segunda-feira, 17 de março de 2014

Em pouco mais de um mês de aulas, crianças de São Miguel do Gostoso começam a falar inglês no Iasnin



Por Emanuel Neri
Carlos Eduardo, o Dudu, tem 11 anos; Bruna Eduarda tem 12. Os dois fazem parte de um grupo de 12 crianças – entre 9 e 12 anos – que estudam inglês três vezes por semana com a professora Kátia Viegas, no Instituto de Ação Social e Cidadania Nilo e Isabel Neri (Iasnin).
Com pouco mais de um mês de aulas, Dudu e Bruna (foto) já sabem se comunicar em inglês. Na noite da última sexta-feira (14/3), os dois dialogaram, na sala de aula, sobre o que têm em suas casas, como são suas famílias e como é a cidade em que moram – São Miguel do Gostoso.
Tambem simularam diálogo sobre suas profissões.
“What’s your occupation?’ (qual a sua profissão?), perguntava um para o outro.
“I’am a doctor” (médica), respondeu Bruna. “I’am a soccer play” (jogador de futebol), disse Dudu. Naquela sexta, à noite, nove alunos, dos 12 inscritos no curso, estavam presentes à aula da professora Kátia. E praticamente todos sabiam fazer ou responder perguntas em inglês.
Além de Bruna e Dudu, vejam o nome destas crianças e suas respectivas idades:
Maria Isabela, 9.
Valeska Cecília, 10.
Michael Dantas, 9.
Luan, 12.
Pedro Vitor, 11.
João Marcelo, 12.
Júlio Arimatéria, 12.
O mais importante na classe da professora Kátia é que seus alunos já dão os primeiros passos em inglês. Cantam músicas em inglês e em seguida traduzem para o português. Cantam o alfabeto e números em inglês. E estabelecem diálogos com eles ou com pessoas que cheguem à aula.
Este curso do Iasnin faz parte da programação com professores voluntários desta entidade. Além de inglês – dado pela professora Kátia, há outras turmas que têm aulas com os professores  Anchieta e Bia Scott – também são dadas aulas em espanhol, com o professor Jordi.
Em breve também serão iniciadas aulas de francês e outras matérias para reforçar o aprendizando de crianças, adolescentes, jovens e adultos de São Miguel do Gostoso. Neste programa de voluntariado, há também interpretação de histórias e exibição de filmes para crianças, com Christy Martins.
É muito importante o que está acontecendo nesta iniciativa do Iasnin de trabalhar com voluntariado. O trabalho voluntário tem como principal objetivo compartilhar conhecimento. E o mais genersoso nesta prática é que o conhecimento vem de quem tem para aqueles que não têm.
O curso para crianças que é dado pela professora Kátia é uma prova deste compartilhamento de conhecimento. Ela ensina pacientemente aos seus alunos – e eles, interessadíssimos nas aulas, já começam a a dialogar e responder a perguntas básicas em inglês.
“Por que estudar inglês?”, pergunto a estes alunos.
“Porque no nosso futuro o idioma inglês vai ser muito importante para conseguir emprego”, responde rapidamente um dos alunos, com a concordância dos demais. Um deles disse que já havia estudado inglês na Escola Zuza Torres, mas que não aprendera nada. O professor dificilmente aparecia para dar aula.
Que bom que a prática do voluntariado esteja chegando a São Miguel do Gostoso e contribuindo para dar mais conhecimento para crianças, jovens e adultos. É certo que o futuro de todos eles vai ser muito melhor do que é hoje. 
E vai ser bem melhor quando mais voluntários aderirem a este programa, ampliando a oferta de cursos no Iasnin e beneficiando um número maior ainda de pessoas. São Miguel do Gostoso agradece a estes voluntários.

13 comentários:

  1. GOSTARIA DE DEIXAR UM RECADO PRA SENHORA ISABEL DE MATOS (;A EDUCAÇAO É A FONTE DE DESENVOLVIMENTO DE UMA NAÇAO E SEM ELA É IMPOSSIVEL TERMOS UMA PAIS DESENVOLVIDO )ISSO É PRA ELA SABER QUE OS ALUNOS QUE AINDA ESTAO SEM AULA ESTAO PERDENDO A OPORTUNIDADE DE CRESCEREM E ACOMPANHAREM O MUNDO EM DESENVOLVIMENTO E TAMBEM PARA QUE ELA USE A CONCIENCIA DE EDUCADORA E NAO PERMITA QUE PESSOAS QUE NAO SAO GRADUADAS EM SUAS DISCIPLINAS ESPECIFCAS DEEM AULAS DE OUTRAS QUE NAO SAO HABILITADAS POIS ISSO ´CRIME E NAO DEVEMOS ACEITAR UMA BARBARIDADE DESSA NAS ESCOLAS DOS NOSSOS FILHOS SÓ É PERMITIDO PEDAGOGO DÁ AULA PRA ENSINO FUNDAMENTAL MENOR E TEM VARIAS PROFESSORAS QUE NAO TEM GRADUAÇAO NEM PÓS DANDO AULA AO ENSINO FUNDAMENTAL MAIOR ISSO NAO PODE E SERÁ INFORMADO A PROMOTORIA NOS PROXIMOS DIAS SE QUEREM UMA EDUCAÇAO DE QUALIDADE DEVE-SE FAZER A COISA CERTA SE REALMENTE SE PREOCUPAM COM A EDUCAÇAO DO NOSSO MUNICIPIO O QUE EU NAO ACREDITO!

