quinta-feira, 24 de abril de 2014

Calçadão na Arrecifes e Parque da Lagoa do Cardeiro, projetos que podem mudar São Miguel do Gostoso



Por Emanuel Neri
Pelo menos dois grandes projetos para São Miguel do Gostoso estão sendo planejados pela prefeitura local. Um deles pode sair nos próximos meses – é o calçadão no trecho inicial da avenida dos Arrecifes. O segundo, mais ambicioso, é o Parque da Lagoa do Cardeiro, que pode demorar mais para ser feito.
O calçadão, para o qual já há R$ 2 milhões liberados pela Caixa Econômica Federal, deve entrar brevemente em processo licitatório e, se tudo correr bem, deve ser iniciado em no máximo em três meses. A primeira parte do projeto vai do pórtico da entrada da cidade até a altura do Supermercado Vital.
O calçadão será construído nas duas laterais da pavimentação da avenida dos Arrecifes. Em alguns trechos, ele terá até oito metros de largura. Em outros, mais estreito, terá em torno de três metros. Em toda a sua extensão haverá áreas de convivência, com praças e paisagismo.
Um ponto alto deste projeto é a ciclofaixa que será feita nas duas extremidades da pavimentação. A via contará com faixas e desenhos de bicicletas no piso, sinalizando que aquele trecho é exclusivo para esta modalidade de transporte. Haverá discreta divisória separando esta via da de carros.
Numa segunda fase, a prefeitura pretende estender este calçadão para o restante da avenida dos Arrecifes – o trecho que vai do Supermercado Vital até o final do bairro do Maceió. Mas esta fase ainda deve demorar mais um pouco porque não há ainda disponibilidade de recursos para este trecho.
Lagoa do Cardeiro
O Parque da Lagoa do Cardeiro (foto de Marcelo Mioti) vai contar com área de recreação e faixas para uso de biclicletas e pedestres. Este trecho circulará em torno de toda a lagoa e terá cerca de três mil metros de extensão. Haverá espaços destinados a práticas esportivas, como vôlei e futevôlei, futebol e skate.
O projeto para este parque já está em fase final e foi elaborado pelo escritório do urbanista Aldo Tinoco, ex-prefeito de Natal. Ele prevê a construção de quiósques nas duas extremidades da lagoa – um deles na praia do Cardeiro, onde já existe uma praça e restaurantes, como o Shake e Maria Bonita.
O outro ponto com quiósques – para venda de água de coco e pequenos lanches – será na altura da última entrada da Praia do Santo Cristo, a que dá acesso ao bar Doctor Wind. O trecho que hoje dá acesso àquela praia terá uma ponte pra que a lagoa do Cardeiro não sofra interrupção, como é atualmente.
Também haverá uma ponte na parte da lagoa que dá acesso ao mar, na praia do Cardeiro – conhecida por “boca da barra”. Issso evitará que as pessoas que estejam circulando de bicicleta ou a pé não tenham que passar por dentro da lagoa, principalmente quando ela estiver cheia.
Na altura da praia do Cardeiro, haverá uma pequena ilha, ligada à lateral da lagoa por uma ponte. Também haverá uma espécie de pier para quem pratica esportes náuticos como o stand-up. Com isso, os usuários deste esporte põem suas pranchas direto na lagoa. Alguns trechos da lagoa serão escavados.
Um dos pontos polêmicos do projeto é uma espécie de calçadão que ligará as praias do Cardeiro e da Xepa, que também pasará por resetruturação, principalmente em suas quadras esportivas. Ali tambéms serão feitos novo quiosques e as quadras esportivas serão tansferidas para a praia do Cardeiro.
Este calçadão é polêmico porque se trata de uma via de concreto, embora estreita, que pasará margeando os terrenos que existem hoje entre as praias do Cardeiro e da Xepa. O ideal é que esta ligação fosse feita de madeira, com corrimão também de  madeira, para não interferir muito no meio-ambiente.
O projeto já foi apresentado a técnicos do Idema – o órgão ambiental do Rio Grande do Norte -, mas ainda não há uma avaliação técnica deste órgão.
Bom, é claro que todo este projeto do Parque da Lagoa do Cardeiro ainda está no papel. A prefeitura pretende fazer audiências públicas para que a população discuta o projeto. Mas é claro que, embora com possiveis alterações, este parque será uma importante área de lazer e grande atração túristica da cidade.    

