quarta-feira, 7 de maio de 2014

Prefeitura de Gostoso quer evitar caminhões pesados de eólicas nas vias centrais e fará alteração no trânsito



Por Emanuel Neri
Como toda cidade que cresce, São Miguel do Gostoso começa a ter sérios problemas com o trânsito em sua malha urbana. Dois deles têm que ser resolvidos rapidamente: o trânsito de veículos pesados de empresas eólicas e o estacionamento de veículos dos dois lados da avenida dos Arrecifes, altura da entrada da praia da Xepa.
Dos dois, um deles, o dos veículos de eólicas – que levam material pesado de construção para os parques eólicos e, brevemente, vão transportar as gigantescas hélices dos aerogeradores – começa a ser resolvido. Empresas e Prefeitura já discutem uma solução para este problema.
A DoisA – empreiteira que trabalha para a Voltália, principal eólica de São Miguel do Gostoso – está discutindo com a Prefeitura abertura de alternativa de estradas para que seu veículos não mais trafeguem pelas ruas centrais da cidade. Além de danificar o asfalto, estes veículos travam o trânsito nas vias que trafegam.
A Dois A já abriu uma estrada que parte da altura do pórtico de entrada da cidade em direção à estrada da Baixa do Quinquim e Nogueira. No cruzamento m esta estrada, a rota vai em direção à chamada Quatro Bocas, na confluência da rua dos Dourados com a estrada que leva às fazendas Ana Maria e São João.
A Prefeitura quer que a DoisA interligue este trecho (fazenda São João, onde a Voltália terá um parque eólico) com a estrada que liga São Miguel do Gostoso ao distrito do Reduto. Com esta via, cria-se uma segunda alternativa para o trânsito pesados das eólicas, via estrada que vem de Parazinho.
A Voltália vai construir três grandes parques nas proximidades da cidade. Um fica nas imediações do bairro do Santo Cristo, mas em terreno localizado no município de Touros. O segundo fica na fazenda São João, na estrada para o Reduto, enquanto o terceiro fica em uma fazenda próxima ao Reduto.
A Prefeitura entende que, seguindo esta rota alternativa, a cidade se vê livre do trânsito pesado das eólicas. A Prefeitura negocia com proprietários de terrenos a abertura de outra estrada que ligue a via que sai do pórtico da cidade em linha reta até as Quatro Bocas. Isso encurtará todo o trajeto.
Enquanto isso não é feito, a cidade sofre com o trânsito pesado das eólicas. É comum ver veículos grandes (foto acima) parados, por problemas mecânicos, nas vias principais – às vezes um segundo veículo para ao lado. Caminhões também têm deixado cair pedras que são transportadas para os parques eólicos.
E isso ainda não é nada em termo de trânsito pesado. Quando as hélices dos aerogereadores começarem a cruzar a cidade a situação vai piorar – e muito. Para se ter uma idéia, cada hélice tem até 57 metros de comprimento e pesa várias toneladas. Por isso é importante o desvio deste trânsito.
Proibição de estacionamento
A Prefeitura vai adotar outras medidas para desafogar o trânsito da avenida dos Arrecifes, principalmente entre o supermercado Vital e a rua dos Dourados. Além da proibição de estacionamento de veículos no trecho, a via também terá uma única mão de direção – só para veículos que se dirigem no sentido centro.
Para os veículos em direção pórtico de entrada da cidade haverá um desvio pela rua dos Dourados, pegando em seguida a rua Lírios do Mar e depois a rua que sai diante do supermercado Vital. A partir dali, eles seguem pela avenida dos Arrecifes, no sentido Praia do Cardeiro, Santo Cristo e saída da cidade.
Para fazer estas mudanças no trânsito, a Prefeitura terá que mudar o local da feira da cidade. A feira, que funciona hoje na rua Lírios do Mar, passará a funcionar na rua das Ostras, no trecho próximo da rua dos Dourados. Com isso, a Lírios do Mar fica livre para ser usada como rota dos veículos que saem da cidade.
A dúvida é saber se esta alteração no trânsito valerá para todos os dias da semana ou só para os finais de semana. A Prefeitura vai convocar a Polícia Rodoviária para disciplinar o trânsito e punir motoristas que estacionem veículos na avenida dos Arrecifes (entre supermercado Vital e rua dos Dourados).

32 comentários:

  1. São Miguel Eólica Park Gostoso... kkkk ja ja esta cidade estará as moscas com tantas torres cercando a cidade.

    ResponderExcluir
  2. E ninguém fala ou pensa na rua das Ostras. O transito é infernal porque muitos desses caminhões fogem das Arrecifes assim como carros e trafegam por ela para entrar na Camarões e ir embora para o Reduto. A poeira é insuportável e adoece crianças e idosos.Se fosse uma rua pequena eu não estaria reclamando mas é uma artéria da cidade, e mais agora que a feira vai voltar para lá. E lembrando que ela está inacabada. Então porque começaram o calçamento ? Porque só interessa até onde ele acaba nos deixando com a sensação e abandono e desleixo. É uma rua linda, larga e tem tudo para absorver o comercio futuro de Gostoso. A maioria dos terrenos após o fim do calçamento poderão de transformar no comercio novo de Gostoso. Mas quem vai colocar uma loja naquela poeira parecendo filme de caubói do faroeste ? Quanto as eólicas fico muito feliz porque quem me garante que Gostoso será um atrativo turistico no futuro ? Temos que trabalhar para que a cidade se desenvolva no comércio e que com o turismo estará tudo bem, agora depender só do turismo fica complicado.
    Suellen

    ResponderExcluir
  3. Bom, esclarecendo para as pessoas que viviam somente da pesca, São Miguel do Gostoso já é conhecida internacionalmente inclusive é o motivo do desenvolvimento da cidade, gerando empregos para muitas pessoas. A obra da eólica tem prazo para início e término que não ultrapassam 2 anos. Após isso cara Suellen viveremos de alpiste pois "os turistas" querem natureza e suas belezas e não um monte de torres cercando a cidade. Se vc tem trabalho, casa, veículo agradeça ao turismo. Veja o exemplo de Galinhos e praia do Marco.

    ResponderExcluir
  4. Foi a ganância dos donos dos terrenos que arrendaram para as eólicas e não pensaram em preservar Gostoso.

    ResponderExcluir
  5. Faça me rir! Turismo, aquele que provém dinheiro à cidade, não esse furreca turismo regional, ACABOU. E os culpados são os mesmos que agora CHORAM pois foram incompetents, ARROGANTES, pois se acharam superiors nas suas avaliações.

    ResponderExcluir
  6. Eu só quero ver por onde esses veículos pesados vão passar porque praticamente a nossa cidade temos as três principais ruas que são Arrecifes, Dourados e Ostras há não ser que façam outra estrada para solucionar esse problema se existe mesmo.

    ResponderExcluir
  7. essa mudança do transito nao será bem vinda aos moradores da rua das ostras por ser uma rua residencial e tendo a creche nao poderá ter feira livre isso seria mais um absurdo que a prefeitura iria cometer todos os moradores nao aceitam que a feira venha pra essa rua das outras já temos um abaixo assinado por mais de 60 moradores que nao aceitam uma feira livre na frente de suas residencias pois todos necessitam tirar seus carros da garagem pra trabalhar e com a feira isso nao será possivel tambem queremos deixar claro que nao é assim mudar uma feira sem antes conversar com esses moradores e saber se eles estao de acordo e outro grande problema é a falta de higiene que fica após feira nós moradores da rua das ostras nao aceitamos feira em nossa rua se preciso iremos a promotoria pra termos o nosso direito gostaria de dizer a senhora prefeita que ela nao é a dona de sao miguel do gostoso e deve respeitar as pessoas antes de qualquer decisao com mudanças de transito e de feira existe outros lugares onde poderá locar essa feira aqui temos grandes restaurantes que funcionam aos domingos e as bancas sao colocadas no domingo pela manha isso irá prejudicar meu restaurante e eu nao aceito de forma alguma irei lutar pelos meus direito pois pago impostos e sou cidadao .

    ResponderExcluir
  8. Senhor Emanuel Neri, porque vc não publica a falta de agua que esta acontecendo em gostoso, pois se uma bomba quebra ou queima a prefeita junto com sua equipe não se importa em concerta-la, vc Emanuel sabe muito bem q sem agua não viveremos certo?
    Então faça a bublicação deste comentario, não seja conigente com a situação, precisamos é de agua em nossas torneiras, não temos agua mais a conta todo mês chega em nossa casa, isso é que não pode, como vamos pagar uma coisa que não estamos usando, um abraço e boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. falou bonito..tem meia duzia de funcionario,do saae q nao trabalhar,so vive nas calçadas batendo papo..e todo més receber seus salarios..nao valmir,e marco de luiz dodó..

      Excluir
  9. A Rua das Ostras é a rua mais maltratada de Gostoso, inacabada e cheia de buraco e lixo.
    Agora quando não tem solução para o transito jogam a feira para lá, pra isso a rua serve. E o que a rua e seus moradores irão receber de compensação em ter uma feira ? Absurdo

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de lembrar a senhora prefeita que estamos vivendo em um país democrático e nao se deve fazer mudanças sem antes conversar com os moradores dessas ruas que estao sendo cotadas pra receber transito e feira antes de qualquer decisão é preciso saber a opinião dos moradores dessas ruas todos são eleitores e merecem respeito uma feira traz muitos problemas e ninguem está disposto a tê-los tambem gostaria de dizer que não se pode impedir que um morador possa tirar seu carro da garagem pra trabalhar ou por uma necessidade com as bancas de feira isso será impossivel e nós moradores da rua das ostras nao vamos permitir levem a feira pra rua do ginásio lá poucas pessoas tem carros e nao iria atrapalhar os alunos da creche feira tem muito barulho de som e nao seria bom pra crianças que estao na creche serem alfabetizadas acho que nem pensaram nesses transtornos que farão com as crianças aqui vejo que querem resolver problemas criando outro mais grave só estão pensando no calçamento que está sendo danificado mas nunca chama a policia rodoviária pra acabar com a baderna que os motoqueiros de gostoso fazem pelas ruas e muitos que nao tem carteira de motorista que estao dirigindo em alta velocidade acho que o que importa aqui pra os governantes é nao ter gasto com calçamento esburacado mas o defeito do calçamento foi na administraçao do joao wilson que fez um calçamento de areia com cimento e nao com brita e pixe como deve ser feito serviço mal feito e agora querem colocar a culpa nos carros pesados isso só acredita quem é idiota a rau das ostras nao está disponível pra feira tenham consçiencia e evitam prejudicar os alunos da creche.

    ResponderExcluir
  11. Acabou o problema!Vamos levar a feira para a pracinha do moinho,ela já está pronta e não vai atrapalhar tanto a saída dos carros das casas organizando aqueles caminhões enormes na estrada mesmo e em ordem(com a polícia fiscalizando) ,não como agora que ficam na Rua dos Dourados pendurados de gente e atrapalhando o fluxo de trânsito e arriscando a segurança das pessoas dentro daquele caos.
    Vamos aproveitar também e cuidar de alguma forma mais higienizada a venda das carnes que agora é um verdadeiro circo dos horrores e qualquer turista fica horrorizado.
    Boa sorte a todos e quero assinar essa lista contra a feira na Rua das Ostras!!!

    Edeoclesio Amaral

    ResponderExcluir
  12. Concordo eu que assinar contra a feira na rua das Ostras
    Ananias

    ResponderExcluir
  13. vejo que muitas pessoas estão contra a feira na rua das ostras e todas estão com razão porque ninguem quer um problema pra rua que mora já temos muitos problemas nessa rua como a falta de limpeza e muito lixo acumulado nos canteiros e a falta de iluminaçao e a falta do calçamento até o final da rua nao vamos admitir que tragam uma feira que traz poluiçao sonora e fedentina pra rua da creche onde nossos filhos estudam isso é uma absurdo será que a secretária de educação nao está preocupada com esses pequeninos nao se pode bloquear garagem de ninguem todos nós temos o direito de ir e vir e a feira vai tirar o nosso direito e nós nao vamos aceitar se preciso iremos a promotoria eu sei que nao se pode colocar uma feira enfrente a uma creche pois em caso de uma urgençia nao tem como uma ambulância ir até a creche coloquem essa feira na rua do ginásio lá nao vai atrapalhar e todos ficarão satisfeitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para explicar melhor a questão da transferência da feira para o início da rua das Ostras. A iniciativa da prefeitura tem como objetivo melhorar o trânsito na avenida dos Arrecifes, principal via da cidade. Esta avenida tem ficado muito congestionada nos finais de semana. Para solucionar este problema, a Prefeitura quer que a avenida dos Arrecifes se transforme em mão única, entre o supermercado Vital e o cruzamento da rua dos Dourados. Para fazer isso, o trânsito de retorno - o que vai em direção à saída da cidade - tem que ser desviado para a rua Lirios do Mar, onde hoje é realizada a feira semanal. O problema é que, para a montagem da feira, que é realizada na segunda-feira, esta rua é interditada já no domingo, para a montagem de barracas. Se a feira não for transferida para outro local, não há como a prefeitura resolver o problema do congestionamento da avenida dos Arrecifes, que ocorre principalmente nos finais de semana. Vejam como parte da população impõe dificuldades para uma solução que vai ajudar toda a cidade. A feira é realizada em apenas um dia - e só pela manhã - todas as segundas-feiras. Mas, pelo jeito que a população está reclamando, parece que o problema com a rua das Ostras será todos os dias da semana. Não é. É apenas no final do domingo à tarde, quando as barracas são montadas, e na manhã da segunda, quando a feira é realizada. E só. Depois disso a rua das Ostras estará novamente livre.

      Excluir
  14. A feira está muito boa no local que está sendo utilizada, sem prejudicar o transito das nossa principais ruas.

    ResponderExcluir
  15. Dizer que a Prefeitura de Gostoso está interessada em proibir o transito de veículos pesados nas principais ruas da cidade é piada, não existe nada disso, agora dizer que tem pessoas que querem que tudo aconteça de acordo com seus pensamentos aí sim é uma verdade.

    ResponderExcluir
  16. Seu Emanoel, coloque a Feira na Rua da sua Pousada, afinal de contas é só uma vez por semana.

    ResponderExcluir
  17. Que a feira fique onde ela está, se for para outras ruas de nossa cidade aí sim poderá prejudicar o transito de nossa cidade.

    ResponderExcluir
  18. caro Emanuel como voce citou é só no fim de semana porem as bancas da feira sao colocadas no domingo pela manhã isso significa que todos os moradores que tem carro e precisam sair de casa terao suas garagens bloqueadas no domingo de manha ou seja; por de 24 horas isso nao pode te faria uma pergunta se alguem tentasse bolquear a entrada da sua casa ou pousada por mais de 24 horas o que voce faria? se coloque no lugar dos moradores da ruas das outras e responda minha pergunta em nenhum lugar do mundo pode-se tirar o direito de ir e vir de um cidadão que pagar imposto e está dentro da lei por isso eu irei a promotoria abrir uma açao contra voces que estao tirando o meu direito de ir e vir por mais de 24 horas isso voces nao vao tirar de mim porque eu não vou deixar coloquem essa feira em outra parte da cidade que nao prejudique a populaçao local vejo que a cada dia a familia neri se afunda na politica por questão bobas isso só está provocando raiva e desligamento de muitas pessoa que estao sendo prejudicadas o melhor agora é repensar na saída da feira e analisar outra alternativa e nao esqueça de responder a minha pergunta voce ficaria tranquilo se alguem fechasse sua garagem ?se lhe tirasse o direito de ir e vir? por mais de 24horas? seja justo e responda que todos os leitores do balacobaco querem saber

    ResponderExcluir
  19. O anônimo acima está mesmo equivocada, se existe uma rua que existe poucos proprietários de automóveis é a que funciona a feira, agora se for fazer a mudança dessa feira para outras de nossa cidade, aí sim prejudicará muita gente, por isso a feira nesse local é a melhor opção.

    ResponderExcluir
  20. O Sr. ?Emanuel justifica a mudança da feira para a rua das Ostras dizendo que é apenas um dia... do domingo para a segunda..kkkkk o Senhor ja viu a imundice que fica depois da feira... a falta de higiene e limpeza.... coloque a feira em frente a sua pousada amigo... é apenas um dia...... néeeee.....

    ResponderExcluir
  21. coloque a feira em frente ao cemiterio novo..seria uma otima saida...... e não atrapalharia o transito...

    ResponderExcluir
  22. Emanuel coloquem a feira na rua lateral do Olimpia ali nao há garagens e nao iria atrapalhar a vida das pessoas ou melhor coloque na frente da sua casa e deixe voce sem sair de casa no seu carro por mais de 24 horas será que voce iria gostar de ficar preso em sua propria casa?

    ResponderExcluir
  23. se a feira vier pra rua das ostras irei a promotoria fazer valer o meu direito sem contar com a poluiçao sonora que prejudicará os alunos da creche.e aproveitarei pra fazer várias denuncias sobre a administraçao atual é só esperar!

    ResponderExcluir
  24. Eita que desespero, ameaça mesmo, espero que continue onde ela está, caso contrario se for para rua das ostras será muito bom para mim, pois tenho terreno lá e colocarei um bar e motel.

    ResponderExcluir
  25. A prefeitura comprara´uma briga com os moradores da rua das ostra as pessoa que moram lá nao sao besta pra aceitar uma feira em sua porta trazendo transtornos pra quem mora ali vamos esperar pra ver

    ResponderExcluir
  26. Se a prefeitura está com tanto interesse em resolver o problema de transito da avenida dos arrecifes ( supermercado vital ao supermercado teixeirs) porque nâo começa com a proibicao dessas bancas q sao expostas todos os dias no calcadao desse trecho. Pois as mesmas impedem a passagem dos pedetres e acarretam acumulos de carros. Isso sim seria a melhor solucao pois aqelas bancas estao inrregulares isso sim a prefeitura deveria tomar providencias

    ResponderExcluir
  27. As bancas não podem ser tiradas de onde estão que seja encima das calçadas ou não, pois ali várias famílias ganham o seu ganha pão para sua sobrevivência.

    ResponderExcluir
  28. Para resolver problemas do transito em nossa cidade, não é só o trecho acima citado, principalmente toda av. dos Arrecifes também precisaria de uma melhora.

    ResponderExcluir
  29. Parabéns à Prefeitura pois finalmente estão começando os trabalhos para calçar a rua das Ostras e espero que desta vez chegue ao final na Rua dos Camarões!!!

    Edeoclésio

    ResponderExcluir
  30. Infelizmente parece que o calçamento da Rua das Ostras não vai passar da primeira esquina,mais um absurdo que espero estar enganado.Espero que este blog faça os devidos esclarecimentos a respeito pois inclusive o calçamento deveria já unir a rua dos camarões com a arrecifes e assim escoar melhor os carros vindos das eólicas a noite principalmente levantando uma poeira enorme

    Igor nascimento

    ResponderExcluir