segunda-feira, 9 de junho de 2014

Apesar dos lucros, Banco do Brasil presta um péssimo serviço a clientes de São Miguel do Gostoso e Touros



Por Emanuel Neri
O Banco do Brasil é um banco público, que atua livremente no mercado e tem altíssima lucratividade – tão ou mais elevada quanto a de bancos privados como Bradesco e Itaú. Mas o serviço do Banco do Brasil de atendimento ao público, principalmente em cidades pequenas do interior do Brasil, em especial no Nordeste (foto), é de péssima qualidade.
Vejamos o caso da agência do Banco do Brasil em Touros (RN). O cenário ali é de horrores. A agência está sempre entupida de gente, com pessoas esperando horas para serem atendidas. É comum ver idosos e pessoas com deficiência física se espremendo no meio do público, praticamente sem nenhum tipo de atendimento especial.
Agora vejamos o caso de São Miguel do Gostoso. Na cidade, onde não há agência do Banco do Brasil, havia apenas um posto bancário que foi explodido por criminosos em novembro do ano passado. Sete meses depois, o banco não moveu praticamente uma única palha para reestruturar seu atendimento na cidade.
Quem quiser fazer operações com o Banco do Brasil – e muita gente na cidade, entre os quais funcionários públicos, são clientes do BB -, tem que se deslocar 27 km até Touros, pagar o transporte do seu próprio bolso e enfrentar horas a fio o circo dos horrores que é o atendimento daquela agência bancária.
É bom dizer que a culpa não é da gerência do BB em Touros. Percebe-se que, por mais que o gerente local se esforce, a agência funciona precariamente. Nesta segunda-feira (9/6), por exemplo, não havia dinheiro nos caixas eletrônicos. A funcionária que abastece os caixas havia saído para o almoço e só voltou às 15h.
Vamos voltar ao caso de São Miguel do Gostoso. Como não se pode fazer saques na cidade – há apenas a agência dos Correios, sempre com muitas filas, onde se pode sacar dinheiro do BB – grande parte do movimento da agência de Touros é gente de fora, em especial de São Miguel do Gostoso.
Se o BB tivesse interesse em manter um bom serviço, bastaria desafogar a agência de Touros, implantando uma agência – ou mesmo um bom posto de serviço – em São Miguel do Gostoso. A cidade é o terceiro maior polo turístico do RN – e muitos clientes e turistas ficam desesperados sem ter onde sacar dinheiro.
Mas se trata aqui de uma estratégia comercial - onde o foco maior é o lucro. Se a cidade é grande, com fortes investimentos, o BB tem ótimas agências e uma qualidade de serviço ao público que se compara ao prestado por bancos privados. Se é uma cidade pequena, pobre, o cliente que se lixe - fica horas na fila, esperando atendimento.Muitas vezes volta prá casa sem ser atendido.
Prefeitura oferece casa
Agora a Prefeitura de São Miguel do Gostoso ofereceu espaço – uma casa vizinha à Assembléia de Deus, na avenida dos Arrecifes – para que o BB volte a abrir seu posto  bancário na cidade. Mesmo assim ainda não se sabe quando isso será possível. A proposta ainda está tramitando por esferas técnicas do BB.
Enquanto isso não se resolve, São Miguel do Gostoso, assim como Touros, tem seríssimos problemas de atendimento do BB. Parece até que este banco tem serviços diferenciados para seus clientes. Os de cidades grandes, como São Paulo – e até mesmo Natal – têm agencias com boa estrutura para o atendimento.
Quando se trata de cidades médias e pequenas, as agências, quando existem, são  apertadas, entupidas de gente e sem nenhum atendimento de qualidade. E há um descaso especial com cidades menores, como São Miguel do Gostoso, há sete meses sem o menor sinal do posto de serviço que foi explodido por bandidos e esquecido pelo BB.
Em tempo: a situação de São Miguel do Gostoso ficou ainda mais complicada com o fechamento, na semana passada, da agência lotérica da cidade. Até pagamentos de contas – como carnês bancários, luz e telefone – ficou complicadíssimo de ser feito. O  cidadão tem que se arrastar até Touros para pagar estas contas.
Abaixo, links que vão indicar como encaminhar reclamações contra o péssimo atendimento do Banco do Brasil. Você pode também reclamar na Ouvidoria do BB ou encaminhar sua reclamação para o Banco Central, a quem cabe fiscalizar o sistema bancário.

