domingo, 6 de abril de 2014

São Miguel do Gostoso quer ampliar limite de até 2 mil metros para parques eólicos próximos à cidade



Por Emanuel Neri
Todos sabem que a energia eólica é considerada uma energia limpa e não poluidora. Todos sabem que o Brasil precisa desta matriz energética para impulsionar seu desenvolvimento. E sabem também que a energia éolica é grande fonte de receita no Nordeste, onde o vento é sempre abundante.
Mas é importante dizer também que a energia eólica interfere esteticamente na natureza e, quando os aerogeradores (foto) são erguidos próximos a conglomerados urbanos, as hastes destes cataventos gigantes, em contato com o vento, causam ruídos dia e noite, que incomodam os moradores.
É por causa da questão estética e do incômodo do ruído que São Miguel do Gostoso começa a se movimentar para impor limites maiores para que as empresas eólicas construam seus parques de aerogeradores mais distante das concentrações urbanas. Hoje o limite é de mil metros a partir da faixa litorânea.
Em área não urbanas, o limite cai para 500 metros e até menos. Mas especialistas acham que mesmo o limite de mil metros, em áreas urbanas, é muito pouco. E por isso a Câmara Municipal de São Miguel do Gostoso começa a analisar nesta segunda-feira (7/4) a ampliação deste limite para a construção destes parques.
Projeto que está na Cãmara Municipal pretende ampliar a distância para 2 mil metros ente a faixa litorânea e o início dos parques eólicos. Acredita-se que este limite já não vai interferir muito na estética da cidade e prejudicar moradores com os ruídos das hastes dos aerogeradores.
Esta é uma discussão interessante que deve envolver os moradores de São Miguel do Gostoso. A construção de parques eólicos próximos à cidade prejudica o turismo, principal atividade econômica local. Ninguém vai querer construir pousadas, casas e condomínios próximos a estes parques.
O limite de mil metros em área urbana e 500 metros em áreas não urbanas foi aprovado na gestão anterior, quando Miguel Teixeira era prefeito da cidade. Mas mesmo assim estes limites não foram obedecidos. No distrito dos Morros, os parques foram construídos colados à área urbana.
Os moradores dos Morros se queixam do barulho ininterrupto causado pelas hastes dos aerogeradores no contato com o vento. Além disso, o problema estético também preocupa. Os gigantescos aerogeradores são vistos em praticamente toda a extensão do litoral de São Miguel do Gostoso.
Quem está na Ponta do Santo Cristo, por exemplo, vê os aerogeradores dos Morros – e eles estão a pelo menos 15 quilômetros de distância. Agora imagine estes aerogeradores gigantes no entorno da cidade de São Miguel do Gostoso. O impacto na bela paisagem local será forte, sem contar a questão do forte ruído.
Há vários parques eólicos previstos para serem construídos no entorno da área urbana de São Miguel do Gostoso até 2015. Como a cidade se expande para o interior, haverá consequências destes parques na estética e na vida dos moradores. É por isso que é muito importante esta discussão na Câmara.
Provavelmente as empresas eólicas vão dizer que já há uma lei municipal disciplinando estas distâncias e que mudar estas regras agora acarretaria prejuízos para a implantação de seus parques. Mas neste debate o que tem que ser levado em consideração é a vontade da população.
E mais que a vontade da população no apoio à mudança, a Câmara Municipal precisa pensar nos prejuízos que a cidade pode ter no turismo –com efeitos na geração de renda e de empregos – caso os parques eólicos sejam construídos próximos da área urbana. Esta é uma questão que tem que ser pensada.

25 comentários:

  1. É urgente que a população se mobilize para a distancia de 2 mil metros. Já li vários artigos pois estou preocupado com a saúde de minha familia. No Canadá uma pequena vila sofre com os efeitos do ruído das torres trazendo náuseas, tonturas e dor de cabeça. Uma vez colocada as torres será tarde demais. Precisamos nos reunir, queremos sim as eólicas que é energia limpa mas que não cause dano ao meio ambiente e a saúde de nossa população.

    ResponderExcluir
  2. Na minha opniao 2000 metros a partir da faixa litoranea è muito pouco ! Deveria ser 2000 metros a partir do limite do municipio. Se eu estivesse eu iria sem falta a esta reuniao porque è realmente molto importante. A populaçao deve defender seus interesses.

    ResponderExcluir
  3. os dias de glória acabaram. aposto 50 milhões que vão todos se trair e aprovar o projeto que virá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc deve ter muito dinheiro viu meu filho!! se quiser pode até colocar uma Eólica pra vc!

