!...

      Excluir
  16. Só sendo de Gostoso pra tarem discutindo por causa disso. Bando de besta.

    ResponderExcluir
  17. Adorooo esses comentarios, me acabo de ri kkkkkk é mesmo um balacobaco que comedia kkkkkk junta tudo e faz um filme para amostra de cinema desse ano, vai ser sucesso. Kkkkkkk

    ResponderExcluir
  18. E lembrem-se, qualquer festa com motivos de futebol e copa do mundo serão denunciadas à Fifa.

    ResponderExcluir

  19. O que é uma cidade chata ?

    --> É uma cidade onde o comercio e os comerciantes não falam a mesma lingua.

    --> uma cidade sem regras e sem bom senso, onde o proprio morador anda de carro na praia, mais fala para o vizinho nao andar.

    --> Onde não há união nem força de associação ( apenas poucos empresários tentando fazer alguma coisa, mais olhando para o próprio umbigo )

    --> Onde a comunidade não defende a sua posição, por desconhecimento, desconfiança e descompromisso ou medo.

    --> onde as leis, mesmo estas propostas pela FEDERAÇAO, ou pela Camara, ... não são levadas a serio. ( ex das motos e carros sem documentos - dos capacetes - dos paredoes - dos loteamentos irregulares - construções irregulares - intervenções no meio ambiente sem autorização ...)

    Gostoso não era assim, ...

    é preciso fazer alguma coisa para resgatar gostoso. Se o barco virar, todos vão afundar. Vcs empresários, vcs politicos, secretários e vereadores, ... Vcs conhecem os casos de outras cidades semelhantes a nossa ?

    Casos como :

    Barra de maxaranguape - caraubas - RN
    ( 90 % das casas fechadas, destas 70% a venda, com preços baixos - em função do medo e da marginalização que o local atraiu )

    Goianinha - pipa - RN
    ( o tipo de turismo de "balada vira noite e dia" - que atraiu um publico muito louco e por consequencia os marginais. medo de ir a praia e ser roubado )

    Aracati - Canoa quebrada - CE
    ( onde existe forte concentração de marginais e aos sabados qquer festa virou sinonimo de perigo - drogas e assaltos? )

    praia do cumbuco - CE
    ( praia invadida por turistas e populares de todos os tipos. Forte exploração sexual, praia paradisiaca transformada em um cenario de lixo e um rastro de sujeira )


    ... E vc que esta lendo, Qual Gostoso você quer ?!

    Pense sobre isto e ajude a construir ALGUMA COISA !

    Vai LOGO ! Vai participar e dar sua opinião !!!


    Espero que Gostoso esteja melhor para meus filhos, ...

    ResponderExcluir
  20. É triste vermos que existem comerciantes e pousadeiros que tem aumentado o preço por conta do turismo, isso prejudica a sociedade por demas, nem todos conseguem seguir a a mesma velocidade deles, e acabam prejudicando... se sai com a familia pra lanchar ou jantar,almoçar tem que ser rico, porque os restaurantes e lanchonetes é só Deus , fora os mercados.

    ResponderExcluir
  21. Deveriam rever essas pessoas que ficam o dia todo com o carro de som ligado, affffff bota fone ouvido cara, existem idosos e crianças , se ligaaaa, um dia quando vc for um idoso espero que façam o mesmo que vc faz, ai vc vai se ligar, e vai virar um surdo.... respeite , ou sua familia não ti deu respeito, é por esse tipo de gente que o brasil tá em 87 no ranking de educação no mundo, do que adianta dar aula, ensinar se as pessoas não querem... Não mim canso de ver gente assim, e em relação a motos, esse que fala que vai correr, eu digo corra bem muito, até cansar, mas no dia em que vc for acidentado por outro alguém por conta de inresponsabilidade você irá sentir e aprender o porque muitos são contra a velocidade, ou simplismente quando vc tiver um filho e ele ser atropelado, vc não terá o minimo respeito de ninguém, não terá razão ....

    ResponderExcluir
  22. amei os comentarios ...porque me divirto a bessa , começa com um problema e depois sai de tudo a reclamar kkkkkkkkkk SÃO MIGUEL VAI SIM VIRAR UM SEGUNDA PIPA , NINGUEM PODE IMPEDIR ISSO , O PROGRESSO CHEGA E TRAZ A BAGUNÇA COM ELE , LAMENTAVEL ISSO ,MAS E´A REALIDADE! SEM AS POUSADAS , SEM FESTA , SEM SOM ALTO , SEM PREÇO BAIXO NOS RESTAURANTES ....NÃO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! FICA SEM GRAÇA A CIDADE , JA E´ ESQUISITA E SEM TER O QUE RECLAMAR ...FICA MUITO MONOTONA ! FAÇAM ISSO NÃO .E PRA VOCE QUE DIZ QUE O INFERNO TA CHEIO DE CRENTE TE DIGO QUE CRENTE TEM DONO ,CUIDADO COM O QUE FALA , DEPOIS NÃO VA PEDIR ORAÇÃO A CRENTE ....UM CRENTE DE BOM TESTEMUNHO E´A MENINA DOS OLHOS DE DEUS , E COM ELE NINGUEM MEXE.

    ResponderExcluir
  23. SÃO MIGUEL DO GOSTOSO ! TÃO LINDA .. MAS TEM TANTA GENTE QUE PRECISA ESTUDAR CONCORDANCIA VERBAL E ORTOGRAFIA ..VAI ESTUDAR CAMBADA DE IGNORANTEUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é ignoranteuuuuuu é ignoranteeeeeeeee. Faça me o favor ¹¹

      Excluir
    2. AMIGO A PALAVRA E´IGNORANTE E FICOU APENAS SEGUIDA DA EXPRESSÃO UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU PARA TRADUZIR UMA BOA RIZADA COM TANTA BABOSEIRA QUE POSTAM AQUI , AFINAL POSTAM E NINGUEM RESOLVE NADA , CONCORDA?

      Excluir
  24. O noBalacobaco recebeu o comentário abaixo. Mas, por conter acusações, parte do conteúdo do comentário foi suprimido. Veja o comentário, abaixo, com restrições:
    "Gostaria também de alertar as nossa autoridades que, o clube de Clésia fechou, o espaço mix também, porque os mesmos estavam pertubando o silêncio dos nossos moradores, e agora como vai ficar a situação do novo clube que está funcionando lá no Maceió, segundo moradores das proximidades daquele local, está sendo uma algazarra terrível nas altas horas da manhâ com pessoas falando ou gritando muito alto, como também muitos que vão de motos e na chegada e saída fazem um barulho enorme. Então, gente, se foi proibido fazer essas festas em outros locais, porque não pode ser proibido também nesse agora?, acho que todos nós Gostossenses, autoridades, blogueiro e outros canais de informações devemos tomar as devidas providências pois e a lei é para ser cumprida que seja a todos, e que se alguém também desejar fazer um novo clube".

    ResponderExcluir
  25. Sim tudo bem, foi suprimido o trecho que citei sobre o consumo de drogas, o proprietário do clube não tem nada a ver com isso, pois esse consumo é feito nas proximidades do clube, principalmente próximo a praia.

    ResponderExcluir