domingo, 2 de março de 2014

São Miguel do Gostoso faz um carnaval diferente, muito popular, com bandas nas ruas e festa na Xepa

E São Miguel do Gostoso faz um carnaval diferente, mas animadíssimo. Todos os dias bandas e blocos saem às ruas, sempre acompanhados por muitos foliões. À noite, a festa, com sabor bem popular, é na praia da Xepa, onde bandas locais se revezam fazendo um carnaval de muita empolgação, que vai até 3 horas da manhã.
Nas ruas, a festa deste domingo (2/3) ficou por conta do bloco "As Descoladas da Madame Chita", que saiu no final da tarde da praia do Maceió, percorreu várias ruas da cidade e terminou, depois das 20h, na paria da Xepa. Na terça-feira, vai sair o Bloco da Ponta, também animadíssimo, puxado pela banda de sopro local Tudo Misturado (foto).
O Tudo Misturado toca marchinhas e frevo de velhos carnavais. E tem uma qualidade excelente. É  formada exclusivamente por jovens de São Miguel do Gostoso - talvez seja um dos grupos musicais mais tradicionais da cidade. Mas as outras bandas que tocam na praia da Xepa também são muitos especiais.
O mais interessante é que todas as bandas que tocam na Xepa são de São Miguel do Gostoso e região. Ao optar por estas bandas, a prefeitura quer prestigiar a "prata da casa". Seus cachês são mais baratos quando comparados a outras bandas de fora, que sempre cobram valores altíssimos em suas apresentações.
Este ano, a exemplo de carnavais passados, o Ministério Público vetou gastos públicos de prefeituras em áreas atingidas pela seca. Medida acertadíssima. Os municípios que sofrem com a seca têm outras prioridades e, por este motivo, não podem torrar dinheiro público com bandas caras.
Em São Miguel do Gostoso, o carnaval na Xepa é financiado por empresas da cidade. E os blocos e bandas, que saem de todas os bairros da cidade, são patrocinado por grupos de amigos ou pessoas que se cotizam para cobrir despesas com bandas. Este foi o caso da banda que puxou ontem a Madame Chita.
É o caso do Bloco das Marias, que saiu no sábado, do bar Maria Bonita. Nesta segunda, sai o bloco "Cataputas", às 17h, da rua das Ostras, e Cândido Folia, às 19h. Na terça, além do Bloco da Ponta, puxado pela banda Tudo Misturado, às 17h, do bar Jack Sparrow, tem o Eu e Minha Tia, 15h, da rua dos Dourados.
Por sua originalidade, o Carnaval de São Miguel do Gostoso desperta atenção de turistas e de veículos de comunicação. A Intertv/Cabugi, que retransmite a Rede Globo para o Rio Grande do Norte, acompanhou neste domingo o desfile de blocos de rua da cidade, com especial destaque para o da Madame Chita.
Todos os blocos e bandas desaguam na praia da Xepa, juntando-se aos shows das bandas locais. Aí a festa toma conta de todos. No entorno do palco da Xepa, há inúmeros barracas em que comerciantes locais vendem de tudo, em especial bebidas e comidas. Há gente dançando em todas estas barracas, animando ainda mais a festa. 
Tem mais. O carnaval de São Miguel do Gostoso está organizadíssimo. Pontos para a prefeitura e a Polícia Militar. O trânsito é bloqueado quando blocos e bandas passam pelas ruas da cidade. A cidade está bem policiada. E a festa na Xepa tem terminado precisamente às 3h - tempo para que todos se recuperem para o dia seguinte.
E assim vai seguindo o carnaval de São Miguel do Gostoso. Diferente, com uma personalidade própria. Só precisa recuperar a antiga tradição dos "papangus" - grupo de mascarados que saem às ruas, sempre irreverentes. Se os "papangus" voltarem, junto com o bloco destes mascarados, a cidade vai fazer cada vez um carnaval melhor.

22 comentários:

  1. Estou amando o Carnaval de Gostoso. Voltarei ano que vem !!

    ResponderExcluir
  2. pessimas bandas sem alegria de carnaval, a cidade merece coisa melhor.

    ResponderExcluir
  3. Merece e muito coisa melhor, as bandas sao fracas, para uma cidade que a cada dia se desenvolve e muito principalmente no Turismo, mas falta investimento para um carnaval melhor, que pena que os nossos politicos nao enxerguem isso.