      Excluir
  4. Esta, na minha opinião é a grande batalha a travar. Se as eólicas se instalam onde foi inicialmente aprovado, adeus crescimento de São Miguel. Dois mil metros parece-me pouco, mas já é muito melhor do que, erradamente foi aprovado.
    Obrigado Sr. Emanuel por trazer `a discussão assunto tão pertinente.
    Jorge Figueiredo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a inciativa no início, não parece ser erronea como esta pessoa que se diz Jorge Figuerodo (pois o mesmo participou de diverssos benefícos deste municipio no passado e foi um dos que opinou sobre os limites) a principio si começa, e hoje agradecessemos a João Wilson Teixiera Néri, que novamente opinou sobre esse limite e pediu com a máxima urgencia essa posição do executivo, agradecemos tambem ao IDEMA que vem contribuindo e participando com essa parceria, ao Comite Orla na presença de todos nesta luta,, tomando como base o limite anterior, já estamos juntamente com os parceiros limitando as áreas das lagoas para a criação de uma Area de reserva ambiental ou uma APA, vamos a luta. Parabens Emanoel pelo espaço que é cedido

      Excluir
    2. Sr. Anónimo, primeiro essa pessoa que se diz Jorge Figueiredo, não se diz. É.
      Depois o Sr. Anónimo diz que "participou de diversos benefícios no passado e foi um dos que opinou sobre os limites". Das duas uma, ou o senhor está fazendo confusão entre mim e outra pessoa, ou não sabe o que diz. Benefícios ? Quais. Pode enumerar quais? E opinei sobre os limites? É mentira.
      Outra coisa. Conseguiu entender o que escrevi? parece que não. Sou a favor que o limite seja alargado e bastante.
      Se quiser deixar de ser anónimo tenho estarei às ordens para discutir o assunto com o Sr. Até para ver que se enganou na pessoa.
      Jorge Figueiredo

      Excluir
  5. Tem de ver ao entorno da lagoa da Tabua.

    ResponderExcluir
  6. Precisamos marcar uma reunião com a população e é para já.
    Josimar

    ResponderExcluir
  7. São Miguel do Gostoso está em franco progresso !

    Como tudo na vida , as eólicas tem seus prós e contras .

    Se faz necessário definir AONDE se quer chegar a médio prazo , tanto ambientalmente quanto sócio economicamente .
    Definir a direção , nos ajuda a entender o que não queremos...

    Ainda somos senhores do destino da cidade !?

    O diálogo com a comunidade é importante e deve ser conduzida de forma neutra e objetiva , para que se chegue em algum resultado , e, que este se reflita em ações acertadas!

    Isto é sustentabilidade , unir/alinhar os interesses sociais , econômicos e ambientais (na mesma proporção ) ...

    Não é fácil , mas sem ordem não há progresso !

    ResponderExcluir
  8. Vamos discutir e chegar a uma conclusão que beneficie a população e não somente a uma meia duzia.
    Tem que se colocar a pelo menos 2000 metros de distancia das casas impreterívelmente pois já existem relatos da perturbação que causa o barulho(dia e noite) das hélices nos Morros.

    Obrigado Emanuel por nos ajudar a discutir este problema pelo seu blog.



    Rafael Gonçalves
    .

    ResponderExcluir
  9. Se essas empresas Aeolicas vão beneficiar o nosso Município com emprego e renda isso é o que nos interessa gente caiam na real, acho que não é preciso 02 (dois mil) metros de limites para a construção desses parques, em muitas cidades do nosso Estado não existe isso, os parques ficam bem mais próximos e não prejudicam a vida de ninguém, será que só aqui em Gostoso queiram impedir isso, quantas terras improdutivas e abandonadas tem em nosso Município, que só serve mesmo para instalação desses parques, seria uma fonte de renda para muitas famílias desse Município que alugariam suas terras, e consequentemente quantas pessoas não seriam empregadas, o povo precisa é disso, agora esses pessimistas que só procuram criticar dizendo que não pode ser assim, que deixem de babaquice e ajudem o nosso Município a crescer e se desenvolver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cidadão/anônimo aí de cima está equivocado. A população tem sim que definir o futuro que quer para a sua cidade. E um limite maior para a implantação dos parques eólicos (de mil para dois mil metros) é mais do que razoável. Já há moradores que pedem uma distância maior, de até três mil metros. A cidade não tem nada a ver se outros municípios não se preocuparam com esta questão, ou seja, a de estabelecer limites para que os parques eólicos sejam implantados no entorno das suas áreas urbanas. Ainda bem que São Miguel do Gostoso se preocupa com esta questão. A distância de mil metros, aprovada na legislação anterior, parece muito pequena. Então a comunidade quer ampliar este limite para no mínimo dois mil metros. Não há nada de errado nisso. Pelo contrário. Feliz da cidade cujos moradores se preocupam com seu futuro. É bom nunca esquecer o exemplo do município de Galinhos, aqui próximo a São Miguel do Gostoso. Lá a municipalidade (Prefeitura, Câmara e população) não se preocupou em estabelecer limites para que as eólicas implantassem seus parques. O resultado foi um desastre: as empresas instalaram seus aerogeradores sobre as dunas e praticamente dentro da cidade, causando um forte impacto estético e ambiental em um dos mais importantes santuários ecológico do Nordeste. São Miguel do Gostoso está no caminho certo. Tem sim que discutir a ampliação do limite para a implantação dos parques eólicos. E é importantíssimo que a população da cidade participe deste debate, na Câmara Municipal (a discussão do projeto parece que está marcada para esta terça-feira, 8/4, à noite), para definir os limites que julga adequados para que as empresas comecem a implantar seus parques eólicos com seus aerogeradores.

