sexta-feira, 21 de março de 2014

São Miguel do Gostoso enfrenta preventivamente a dengue. Casos da doença caem 80% em todo o Brasil



Por Emanuel Neri
Não existe nada alarmante, nem sequer registros recentes de casos foram diagnosticados, mas São Miguel do Gostoso precisa se preparar para enfrentar preventivamente a dengue.
Nesta semana, a Secretaria de Saúde do Município está fazendo mutirões preventivos contra a dengue em vários distritos. O foco é o lixo de quintais e terrenos baldios. Nesta quinta-feira (20/3), o mutirão foi feito no Reduto. Nesta sexta, será em São Miguel do Gostoso.
Algumas pessoas têm escrito para o noBalacobaco fazendo alertas para que a população se prepare para enfrentar melhor a dengue, evitando água acumulada que favorece a reprodução do mosquito (foto) causador desta doença, que pode levar à morte. Prevenir contra a dengue é obrigação do poder público e da população.
É sempre bom ficar alerta. Todos tem que ser responsáveis por vasilhames e utensílios que acumulam água, principalmente nos quintais e terrenos baldios. E nesta época do ano, com a chegada das chuvas, este alerta tem que ser redobrado.
Em todo o Brasil tem diminuído a ocorrência de dengue. Dados divulgados esta semana pelo Ministério da Saúde indicam que houve redução de 80% da doença entre janeiro e fevereiro deste ano em relação a igual período de 2013.
Foram feitas em todo o país 87 mil notificações de casos de dengue, nos dois primeiros meses de 2014, contra 427 mil em igual período do ano passado. A redução de óbitos também foi acentuada, caindo 95% no mesmo período.
Existe uma espécie de Mapa da Dengue, formado por municípios que são pequisadas  para se acompanhar em amostragem estatística a incidência da doença no país. Em 2014, este mapa incluiu 1.459 municípios. Deste total, 321 estão em situaçao de risco, 721 em situação de alerta e 413 consideradas satisfatórias.
Embora em proporção menor do que em todo o Brasil, o Rio Grande do Norte também reduziu casos de dengue no primeiro bimestre de 2014, com queda de 56,4%. Foram 1.203 casos nos dois primeiros meses deste ano, contra 2.762 em igual período de 2013.
Vinte e um municípios do Rio Grande do Norte fazem parte do Mapa da Dengue. Deles, Caicó é o que apresenta proporcionalmente maior risco da doença, seguido de Santa Cruz e Florânia. Dos municípios pesquisados, o único que apresenta quadro satisfatório é Tenente Laurentino Cruz.
Dados da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte, divulgados em fevereiro, apontavam 43 municípios com risco muito alto de ocorrência da dengue. Estão incluídos entre eles Natal, Parnamirim, Macaíba, Caicó e Pau dos Ferros.
Veja, nos links abaixo, mais informações sobre a redução de casos de dengue no Brasil, inluindo os números do Rio Grande do Norte.

12 comentários:

  1. Tou sabendo que o que não falta é mosca... pq a cidade tá cheia de LIXO.

    ResponderExcluir
  2. Discordo totalmente a cidade pode está cheia de lixo na porta de alguns moradores que só colocam o lixo para fora depois que o carro que faz a coleta passa, ai gente assim fica difícil de manter, agora dizer que na administração passada o lixo estava tomando conta das ruas todo mundo sabe, até porque o carro que fazia a coleta na época só passava uma ou duas vezes por semana, e quando passava, hoje como morador a dois anos nessa cidade já vejo um grande avanço nas limpeza Pública, agora que nós que somos moradores também temos que fazer a nossa parte, digo, colocar o seu lixo para fora antes do carro que faz a coleta passar, afinal só existe cidade limpa com o apoio de seus moradores.

    ResponderExcluir
  3. A Secretaria Municipal de Saúde informou na manhã desta sexta-feira (21/3) que, com base em informações da Coordenadoria de Epidemiologia local, não houve registros recentes de casos de dengue em São Miguel do Gostoso - nem na sede do município nem nos distritos. Houve casos suspeitos, mas que não foram confirmados até o momento. A secretaria informa que, apesar da campanha preventiva que está sendo feita, a população deve ficar alerta a sintomas da doença: febre por mais de três dias, com piora geralmente no terceiro dia, acompanhada de dor muscular e nos olhos, fraqueza generalizada, manchas no corpo e vômito. Casos com estes sintomas devem procurar imediatamente a unidade de saúde mais próximo de sua residência para acompanhamento médico e exames laboratoriais para diagnosticar se o paciente está mesmo com dengue.

    ResponderExcluir
  4. as moscas saíram do lixão, que é muito próximo, não do lixo na cidade... e no ano passado algo foi feito, pois reduziu-se, agora está impossível!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bem, pensei que a dengue estivesse se alastrando em nosso Município, afinal existe gente que só pensa no negativo e ficam inventando mentiras, é o tipo de pessoas que são contra tudo, até para falar inverdades.

