terça-feira, 29 de abril de 2014

Jogador de futebol do Brasil sofre ato racista e come uma banana em protesto; milhares o apoiam no país



Por Emanuel Neri
Foi mais um odioso gesto de racismo nos campos de futebol da Europa. No último domingo (27/4), na Espanha, o jogador Daniel Alves, do Barcelona – e titular da Seleção Brasileira – preparava-se para bater um escanteio, no jogo contra um outro time espanhol, o Villareal, quando  um torcedor jogou uma banana aos seus pés.
Daniel Alves, que é negro – como a grande maioria dos jogadores brasileiros de futebol – não se abalou com o ato racista. Em um gesto inesperado, abaixou-se, pegou a banana, e a comeu (foto). No final do jogo, recebeu o apoio de Neymar, companheiro do Barcelona e também da Seleção Brasileira.
“Tomaaaaaa bando de racistas!”, escreveu Neymar em sua página do Twitter. Não satisfeito, deu para os racistas uma popularíssima “banana” – aquele gesto, bem brasileiro, em que a pessoa ergue um antebraço e toca nele com a mão do outro braço. Somos todos macacos. E daí?”, acrescentou Neymar.
O gesto de Neymar, em defesa de Daniel Alves e em repúdio a mais um ato racista nos campos de futebol, pegou nas redes sociais como um rastilho de pólvora. De repente, milhares de pessoas começaram a se fotografar dando uma “banana para o racismo”. O tema dominou as redes sociais nesta segunda-feira.
Imediatamente foi criada a hashtag #somostodosmacacos. Hashtag é uma espécie de palavra chave para destacar um determinado tema no Twitter – também usado no Facebook e Instagran. Outra forma de protesto foram fotos de milhares de pessoas comendo banana, seguido da hashtag: #somostodosmacacos.
Até a presidenta Dilma Roussef usou sua página no Facebook para se manifestar contra o racismo. “Vamos mostrar que nossa que nossa força, no futebol e na vida, vem da nossa diversidade étnica e dela nos orgulhamos”, escreveu Dilma. Em todo o Brasil, artistas e políticos também se manifestaram.
Já há até uma camiseta com o hashtag #somostodosmacacos para ser vestida por pessoas que queiram se manifestar contra o racismo. O apresentador de TV Luciano Huck mandou fazer a camiseta. Mas isso também pegou muito mal. É que Huck está cobrando R$ 69,00 por cada camiseta.
O racismo é um gesto abominável que mererce ser combatido por todos. No caso do jogador do Villareal, ele foi banido, para o resto da vida, dos estádios de futebol. Mas o próprio Daniel Alves acredita que este tipo de punição não funciona. O fato é que o racismo está entranhado na alma de muita gente.
Mas o Brasil vai ter uma grande oportunidade de se manifestar contra o racismo durante a Copa do Mundo de Futebol, que começará em junho. Embora também já tenha havido manifestações racistas no futebol brasileiro, o gesto de Daniel Alves, comendo a banana atirada contra ele, pegou forte no país.
Manifeste-se você também contra mais este gesto odioso do racismo. Faça uma fotografia sua, pelo celular, dando uma "banana" para os racistas - ou posando comendo banana - e escreva a hashtag #somostodosmacacos. Divulgue esta foto em sua rede social - no Facebook, Twitter ou Instagran. Abaixo o racismo!
Veja, abaixo, links sobre o gesto de Daniel Alves contra o racismo e enorme repercussão nas redes sociais.

10 comentários:

  1. Olha pro seu rabo macaco. Sua cidade é cheia de racistas, nazistas e fascistas.

    ResponderExcluir
  2. O sujeito aí de cima é um legítimo racista. Prá ele eu dou uma "banana" - daquela tipo que está sendo dada a racistas por milhares de brasileiros, depois de maisum ato racista contra o jogador Daniel Alves.

