segunda-feira, 19 de maio de 2014

São Miguel do Gostoso obtém verba para projeto de abastecimento de água, grande problema da cidade



Por Emanuel Neri
Falta pouco para que seja resolvido o seríssimo problema de falta de água em São Miguel do Gostoso. A Prefeitura acredita que, pelo menos até o final de 2015, a escassez de água na cidade esteja definitivamente resolvida. Verba de  mais de R$ 5 milhões vai ser liberada para este projeto.
O convênio para o projeto de abastecimento de água em São Miguel do Gostoso foi assinado nesta segunda-feira (19/5) pela prefeita Fátima Dantas (foto) e o presidente da Funasa (Fundação Nacional da Saúde), Henrique Pires. Outros 21 municípios potiguares também foram beneficiados.
O projeto para abastecimento de água da cidade será executado pela Caern (Companhia de Água e Esgoto do Rio Grande do Norte). Quando a obra for concluída, a Caern passará também a administrar a água da cidade – com isso, será extinta a SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) do município.
A água que vai chegar à cidade não será da adutora da lagoa do Boqueirão. Ela virá de um conjunto de poços artesianos, de grande profundidade, que serão abertos pela Caern nas proximidades do cruzamento da BR-101 com o a RN-221 – via que liga São Miguel do Gostoso à BR-101.
A Caern já testou a água ali e comprovou que ela é farta e de boa qualidade. A água será trazida dali por dutos – a distância é em torno de 17km. A Funasa pediu que a Caern execute com rapidez a obra de São Miguel do Gostoso. Mesmo assim, a obra deve demorar ainda mais de um ano.
É que, além do processo de licitação, que deverá ser realizado nos próximos meses, a obra inclui a rede de dutos e a reestruturação da malha interna de água da cidade. Serão feitas novas tubulações para que elas possam suportar a pressão da água do novo sistema de abastecimento.
A tubulação atual que integra a rede de abastecimento foi feita no final da década de 70 e está velha e obsoleta. É provável que toda a rede interna tenha que ser substituída. Há o risco de rompimento da tubulação caso não haja sua substituição por canos novos e mais largos.
A Caern acredita que será necessária a perfuração de três a quatro poços para abastecer com segurança e qualidade a cidade de São Miguel do Gostoso. Será construído reservatório com capacidade de 200 mil litros de água. Para se ter uma ideia, os reservatórios atuais armazenam 50 mil litros.
Saneamento da cidade
O saneamento da cidade é outro projeto que a prefeitura local está tentando obter verbas federais para implantar na cidade. O projeto já foi enviado para a Funasa, o mesmo órgão que está liberando recursos para o abastecimento de água. Mas ainda não há sinais de liberação.
Com o saneamento da cidade, eliminaria-se o problema da poluição do subsolo, especialmente do lençol freático. Todo o sistema de fossas e esgoto de São Miguel do Gostoso é lançado no subsolo.  Como a cidade tem crescido, este problema tem se agravado muito ultimamente.
É torcer agora para que, além do projeto para o abastecimento de água, cujo dinheiro já está garantido, o governo federal libere também recursos para a realização da obra de saneamento da cidade. Com isso, São Miguel do Gostoso dará um grande salto em qualidade de vida da população.

27 comentários:

  1. antes da caern fazer esse trabalho por favor façam a agua melhorar na rua das ostras que é de péssima qualidade muita salgada causando irritaçao na pele ads crianças o poço que foi feito recentemente na rua da creche trouxe todo esse problema e ninguem resolve e os moradores que nao tem poço estao sendo prejudicados

    ResponderExcluir
  2. Parece que começaram de novo o calçamento da pobre rua das ostras. espero que seja até a rua dos camarões ligando com a Arrecifes, assim o transito vindo das eólicas poderá escoar por lá não sacrificando tanto a Arrecifes que não aguenta mais o transito pesado.
    Josué

