sábado, 19 de abril de 2014

Sábado da Aleluia em São Miguel do Gostoso tinha tradição hoje condenável, como a de "malhar" Judas



Por Emanuel Neri
Porque hoje é sábado da Aleiluia, a tradição em São Miguel do Gostoso era a "malhação" de Judas e o roubo de galinhas para as festas ou o almoço no domingo de Páscoa. Mas isso é coisa do passado e, pelo menos no caso da malhação de Judas, tem conotação hoje preconceituosa.
A "malhação" de Judas é tradição antiga em São Miguel do Gostoso - como no Nordeste e em outras partes do país. São bonecos de pano em tamanho natural que são levados às ruas, geralmente arrastados por crianças, e são estraçalhado a pauladas por outras pessoas. Trata-se de uma referência, pejorativa, ao povo judeu.
Na verdade, a origem de tudo se deve a Judas Iscariotes, um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo e seu traidor.  Foi ele quem, segundo o Evangelho, entregou Jesus aos soldados romanos, por 30 moedas de prata, para ser crucificado. Mas nesta história quem paga o pato é o povo judeu.  Judas, assim como Jesus, era de origem judaica. Hoje há controvérsias sobre o fato de Judas ser ou não traidor.
Mas o fato é como se os judeus fossem responsáveis pela morte de Jesus e que por isso merecem ser “malhados” – esta é a origem da tradição. Hoje esta atitude é absolutamente condenável por se tratar de um proconceito – e uma acusação injusta -  contra os judeus. Apesar da tradição, deve ser evitado.
O roubo de galinhas também está em desuso. Se alguém entrar num quintal para roubar galinhas, corre o risco  de ser tratado como ladrão e ter que justificar seus atos perantee à Justiça. Mas aqui e acolá ainda se houve falar de roubos de galinhas no sábado de Aleluia.
Tradições à parte, o fato é que São Miguel do Gostoso vive um de suas melhores páscoas. Nunca se viu tanta gente na cidade neste mesmo período, em anos anteriores. Todas as pousadas estão lotadas. O movimento em bares, restaurantes e no comércio em geral também é grande.
O fato é que São Miguel do Gostoso se consolida cada vez mais como um destino turístico da região. As pousadas estão recebendo gente do Sudeste, principalmente de São Paulo, mas a maioria dos turistas vem mesmo da região – de Natal, Recife, João Pessoa e Fortaleza.
Trânsito na praia
Um ponto importante merece ser destacado neste feriado prolongado da Páscoa – que emenda com o feriado do dia 21 de abril, na segunda-feira. Diminuiu muito o trânsito de veículos nas praias urbanas de São Miguel do Gostoso. A prefeitura cumpriu sua tarefa e fechou acessos às praias.
Com isso, carros e motos que costumam trafegar nas praias ficam sem opção de sair e voltar à cidade. Isso é muito positivo para a população da cidade – e para o turismo. Ninguém gosta de estar na praia em meio de um trânsito infernal, correndo o risco de ser atropleado a qualquer momento.
Ainda se vê um ou outro carro e moto circulando nas praias. Mas é fato que este trânsito diminuiu de forma significativa. Pontos para a prefeita Fátima Dantas, que prometeu acabar com o trânsito na praia e está cumprindo sua promessa. Precisa agora melhorar o trânsito urbano.
A cidade ainda tem acúmulos de carros em suas ruas principais. É imporante que a prefeitura estabeleça limtes de ruas em que estacionamentos de carros seja permitido. A avenida dos Arrecifes – entre a igreja católica e o supermercado Vital – fica intransitável. Precisa mudar.
Mas as mudanças são assim mesmo. Feitas em seu tempo. Na medida em que a cidade cresce, vão sendo estabelecidas regras para que a população respeite limites de urbanidade. E aí se inclui o fim do trânsito na praia e a criação de regras de mais  controle de carros estacionados na cidade.
Que bom. São Miguel do Gostoso começa a dar sinais de que quer viver com regras de urbanidade – e civilidade. Isso permite que população e cidade convivam de forma mais equilibrada, sem que uma interfira no direito de uma vida melhor e mais saudável para toda a sociedade.

12 comentários:

  1. ontem a trade tina muito carro transitando na praia

    ResponderExcluir
  2. Presente de do coelho da páscoa para todos nós este feriado. Senti uma mudança no tipo de turista, mais famílias e menos gente da turma do isopor. Isso é muito bom para todo nós.

    ResponderExcluir
  3. A solução para o comércio e restaurantes é a rua das Ostras. Uma rua muito larga e paralela a dos Arrecifes, iria desafogar o transito da principal eu acho que breve será a melhor rua de comércio de Gostoso. Que tal a prefeitura ajudar o comercio e calçar a rua, porque com aquela poeirada abrir um comércio ali fica dificil.
    Geison

    ResponderExcluir
  4. Sem duvidas a melhor rua da nossa cidade chama-se a rua das ostras bem larga com mão e contra mão, só falta o poder Público investir principalmente quem sabe um dia fazer a conclusão do calçamento que foi feito só parte e abandonado pela administração passada.

    ResponderExcluir
  5. outro problema da rua das ostras é o lixo que fica nos canteiros por falta do péssimo trabalho da limpeza urbana da nossa cidade esse é um problema que precisa ser melhorado em nossa cidade aqui só é feita a limpeza a cada dois dia e isso nao é o suficiente tem que passar todo dia pra manter a cidade limpa

    ResponderExcluir
  6. seria interessante colocar um limite para a utilização de cadeiras e mesas colocadas na calçadas onde fica localizado 3 lanchonetes na rua dos arrecifes(rua principal), nesta rua os carros estacionam dos dois lados, ficando passagem apenas para 1 carro, o pedestre fica sem a calçada e ainda tem que andar na rua espremido entre carros estacionados e carros em movimento.
    Pedro Neri

    ResponderExcluir
  7. Esse centrinho tem que acabar e mudar muita coisa para a Rua das Ostras,eu soube no ano passado que já tinha dinheiro na Prefeitura para calçar esta Rua e até agora NADA foi feito,Sra. Prefeita quando veremos a sua ação em favor do comércio de São Miguel já totalmente abafado na Av. dos Arrecifes?
    No domingo à noite(num feriado prolongado) a coisa se agrava pois não se pode passar por trás por causa da feira se preparando e por isso vira um caos sem necessidade, numa cidade que tem tudo para dar certo com organização e colaboração dos comerciantes no sentido de aceitarem cartões de credito .Vamos fiscalizar esses estabelecimentos que se recusam a trabalhar civilizadamente,assim é fácil ficar rico sonegando impostos!

    Josilei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a rua das outras é uma rua residencial e nao está a disposiçao de bares e restaurantes pra tirar o sossego de quem mora lá acho bom que todos permaneçam na rua principal nós moradores das rua das ostras agradecemos!

      Excluir
  8. Concordo, eu acho muito desorganizada a rua principal, ninguém respeita o transito e estacionam aonde querem. Gostoso tem essa rua das Ostras que poderia ser uma rua mais moderna e organizada, com bares, lojas e restaurantes. Mas ficou obra inacabada com o calçamento cheio de buracos que acaba no meio e depois vira areia. O que falta para dar uma opção para melhorar o comércio de Gostoso com essa rua? Porque está inacabada? Para onde Gostoso vai crescer? Que tal uma matéria sobre para onde e como Gostoso vai crescer? Me parece que não tem muitas opções porque a cidade acaba quando uma fazenda começa.
    Volnei Souza

    ResponderExcluir
  9. Isso mesmo Sr Volnei!vamos fazer uma matéria assim:Para onde e como São Miguel vai crescer e fiscalizar sempre o destino que dão aos impostos pagos com muito sacrifício.


    Percivaldo de Araújo

    ResponderExcluir
  10. Pra onde vai crecer eu não sei não, mas uma coisa é certa a Av dos arrecifes já não dá mais nada , está cheia demais e tira o sossego da gente.

    ResponderExcluir
  11. Essa é São Miguel do Gostos/RN, onde curiosamente Placas de Regulamentação de Trânsitos são colocadas, mas ninguém respeita, por ex.: Na Avenida dos Arrecifes, existem duas Placas de Trânsito: É Proibido estacionar, e curiosamente, vários donos de carros e motos ignoram as mesmas. #Vergonha #Fato

    ResponderExcluir