sexta-feira, 7 de março de 2014

Após carnaval de sucesso, São Miguel do Gostoso faz planejamento estratégico para melhorar seu turismo




Por Emanuel Neri
Agora que o carnaval passou – e que São Miguel do Gostoso mostrou que pode fazer uma festa diferente, com muita animação e sem torrar o dinheiro público com a contratação de bandas milionárias – chegou a hora de a cidade pensar o futuro que  quer para alavancar seu turismo.
Terceiro polo turístico do Rio Grande do Norte, São Miguel do Gostoso prepara-se para definir o perfil do turismo que tem atualmente e planejar o turismo que vai querer para os próximos anos. Isso faz parte de um estudo de planejamento estratégico já iniciado.
Nesta quinta-feira (6/3), empresários do turismo, junto com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), deram o passo inicial para fazer o planejamento que o turismo local necessita para crescer e se tornar ainda mais desenvolvido e competitivo.
Planejamento estratégico é um método de trabalho que empresas e poder público usam para definir objetivos e focos para consolidar negócios e governos. No caso de São Miguel do Gostoso, o primeiro passo deste estudo é identificar, via pesquisa, o perfil do turista da cidade.
E esta pesquisa será feita junto a pousadas, restaurantes e bares. Por meio de fichas de registro de hóspedes, o pousadeiro vai identificar o perfil do turista que esteve na cidade entre outubro passado e março deste ano. Vai também falar o que precisa ser feito para que o turismo melhore.
A partir desta pesquisa e da elaboração do planejamento estratégico, o empreendedor do turismo local vai definir ações a serem feitas. Entre estas ações estão a tentativa de fazer com que todos os empreendimentos turísticos se legalizem, saindo  do mercado informal.
São Miguel do Gostoso ainda tem uma parcela de seu segmento turístico na informalidade, sem empresas legalmente constituídas, sem pagamento de impostos e sem contratação de mão de obra. Isso precisa mudar. A informalidade atrasa o turismo local e tem que ser combatido.
No combate à informalidade, é fundamental a presença da prefeitura, que deve condicionar a liberação de alvarás de funcionamento de estabelecimentos turísticos à legalização das empresas. Sem entrarem no mercado formal, estas empresas não devem ter autorização para funcionar.
Outra ação deste planejamento estratégico é a elaboração de um plano de comunicação para dar visibilidade ao destino São Miguel do Gostoso em veículos de comunicação e redes sociais do país. O foco, neste caso, é o cliente – os que já conhecem a cidade e os que não conhecem.
Este planejamento estratégico de São Miguel do Gostoso é uma iniciativa do Iasnin (Instituto de Ação Social e Cidadania Nilo e Isabel Neri) junto ao Sebrae. A AEGostoso, associação do empresariado local, participa do projeto. A próxima reunião do grupo está marcada para 7 de abril.  
É muito importante que todo o empresariado do turismo – incluindo o segmento comercial  e de serviços - se envolva neste projeto. Também é importantíssima a participação da prefeitura e outros agentes públicos. Só um trabalho deste tipo poderá incrementar o turismo local.
Ainda o carnaval
O Carnaval de São Miguel do Gostoso foi um sucesso. Diferente, inovador, com blocos e bandinhas nas ruas (foto), e com festa na praia da Xepa, com a participação de bandas locais – de custo infinitamente menor quando comparado ao carnaval de Touros, que contratou bandas caríssimas.
E o carnaval de São Miguel do Gostoso não perdeu em animação. Além disso, o empresariado local bancou gastos com a festa, já que a prefeitura cumpriu à risca a orientação do Ministério Público de não ter despesas carnavalescas devido ao agravamento da seca no município.  
E foi este carnaval espontâneo, com bandinhas e blocos, que chamou a atenção da mídia local, em especial da Intertv/Cabugi, ligada à Rede Globo, que enviou equipe para cobrir o carnaval local. A Inertv/Cabugi mostrou a diferença entre o carnaval local, barato, e o de Touros, muito caro.
Veja abaixo link para a reportagem da Intertv/Cabugi:

16 comentários:

  1. Acho dificil termos um turismo de qualidade com essa tal de carol que está muito despreparada para assumir o turismo de Gostoso o melhor seria uma pessoa formada em turismo com experiencia no assunto pois aqui o turismo é uns dos meios de emprego que mais cresce e essa tal carol deixa muito a desejar