    ResponderExcluir
  3. Emanuel por favor publique esta vergonha e que seja punido os responsaveis. acredito que neste casso o motorista da ambulancia uma vez que a Prefeita ou a Secretaria de saude não tem como ta olhando se a ambulancia ta com combustivel ou não isto quem tem que ver e os motoristas. Virou rotina o atendimento de pacientes de São Miguel do Gostoso, que, ao invés de serem encaminhados diretamente para Natal, em caso de urgência, são trazidos para o hospital de Touros.
    Na noite desta terça-feira(20), mais um caso chamou atenção das pessoas que estavam no hospital de Touros. Após, ser baleado durante um assalto em São Miguel do Gostoso, um homem foi transferido às pressas para o Hospital Paulo de Almeida Machado, ao invés de ser encaminhado diretamente para Natal, diante do quadro de risco que o paciente apresentava.
    Segundo testemunha que acompanhava o paciente, gravemente ferido, o motivo da parada em Touros, foi a falta de combustível na ambulância que conduzia o paciente de São Miguel do Gostoso para Touros, não tendo como ir até Natal. Isto foi o bastante, para que a revolta tomasse conta da população que passou a dizer que “se fosse a ambulância do Hospotal de Touros, não faltava quem comentasse nas redes sociais, acusando o prefeito”.
    Enfim, após 40 minutos de espera, correndo risco de morte, a central do SAMU liberou a ambulância de Touros, que conduziu o paciente até Natal.
    Um vereador de oposição, assistia a tudo, inerte, sem nada dizer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É importante responder a esta questão, na qual um anônimo (provavelmente alguém ligada a outras administrações municipais) acusa a prefeitura de São Miguel do Gostoso de encaminhar pacientes locais para serem tratados pelo hospital de Touros. Este blog procurou a prefeitura de São Miguel do Gostoso e apurou o seguinte:
      1)De acordo com o Sistema Único de Saúde (SUS), existe uma programação realizada entre municípios, sob a supervisão do Ministério da Saúde, em que se pode encaminhar pacientes necessitando de tratamento especial de um hospital de um município para outro município. Não há, portanto, nada de errado neste procedimento.
      2)Este sistema que permite a transferência de pacientes entre hospitais de municípios chama-se Programação Pactuada Integrada ((PPI). Por meio deste programa, um município cujo hospital fez atendimento especial de um paciente enviado por outro município recebe valores mensais pela cobertura deste atendimento a pacientes de outros municípios.
      3)Como o Posto de Saúde de São Miguel do Gostoso não dispõe de condições para atendimento de algumas especialidades, é permitido por lei que ele envie seus pacientes para tratamento especial em hospitais mais bem equipados de outras cidades. No caso de São Miguel do Gostoso, o paciente pode ser enviado para atendimento em hospitais de Touros, João Câmara, Ceará Mirim ou até mesmo Natal. Mas este atendimento é coberto financeiramente pelo PPI - ou seja, o hospital do município que fez o tratamento é ressarcido pelo atendimento.
      4)Além do PPI, há um protocolo do SAMU - sistema de atendimento à saúde pública - determinando que um hospital mais bem equipado, de um município maior, dê assistência a pacientes enviados por municípios menores, em que seus serviços de emergência em saúde ainda não estão preparados para tratamentos mais complexos.
      Então, pelo que está exposto, não há problema nenhum no fato de São Miguel do Gostoso enviar pacientes necessitando de tratamentos especiais para serem atendidos em hospitais de outros municípios, como é o caso de Touros.

      Excluir
  4. Essa estória de falta de combustível tem de ser investigada. Será que aí tem gato ???

    ResponderExcluir
  5. Só acho que esse blog deveria passar um pouco mais de credibilidade. E o jornalista que posta as matérias ser um pouco mais imparcial! Só acho.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o Josué mas infelizmente parece que o calçamento da Rua das Ostras não vai passar da primeira esquina,espero estar enganado mas informaram esta vergonha

    Daniel Veiga

    ResponderExcluir
  7. Falar em calçamento acho que a conclusão do calçamento da rua das ostras será prioridade da atual administração, o pouco que foi feito na administração passada já deixou um início de rua bem diferente, digo bonita, pois a rua é bem larga diferentemente as outras ruas de nossa cidade que são muito estreitas, por isso a conclusão se tornará um grande feito para nossa cidade, esperamos que isso venha a acontecer o mais breve possível.