      Excluir
  10. Minha irmã está se aposentando e queria comprar um terreno aqui em Gostoso para construir sua casa. Ela agora vai esperar a decisão da distancia das torres para não comprar perto e se arrepender depois. As pessoas ganham muito dinheiro para arrendar suas terras para as torres eólicas mas se esquecem que entorno das suas terras a desvalorização é grande porque ninguém vai querer estar perto de uma torre e ter sua saúde comprometida.
    Sandoval

    ResponderExcluir
  11. Ganham dinheiro arrendando as terras... uma torre dura 20 anos. Você sabe quanto custa pra demolir uma torre? Custa 6 vezes mais que construir uma nova (nenhum engenheiro vai positivar esta afirmação). As empresas construem novas torres em terras onde os preços são menores e os proprietários da terra onde estão as torres antigas que se virem. Você já viu uma torre destas ruir? http://www.youtube.com/watch?v=Wlq0B_ucsYo

    ResponderExcluir
  12. O que acontece é que a maioria absoluta da população do nosso Município é contrária o afastamento mais ainda das torres desses parques, agora aqui em Gostoso existe uma meia dúzia de pessoas que ficam opinando em tudo e querem que a Câmara Municipal só os escutem aceitando assim as suas sugestões, e muitas vezes os Vereadores do nosso Município fecham os olhos ao restante da população e assinam esses decretos de Lei, mil metros de afastamento de uma população já é considerado uma distancia muito boa, pois jamais a população seria incomodada por barulho nenhum.

    ResponderExcluir
  13. A população não é incomodada com o barulho pois não detectamos o ruído, entra em nossos ouvidos e esse mínimo ruído é que vai fazer mal a nossa saúde causando danos sérios. Quem viver perto das torres e quiser vender sua casa ou terrenos vai ter muita dificuldade e quem sabe vender pela metade. Já soube de grupos que quiseram investir em turismo aqui em Gostoso e quando souberam das torres desistiram. Será que 2 mil metros de distancia é pouco? Não somos contra as eólicas mas é agora que se tem que discutir a distancia, depois será muito tarde e vamos sofrer as consequencias.

    ResponderExcluir
  14. É uma questão de saúde pública na cidade.
    Tatiana

    ResponderExcluir
  15. Hoje as 19h, na sede da Camara Municipal, a Comissao de Legislaçao, Justiça, Redaçao Final, Finanças e Orçamento, discutira o Projeto de Lei Nº 004/2014 do executivo, que Dispoe sobre a utilizaçao do solo para fins de implantaçao de torres eolicas no municipio de Sao Miguel do Gostoso/RN. Para os interessad@s em debater conosco, sintam-se convidad@s.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejam comentário acima do vereador Jubenick Pereira (PT). Começa nesta quarta-feira (9/4), às 19h, a discussão em torno do projeto que vai definir a ampliação - de mil para dois mil metros, a partir da linha da praia - do limite para que as empresas eólicas instalem seus aerogeradores em áreas urbanas de São Miguel do Gostoso. Esta é uma decisão importantíssima para o futuro da cidade. Quem é a favor da ampliação - e também quem é contra - deve comparecer à Câmara Municipal para participar deste debate. Também é importante que as empresas eólicas manifestem sua opinião. Este é o tipo de projeto que vai definir como São Miguel do Gostoso quer conviver com a energia eólica, uma energia limpa, estratégica para o desenvolvimento do país, mas que pode trazer problemas para a cidade. Portanto, toda a comunidade deve participar desta decisão.

      Excluir
  16. Que nada, questão de saúde Pública está aí em nossa cidade e no Brasil inteiro, os atendimentos são péssimos, falta de tudo e ninguém toma as providencias.

    ResponderExcluir
  17. Quando eu me aposentar vou morar na praia do marco! ou comprar toda a frente da praia de tourinhos pelo preço de um fusca, como fez o italiano... Rapaz, quando o cachorro pula o muro ninguém é ateu! que desespero hein... espera uns 30 anos que os preços sobem de novo... dá tchau pro super trunfo!

    ResponderExcluir
  18. É isso aí Jubenick debater é importante menos não se deixar levar por sugestões de certas pessoas que querem que tudo funcione em nossa cidade como eles desejam.

    ResponderExcluir
  19. Jubenick - Este é o vereador que fez uma lei dando o dia de folga para os funcionários da Prefeitura e da Câmara que estvessem fazendo aniversário ? Fazendo lei para agradar os "trabalhadores" com o nosso dinheiro !!?? Ainda bem que esta lei não passou pela sanção da Prefeita. Munícipes - fiquem de olho nas ações do seu Vereador...

    ResponderExcluir