    ResponderExcluir
  2. Gostoso está no topo do turismo mas que está no comando do turismo nao tem preparaçao para lidar com nosso desenvolvimento de turismo melhor substituir essa secretaria de turismo por alguem mais preparada

    ResponderExcluir
  3. e muito triste ver que esse blog e essas pessoas do anonimato só estão preocupados com o turismo e estão esquecendo da educação do nosso município pois nossos jovens precisam de uma educação de qualidade, mais como podemos esperar isso se estão querendo pagar aos professores menos que o piso sabendo eles que e determinado por lei federal.

    ResponderExcluir
  4. Algo muito estranho neste sábado de Carnaval. Pela tarde um caminhão do PAC cheio de areia derramou toda areia na passagem dos moradores do Maceió em um beco que pertence a Prefeitura. Se foi para evitar o acesso aos carros que por ali se dirigem a praia poderiam ao menos deixar um espaço para os habitantes passarem a pé e os pescadores que se servem desse caminho para ir trabalhar no mar. Emanuel, você que é jornalista e as vezes detetive pode nos dizer o porquê dessa montanha de areia ? Fica bem do lado da casa dos Paralamas do Sucesso. Se tiver algo novo os moradores do maceió te agradecem. Essa areia vai ficar ali impedindo nosso acesso a praia? Coisa que Gostoso nunca se preocupou e agora quase não temos acesso a nossa praia e sabemos que é lei e direito da população. Se fecharem nosso acesso de tantos anos vamos lutar na justiça e vai ter assunto no seu blog. Obrigado por sempre ajudar a população co seu blog. Tiramos fotos se você quiser.
    Jair

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O leitor tem todo o direito de criticar, mas é absolutamente inverossímel acreditar que a prefeitura vai fechar o acesso dos moradores - em especial de pescadores - às praias de São Miguel do Gostoso. Fatos como este não passa na cabeça de ninguém - a não ser na do "anônimo/a" aí de cima em encontrar qualquer motivo para atacar a administração municipal. Trata-se, portanto, de mera especulação, sem nenhum fundamento de verdade. Este espaço está aberto para que a prefeitura explique o que pretende fazer ali - talvez o bloqueio seja para os carros não acessarem às praias, mas não os moradores.

      Excluir
  5. Programação interessante para as crianças de São Miguel do Gostoso. Às 15h30 de hoje, no Iasnin (av. dos Arrecifes, 1693), haverá exibição do filme infantil "Horton e o Mundo dos Quem". Imperdível para a criançada. Após a exibição, as crianças farão a interpretação do filme, sob a coordenação da orientadora e contadora de histórias Christy Martins. É uma ótima oportunidade para a criançada entender mais sobre suas vidas e seus direitos em um mundo civilizado. Todos lá.

    ResponderExcluir
  6. "Essa tal de Carol" tem 15 anos de turismo no RN, currículo em empresas privadas, experiência em mercado e preparo para o cargo. Difícil é FAZER o que é preciso sem nenhuma verba, ou apoio do poder público. A propaganda de Gostoso cresceu, assim como suas necessidades e o recurso diminuiu. Os eventos são realizados com o auxílio do empresariado local, solicitado em meu nome (como o Rally, por exemplo). A dupla Secretaria não tem funcionários e está sem sede e equipamentos, como tantas outras cidades e secretarias do estado e do Brasil. Entendemos que não há turismo que funcione sem participarmos de um mínimo de feiras e congressos. Sem conhecer casos de sucesso como Bonito e Parati. Não há turismo sem acesso e investimento em infraestrutura. Não é necessário dizer, todos sabemos o que fazer, mas os meios é que não estão lá muito fáceis. Entretanto, caminha-se à medida do possível. Meu trabalho hoje é CONTAR quantos somos, quantas pousadas e restaurantes. Quantos leitos. Quantos turistas e seus locais de origem. Coletar dados para poder direcionar as ações. BUSCAR projetos e editais. Este ano, temos disponíveis 8 editais somente do Ministério do Turismo e cada ação nossa conta pontos para conseguirmos acesso aos recursos. Temos projeto de Lei para aprovar a criação do Conselho de Turismo e do Fundo de Turismo, para trabalhar os equipamentos locais junto a associações e moradores. Participo semanalmente de reuniões por Skype sobre o Marco do Descobrimento e o Memorial que será construído, fomentando o Turismo histórico-cultural local. Estamos participando do Pólo Costa das Dunas. Trabalhando junto ao Idema e Patrimônio da União traçando trilhas para preservação de tartarugas, iniciando com turismo ecológico. Divulgando a cidade e os eventos (basta ver os acessos do blog e facebook). Estamos criando um calendário de eventos, com foco na gastronomia e na baixa temporada para aumentarmos a ocupação. Trabalhando em conjunto com a comunidade para legalizar os que trabalham com turismo no Município. Sabemos fazer e estamos fazendo. Mais que isso, conseguimos participar dos eventos de turismo, simplesmente por meu compromisso com o desenvolvimento da cidade onde moro. Caso queiram dar sugestões ou colaborar com a Secretaria, ou verificar de perto o trabalho, estarei aguardando os anônimos. Será um prazer contar com as experiências de cada um para o nosso Plano de Trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Importante a iniciativa da secretária de Turismo para se defender de críticas feitas por leitores deste blog. O noBalacobaco tem conhecimento das dificuldades com que Ana Carolina trabalha pelo turismo de São Miguel do Gostoso. O leitor tem direito de criticar - e ela tem igual direito de se defender.