17 comentários:

  1. A minha preocupação com este projeto e que venha realmente beneficiar a nós cidadãos de São Miguel .o que eu não entendo seu emanoel e que você sendo nativo deveria se preocupar mais com as pessoas da sua cidade mais não o tempo todo e você vivendo a vida dos turistas que pra você com certeza e mais importantes e depois ainda fica com hipocrisia dizendo o quanto ama tudo que existe aqui em São Miguel. O k e muito bla bla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo, ja ouviu falar do iasnin? bem acho que não, pois se estivesse ouvido ou conhecesse o projeto não diria esse comentário sobre o sr. Emanoel.
      E em gostoso uma cidade que hoje vive do turismo e não mas da pesca como antigamente, o turismo deve de fato ser levado a serio.

      att.
      Pedro

      Excluir
    2. pedro tinha que ser neri pra puxar a brasa pra sua sardinha
      discriminando os pescadores!!!

      Excluir
    3. É igual em todo lugar: gente que não tem ocupação (ou seja não tem o que fazer) mas tem acesso a um computador e tempo para ficar criticando qualquer coisa.
      A sua preocupação de o projeto beneficiar os cidadãos seria de conseguir mais uma "bolsa sei lá o que" que não exigiria nenhum trabalho? Qual o potencial de oferta de empregos aí na cidade?
      O turismo é sim, uma alternativa para a essa e outras cidades do litoral e o turista não vem apenas "pelos seus belos olhos", nem só pelos bons ventos dessa região.
      "Quanto ao outro comentário, não vi nada de discriminação aos pescadores
      Observação: " Mim não nativo" :)

      Excluir
  2. Precisa ser refeito urgentemente as lombadas na Av. Arrecifes, pois após o novo asfalto várias foram removidas e o excesso de velocidade dos carros estão realmente assustando quem tenta atravessar a Av., principalmente da entrada da cidade até a entrada da praia do Cardeiro...
    Se isso não for feito rapidamente em breve ocorrerá algum acidente grave e isso será de total responsabilidade da prefeitura.

    ResponderExcluir
  3. Deixa a Prefeita trabalhar e a cidade crescer senhor do pessimismo, estou vendo a hora você chorar, ainda falta muito tempo quase três anos e muitas obras virão.

    ResponderExcluir
  4. Não venham com conversa não. Sabe porque os pescadores de Gostoso conseguem viver com dignidade hoje em dia ???? Porque os gringos, os pousadeiros e os de fora pagam um preço certo. Antigamente os queridinhos nativos pagavam miséria como querem fazer até hoje e ainda dizem para meu pai que se ele não vender o peixe pelo o preço que eles quérem ele vai morrer de fome. nativo é amarrado que só e se a cidade dependesse deles a gente tava no tempo dos denossauros.
    Jane

    ResponderExcluir
  5. Falando sobre o assunto em pauta: Este projeto ja começou errado, primeiro porque voce faz um projeto gasta neste projeto (sei que não foi de graça) depois apresenta para a população, tomem cuidado, ok, por que a população não é besta não, este projeto em primeiro lugar tem que passar por audiencia pública, não é porque os idealizadores dele são bonzinhos, é por que é obrigado, tem que ter a licença do IDEMA, SPU e Marinha (pasmem....água internas, aqula lagoa faz parte do patrimonio da união entendem, olha façam as mais claras possiveis certo por que si a população gostar dá certo, não façam quiosques penssando em vender água de coco e agua mineral, sabemos que a água que será vendida não é nenhuma das duas, tambem desde a gestão passada este tres quios estão entregues a ninguem a do maceió o cara diz que comprou a da xepa não paga absolutamente nada a do cardeiro este tá certo fazendo um local que um dia poderá ser expulso e la´são todos trabalhadores, mas não é assim que si trabalha, acredito na gerstão da prefeita, mas seus assessores os que vivem diretamente com ela que não são confiáveis, só penssam naquilo ($$$$$$$$$$$$).

