domingo, 27 de abril de 2014

Projeto da lagoa do Cardeiro é polêmico, mas deve ser discutido para melhorar e trazer benefícios a Gostoso



Por Emanuel Neri
O tema é polêmico – e por isso deve ser discutido exaustivamente. Trata-se do Parque Lagoa do Cardeiro, em São Miguel do Gostoso e cujo projeto inicial já foi elaborado por um escritório especializado, mas que ainda será submetido a audiências públicas e aprovação do Idema, o órgão ambiental do RN.
A lagoa do Cardeiro (foto) onde a prefeitura de São Miguel do Gostoso pretende construir o parque, é um santuário ecológico da cidade. Mas não há dúvidas de que o projeto, desde que implantado de acordo com normas de respeito à natureza, será um importante equipamento de lazer para moradores e turistas. Então por que não discutir o plano e fazer dele um projeto melhor?
Sempre que se fala deste parque da lagoa do Cardeiro há uma enorme discussão em torno da idéia. É como se o projeto fosse acabar com o meio ambiente e o ecossistema da região. Mas um projeto ali, se bem feito, vai ajudar a preservar a lagoa, especialmente contra as invasões atuais e tráfego de veículos.
Há muita discussão equiovocada em torno desta obra. Vejamos alguns deles:
1)Se construído, o Parque da Lagoa do Cardeiro não vai servir só aos turistas. Vai servir principalmente aos moradores de São Miguel do Gostoso, que terão ali um excelente equipamento para esporte e lazer.
2)O parque não vai tirar outras prioridades da cidade. É claro que educação, saúde e segurança são prioridades. Segurança é responsabilidade do governo estadual, cabendo à prefeitura o papel de colaborador. Educação e saúde têm verbas especificas do governo federal e já chegam “carimbadas” para este fim.
3)Isso significa  que o parque não vai tirar um centavo sequer da educação e saúde, como também da segurança. A verba para um parque deste tipo vem do orçamento do Minsitério do Turismo. Por isso, há a necessidade de se elaborar um projeto, o que foi feito, para poder fazer a captação de recursos.
4)Muita gente acha que o dinheiro para as ações municipais faz parte de um “bolo” único. Isso é um equivoco. Saúde e educação, por exemplo, tem verbas de acordo com o tamanho da população. Há outros itens municipais que recebem dinheiro por este mesmo critério – tamanho da população.
5)Mas há inúmeras outras atividades municipais que podem receber dinheiro do governo federal – como é o caso de obras de saneamento, infraestrutura, habitação, entre outros – cujo dinheiro chega de acordo com projetos apresentados ao governo. É o caso também de verbas para desenvolver o turismo.
6)E o projeto da Lagoa do Cardeiro sai do orçamento federal do desenvolvimento do turismo. Um dinheiro que é destinado para este fim não pode ser desviado, por exemplo, para gastos com educação e saúde. Se o gestor público – prefeito ou govrnador – fizer isso, pode responder por improbidade adiminsitrativa.
7)Então a população precisa entender esta questão. Se a prefeitura não fizer projetos para captar recursos para obras de turismo, como o da lagoa do Cardeiro, não significa que vai aumentar a verba para educação, saúde e outras necessidades básicas da população. Cada projeto tem um foco específico.
Fora estas questões, é partir agora para a discussão do projeto e suas consequências. A prefeitura promete fazer audiências públicas, na Câmara Municipal, para discutir o tema  com vereadores e população. Então quem tiver dúvidas – e quiser fazer sugestões – deve comparecer a estas audiências.
Mas não se pode ser contra simplesmente porque “não concorda” com qualquer iniciativa que tente interferir na Lagoa do Cardeiro – ou qualquer outra área de preservação ambiental. Se for asim, não se faz nada – e iniciativas que podem trazer benefícios para a população jamais serão feitas.
É comum resistências deste tipo partirem de ambientalistas inconsequentes, que discordam de tudo o que é progresso – também chamados de “ecochatos”. Este blog discorda de pontos do parque – e vai lutar por mudanças -, mas concorda com o projeto por entender que ele trará benefícios para turistas e população.
O noBalacobaco apoia tudo que for bom para Sao Miguel do Gostoso, desde que elaborado com regras que respeitem o meio ambiente e o ecossistema da região.

