segunda-feira, 12 de maio de 2014

Ambientalista vem a São Miguel do Gostoso defender tartarugas e sugere o turismo ecológico para a cidade



Por Emanuel Neri
Ela é uma mulher extraordinária. Bióloga,  ambientalista e ativista da Ong internacional Greenpeace – que abraça lutas em defesa do meio ambiente, em todo o mundo – Ana Paula Maciel, 32 anos, esteve no último final de semana em São Miguel do Gostoso para mais uma luta pela preservação da natureza.
A luta de Ana Paula em São Miguel do Gostoso é pela preservação das tartarugas marinhas. A Amjus, Ong ambientalista da cidade, monitora e sinaliza com bandeirolas os ninhos de tartarugas e os acompanha até a fase em que as tartaruguinhas saem dos ovos e, com a ajuda dos ambientalistas (na foto, com Ana Paula ao centro), ganha o destino do mar.
Ana Paula chegou à cidade na última sexta-feira. No sábado, foi de bugue até a praia do Marco, para ver de perto questões ambientais, voltou pelo Tourinhos e acompanhou a desova de ninhos de tartarugas em São Miguel do Gostoso. Ainda no sábado, foi recebida em jantar pela prefeita Fátima Dantas.
Ela ficou conhecida no Brasil e exterior ao ser presa na Rússia, em 2013, em ação do Greenpeace contra a exploração de petróleo no mar Ártico. Junto com outros ativistas, ficou dois meses em cárceres russos. Foi solta após pagamento de finança e uma campanha internacional que reuniu 2,5 milhões de assinaturas.
Ana Paula quer ser uma espécie de embaixadora do turismo ecológico de São Miguel do Gostoso. “Quero chamar a atenção para a questão da sustentabilidade de modo que se possa desenvolver aqui um destino turístico unindo a proteção ambiental das espécies, como as tartarugas, e o turismo ecológico”.
Para Ana Paula, a preservação das tartarugas no município é um bom exemplo do como se pode fazer turismo ecológico. Segundo ela, isso poderá dar um novo impulso ao turismo local. “A comunidade local precisa se envolver com a causa e perceber que a natureza vale muito mais viva do que destruída”.
A ambientalista não se assustou com a presença de torres eólicas em São Miguel do Gostoso. “A energia eólica é limpa, ao contrário de outras fontes de energia, como o petróleo, que polui os mares e destrói fauna e flora”, afirmou. Mas concorda com o limite de dois mil metros para instalação de parques eólicos.
Apesar de sua paixão por causas ecológicas, ela não vê problemas com a instalação das torres eólicas. Para ela, a necessidade de se ter uma “energia limpa” se sobrepõe a questões estéticas com a presença de parques eólicos. “Na Dinamarca, já há excursões de turistas para ver eólicas dentro do mar”.
A vida de Ana Paula é marcada por desafios. Com a mesma desenvoltura com que desafiou militares russos no mar Ártico, ela posou nua para a revista Playboy – a edição que está nas bancas. A ambientalista aproveitou sua exposição na revista de nus femininos para chamar atenção para as causas que defende.
Veja, nos links abaixo, entrevistas dada por Ana Paula falando sobre sua ação em São Miguel do Gostoso, entre elas um “Bom Dia RN”, da Intertv/Globo, e reportagens sobre sua prisão na Rússia e decisão de posar nua para a revista Playboy, inclusive com a reprodução de algumas fotos da revista.

4 comentários:

  1. Muito orgulho da Amjus. Nós da ONG NUMAR iniciamos esse trabalho de preservação de tartarugas marinhas em São Miguel do Gostoso por bastante tempo mas não conseguimos manter. A Amjus, que até nos apoiou muitas vezes, continuou o trabalho com muita seriedade e organização e merece esse reconhecimento. E São Miguel do Gostoso também merece. Essa juventude linda.

    Daniela

    ResponderExcluir
  2. É incrível como em São Miguel do Gostoso tem cada novidade. Parabéns.

    Katy

    ResponderExcluir
  3. Lindju, Lindju esse trabalho deles. Um amor. Eles fazem um trabalho muito legal. Obrigado por nos informar deles.

    Márcia

    ResponderExcluir
  4. As tartaruguinhas nascendo em nosso município com eólicas ou não.

    ResponderExcluir