    ResponderExcluir
  6. Gostaria apenas de sugerir a administração pública local que exerça o poder que por lei lhe é outorgado para solucionar o problema de ocupação irregular do espaço destinado aos pedestres na Rua das Ostras. Por lá tem um restaurante que ocupou toda a calçada... achando pouco ainda coloca cones no meio fio. Aposto que de onde vieram não teria essa tolerância diante desta fragrante irregularidade e desrespeito para como nossa gente. É o que penso e assino:OTONIEL BARACHO

    ResponderExcluir
  7. Comentário enviado a este blog, mas que teve trechos excluídos por conter acusações.
    "Turismo e meio ambiente devem estar juntos, unidos sempre do lado da população. E triste de nos povo de Gostoso se não fosse a boca do Sr. Emanoel que faz a voz do povo ter vez. É preciso que se olhem primeiro que impactos ambientais isto trará para a lagoa, pois benefícios eu acho muito difícil ter algum, pois quem vai conseguir andar ou parar próximo a esta lagoa? lá e o habitat de mosquitos e outros insetos aqui de gostoso, sem contar o único lugar que é refugio noturno para varias espécies de aves nativas. Também tem um grande problema que é o mal cheiro da agua que fica ali acumulada, quando tem, e quando não tem por ser a cidade dos ventos fortes a beira da lagoa seca vira um verdadeiro deserto de poeira. Vamos olhar para outras coisas de nossa cidade que precisam de melhoras, como o terminal turístico da xepa, que esta pedindo socorro, e vamos ser mais realistas poder publico. Estamos precisando de melhoras na educação".

    ResponderExcluir
  8. E o calçamento da rua das ostras e da rua dos camarões que é de necessidade pública? que aquela poeira que com o alto tráfego de veículos principalmente das eólicas faz um grande mal para a saúde das crianças e dos idosos. Me faz lembrar a Copa, estádios lindos e o saneamento básico e hospitais um terror e um descaso com o ser humano. Vamos fazer o dever de casa e depois embelezar a cidade.
    Carmem Lucia

    ResponderExcluir
  9. Projetos como a lagoa do cardeiro devem encarados com muita seriedade ,com um objetivo unico objetivo , aprova-lo.Pois nao adianta nada a vontade se nao tivermos a açao.
    Perde-se muito tempo discutindo e acusando sem conhecimento do verdadeiro beneficio aos moradores evisitantes,que sao a parte mais interessada .
    Desde que se faça todas as consultas aos orgaos ambientais,audiencias publicas etc..,tudo aprovado execute mesmo,precisamos deste espaço,vemos hoje muitas pessoas caminhando, pedalando, fazendo exercicio, mas sem espaço para isso .As pessoas estao querendo praticar esportes ter uma vida mais saudavel,nao queremos saber de partidos politicos,quem vai fazer ou nao queemos que se execute a obra.
    Precisamos de ciclovias sim para que as pessoas possam pedalar e caminhar protegidas de motos e carros, mas nao e isso precisamos que a Prefeitura fiscalize os novos quiosques que serao contruidos e os velhos que estao mau administrados ao extremo.Sao miguel esta vivendo um novo tempo,existe muita pessoas de fora do municipio ajudando a Prefeitura com açoes de cidadania ,inclusive as ongs com projetos para os jovens, que sao fantasticos,pois mantem os meninos informados ,do que ha no resto do mkundo e ate aonde ele jovem pode chegar ,coisa que aha alguns anos atraz nao existia.
    Temos que ter iniciativas para dar condiçoes para que esste jovem se mantenha ocupado com coisas do bem,pois e ele que vai cuidar da cidade no futuro.
    E nossa responsabilidade fazermos a coisa certa, ,exista a ,
    democracia as pessoas hoje tem voz ,nao precisam ter medo de retaliçoes, participe ,faça a diferença cobre,exija um futuro melhor para a cidade e todos nos.

    Izaac

    ResponderExcluir
  10. Bilhões e bilhões gasto com nosso Dinheiro em estádios de futebol, e principalmente a saúde e a segurança do povo Brasileiro um descaso e falta de bom senso dos nossos políticos.