    ResponderExcluir
  3. Esse primeiro comentário só pode ser de uma pessoa dessas que leva a vida fazendo preconceitos as pessoas, racista, nazista e fascista só pode ser você, pelo menos sou morador dessa cidade e até hoje nunca presenciamos pessoas com essas qualidades, e acho se tiver algum escondido por aqui dessa qualidade, jamais terá o respeito e a confiança do nosso povo.
    Paulo.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo saber que existem pessoas realmente preocupadas com questões raciais no Brasil. Espero ver muitas destas pessoas aqui.

    ResponderExcluir
  5. moro em Gostoso a 5 anos e vejo que precisa-se fazer muita coisa pra melhorar esse lugar maravilhoso cito algumas coisas que pra mim seriam necessárias uma rodoviária,pois aqui nao sabemos onde pegarmos ônibus pra outras cidades ,um ponto que tivesse um posto de turismo pois o turista chega e nao encontra informaçoes que ele procura ,um lugar onde pudéssemos visitar e saber um pouco da historia de Gostoso um caixa eletronico pois corre o risco de ficar sem dinheiro quem nao trouxe na bagagem um mercado publico que nao temos pois algumas cidades menores do esta já tem e nao um calçadao só pra turista isso poderá ser feito depois

    ResponderExcluir
  6. As pessoas pensam que para se fazer certas obras é fácil, olha primeiramente um Município como o nosso só pode fazer certas obras que aqui necessita como citou o anônimo acima, se conseguir com o Governo Federal ou com o Governo do Estado, pois com recursos próprios nunca irá conseguir fazer certas obras, se muitas cidade em nosso Estado já tem, vejamos essas cidades conseguiram mas foi com recursos dos Governos Federal ou Estadual e depois de muito tempo pois essas cidades já são bastantes velhas comparando-se com São Miguel, agora com certeza daqui a algum tempo nós também vamos ter muitas obras importantes para nosso Município, agora é preciso que nossos políticos busquem, pois não é fácil conseguir, se fosse tão fácil pergunto, qual o administrador que não queria deixar a sua administração com obras tão importantes para o Município?, claro que todos queriam, agora não é fácil como certas pessoas pensam.
    João

    ResponderExcluir
  7. Outro fator importante que certas pessoas devem saber é que se o dinheiro vem para uma determinada obra tem que ser gasto naquela obra.

    ResponderExcluir
  8. eu até entendo mas vejo muito dinheiro ser empregado em bobagens e o que realmente precisamos nao temos cabe a quem está no poder pedir aos deputados e senadores e governadores verbas pra essas obras pois quando se quer se faz agora o que nao pode é a nossa cidade nao evoluir em termos de construçoes que beneficiam os nativos nao é só pensar no turista é pensar em que vota nessa cidade que é o mais prejudicado essa é a verdade

    ResponderExcluir
  9. Obras públicas
    Concordo que a nossa cidade necessita de mais espaços públicos, como um terminal rodoviário, essa é de suma importância, mercado público idem; e o terminal turístico também.

    Com pequenas ações pode-se concretizar algum pleito , por exemplo o terminal turistico propõe ocupar o espaço mau utilizado do terminal da praia da xepa, e que seja voltado para atendimento ao turistas, com lojinhas de artesanatos, um espaço para atender ao turista composto de uma lanchonete e sorveteria para pequenos lanches, penso se bem trabalhado e projetado por um bom profissional dar para fazer um bom trabalho.

    Vamos fazer nossa cidade com a melhor qualidade de vida para todos os cidadãos, se essa obra do reurbanização da lagoa do Cardeiro sair vai ser de um grande diferencial que só ocorre em grandes cidades, um espaço para jovens, crianças e adultos poderem exercitarem independente da baixa mar, ou prea mar é de um valor inestimavel para a saúde do cidadão, o outro ponto positivo é separar o que é espaço público do privado, ou seja com com a construçao da via contenção urbana para caminhadas, com equipamentos públicos para crianças, espaço para ciclista, entre outros, todos nós sairemos ganhando.
    Só depois da obra pronta é que as pessoas vão dar a verdadeira importância para o tamanho beneficio que trará para os que vivem em Gostoso e para os que vem nos visitar.


    Gilson

    ResponderExcluir
  10. Onde vc se formou? pra exercer a sua profissao vc deve ter por lei diploma.

    ResponderExcluir