domingo, 9 de fevereiro de 2014

São Miguel do Gostoso se mobiliza, faz feijoada e levanta fundos para cuidar de cães e gatos de rua



Por Emanuel Neri
Está aí um ótimo exemplo de mobilização social e de solidariedade, mesmo que seja em favor de animais. Neste sábado (8/2), moradores de São Miguel do Gostoso organizaram feijoada para  arrecadar dinheiro para vacinar e castrar centenas de cães e gatos abandonados da cidade.
A idéia partiu de um grupo de moradores da praia do Santo Cristo. Estes moradores se organizaram e convidaram outras pessoas para pôr o projeto de pé. Duas moradoras - Claribel Scomparim e Marta Scott - prepararam a feijoada, com a ajuda de outras voluntárias, como Fátima Romano, da Pousada Só Alegria.
A feijoada (foto), realizada no bar Doctor Wind, na praia do Santo Cristo, reuniu cerca de 200 pessoas, mas 160 compraram convites, que custavam R$ 20, com direito a feijoada - incluindo uma versão vegetariana -, além de caipirinha. Houve apresentação de uma banda - e um baile animou a feijoada. Foi um sucesso.
Mais do que a feijoada, de excelente qualidade, o que contou mesmo foi a forma com que a sociedade pode se mobilizar em torno de uma causa. Quando a sociedade quer, é capaz de fazer tudo, mobilizando-se para ajudar pessoas - e até animais, como foi o caso desta feijoada.
São Miguel do Gostoso tem sérios problemas com seus animais. Além da rápida proliferação, principalmente de gatos, há animais doentes que precisam de tratamento urgente. Haverá vacinação  para cães e gatos e também castração de alguns animais, para evitar a proliferação.
O grupo que realizou a feijoada vai trazer a São Miguel do Gostoso veterinários para tratar estes animais. A Secretaria de Saúde, que cuida do controle de zoonose, vai apoiar a iniciativa. A secretária de Saúde, Teresa Neri, esteve na feijoada e achou a iniciativa muito positiva.
Muros pintados
Outro exemplo de mobilização em benefício de São Miguel do Gostoso é o projeto "Gostoso em Cores", que pinta muros da cidade. O projeto foi iniciado no ano passado, mas muitas das pinturas feitas anteriormente já estão desbotadas. A maioria destas pinturas vai ser agora refeita.
Estas pinturas já se tornaram uma marca da cidade. Há muros que ficaram muito bonitos, como é o caso do mural do supermercado Vital, que retrata a cultura de São Miguel do Gostoso. Seria muito importante que os proprietários destes imóveis também colaborassem com o projeto, melhorando a área dos muros.
O supermercado Vital poderia, por exemplo,construir calçada em toda a  extensão do mural, com bancos para que se pudesse apreciar a pintura e a cidade - uma espécie de praça.  Seria uma importante colaboração daquele estabelecimento para o embelezamento da cidade.
A cidade recebe este tipo de colaboração com muita simpatia. Além de moradores e artistas responsáveis pelo projeto, pousadas e restaurantes colaboram com este trabalho, doando tintas e pinceis. Seria importante que outros comerciantes também se envolvessem neste projeto para deixar a cidade mais bonita.
Há muitas cidades em que empresários se aliam a iniciativas para embelezar ruas e jardins. O poder público reconhece esta colaboração, pondo placas com o nome das empresas que ajudaram neste trabalho. São Miguel do Gostoso também poderia contar com este tipo de apoio.
Já há exemplos em São Miguel do Gostoso de como a iniciativa privada pode colaborar com a cidade. Um canteiro central da avenida dos Arrecifes, no bairro do Maceió, é cuidado pela Pousada dos Ponteiros. Outros canteiros poderiam ser adotados por outras pousadas, restaurantes ou supermercados.
Se empresários quiserem ajudar a embelezar São Miguel do Gostoso, basta procurar os responsáveis pelo "Gostoso em Cores". Com a cidade mais bonita, o turismo da cidade será incrementado - e os comerciantes de supermercados e outros estabelecimentos vão vender mais.
Participe deste projeto. Veja emails de organizadores do "Gostoso em Cores", para o envio de  mensagens de moradores e empresários que queiram colaborar com este bonito projeto: danicravo@hotmail.com ou nuryaju@gmail.com
 

7 comentários:

  1. Parabéns à todos envolvidos nessa ação de cuidar dos animais de rua de Gostoso. São essas coisas que fazem esta cidade ser única no RN.

    ResponderExcluir
  2. Muito importante termos pessoas em nossa cidade preocupadas com os animais abandonados, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Vamos ver se a prefeitura vai realmente "apoiar" estes projetos. Porque se formos esperar alguma iniciativa da prefeitura, vamos sentar e esperar, esperar, esperar zzzzzzzzzzzzzzzzz.

    ResponderExcluir
  4. tenho um privilégio de morar em uma cidade, onde existe o trabalho social, pessoas que pensam social ainda, poucas cidades tem esse privilégio. triste por muitos pensarem no seu benefício próprio em aumentar seu dinheiro o que é normal , mas enfim são miguel tem caminhado bem nessa parte, famílias carente sendo ajudada, o projeto do pronatec, tem ai muitas oportunidades, agora falta o interesse de cada um , não basta ter a faca e o queijo na mão e não saber fazer o trabalho bem feito, uma coisa digo '' PALAVRAS NÃO SÃO ATITUDES'', não gaste palavras, não se estresse perdendo tempo com algo que você reclamando não vai adiantar de nada. =)

    ResponderExcluir
  5. se não for do mesmo geito do pro-jegue pode ser que d serto mas se for da mesma forma sai do meio que vem pedreira por ai!

    ResponderExcluir
  6. O trabalho dessa turma è fantastico. Teem dom para pintura e sao coherentes. Por que nao procurar a ajuda da empresa Tintas Coral? Ela participa ativamente de projetos socioambientais, com destaque para o “Tudo de cor para você” – iniciativa que renova as fachadas de prédios históricos e relevantes para a comunidade, promovendo o voluntariado e o treinamento de aprendizes de pintores, e estimulando a cidadania. Em cinco anos de atividade, o “Tudo de cor para você” já realizou mil projetos, impactando cerca de 16 milhões de brasileiros em todo o País.

    ResponderExcluir
  7. a final quem comeu a feijoada kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir