quinta-feira, 29 de maio de 2014

Ambientalistas e defensores dos animais declaram guerra a promotor do RN que quer abater jumentos



Por Emanuel Neri
A ideia é extremamente polêmica. Um promotor de Justiça do Rio Grande do Norte propôs, em meados de março deste ano, a utilização de carne de jumento como solução para diminuir a superpopulação destes animais - uma espécie de símbolo do Nordeste.
Mais que isso, o promotor mandou abater dois jumentos para que pessoas convidadas por ele pudessem saborear a carne – ele mesmo puxou a fila para provar da iguaria. Em outro gesto polêmico, o promotor propôs que a carne deste animal fosse utilizada para a alimentação da população carcerária do país.
A iniciativa do promotor pôs em pé de guerra ambientalistas e defensores destes simpáticos animais (foto) por todo o país. Um abaixo-assinado, com mais de 50 mil assinaturas, entre eles artistas, acaba de ser entregue à direção do Ministério Público no RN e ao Ministério da Agricultura, protestando contra a iniciativa.
Você ainda poderá engrossar este abaixo-assinado, endossando o documento que está circulando nas redes sociais (veja abaixo).
Uma página no Facebook também foi criada pelos defensores destes animais . “O jumento é nosso irmão”, diz o abre da página do Facebook. “Eu sou do RN e não concordo com o abate de jumentos”, afirma o abre da página, que é seguida por milhares de adeptos. O movimento tem seguidores em todo o país.
O jumento é vítima do progresso. Usado antes para transporte de pequenas cargas e para deslocamentos de pessoas, este animal foi aos poucos sendo substituído pela motocicleta. Com isso, o jumento perdeu sua finalidade e virou uma espécie de “bicho errante”, abandonado, andando sem rumo.
Sem donos, porque não tem mais nenhum valor de venda, os jumentos vivem soltos, invadem rodovias e causam acidentes com veículos. Sem ter nada para comer, entram em roças e comem tudo o que encontram. Destroem plantações inteiras. Também invadem as cidades, comem resto de lixo e destroem jardins.
Por causa disso, o jumento virou alvo de extrema crueldade. No Ceará, o Departamento de Estradas local foi flagrado enterrando-os vivos, em vala aberta por tratores. Outros animais são confinados e acabam morrendo de de fome ou com pauladas na cabeça. Estes bichos também são vítimas de parte da população e são maltratados de forma cruel em roças e cidades.
Em todo o Nordeste, há inúmeras iniciativas de preservação destes animais. Em São Miguel do Gostoso, foi criado o Projegue, que tinha como objetivo alimentar jumentos famintos e tratar aqueles que tinham sido maltratados por donos de roças destruídas por eles. Mas o Projegue não deu certo.
É comum, no Nordeste, prefeituras, cujas cidades foram invadidas por jumentos, encherem caminhões com os animais e mandarem soltá-los em áreas rurais de outros municípios. Mas eles acabam invadindo outras áreas urbanas em busca de comida - são mandados para outros municípios e assim o sofrimento continua.
Mas, até agora, nenhuma ofensiva contra os jumentos causou tanta polêmica como a iniciativa do promotor potiguar que fez churrasco destes animais e queria que a população, incluindo presidiários em todo o país, adquirissem o hábito de se alimentar da carne destes animais. Aí a reação foi enorme.
Acredita-se que, diante da enorme repercussão negativa, o promotor desista de sua estranha iniciativa. Mas não vai amenizar o sofrimento dos jumentos, que continuarão sem rumo, causando estragos em estradas e cidades. É necessário que ONGs e  governos encontrem soluções para o abandono de jumentos.
Veja, abaixo, links sobre a história do jumento, inclusive citações bíblicas, e relatos de extrema crueldade praticado contra estes animais. Veja também página no Facebook,  foi criada para defender estes animais de iniciativas como a do promotor do RN.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2205200319.htm

7 comentários:

  1. Gostaria de dizer a Prefeitura de São Miguel do Gostoso e da associação AE Gostoso que poderíamos utilizar muito bem esses animais ( jumento ) como o símbolo do RN. Como faríamos isso? São Miguel do Gostoso poderia criar uma charrete charmosa como transporte para turistas. Com o dinheiro arrecadado reverteria para os cuidados desse animal. Com todos os cuidados e horários bem definidos para os passeios acredito que resolveríamos esse problema e teríamos uma atração bem diferenciada na cidade.

    ResponderExcluir

  2. Feliciano Filho
    29 min •
    Amigos, e muito importante, compartilharmos este caso para q todos fiquem sabendo o que estão fazendo com os Jeguinhos, e muito triste, pois após trabalharem muitas vezes sem descanso para servir o homem, agora ele recebe como prêmio a morte e de forma cruel, vamos ajudá-los, eles não podem se defender e precisam de nos, abraço.

    http://www.avaaz.org/po/petition/Presidente_do_Conselho_Nacional_do_Ministerio_Publico_Pelo_fim_imediato_do_abate_de_jumentos_no_Nordeste/?nZJuCbb
    Vídeo
    https://www.facebook.com/photo.php?v=309934559156448

    .
    Carta aberta, ao povo brasileiro, dos defensores dos animais
    Que nosso grito ecoe por todos os rincões da nossa pátria, escutado por um povo que deve ser justo e humano, também por pessoas simples que amam os seres que tanto serviu os seus antepassados na construção de um Brasil nascido do Nordeste, do desenvolvimento e sobrevivência de tantos e tantos...
    Mas hoje, este SER está sendo destronado, o motor foi tomando seu lugar. Em tempos atrás tanto valor tinha... mas o homem o abandonou e pelas estradas segue seu caminho até ser atropelado, atrás de comida e se isso não bastasse, querem fazer de sua carne - para nós sagrada – alimento para os penitenciários e, depois para as crianças em suas merendas escolares, os netos daqueles a quem tanto benefício lucrou em sua sobrevivência, no uso desses animais para o sustento de sua família não morrerem de fome.
    O senhor Sérgio Brito, Promotor da cidade da Apodi no Rio Grande do Norte, guardião das leis infringindo as próprias, dando continuidade (em segredos trocados) às desumanas ideias nascidas da ignorância dada pelo oportunismo e ânsia de aparecer do então governador desta mesma capital brasileira em que anos atrás tentou em suas “brilhantes gananciosas ideias”, vender os jumentos para a China trucidar em seus delicados dentes, cariados ou banguelos a carne destes queridos nossos animais.
    Deu ordem para o abate de jumentos, estando uma prenha, aos risos e sarcasmos conforme vídeo para uns 300 convidados se deliciarem numa refeição draculêsca, da carne destes nossos irmãos se não já bastassem a mortandade aos milhares de bois, frangos, porcos...
    Do mais profundo das nossas entranhas irrompendo da fonte onde emanam as lágrimas, estas águas nos inundaram em revoltas, dores, angústias, sofrimentos atroz, não somente eles sofrem, embora outros riem.
    Apelamos para a população de sentimentos, fazendo jus a esta palavra “humano”, do Nordeste, Sul, Leste, Sudeste e Noroeste brasileiro! Ajudem como possam a que estas carnificinas não mais aconteçam! Estamos implorando ao Brasil que segure as rédeas da ignorância, deste senhor promotor de Apodi R.G.N., Senhor Sergio Brito, que pretende usar o caminho que considera ser o mais fácil o de matar, usando o corpo de um animal num explicito abuso de Poder, pois matar um equino não é prática em território brasileiro, postura que a população não admite, tal qual o consumo de outros animais domésticos ou domesticados e também é vedada pela própria Constituição Federal, agravando a prática de maus-tratos,contrariando o texto constitucional (Artigo 225, § 1º, inciso VII) e a legislação federal (Lei 9.605, de 1998)

    ResponderExcluir
  3. Eu estou pessoalmente me encarregando de colocar em toda mídia internacional esse crime contra os animais que tanto serviram ao nordestino e tornou-se um dos símbolos da luta deste povo. Se no Brasil não ecoar como deve que o mundo inteiro fique a par de tamanha barbárie. Um ponto a menos para os brasileiros e o nosso triste Brasil.
    Jadson

    ResponderExcluir
  4. Os nossos jugues os populares jumentinhos que antes serviam até como meio de transporte, hoje estão sendo descriminados por um Promotor de Justiça, vejam como são as coisas, um Promotor, de que vale ter um diploma e não ter coração, ele que deveria ser abatido, e não uma espécie tão querida e que a cada dia se torna menor, mas que tem muito a haver com o nosso povo nordestino.
    Luiz.

    ResponderExcluir
  5. É VERDADE MEU SINHÔ, ESSA ISTÓRIA DO SERTÃO, PADRE VIEIRA ME FALOU QUE O JUMENTO É NOSSO IRMÃO, ( JÁ DIZIA O REI DO BAIÃO)

    ResponderExcluir
  6. Gosto mais do meu jumentinho que essa cambada de políticos do nosso país.

    ResponderExcluir
  7. To com pena dos jumentos nosso irmão, veja que destino cruel hoje ninguem quer adodar um jumento os bixim vive por ai sofrendo e sendo espancado, mas melhor comer o jumento de que ser comido por ele, e nesse mundo quem nao come sera comido

    ResponderExcluir