    ResponderExcluir
  8. só espero que a feira nao vá pra rua das outras porque os moradores já estao se preparando pra irem a promotoria pois todos sabem que nao podem perder o direito de ir e vir por mais de 24 horas somos cidadões e merecemos respeito

    ResponderExcluir
  9. A rua das Ostras é nossa única opção de melhorar o comércio de Gostoso que ainda é muito fraco. Como mencionaram aí em cima ela é uma rua bonita e larga e não tem mais nenhuma rua igual a ela na cidade, o resto são todas estreitas dificultando o trânsito e estacionamento. Estamos todos aguardando o final do calçamento da rua que tenho certeza logo depois virão as lojas com o comércio que falta em Gostoso. Agora com aquela poeira não há quem queira investir e abrir uma loja na Rua das Ostras. Depois da Arrecifes e Dourados existe alguma rua na cidade com o potencial da rua das Ostras? Vejo a cidade crescer mas o comércio é muito fraco e deixa a desejar. Vamos aguardar o calçamento da nossa Rua Afonso Pena de Gostoso.
    Darci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comercio de Gostoso já está bom demais nao precisa ir pra rua das ostras deve ficar na rua principal que é a dos arrecifes

      Excluir
  10. a rua comercial deve ser sempre a rua principal que é ado arrecifes a rua das outras é uma rua residencial e quem mora lá nao está nem um pouco interessada em comercio pois o comercio traz muito barulho e isso pode ficar com a rua principal

    ResponderExcluir
  11. Para esses acima aí que moram há pouco tempo em Gostoso não sabem que a rua dos Arrecifes também era residencial , assim como a Dourados era residencial também. Agora vocês quererem que a rua das Ostras fique só residencial já era. Tem restaurante, mercado, padaria, pousada, loja de roupa e outras lojas mais. Acorda gente !!! Eu sei que já venderam terrenos ali para serem construídas várias lojas e tem mais restaurantes sendo construídos. Eu me mudei do centro e agora moro na Rua da Tartaruga, a rua mais sossegada de Gostoso e lá com certeza não vai ter comércio tão cedo.

    ResponderExcluir
  12. Esta obra da Rua das Ostras está sendo feito porque a Câmara dos Vereadores tem um terreno nela e esperem sentados, pois o calçamento irá até o terreno da Câmara.

    ResponderExcluir
  13. Deixa de falar besteira muitas famílias residem na rua das Ostras, e tantos terrenos ainda tem para serem construídos, o terreno pertencente a Câmara é só mais um existente lá e pronto.

    ResponderExcluir
  14. Nós moradores não queremos o calçamento e vamos esperar dormindo porque depois que calçarem as Ostras essa rua vai virá um inferno. Não queremos calçamento nem feira nem loja nenhuma , que gostoso vá crecer para outro lugar.
    Geane

    ResponderExcluir
  15. É uma boa grana que conseguiram para esse projeto de abastecimento dágua da nossa cidade, esperamos que esse dinheiro seja mesmo investido e que possa solucionar esse grande problema da água, afinal foi muito dinheiro que da até trazer água do Rio São Francisco para o nosso Município, quanto mais só escavação de poços.

    ResponderExcluir
  16. Se queres morar na buraqueira procura outro lugar, talvez junto aos pebas, morro nesta mesma rua e quero vê-la toda calçada e cheia de construções para melhoria de todos nós que moramos aqui, pois a rua das ostras é a mais larga de todas que temos em nossa cidade de Gostoso.