    ResponderExcluir
  6. De fato a dengue é um problema que deve ser constantemente combatido. Cuidados e prevenções devem ser conscientizados com a população. Estratégias e ações preventiva tem que ser ‘’otimizadas’’ ao máximo...
    Entretanto, vendo tais ações na cidade citadas e que estão sendo registradas e postadas em redes de divulgações da prefeitura, sou contra da parte onde a prefeitura de ''SMG'', ''poder publico'', cria métodos insanos para tal prevenção.
    COMBATER A DENGUE DEVE SER DEVER DE TODOS!
    Agora que tal criar, ''Gestão organizadora'', ações que conscientizem a população em suas casas, oficinas nas escolas, publicidades nas redes sociais, que todos visualizam diariamente, entre outras mais, ao invés do pôr crianças para fazerem o dever do poder publico de catar lixo NA RUA? Que irônico, resolver um problema arriscando-se com outro.
    Crianças devem desde cedo aprenderem a tomar ciência do que é o ''certo'' a se fazer. Mas não devem pagar pelos erros dos adultos, nem tão pouco resolvê-los.
    Não quero criar mais conflitos, só acredito que isso deveria ser repensado.
    Mas parabéns pela iniciativa, dos funcionários e secretários públicos saírem às ruas para limparem um pouco da ‘’sujeira’’.

    ResponderExcluir
  7. Eu fico falando para os vizinhos que quandp vou para São Miguel no final de semana pois trabalho a semana em Natal o meu quintal tá cheio de lixo, plástico e tudo mais. Eu digo para eles que eles moram lá e o risco de pegar dengue é maior. Sr Emanuel o sr pode me dizer se lixo anda? Eu sei que plástico voa mas é de um infeliz porco que jogou no seu próprio quintal ou na rua. Se lixo fosse dinheiro eu garanto que eu não encontraria nenhum em meu quintal quando vou para casa. Aí você fala que o lixo não é seu porque você estava ausente aí te olham com aquela cara de besta e diz num seiiii. Tome tento!!!

    ResponderExcluir
  8. Foi o primeiro mutirão em que participei.
    Valeu a experiencia.
    Parabens pela organização do evento.
    As duas agentes de saúde que nos acompanharam já tinham a informação dos locais onde encontraríamos lixo.
    O maior problema são os terrenos inabitados. (responsabilidade dos donos, mas muito maior dos vizinhos.) São eles que jogam o lixo nestes terrenos, são os vizinhos os grandes responsáveis pelos focos de Dengue nestes terrenos.
    Quando o mutirão chegava, não havia nada de movimentação desses vizinhos em relação a nossa ação. Assunto a ser repensado, pois o Mutirão não é solução quando os moradores não participam, mesmo sendo eles a causa do problema
    Joao Roberto Scomparim

    ResponderExcluir
  9. é preciso continuar com a prevençao pois aqui o povo ainda é do tempo de juntar lixo no quintal de suas casas e até na casa do vizinho é importante continuar a luta ao combate a dengue parabens a secretaria de saúde pelo trabalho continue fazendo esse trabalho porem eu percebo que existe pouco agente de edemias aqui e Gostoso acho que seria melhor contratar mais pra melhorar o trabalho de prevençao a esse mosquisto

    ResponderExcluir
  10. Achei a iniciativa válida, entretanto é preciso traçar um plano de ação permanente em toda a cidade ,começando nas áreas mais críticas ,seja nos terrenos desocupados ( onde os vizinhos jogam seu lixo :como se os mosquitos não tivessem asas ) ou em regiões menos assistidas pela limpeza pública .

    O Anúncio da quantidade total de lixo recolhido , bem como os tipos de lixo mais encontrados poderia servir de indicador de futuras ações !!

    O número de garrafas pet ,potes de plástico e latas recolhidos me pareceu maioria , se houvesse a reciclagem , reuso , artesanato destes materiais , diminuiria a quantidade justamente deste lixo que pode acumular água ,e, gerar o mosquito ...

    Jogar lixo fora do lixo , é uma questão de educação e saúde !

    É preciso atrair os moradores que assistiam passivamente toda a movimentação em prol da do benefício coletivo !

    Afinal de contas, " GOSTOSO sem lixo , fica ainda MAIS GOSTOSO " .


    ResponderExcluir
  11. moro na rua das ostras proximo da creche e enfrente a minha casa nao tem um tambor pra colocar o lixo tem que coloca-lo no chao e isso me causa muito mal pois sei que é errado mas já pedir varias vezes um tambor e nao fui atendida assim fica dificil colaborar com a limpeza da cidade segundo informaçoes levaram o tambor pra outro ponto da cidade e deixaram nós moradores desse local sem o tambor gostaria que nos devolvesse pois estamos sendo prejudicados;

    ResponderExcluir
  12. é triste, porque esses problemas só serão resolvidos, quando a população em si, se conscientizar, tenho certeza que ninguém é criança pra ficar dizendo o certo ou errado. o certo é discutido muito, e todos sabem como... é triste , vermos esses trabalhadores que pegam o lixo , porque o risco é muito grande, muita pessoas não separam direito o lixo, botam tudo em um só canto, isso é falta de conscientização? não é.... imagina a sacola rasgar.

    uma cidade limpa é uma cidade consciente e isso só acontece quando a besteira vem a tona. fico feliz , em saber que são miguel não tá com casos de dengue.

    agora , se existisse projetos em nosso Brasil, que reverter-se o lixo pra algo que possamos usar denovo seria bom, agora o que acontece? dinheiro, pessoas e conscientização... se cada cidadão separasse seu lixo teria como reverter o caso.

    ResponderExcluir