    ResponderExcluir
  2. e isso ai, educação e a base de toda a vida.

    ResponderExcluir
  3. pena que aqui em Gostoso os governantes nao pensem assim se ver no descaso na hora de contratar professores tem muita politicagem e pouca qualidade é gente dando aula do que nao sabe só por questao politicas isso é um absurdo

    ResponderExcluir
  4. surto de dengue em Gostoso assusta moradores e até agora nao estou vendo nenhuma mobilizaçao da secretaria de saúde peço a cada morador desse municipio que limpe seus quintais e nao deixem agua parada em baldes e tambores e lavem seus tanques toda semana e se vi alguma martelo na agua por favor chamem o rapaze da endemias se agirmos assim nao teremos uma epidemia na nossa cidade vamos coloborar com a limpeza vamos fazer nossa parte independente de partidos politicos vao esquecer a politica e colaborar pra que nao morra ninguem de dengue pois é nosso dever nao deixar essa doença invadir Gostoso

    ResponderExcluir
  5. é isso mesmo vao se unir e fazer uma limpeza em nossos quintais alem de fazer o mosquito nao procriar nós nao teremos dengue e a cidade ficará limpa

    ResponderExcluir
  6. nunca devemos esquecer que a dengue mata e tenho certeza que nao é isso que queremos pra nossa comunidade vamos limpar nossos quintais e nao deixar água acumulada em balde ,bacias tanques e potes vamos limpar tudo e afastar essa doença que é terrível fale com seu vizinho e diga pra ele a importançia da limpeza na casa e no quintal.

    ResponderExcluir
  7. E fale para os vizinhos não jogarem lixo no terreno vazio ao lado, moro em Natal e toda vez que vou a Gostoso vejo meu terreno sujo e com lixo e o vizinho reclamando que eu tenho que limpar. Se eu não moro no terreno como é que tem lixo? E eu não sou trouxa porque sempre vem um vizinho querendo cobrar para limpar. Uma senhora honesta que mora perto me disse em segredo que eles jogam lixo se propósito para ganhar um dinheirinho extra do 'trouxa' Já falei com outras pessoas que tem terrenos e sempre é a mesma coisa. Quero dizer a esses espertinhos que isso é crime até porque traz doenças. Vai ganhar dinheiro honestamente seus espertinhos.
    Antonio Mendes

    ResponderExcluir
  8. Os terrenos baldios sao um grande problema para a populaçao que está preocupada com o combate a dengue e tambem as casas fechadas é preciso que o grupo de endemias haja rápido e faça um trabalho prevençao intensivo existem alguns terrenos que sao de pessoas que moram fora do Brasil acho que a prefeitura deve fazer uma limpeza porque se nao for assim nao vai adiantar todos nós devemos evitar que a dengue entre na cidade e tambem pedir as professoras pra orientar seus alunos a como agir em casa diante de vasilhas com agua pois só o mutirao nao vai resolver a luta tem que ser diária vamos fazer tudo pra essa doença nao crescer aqui se possivel Emanuel faça um grande matéria a respeito dos tipos de dengue e as conseguençias que ela provoca ao ser humano.

    ResponderExcluir
  9. Se o assunto tratado por alguns anônimos é dengue, gostaria mesmo de saber se está acontecendo casos de dengue em nossa cidade de São Miguel do Gostoso, pois até agora ainda não tenho tomado conhecimentos de algum caso.

    ResponderExcluir
  10. sim já existe alguns casos e devemos agir rápido pra nao haver uma epidemia a populaçao tem que ajudar.

    ResponderExcluir
  11. A Secretaria Municipal de Saúde não tem conhecimento desses casos acho que só você tem, precisa se informar melhor dos fatos ou tentar fazer alguma coisa de proveito.

    ResponderExcluir
  12. so podia ser vcs neri, fazer um elogio sem primeiro ser elogiado, e brincadeira.

    ResponderExcluir
  13. secretaria de educaçao que vergonha alguns professores concursados dos colegios,aqui da sede principalmente ana ribeiro so chegam atrasados os pais sao obrigados a ficarem no colegio ate que os mesmos apareçam,porque a maioria dos alunos sao crianças,isso pela manha tambem acontece a noite,quase todos tem trasporte,isso e um absurdo prefeita,sera engarrafamento no trajeto ate o colegio,ou falta no livro de ponto.

    ResponderExcluir