12 comentários:

  1. Dê adeus a Touros tbm.

    ResponderExcluir
  2. Resumindo: Em São Miguel do Gostoso. havia um posto bancário, do qual, muita gente na cidade, entre os quais funcionários públicos, são clientes do Banco do Brasil. Tal posto foi explodido por criminosos em novembro 2013. Sete meses depois, o banco não moveu praticamente uma única palha para reestruturar seu atendimento na cidade. Quem quiser fazer operações com o Banco do Brasil tem que se deslocar 27 km até Touros, pagar o transporte do seu próprio bolso e enfrentar horas a fio o circo dos horrores que é o atendimento da agência bancária de Touros.
    Conclusão: querem obrigar ao uso da "MOEDA GOSTOSA" , afim que a moeda Real permaneça nos cofres do Banco do Brasil?

    ResponderExcluir
  3. estou simplesmente indignada do fato ocorrido em minha rua nessa segunda.
    ocorreu que a rua em que moro é a da feira e não foi limpa ontem.
    todas as segundas quando a feira acaba os garis vem logo em seguida recolhendo o lixo, mais essa segunda dia 09/06/2014 não foi feito.
    hoje pela manhã perguntei a um dos funcionários que estava fazendo a limpeza o motivo da limpeza esta sendo hoje, e não na segunda como sempre ocorria, a resposta foi a seguinte " mandarão ontem a gente que não era para limpar a rua da feira, era pra gente ir tirar areia de outra rua".
    então quer dizer q eu fico o dia todo com o lixo e o odor na porta da minha casa por esse motivo idiota de ir tirar areia em sei la que rua .
    a sujeira é de um absurdo indiscutível, o mal cheiro foi tão forte que cheguei a me sentir mal, tinha tanta mosca que chegava a dar nojo.
    estou indignada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem é o responsável por este desserviço ? É o ex-viceprefeito Sr. Haroldo ? Chega de incompetência... Alguém da Prefeitura pode se pronunciar a respeito ?
      Um absurdo...

      Excluir
  4. Não sei como está o contrato da prefeitura com o banco do Brasil. Mas basta a prefeitura rescindir o contrato, e só contatar com um banco que garantisse uma agência ou um posto bancário em gostoso. A prefeitura da muito lucro, com sua folha de pagamento, deve exigir uma contrapartida em serviço bancário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prefeitura e Banco do Brasil são ovos vindos da mesma galinha. O projeto da Moeda “Gostosa” é interesse deles. Boa parte do orçamento da Prefeitura provém do Fundo de Participação dos Municipios. Esse bolo é formado pelos impostos federais e administrado pelo Tesouro Nacional que depois da emancipação de São Miguel do Gostoso trouxe a Prefeitura, Camara dos Vereadores, Sebrae, Pronatec, Ongs, etc. Como ve, a galinha é a mesma. Muda, somente, o tamanho do ovo. Bom apetite!

      Excluir
  5. Quem realmente tem voz alta com o Banco do Brasil é a prefeitura. Se está um caos temos que mudar de banco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que é esta a solução ????
      Ou devemos mudar a Prefeitura ????
      A Prefeitura não se impõe e aí ficamos um ano sem o Caixa do Banco do Brasil.
      Uma vergonha ...

      Excluir
  6. Emanuel Neri, nas configurações do blog, não ha como ter a opção de carregar imagem nos comentários? Assim ficaria bem melhor.

    ResponderExcluir
  7. Além de tudo isso, o pior é que o dinheiro deixa de circular em mais de 70% em nossa cidade, pois quem ganha com isso é a cidade de Touros, é preciso que o poder Municipal tome as devidas providências, e que o Banco do Brasil venha a atuar em nossa cidade novamente, prestando um melhor serviços a um Município que a cada dia cresce muito mais, mas que não está sendo compensado pelo banco do Brasil.

    ResponderExcluir
  8. resumindo gostoso precisa de mudanças urgentes em todos os setores!

    ResponderExcluir
  9. Está faltando uma agencia da Caixa para acabar com o Banco do Brasil.

    ResponderExcluir