quarta-feira, 26 de março de 2014

Apesar do sucesso de mídia, moeda "Gostoso" perde fôlego; visibilidade ajudaria a divulgar turismo local



Por Emanuel Neri
Esta é uma grande idéia que não pode cair no esquecimento. Em janeiro de 2013, São Miguel do Gostoso ganhou sua moeda própria. Chama-se “Gostoso” – cada “Gostoso” vale um Real. O objetivo da moeda, que circula no comércio local, é fortalecer a economia do município.
Pois desde quando foi lançado, o “Gostoso” (foto) é um sucesso. Já foi objeto de reportagens nos principais veículos de comunicação do país. Nesta segunda-feira (25/3) foi a vez do Jô Soares falar da moeda, durante seu programa da TV Globo.
Jô falou que tinha um “Gostoso” no auditório, ao fazer referências sobre a moeda de São Miguel do Gostoso. Ao entrevistar o ator Mateus Solano, da novela “Amor à Vida”, apresentou o “Gostoso”. “E hoje aqui no programa temos o Gostoso”, disse, provocando gargalhadas da platéia.
Mais tarde, Jô voltou a falar sobre a moeda de São Miguel do Gostoso.
Desde que foi lançado, o “Gostoso” é um sucesso. Boa parte do comércio de São Miguel do Gostoso opera com a moeda, recebendo-a em troca de mercadorias. Pousadas, bares e restaurantes também aceitam o “Gostoso”. Turistas compram a moeda para guardar como “lembrança” e "souvenir" da cidade.
"Gostoso", a moeda, ajuda na divulgação de São Miguel do Gostoso na mídia. E isso é também um grande estímulo para aumentar a procura pelo turismo local. 
Mas acontece que, depois do sucesso do lançamento, “Gostoso” caiu no esquecimento. O Banco da Economia Solidária de Gostoso, responsável pela moeda, não tem feito novas ações para incrementar a circulação do dinheiro. Com isso, uma idéia brilhante acaba caindo no esquecimento.
A última notícia que se tem do “Gostoso” é que a sede do banco que administra a moeda seria trasferida do distrito da Tabua para a sede do município. A prefeitura local cedeu um espaço para o banco, mas faltam ser concretizados alguns procedimentos para que isso possa ocorrer.
Outra idéia para incrementar o “Gostoso” é fazer com que funcionários da prefeitura recebam parte dos seus salários nesta moeda. Eles podem comprar mercadorias com “Gostoso” – e é isso que faria com que a moeda circulasse com maior desenvoltura, favorecendo a economia local.
Mas nada disso está definido. Sem isso, o “Gostoso” vai perdendo fôlego, mesmo com o forte apelo de mídia que a moeda representa.
“Gostoso” faz parte das moedas populares criadas no governo Lula. Quem é responsável por estas moedas é o Banco da Economia Solidária, que é subordinado à Secretaria da Economia Solidária. O objetivo destas moedas é "bombar" as economias de pequenos municípios.
Este tipo de moeda circula apenas nos municípios em que este dinheiro existe – é este modelo que faz movimentar a economia local. O “Gostoso” não pode ser usado  em outros municípios. Sua circulação é restrita – funciona apenas nos locais em que a moeda foi criada.
As moedas populares também são usadas para pequenos empréstimos. A pessoa faz emprestimo na moeda – por exemplo, o “Gostoso” – e a utiliza para compras no comércio local. Em todo o Brasil, tinham no ano passado 80 moedas populares. “Gostoso” é a única do Rio Grande do Norte.
Mas chegou a hora de o “Gostoso” receber um choque de ânimo. Além de fortalecer a economia local, esta moeda também é um importante fator para a divulgação do destino turístico de São Miguel do Gostoso.
Veja, abaixo, links com outras informações sosbre o “Gostoso”, bem como reportagem do UOL sobre a moeda.

5 comentários:

  1. Essa moeda nao me serve eu prefiro receber da prefeitura minha moeda normal e na minha concepçao essa moeda só é interessante aos pousadeiros pois serve de propaganda do turismo eu nao estou de acordo comessa novidade eu estou preocupada com o inicio das aulas isso sim é que devemos nos preocupar pois a educaçao é base de tudo inclusive do direito de ter essa moeda o dono desse blog em nenhum momento fez reportagem sobre o atraso do inicio das aulas isso prova que pra ele que nao tem filhos na escola publica de Gostoso nao está nem um pouco preocupado com o descaso que a prefeitura está tendo com a educaçao local isso só faz com que a Maria de Fátima perca ainda mais a popularidade que já perdeu em torno de 80% é só pesquisar pra ver que eu estou falando a verdade o povo de Gostoso está interessado em ter melhores escolas bons professores ,melhoria na saúde e poder dormir sem medo de ter sua casa arrombada por bandidos é só isso e está como direito do cidadao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo seu comentário, acho que a educação aqui está péssima. Se você estudar sobre a moeda vai ver que ela é uma ótima forma de fortalecer a economia local, pena que a população não entende isso.

      Excluir
    2. O fortalecimento da economia local é feito com a geração de emprego e renda para os moradores da cidade, o que, obviamente, passa pela melhoria da educação. Um povo com educação de qualidade, estudado, pode conseguir melhores empregos e ter consciência de exigir melhores serviços públicos. E por falar em fortalecimento da economia local, quanto é que o município está arrecadando das empresas de energia eólica? Qual o site do portal da transparência do município?

      Excluir
  2. caro leitor a minha prioridade é o começo das aulas e nao uma moeda que pra mim nao faz falta quero lembrar a todos que leem esse blog que :A EDUCAÇÃO É TUDO NA VIDA DE UM SER HUMANO e essa moeda pode ser vista depois mas no momento eu quero pedir aos governantes dessa cidade que agilizem o começo do ano letivo porque os jovens nao aguentam mais esperar por isso que é um direito deles será que dá pra atender o que eu quero EDUCAÇÃO PARA NOSSOS JOVENS que estao sem fazerem nada esperando que a irresponsabilidade da senhora Izabel e Fafa pare de prejudicar os nossos filhos isso é o minimo que eu quero e a populaçao nao entende porque só fizeram as reformas agora depois do ano letivo já ter começado que vergonha pra nosso municipio.

    ResponderExcluir
  3. HAHAHAHHAHAH quem mais usava o vale cachaça era o bombaça!!!!!!!!!! ele morreu acabou a moeda!!!!!!!!!

    ResponderExcluir