    ResponderExcluir
  4. Se esse dinheiro fosse investido na saude seria uma boa, k k k k k k k k k k k k vamos esperar deitados por tantas promessas falsas e falta de compromissos com o povo deste Municipio, nas proximas eleiçoes daremos o troco, mudanças e logo, chega.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo excelente carnaval em São Miguel do Gostoso.
    Pena não poder está aí para compartilhar desta alegria popular.
    Prefeita, Fafá Dantas vc vai longe.
    Incentive os grupos locais, q eles só tendem a crescer e o povo a ganhar.Abçs.
    Ângela Neri Freire.
    Aracaju- SE

    ResponderExcluir
  6. Eu como primeira vez em Gostoso gostei muito do Carnaval por ser de família pois estava com meus três filhos pequenos que puderam brincar sem aquele estresse de outras cidades. Com certeza estarei com meus filhos ano que vem.
    Elisabeth
    João Pessoa

    ResponderExcluir
  7. Quem faz o carnaval ser bom ou ruim somos nós os foliões...e particularmente o carnaval de São Miguel do Gostoso foi mt bom...tranquilo, sem violência. A necessidade d Gostoso ñ é o investimento em grandes bandas durante o carnaval, porém faz-se necessário q a administração volte os seus olhos para a EDUCAÇÃO, a SAÚDE, SEGURANÇA e a INFRA ESTRUTURA do município.

    ResponderExcluir
  8. falta muito para termos uma cidade que respire folia, o blogueiro usa palavras erradas em seus comentários, cuidado estou de olho em suas publicações.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns a policia militar que fez o carnaval de gostoso seguro!

    ResponderExcluir
  10. O carnaval foi bom e tranquilo mas estao esquecendo do que é mais importante na nossa cidade O INICIO DAS AULAS que estao com atraso nós já estamos sabendo que só começará no proximo dia 17 que coisa absurda porque as escolas de Natal já estao funcionando desde de fevereiro e aqui em Gostoso por causa de contratos que deveriam ser feitos em janeiro a prefeitura usa toda a falta de respeito com nossos filhos que sao alunos e nao cumpre o calendário gostaria de saber se voce Emanuel acha isso correto já que vive apoiando os erros administrativo de sua cunhada?os nossos alunos nao devem ser prejudicados façam as coisas certas e nao prejudiquem nossa educaçao que já é um caos.

    ResponderExcluir
  11. vou dia 13 a promotoria avisar que as aulas ainda nao começaram porque as escolas estao em reformas se o certo era pra terem feitos essas reformas em janeiro e a prefeitura ficou só enrolando e está prejudicando nossos filhos que vao começar com atraso.

    ResponderExcluir
  12. quero dizer só uma coisa gostoso não precisa de carnaval igual o de touros gostoso precisa de educação mais do que vale apena se não se tem um carnaval igual o de touros e também não tem educação uma vergonha as aulas ainda não começaram e quando começar ai chega o recesso de são joão aniversario da cidade que também paralisa as aulas

    ResponderExcluir
  13. a secretaria de educaçao está sem rumo nao conseguiu começar as aulas no tempo correto e meus filhos estao reclamando da falta de aula e querem estudar em touros em uma escola privada pena que eu nao posso pagar senao eu já teria tirado eles daqui dessas escolas que tem professor de ciencias dando aula de historia e professora que nao é formada dando aula e ganhando como formada isso é vergonhoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro anônimo vou ser mais critico ainda essa secretaria de educação já começou errada quando no ano de 2013 antecipou e tirou o direito de nossos filhos ter os 200 dias letivos, em função de não pagar os professores contratados. ainda mais isso é lamentável professores despreparados como no zuza e Ana ribeiro que pedagogos assumem as areias especificas não é falta de mão obra qualificada e sim incompetência dessa secretaria que fala tanto em educação. mais que na realidade diz sim a politicagem desse município.

      Excluir
    2. caro anônimo vou ser viu ciências ensinando historia e sem fala que pedagogos ensinando geografia, matemática, língua portuguesa artes e outras. onde estar a visão de preparar os nossos alunos para o mercado de trabalho. faço um desafio ainda me mostre se um dentista pode atual como medico, assim são as disciplinas. minha gente vamos ter mais respeito com nossos alunos. ESSA SECRETARIA ESTAR NA HORA DESCANSAR DE VEZ.

      Excluir
  14. gostaria de saber se é permitido circular veiculos na praia? porque vi muitos circulando na praia nesse fim semana e tambem quadriciclo mesmo com placas os motorista passeavam tirando nosso sossego eu diria que se nao houver fiscalizaçao nao haverá respeito pra nós banhistas

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de saber porque as festa do proprietário do espaço-mix nao sao proibidas porque fazem muito barulho pra todo vizinhança e incomoda tenho filhos pequenos e eles dormem mal com tanto barulho tem visto muitas reclamaçoes do dono desse blog com o paredao dos evangelicos e lá nesse espaço alem de ter muito barulho do som tem de gente falando muito alto eu acho que esse tal de sebá deve ser amigo do dono do blog por isso que ele nao reclama o som de Clésia já fechou e esse tal de espaço mix vai continuar aberto?sem falar no monte de garrafas que ele acumula no fim do terreno do espaço mix será que a vigilançia sanitária ainda nao vi esse lixo absurdo que tem lá?juntando ratos e mosquito da dengue é bom fazerem uma visita pra acabar com o lixao e emanuel que fala tanto em preservaçao da natureza nao devia aceitar um monte de vidro jogado no terreno da praia poluindo o solo vá lá emanuel confira com seus proprios olhos

    ResponderExcluir
  16. Passei pela Xêpa e observei 2 coisas MUITO importantes que faltaram na organização: Primeiro banheiro químico, fazendo com que presenciássemos várias pessoas fazendo suas necessidades nas ruas, segundo e acho que o mais importante...LIXEIRASSSSSS, para tentarmos educar as pessoas a jogarem seus lixos no lixo.
    Também não foi citado o grande número de roubos ocorridos principalmente na rua que dá acesso a ponta do Santo Cristo, onde furtaram objetos de dentro dos carros.
    A cidade precisa de gente capacitada para organizar e executar com segurança estes eventos, pois os turista que tiveram seus carros ARROMBADOS não voltaram mais para cá.

    ResponderExcluir
  17. Se houver educação de qualidade, talvez no futuro as pessoas possam vir a pensar, se informar, ler, se politizar, e isso, definitivamente, não é interessante para os políticos e poderosos da cidade. Uma população educada e politizada, que saiba reivindicar seus direitos, fiscalizar e cobrar da administração da cidade, melhores condições para todos e não só para uma família, se revela um risco proeminente a caminho do progresso.

    (realidade)

    Vamos fazer de tudo para continuar 'emburrecendo' a população local e tapando seus olhos com alguns pequenos favores e agrados, pois assim continuaremos firmes e fortes no poder!

    (ficção, ou não?!)

    ResponderExcluir
  18. Triste realidade, não só aqui, mais no país inteiro.

    ResponderExcluir
  19. Liomar Costa de Queiroz7 de março de 2014 às 20:54

    Nesse carnaval de Gostoso, a contratação de bandas locais e/ou regionais foi louvável, tendo sido a qualidade das músicas, predominantemente ruim, no entanto poderiam ter negociado um percentual de músicas carnavalescas de boa qualidade, até como processo educativo para os jovens, em especial.
    Ainda em relação às bandas contratadas, achei um absurdo o horário das apresentações que se prolongava até as três horas da manhã, com alto volume do som, o que poderia ter ocorrido, diariamente, das 18 às 24horas, com isso contribuiria para mais segurança pública.
    Destaco os blocos de rua com bandas de metais tocando música de boa qualidade e garantindo o verdadeiro carnaval!

    ResponderExcluir
  20. Moro nas proximidades do local da festividades do Carnaval, e em nenhum momento da noite fui prejudicado com o barulho do som, sobre o horário que as bandas paravam de tocar achei normal acho que poderia tocar até tocar mais tarde ainda, tem gente que não da para entender se essas bandas tivessem tocado só até as 12 ou 13 horas da manha criticariam também, acho que muita pessoas deveriam usar o bom senso afinal carnaval são só quatro dias, para quem não quer escutar barulho nenhum é só ir morar na Fazendinha, Mundo Novo ou em outros lugares mais tranquilos.

    ResponderExcluir