domingo, 13 de abril de 2014

Professor faz provocação contra elite conservadora e cita funkeira Walesca Popozuda em prova de filosofia



Por Emanuel Neri
É bom mesmo que alguém tumultue o pensamento de setores atrasados e conservadores do país. Na última semana, a atitude de um professor de uma escola pública de Taguatinga, cidade satélite de Brasília, causou profunda irritação na midia e na elite mais "direitosa" do Brasil.
A provocação partiu do professor Antonio Kubitschek, que ensina filosofia no Cento de Ensino Médio 3, de Taguatinha. Numa prova para testar o conhecimento dos alunos em filosofia, o professor inseriu questão que citava a funkeira Walesca Popozuda (foto) como “pensadora contemporânea”.
A questão – em uma prova que continha dez perguntas – queria saber o seguinte:
“Segundo a grande pensadora contemporânea Walesca Popozuda, se bater de frente...”
a)É só tiro, porrada e bomba.
b)É só beijinho no ombro.
c)É recalque.
d)É vida longa
A questão incluída na prova da escola de Taguatinha causou profunda reação. Parte da imprensa e das redes sociais, em especial blogueiros de direita, caíram de pau na ousadia do professor. E o tiroteio acabou sendo direcionado para o ensino do país, para a escola pública e sobrou até para o PT e o governo Dilma.
“Morreu, foi para o ralo. Virou lixo”, escreveu um blogueiro sobre a escola pública e o sistema de educação do país, segundo relato da jornalista Cynara Menezes, do blog Socialista Morena (veja abaixo).
Mas acontece que a questão colocada na prova pelo professor de Taguatinga foi exatamente uma “pegadinha” para chamar a atenção da mídia e provocar reações dos conservadores. O professor havia feito uma exposição de fotografia de seus alunos, convocou a imprensa local, mas ninguém apareceu.
Foi aí que o professor resolveu lançar mão da funkeira para chamar a atenção da mídia e balançar a ira da elite conservadora do país. A reação veio forte e imediata. Além do tiroteio na mídia, o professor foi convocado para explicar sua "estupidez" em rádios e TVs – e até Walesca entrou na roda.
O professor e Walesca passaram dias dando entrevistas. Para surpresa de muitos, professor e funkeira se saíram muito bem. O professor disse que seus alunos e a escola receberam bem sua provocação. Já Walesca mostrou uma incrível desenvoltura e fina ironia nas entrevistas.
“E se o professor quis ser irônico com o sucesso das músicas de hoje em dia?”, perguntou Walesca. E foi irônica diante de perguntas que queriam saber se ela se considerava uma “pensadora”. “Vou ali ler um Machado de Assis e ir treinando para quem sabe, um dia, ser uma pensadora de elite”.
Walesca é autora de uma música que faz muito sucesso atualmente – “É só beijinho no ombro”.
No meio do bombardeio, o professor também foi ao ataque. “Esta provocação foi feita exatamente para eles (referia-se à elite e a quem o criticou) porque, no fundo, eles têm preconceito contra a escola pública, que é tão mal considerada por eles como a Walesca e o funk”, declarou.
A polêmica rendeu notícias e reações raivosas durante toda a semana. Mas vale a pena ver também o lado da imprensa, como o da jornalista Cynara Menezes, que também  é da revista Carta Capital, que foi atrás do professor com outro olhar – sem o conservadorismo de outros colegas jornalistas.
A entrevista que Cynara fez com o professor Kubitschek, uma pérola do jornalismo isento de preconceitos, está no link abaixo. No mesmo texto, veja também reação  de um aluno que defende o professor, entende o contexto da questão sobre o funk e critica os que viram a questão com olhar preconceituoso.
Em tempo. A resposta certa para a questão colocada na prova era a letra "a": “É só tiro, porrada e bomba” – frase que consta de uma dos sucessos musicais da Walesca.

5 comentários:

  1. http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/fortaleza/jornalista-dinamarques-se-decepciona-com-fortaleza-e-desiste-de-cobrir-copa/

    a copa está sendo ótima pra vcs. Imagine quando o Ruy chegar do mexico com a MARA na sua cidade. Leia a última frase da matéria.

    ResponderExcluir
  2. digita gostoso no google pra ver a frase que aparece...

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber quando que a prefeitura vai mandar fazer a marcaçao do asfalto na entrada de Gostoso pois está uma coisa sem noçao nao se sabe o que é mao nem contra mao nem meio que coisa absurda nós temos o direito de ter aquela obra concluída

    ResponderExcluir
  4. Isso não depende da Prefeitura e sim do governo do estado. Caro anônimo antes de postar as coisas procura se informar mais e para de falar o que não sabe.

    ResponderExcluir
  5. Caro Anônimo, não depende da Prefeitura em tese, pois é claro que não é a Prefeitura que irá realizar a demarcação, entretanto, a mesma tem obrigação de cobrar o quanto antes esta devida demarcação. É curioso, votamos em uma Prefeita e quem manda é o Prefeito.

    ResponderExcluir