    ResponderExcluir
  11. Gostaria do apoio deste BLOG, pois na ultima reunião da Câmara esteve uma pessoa que é alem de proprietário de uma empresa que presta serviço para as empresas de energia eólica tambem é vendedor de terrenos, fazendo um discursso animador e enganador e è preocupante ver uma empresa sugerindo como deve ser feito os limites do municipio, uma empresa que vem implanta e emprega 400 a 100 funcionários, cria expectativas depois de implantada fica de 400x4 a 1000x4 pessoas desempregadas, com contas a pagra e essa beleza de concreto instalado dentro do municipio. Srs vereadores, não si façam de cego não, revejam esta proposta, chamen quem sabe para discutir, façam uma audiencia pública, convidem o IDEMA ou qualquer outra entidade que entendam do assunto, e não um empresário que nem sabia que Gostoso existir, e tambem ele é corretor, ok. Emanuel Néri acredito na repercurssão deste blog, um empresário não pode vir a nossa cidade e limitar aonde eles querem construir, Srs Vereadores cuidado, voces querem uma cidade sustentável cuidado com este projeto de lei para que vcs não aprovem este projeto de lei nada mais é do que projetos de interesses pessoais, voces já viram o que esta repercutindo da nossa cidade em nivel mundial , uma cidade com torres de eólicas, e ainda nem temos, cade o tourinho, a ponta do santo cristo, o kit wind o pescador, as ruas as casas e muito mais e masi, vamos si ajuntar vereadores vereadoras, blogs, população, vamos divulgar e fazer este projeto de lei passe por uma audiencia pública, como temos que fazer com esta construção que penssam colocar na praia do cardeiro. as reuniões da camar são as segunda feira as 14hs, vamos lutar, vamos defender, vamos deixar São Miguel do Gostoso mais gostoso Só lembrando o projeto de Lei que a camara e alguem mais quer que passe é um limite de 2000 mil metros da linha do mar para dentro da cidade , lembrem-se este limite dá lá no sitio 4 bocas, , lembrem-se gostoso só pode crescer para o oposto do mar, pois norte é o mar de um lado prorietarios como adolfo, os néri, argentino e muito mais e do outro lado a divisa de gostoso com touros, e ai como ficam os empreendimentos, como ficam as casa como ficam as terras loteadas para construção em geral, não devemos matar nossa cidade por asfixia de torres enormes dentro da cidade. Vamos lutar para esta lei sej por no mínimo 4 mil metros ou 5 ou 6.

    ResponderExcluir
  12. Acho quem está querendo determinar limites é você, dois mil metros já é muito, você não faz ideia de espaço, o Tourinho está lá no mesmo lugar bonito como sempre, a ponta do Santo Cristo a natureza já quase acabou, digo o mar, e a praia do cardeiro merece e muito ser feita essa construção nas proximidades da lagoa sem a prejudica-la, aí você que bem culpar o poder público do nosso Município?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. recebo suas sugestões e de fato o meu desejo é de que fosse 5000 metros da linha do mar. Veja bem, a ultima casa no sentido rua dos dourados para a área rural é de mais ou menos 1800 a 2000 metros, certo, os loteamentos estão si expandindo numa faixa de 3 a 4 km da linha do mar sentido área rural, quero dizer expansão urbana, certo, ai vc me diz que eu que quero, acertou, e estou pedindo ajuda do povo, pois esta pessoa que foi a câmara municipal disse que vai delimitar, entendu ele vai, não a prefeitura, não a camara, nem voce vai, é só isso, acho justo o seu posicionamento e respeito, mas lembre-se o que era gostos a 10 anos atrás no sentido da expanssão imobiliária, tinhamos 5 pousadas hoje temos 72 isso mesmo setenta e duas meios de hospedagem, isso em 10 anos, o seu neto tem quantos anos (há voce não tem neto) quando ele tiver 20 anos morando debaixo de uma torre. REFLITA e não seja materialista. e obrigado e vamos refletir e parar de trocar farpas, pois o município precisa de ação não de falação.

      Excluir
  13. O município precisa de ação e não de falação,isso mesmo !!!
    Vamos cuidar da poeira que existe em ruas que são praticamente ''veias'' da cidade como a Das Ostras e Camarões.
    Vamos morrer sufocados com a torres das eólicas e a poeira que os carros levantam ,vamos sacodir a poeira e reclamar com passeatas e gritos contra essa loucura que querem transformar a nossa cidade,e o saneamento básico ???como fica?Vamos continuar contaminando o nosso lençol freático e as pessoas ainda discutindo onde colocar essas torres??e o que já foi assinado será executado,já não tem o que se fazer,mais trabalhadores estão chegando para implantar essas torres e não tem mais o que se discutir ,vamos acordar para a nova realidade ,até o cartão postal da nossa cidade são as torres ,o que mais podemos fazer?

    Cidadão Triste

    ResponderExcluir