      Excluir
  7. O blogueiro fala em carnaval de sucesso com muita gente revoltada devido a qualidade das bandas comparando as com touros onde tinha Ricardo chaves, caro blogueiro faça melhor suas colocações, pois muita gente não gostou do carnaval devido as baixas qualidades das bandas cuidado com o que escreve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O leitor aí de cima não entendeu ainda que São Miguel do Gostoso optou por fazer um carnaval diferente, animado e simples, sem gastar dinheiro público com a contratação de bandas milionárias. E, com isso, atendeu à determinação do Ministério Público de que municípios em regiões atingidas pela seca não podem gastar dinheiro com carnaval. Está correta esta decisão? Na opinião deste blog, a atitude da prefeitura está absolutamente correta. Mesmo as bandas locais, com cachês infinitamente menores do que bandas como a de Ricardo Chaves - que o leitor cita - foram patrocinadas por empresas sediadas em São Miguel do Gostoso. Bem que o leitor poderia entender esta diferença - e se quiser ver bandas caras, como a de Ricardo Chaves, que ele cita, vá para Touros, que é bem perto de São Miguel do Gostoso.

      Excluir
  8. Muito obrigado Sr Emanuel em entender quanto é importante os ultimos acessos que restam para as praias em Gostoso. Esse ultimo acesso que é ao lado da casa dos Paralamas é importante não só para os pescadores do Maceió pois o que fica ao lado da madame chita é tão estreito que não dá para passar com as ferramentas de pesca. Pessoas da Arrecifes, Arabaiana, Camarões e rua da Tartaruga todos se servem dessa passagem para a praia. Contamos com a sua ajuda caso venham fechar esse acesso que já usamos toda nossa vida. Nos ajude, por favor. Mutio obrigado de todos nós.

    ResponderExcluir
  9. A verdade é que o período do carnaval em Gostoso é bom para quem quer descansar, e não de se divertir, pois falta investimento do poder Público em trazer boas bandas dentro das suas condições.

    ResponderExcluir
  10. sempre tem um otário anonimo pra falar asneiras ...

    ResponderExcluir
  11. Pra começar, homem que é Homem não se esconde atras do anonimato, é fácil falar asneira, não sabendo o quanto as pessoas fazem pelo turismo, reclamar sentado é fácil, quero ver por em prática tudo que a Carol vem fazendo pelo município. Muito bonito ficar digitando em blog e falando mau das pessoas, faça diferente amigo, vá lá diretamente na Secretaria e faça a diferença, tenho certeza que será bem recebido e suas opnioes e suas sugestões serão bem vindas, agora como disse e repito , ficar falando asneira sem saber é feio ainda mais se escondendo no anonimato !

    ResponderExcluir
  12. A verdade doe em certas pessoas deixa de ser babão.

    ResponderExcluir
  13. Putz... o Jair falou atropelaram o filho dele... foi só falar no PAC e mostrar fotos...

    ResponderExcluir