quinta-feira, 3 de abril de 2014

São Miguel do Gostoso adere à bicicleta e a cidade vai ganhar ciclovias para dar mais segurança aos ciclistas



Por Emanuel Neri
E a nova onda de São Miguel do Gostoso é montar numa bicicleta e sair pedalando pelas ruas e vias próximas da cidade. Alguns ciclistas mais experientes já fazem percursos maiores por praias e outros percorrem estradas de terra ou trilhas com muitos quilômetros de extensão.
Andar de bicicleta é uma prática extremamente saudável. Trata-se de atividade física aeróbica que contribui para a perda de peso, reduz os níveis de colesterol no sangue – diminuindo assim riscos de infarto -, contribui para controlar a hipertensão e traz uma série de outros benefícios para a saúde.
Parte da população de São Miguel do Gostoso já se deu conta destes benefícios. Muitos compram bicicletas como meio de locomoção e para praticar exercícios. Há uma tendência em todo o mundo de as pessoas deixarem seus carros ou motos em casa e ir trabalhar de bicicleta. E está onda está "pegando" por aqui.
Já há ciclistas mais tarimbados em São Miguel do Gostoso e região. Édson, da Urca do Tubarão; Eugênio, do Bodega Café; Gilson Venâncio, do Supermercado Venâncio – todos eles são craques da bicicleta. Costumam percorrer longos trechos do litoral ou quilômetros de trilhas de terra pelo interior do município.
Mas há muitos outros adeptos da bicicelta em São Miguel do Gostoso. A prefeita Fátima Dantas já adquiriu sua bicicleta e está fazendo caminhadas pelas ruas e vias próximas da cidade. Um grupo de ciclistas faz o trajeto entre Touros e São Miguel do Gostoso (foto), nas tardes das sextas-feiras.
A Prefeitura local já está providenciando ciclovias na cidade. Toda a via de entrada da cidade (até o Supermercado Vital) foi feita com 11 metros de largura para que sobrem faixas  laterais para o tráfego de bicicletas. O projeto de revitalização da lagoa do Cardeiro também prevê a construção de ciclovias.
A "bicicletomania" tem tudo para dar certo em São Miguel do Gostoso. A cidade é plana, sem ladeiras, o que facilita muito o uso da bicicleta. Na maré baixa, há quilômetros de praias para serem percorridos de bike. O que ainda falta é uma maior consciência e respeito dos motoristas de carros  em relação aos ciclistas. 
Um grupo de jovens da Amjus, uma Ong da cidade, criou uma agência para atender  visitantes, levando-os para visitar, de bicicleta, pontos turísticos da cidade. Os jovens acompanham os turistas por roteiros que percorrem trechos do litoral ou por estradas de terra, visitando distritos do município.
A tendência é São Miguel do Gostoso criar uma associação de ciclistas. A principal atividade da entidade será lutar para que motoristas de veículos respeitem os ciclistas. Uma destas medidas, prevista no Código de Trânsito, determina uma distância de 1,5 metro entre um carro e a bicicleta.
Que bom ver São Miguel do Gostoso aderindo ao uso da bicicleta. O ciclismo traz benefícios físicos e emocionais,que contribuem para uma melhor qualidade de vida. Andar de bicicleta exige muito do corpo, gera bem-estar, relaxa, melhora a produção de hormônios e combate a anisedade e o estresse.
Então mergulhe nesta nova onda que está chegando agora a São Miguel do Gostoso. Deixe seu carro ou moto em casa e comece a pedalar – seja para a prática de exercícios físicos ou para se deslocar para o trabalho. Você vai sentir os benefícios desta atividade em seu corpo em muito pouco tempo.
Veja, nos links abaixo, uma série de textos que vão lhe ajudar a conhecer melhor os benefícios que a bicicleta vai trazer para o seu corpo e para a sua saúde. Veja ainda as normas de trânsito para que o motorista tenha mais respeito com quem usa a bicicleta.

11 comentários:

  1. Pedalar pra mim foi, é e sempre será uma forma de melhorar meu estilo de vida... Hoje posso garantir que a bicicleta me trouxe e me traz benefícios gigantescos ao meu bem estar... pedalem sempre!!! Sao Miguel do Gostoso precisa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo rapaz mais lembre-se que as motos estão atropelando as pessoas nas ruas, são sujeitos que acham que as ruas suas pistas de manobras radicais. onde estar policia só sabe abordar cidadãos de bem enquanto isso adolescentes e jovens infratores andam de forma agressiva nas nossas ruas empina, da cavalo de pau e não usa a sinalização. AVISO antes de fazer ciclovia procure resolver os problemas existente, pois assim vamos ter mais um.

      Excluir
    2. vamos primeiro tirar esses irresponsáveis de cima de motos que atropelam, desrespeitam e desafiam avida de outras pessoas.
      por favor vamos fazer uma campanha de denúncia de transito.
      ia polícia vocês não ver isso.

      Excluir
  2. Ter uma ciclovia será um grande avanço para a cidade. Parabéns !
    Suely

    ResponderExcluir
  3. HAHAHAH transforma a principal numa ciclovia e coloca os carros pra rodar na praia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um Ciclofaixa ou ciclovia precisa apenas de 2m para fazer o vai e vem de bicicletas não será necessário retirar os carros da principal. outro ponto importante é a proibir e fiscalizar os carros que estacionam em cima da calçada e nos dois sentidos da rua principal em frente ao conglomerado de lanchonetes próximo a decida da praia da xepa

      Pedro Neri

      Excluir
  4. Agora não depende mais de mim. Voceis tiveram sua oportunidade.

    ResponderExcluir
  5. O Rodas Vivas é um grupo que surgiu em São Miguel do Gostoso para reunir pessoas quem gostam de pedalar sua bike. Conta com jovens e pessoas de todas as idades - o único critério para entrar no grupo é gostar de pedalar. E já tem uma atividade programada para os integrantes do Rodas Vivas: próximo domingo, dia 13/4, o grupo organizará uma pedalada até a praia do Tourinhos. Sai cedinho, às 5h15, de frente da Pousada Vivenda da Terra, no bairro do Maceió. Mas este grupo também vai integrar a pedalada entre Touros e São Miguel do Gostoso que se realiza todas às sextas-feiras, no final da tarde. Este grupo chama-se "Pedala, Calcanhar". Na última pedalada, sexta-feira passada, contou com a participação de 40 pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Rodas Vivas é um grupo que se iniciou no começo do ano de 2013... sendo assim já faz um tempo que existe. Convidamos a todos que realmente goste de pedalar que nos acompanhe nesses estradas a frente. Logo logo estaremos com kits de ciclistas pra formalizar o Rodas Vivas como luvas, camisa oficial do grupo e garrafinha de água... para o mês de julho, na emancipação de nossa querida cidade de São Miguel do Gostoso dia 16 estamos com um evento que via ser um pedal saindo daqui da cidade e dando um giro por alguns distrito... Sejam bem vindo!!

      Excluir
  6. ESTE POVO/ NÃO ESTA PEDALANDO POR QUE GOSTA/ ELES ESTÃO PEDALANDO PARA AGRADAR A PREFEITA / ISTO SE CHAMA BABAÇÃO, O TEMPO DIRÁ SE E POR PRAZER DA QUI A 30 DIAS ME FALEM QUANTOS ESTÃO PEDALANDO E NÃO ( PEDALABABANDO ) OK

    ResponderExcluir
  7. muitos estao pedalando porque sabem da necessidade de fazer uma atividade fisica mais outros é só pra fazer a babação a prefeita que povo babão

    ResponderExcluir