sexta-feira, 28 de março de 2014

Obras em quatro colégios de São Miguel do Gostoso atrasam e cerca de 600 alunos ainda estão sem aulas



Por Emanuel Neri
Quase um mês depois do começo do calendário escolar em todo o Brasil, iniciado no primeiro dia de fevereiro, até agora pelo menos 600 jovens e crianças continuam sem aulas em Sao Miguel do Gostoso. Provavelmente estas aulas só serão iniciadas na primeria quinzena de abril.
Estas estudantes pertencem a três escolas – uma na sede do município, o Zuza Torres, e as outras duas nos distritos da Baixinha dos Franças e Morro dos Martins. Há ainda um anexo da escola Ana Ribeiro, que funciona no Colégio Olímpia Teixeira (foto), cujos alunos também estão sem aulas.
Mas a secretária Izabel de Matos, da Educação, diz que a reforma do Olímpia, que é uma escola estadual, será concluída neste próximo final de semana. Com isso, todos os alunos do Ana Ribeiro que estudam no Olímpia, no período da manhã, já terão aulas a partir da segunda-feira (31/4).
E de quem é a culpa pelo atraso destas aulas? A secretária Izabel de Matos diz que o problema foi a demora na conclusão da licitação para a reforma dos colégios – em alguns deles havia riscos de desabamento do teto. As obras foram iniciadas em fevereiro, quando as aulas deveriam estar começando.
Por mais que a prefeitura de São Miguel do Gostoso alegue demora na conclusão da licitação, é claro que faltou planejamento para que o processo licitátório fosse iniciado antes, as obras feitas no período de férias e as aulas inicadas em fevereiro, junto com o calendário eleitoral do país.
Por causa da Copa do Mundo de Futebol, em junho, o início das aulas em todo o país foi antecipado para fevereiro.  Mas ocorre que, também por causa da Copa, todos os colégios do país terão recesso durante o período dos jogos, que começam no dia 12 de junho, com duração de mais de um mês.
Então é só fazer as contas. Se as aulas destes colégios de São Miguel do Gostoso forem mesmo iniciadas na primeria quinzena de abril, os alunos destas escolas terão pouco mais de um mês de aula. É que no dia 12 de junho todas as aulas no país serão paralsiadas por causa da Copa.
Quais são as consequências deste atraso? Os alunos das escolas que estão com aulas atrasadas vão entrar em janeiro de 2015 ainda com aulas. É que será impossível, depois de mais de dois meses de atraso para o reinício das aulas, cumprir toda a carga horária até o final de 2014.
Professores e pais de alunos têm reclamado muito, neste noBalacobaco, do atraso das aulas. Muitos destes comentários de pais já foram publicados por este blog. O fato é que a prefeitura precisa se planejar melhor para evitar este tipo de atraso,  que prejudica os alunos e professores.
Há razões de sobra para tanta reclamação. A prefeitura de São Miguel do Gostoso precisa se planejar melhor, fazer suas licitações de obras com mais antecedência, para que não volte a acontecer o que está ocorrendo atualmente, com sérios transtornos para alunos, pais e professores.

7 comentários:

  1. Até que enfim uma matéria séria, coerente, mostrando a realidade, com imparcialidade. Realmente, é um verdadeiro descaso com a Educação no nosso município, a Prefeitura pouco ou nada tem feito para minimizar esta situação. É uma falta de preparo generalizada, tanto por parte da Prefeita, como por parte da Secretária. Como diz Boris C: "Isso é uma Vergonha".

    ResponderExcluir
  2. parabens Emanuel pela materia a verdade é essa a falta de um planejamento antecipado para nao prejudicar o inicio das aulas estou muito feliz com a sua materia isso prova que apesar de voce ser cunhadao da prefeita voce é um homem justo que dá razao a quem tem e voce sabe como ninguem por ser um jornalista de sucesso como é importante a educaçao de qualidade agora só falta uma coisa é voce ficalizar quem sao os professores que a secretaria colocou pra dá aulas pra esses jovens tem alguns que nao sao formados e estao dando aula de disciplinas que nao dominam isso é um descaso com os nossos filhos o certo é só dá aula quem tem diploma e na disciplina da qual se formou tenho certeza que voce concorda comigo pois como jornalista jamais voce iria trabalhar como médico pois isso voce nao saberia fazer e aqui em Gostoso a coisa é desse jeito é tudo misturado faça uma visita nas escolas e procure saber qual a formaçao desses professores e qual disciplina estao lecionando voce terá uma surpresa .nao será dificil pra voce pois é jornalista e pode fazer quantas pesquisa quiser boa sorte.

    ResponderExcluir
  3. as obras do Olimpia estao lentas por culpa da prefeitura pois a diretora tem lutado pra que as aulas tenham inicio o problema é que a prefeitura só quer usar o predio e fazer consertos que é o que deve fazer a cada fim do ano letivo nao faz e causa todo esse transtorno.aí ficam colocando a culpa na diretora

    ResponderExcluir
  4. Seria cômico se não fosse trágico! É a educação de centenas de crianças, adolescentes e jovens, sob a gestão de um desgoverno generalizado.

    ResponderExcluir
  5. Aqui é Gostoso com a educação Amarga.

    ResponderExcluir
  6. graças a Deus , fico feliz em saber que são esta fazendo reforma nas escolas =) e amigos meus falaram que a escola não estava antes adaptada da maneira certa, e agora estão adaptando.

    ResponderExcluir
  7. A PREFEITA DE GOSTOSO E SUA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO,ESTÃO DE PARABÉNS JÁ ESTÃO REFORMANDO AS ESCOLAS PARA 2015 KKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir