sábado, 17 de maio de 2014

São Miguel do Gostoso sai às ruas para participar da luta contra abuso sexual de crianças e adolescentes



Por Emanuel Neri
Pelo segundo ano consecutivo, São Miguel do Gostoso sai às ruas para comemorar o Dia Nacional de Luta Contra o Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. Centenas de jovens participaram neste sábado (17/5) de passeata e de ato com a presença de todas as escolas do município.
A manifestação – que começou no início da cidade, no bairro do Santo Cristo – percorreu as ruas principais de São Miguel do Gostoso e foi encerrada com um grande ato no centro. Ali, foi prestada uma homenagem a Maria Vitória Henrique da Costa, estuprada e morta no ano passado.
Maria Vitória tinha 13 anos quando foi assassinada. Ela estudava no Colégio Zuza Torres. Uma representante do Zuza Torres leu um texto lembrando sua passagem pela escola, um momento de forte emoção. Maria Vitória morava no bairro do Maceió e foi assassinada em janeiro de 2013.
Hoje Maria Vitória é um símbolo da luta contra o abuso sexual de crianças e adolescentes em São Miguel do Gostoso.
A manifestação contra abuso sexual a crianças e adolescentes foi organizada pela prefeitura de São Miguel do Gostoso, com participação de ONGs e grupo de escoteiros. Mas o que contou mesmo foi a grande adesão de jovens da cidade e de distritos, principal foco da mobilização.
Uma empresa de energia eólica, a Voltália, colaborou com o evento.
Muitas faixas eram levadas pelos jovens. Do alto de um carro de som,  pessoas se revezavam gritando palavras de ordem para conscientizar a população a denunciar abusos contra crianças e adolescentes. “Abuso sexual é crime. Denuncie”, diziam. “Disque 100 para denunciar”.
Disque 100 é o número de telefone disponibilizado pelo governo federal para que se denuncie todo e qualquer tipo de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Além deste número, qualquer pessoa também pode encaminhar sua denúncia para o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente.
São Miguel do Gostoso tem representação do Conselho Tutelar. Então qualquer pessoa pode procurar este órgão para denunciar este tipo de abuso. Se comprovada a denúncia, o infrator poderá pegar até 12 anos de prisão. Casos mais graves são tratados por legislação específica.
É muito importante que São Miguel do Gostoso se envolva nesta luta. Muitos jovens sofrem abusos sexuais, muitas vezes dentro da própria casa e praticada por familiares. Atos como o que foi realizado hoje na cidade têm como objetivo quebrar o silêncio em torno deste tipo de violência.
E São Miguel do Gostoso tem um agravante. Por ser uma cidade turística, há maior vulnerabilidade de jovens que podem sofrer este tipo de exploração sexual. Por este motivo, uma das faixas do evento estava escrita em inglês: “Say no to sexual abuse of children and adolescents”.
Veja, nos links abaixo, mais informações sobre o combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes no Brasil:

Um comentário:

  1. Só mais um evento marqueteiro da gestão. mais mostrar que tá tudo bem... kkk

    ResponderExcluir