    ResponderExcluir
  17. Gostoso já cresceu o que tinha que crecer e se deus quizer a rua das Ostra não vai ter comercio não. Tem muita rua larga e bonita na cidade que vai servi para as lojas que voces tanto quer. Porque essa coisa com as Ostras ? ela vai continuar sendo residencial. É só querer procurar que tem rua mais larga e mais bonita. Deixe os morador daqui em paz.
    Claudinei dos Santos

    ResponderExcluir
  18. Ao anônimo acima, olha cite quais as ruas da nossa cidade que seja mais larga do que as das Ostras, você diz que na rua das Ostras não existe comércio, está muito enganada, hoje já existe vários, até parece que você ainda não presenciou quantos hoje tem, e qual rua em uma cidade que não tenha comércio?, até parece que certas pessoas querem determinar se podem construir ou não, afinal cada pessoa tem o seu terreno e nele construí o que bem quiser, sem que ninguém impeça, a certeza é que com a continuação do calçamento a rua das Ostras ficará muito mais desenvolvida e a cada dia melhor de se viver, nós queremos mesmo é que ela cresça e se torne mais bonita e melhor, chega de pessimismo, pois a gente só manda no que é nosso.

    ResponderExcluir
  19. VERDADE QUEREMOS A CONTINUAÇÃO DA RUA DAS OSTRAS O PESSIMISMO JAMAIS DERROTARÁ O OTIMISMO.

    ResponderExcluir
  20. Podem perguntar a todos que moram na rua das Ostras se querem o calçamento. Ele vai trazer comércio e com isso vai tirar o sossego dos moradores só querem viver com tranquilidade. Comércio é na rua dos Arrecifes que tem muito espaço ainda lá no Maceió para comércio. A rua dos Camarões é muito larga e sim pode ser calçada para virar rua de loja e bar. Deixem a nossa rua das Ostras do jeito que tá com a poeira que a gente não se importa não.

    ResponderExcluir
  21. Acho que você vai impedir do povo colocar comércio na rua das Ostras, pois lá já existe vários, até parece que você não ver, em rua nenhuma acontece construções só de moradias pois também de comércio e outros também, moro na rua das Ostras e penso totalmente diferente de você, essa sua ideia não cola mesmo, pois com outras pessoas que residem aqui na rua das Ostras em conversas com elas ninguém pensa assim igual a você, quando moramos em uma rua jamais podemos pensar ou querer que tudo aconteça do jeito que agente pensa, porque nem tudo é assim, e muitas cabeças jamais tem o mesmo pensamento, queremos a continuação do calçamento, mais comércio e tudo que venha beneficiar a todos de São Miguel do Gostoso, e principalmente aos que residem na rua das Ostras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse leitor é um grande babão da prefeita querer comercio na rua das ostras só pode ser doido pra gostar de barulho porque gente normal gosta de tranquilidade e paz

      Excluir
  22. Por favor ,vamos tirar o foco da Rua das Ostras ,tem outras ruas melhores para o comércio,não queremos feira nem comércio nenhum!

    Queremos o calçamento em toda a Rua das Ostras!!!

    Homem descontente

    ResponderExcluir
  23. Depois não vem reclamar do barulho das lojas, bares e comércio. Se calçarem a rua das Ostras ela logo vai virá um lugar impossivel de se ter sossego. Vamos fazer um abaixo assinado e vocês vão vê que vai ganhar é para não terminar o calçamento . Não pelo calçamento da Rua das Ostras!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Deixa de ser imbecil pela primeira vez uma pessoa é contra ter comércio em sua rua, e também contra o calçamento, esse tipo de gente é contra tudo só pode ser, enquanto os outros querem ver as melhorias acontecerem, o pessimismo ainda reina na cabeça de certas pessoas, não fui eleitor da atual Prefeita, mas torço que ela execute essa obra do calçamento que ficou pela metade da administração passada, pode fazer baixo assinado que pouquíssimos irão assinar assim como você minoria não chega a nada, queremos o desenvolvimento com a conclusão do calçamento e muitos comércios em nossa rua, os incomodados que se mudem, afinal de tudo existe mesmo.

    ResponderExcluir