9 comentários:

  1. Emanuel, desta vez concordo com o texto, parabéns, esclarecedor e informativo, é legal podermos levar à discussão. Ainda mais para tirar disto algo melhor! Principalmente onde você diz: "Mas não se pode ser contra simplesmente porque “não concorda” com qualquer iniciativa que tente interferir na Lagoa do Cardeiro – ou qualquer outra área de preservação ambiental. Se for assim, não se faz nada – e iniciativas que podem trazer benefícios para a população jamais serão feitas." Claro que temos que respeitar as opiniões, mas sem nem conhecer o projeto não se pode falar. Sem frequentar a Câmara, sem ir à reuniões, sem apresentar sequer um projeto próprio. Pontes a mais, a menos, podem ser todas tiradas! Temos arquitetos, biólogos e engenheiros competentes na cidade para opinar como moradores e como profissionais. O projeto SERÁ apresentado à população, não é para agora, podemos ver se está corretamente adaptado, tudo caminha muito bem. Só discordo do "ecochato", não podemos rotular ninguém!

    ResponderExcluir
  2. O IDEMA libera tudo... estão construindo na lagoa, aterrando, fazendo alterações no curso natural da lagoa e seus afluentes...aliás presenciei casas sendo construidas em cima do que antes corria um pequeno riacho... Maravilha São Miguel já está virando uma merda de concreto mesmo. Acho legal essa cambada de micos recem saídas da arvore perderem a identidade da natureza..aliás porque não matam logo os micos, aterram essa lagoa. Cansei dessa balela e desse amontoado de zé povinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não é verdade. Pelo menos no que diz respeito a São Miguel do Gostoso. Têm construções que foram embargadas pelo Idema, como aquela na entrada do Santo Cristo, que estava sendo construída na beira da lagoa do Cardeiro. O anônimo aí de cima é um poço de pessimismo - e de leviandade. É daqueles que, pra justificar suas vontades, chuta para todos os lados e em direção a todos os alvos. Mesmo que saiba que não esteja falando a verdade.

      Excluir
  3. Por um problema técnico, muitos dos comentários enviados para este blog sobre o Parque da lagoa do Cardeiro - a maioria em apoio ao projeto - acabaram sendo excluídos. Peço aos leitores que se manifestaram que refaçam seus comentários para serem novamente publicados.

    ResponderExcluir
  4. Continuo contra Emanuel, que relação o poder público tem com o meio ambiente? onde estão as campanhas educativas? nas escolas nas ruas, agora para agredir o meio ambiente e fazer com que ele renda dinheiro que é uma maneira errada de se olhar para ele o poder publico logo aparece!

    deixa o povo decidir o que e melhor para o povo e não o dinheiro, ambientalista nenhum vai concordar com isso Emanoel.

    cadê a AMJUS em Heldene? esse era o objetivo quando deram aquele inesquecível abraço na lagoa?

    ♥♥amo você Gostoso desculpa pelo voto errado♥♥

    ResponderExcluir
  5. Reescrevendo-acrescentando!
    O debate quanto ao PARQUE LAGOA DO CARDEIRO serve para provocar TODOS os atores que fazem parte de São Miguel do Gostoso,que está crescendo ,talvez sem direção !

    Aonde queremos chegar?

    Estamos todos olhando na mesma direção??

    Esta é uma questão complexa.

    Quem deveria investir, onde e de que forma-MAS COM QUE DINHEIRO ??

    Quem é mais importante (saúde, educação, economia/turismo, meio ambiente )?

    Isso me faz lembrar a uma pergunta que só confunde e nos faz perder tempo desviando a chance de uma solução: "Quem veio primeiro o ovo ou a galinha ?"

    Sem dúvida a comunidade deve participar , os pontos de vista devem se ouvidos e RESPEITADOS , para que o " caminho do meio" seja encontrado .
    Mas voltando ao tema- A LAGOA DO CARDEIRO .

    O projeto de São Miguel do Gostoso foi ESCOLHIDO entre muitas cidades brasileiras que vivem do turismo , graças a boa vontade do governo federal que disponibilizou a verba para o desenvolvimento do turismo .
    PARABÉNS aos que sabem que a verba municipal é insuficiente para questões tão básicas quanto a saúde e educação , e por isso saem a CAÇA DE VERBAS EXTRAS oferecidas pelo governos estadual e federal .
    Pelo que eu entendi o GOL foi marcado!
    Só ,não estamos festejando porque não sabemos aonde colocar a "taça"?

    Se a verba é para o turismo- apliquemos no turismo ( beneficiando os demais setores ) !!
    O turismo é uma atividade econômica importante para a cidade,que gera muitos empregos diretos e indiretos . Não sei se existem percentuais.
    O Parque Lagoa do Cardeiro, será mais um atrativo para o turista , porém vale salientar que a maior atrativo/motivação da viagem a Gostoso é a praia ou a prática de esportes.

    Os turistas certamente frequentarão o belo atrativo, mas sua existência dificilmente prolongará sua estadia na cidade ...
    A comunidade local, sairá ganhando com esta área de lazer permanente, que também receberá estrutura para atender ao turista e aos locais (gerando mais postos de trabalho/fonte de renda).

    Agora é sentar e definir , chega de postergar ...

    Janaina Carvalho

    ResponderExcluir
  6. Temos que ter uma visão global e integrada , todos os setores são importantes e não funcional isoladamente!

    O equilíbrio é fundamental para que todos saiam ganhando numa comunidade SUSTENTÁVEL !

    Sem educação básica fica difícil sensibilizar a maioria da população quanto a importância e o respeito que devemos ter a natureza .
    O parque pode ser usado pela escola!

    Como seria para os alunos terem aula prática de geografia /ciências a céu aberto?
    Sem a prática,a educação ambiental se torna ainda mais difícil.

    Esta educação , a ambiental , vai muito além da ensinada na escola , deve fazer parte do dia a dia e pode se propagar entre todos visitantes da Lagoa do
    Cardeiro,sejam eles adultos ou crianças .

    Infelizmente o ser humano cada vez mais precisa VER , para CRER ,para se der tempo - AGIR !

    Vamos acordar!
    Não haverá verba suficiente para investir , através de uma secretaria de saúde, se as epidemias se propagarem, ou ainda se as fontes de água forem contaminadas.
    Toda a comunidade deve se relacionar melhor com o meio ambiente!

    Sem dúvidas o Meio ambiente tem que ser uma prioridade,SEMPRE e em QUALQUER LUGAR ou O-B-R-A .

    Frequentemente nós humanos (os seres "racionais"), esquecemos que fazemos parte do meio ambiente,dependemos dele para sobreviver , exploramos ao máximo o que o meio nos dá "de graça", sem dar o devido valor , e , o que devolvemos como forma de gratidão?
    LIXO , esgoto, desperdício , exploramos as fontes naturais sem parar - só pensando no HOJE, no aqui e o agora !!

    Nos esquecemos do amanhã de nossos filhos, sobrinhos, netos ...com sorte ,se ficarmos idosos para ver as consequências!

    Sem o uso consciente e o respeito ao meio ambiente tudo estará perdido!
    AINDA DÁ TEMPO PARA PRESERVAR-MAS DÁ TRABALHO !
    É hora de sair da teoria ,e, partir para a ação !
    Não sei se é possível botar em pauta o nome do parque :

    PARQUE E-C-O-L-Ó-G-I-C-O LAGOA DO CARDEIRO
    Sorte e coragem para todos nós!
    Atentamente,
    Janaina Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janaina minha filha, o turista quer é isso mesmo que Gostoso já tem, andar com os pés no chão, chão de areia mesmo, não em uma selva de pedras, para mim você esta completamente equivocada não sei qual seu interesse nisso, acho que vai ganhar algo com o projeto, idealismos como o seu e que acabam com uma cultura de uma cidade, se eu quiser andar em calçadão em cima de cimento eu vou para a Natal, Rio de Janeiro, as mesmas mesmices de muitos lugares, o diferencial de Gostoso é e esse, lembro-me bem de quando Touros perdeu o titulo de vila de pescadores, coisa que Gostoso está perdendo aos poucos, não vamos deixar nossa cultura se apagar, ali deve ser área de proteção ambiental, não precisa ser modificado nada, e mesmo assim pode se tornar um santuário e atrair os olhares de muitos de fora, de visitantes assim digo, pois o povo de outras cidades, capitais, nações não tem essa visão pobre sobre meio ambiente que você e o poder publico demonstram ter, Gostoso a muito tempo tenta proteger a quela área para que o que vocês querem fazer agora não acontece-se, Heldene, ou melhor a AMJUS sempre lutou para isso, e tenho certeza que não vão abrir mão dessa luta agora, ali deve ser denominado ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL permanente, onde deve ser proibido a caça e pesca e qualquer outra atividade que venha ali interferir no meio ambinete que ali mora antes de você, eu, ter nascido, o meio ambiente da vila de pescadores do paraíso chamado GOSTOSO, eu pergunto a Emanoel ao qual quero aqui parabenizar e dizer que se cinta elogiado por fazer de sua voz a voz do povo de Gostoso, pois o dito popular diz que a voz do povo é a voz de Deus, qual hospede seu ou de qual quer um já reclamou que foi com os pés no chão da praia do Maceió a ponta do Santo Cristo? isso é GOSTOSO e GOSTOSO é isso, estarei em Brasília no próximo mês e irei ao escritório central do Greenpeace Brasil, saber o que eles acham disso, ou melhor o que Ana Paula dirá sobre isso, quem sabe ela não possa fazer uma visita a área quando ela visitar GOSTOSO não é SECRETÁRIA DE TURISMO?
      Obrigado Emanuel pelo espaço!

      Excluir
  7. ADORO o estilo pé no chão de ser , justamente por acreditar que São Miguel do Gostoso é especial pela sua simplicidade , escolhi este lugar para me fixar ! A cidade rústica e com a presença dos locais na rua principal foram pontos marcantes nesta decisão .
    Concordo que o material utilizado nesta obra deve gerar o mínimo de impacto ambiental . Hoje na bio construção , há distintos materiais para mitigar o uso CONCRETO desnecessariamente.
    A Coerência deve ser do início ao fim idealmente ...
    Se o Parque puder ser Ecológico ou Área de Proteção ambiental , MARAVILHA !
    Respondendo a sua sutil indagação ,quanto ao meu interesse INDIVIDUAL ...
    Quero ter ferramentas para poder trabalhar com turismo sustentável ( que busca o EQUILÍBRIO dos interesses econômicos, ambientais e da comunidade local) !
    Garantindo que o TURISMO seja uma atividade de longa duração , sendo bom para ambos os lados : a comunidade receptora e para o visitante (respeitando o meio ambiente) .
    Sim ,pretendo encontrar o meu sustento para trabalhar com isso! Por acreditar na causa e no bem que pode gerar!
    Eis um interesse , bastante ousado e utópico, e que , certamente não me deixará rica “financeiramente” .
    Na minha cidade natal (Rio de Janeiro) , o turismo sustentável é “impossível” pela sua dimensão e descontrole que se estabeleceu ,talvez em Gostoso esse tipo de turismo possa ser viável... só o tempo , o entendimento e a receptividade dirá.
    Exemplos dos impactos indesejados que ocorrem no litoral brasileiro não faltam: Pipa – RN, Praia do Forte -BA e Búzio-RJ .
    Vejo um longo caminho a percorrer ! Mas , um passo de cada vez ...
    Meu interesse COLETIVO é que São Miguel do Gostoso tenha seu crescimento turístico/econômico ordenado e inteligente , onde tanto o meio ambiente quanto as raízes culturais sejam preservados ,e, que certamente a população tenha acesso digno a boa educação e a saúde .
    Rogo que os debates sigam ocorrendo , que se tornem ações e que nos levem a algum lugar melhor !

    É hora de somar as forças de todos que querem que GOSTOSO siga sendo esta cidade tão aconchegante e bela.

    Grata Emanuel por criar este canal de comunicação .

    Me coloco a disposição .

    Atentamente,
    Janaina Carvalho

    ResponderExcluir