sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Ministério Público proibe gastos com carnaval em áreas de seca. São Miguel do Gostoso acata decisão



Por Emanuel Neri
Este recado vai para aqueles apressadinhos que acham que a Prefeitura de São Miguel do Gostoso deve contratar bandas caras, que cobram cachês milionários, para fazer o carnaval da cidade. Mais uma vez vão ter que se contentar com um carnaval mais simples, animado por blocos e bandas locais.
É que o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte acabam de fazer mais uma recomendação de que continua valendo a determinação para que municípios incluídos em áreas de emergência devido à seca – são 160 municípios em todo o Estado – não podem fazer gastos com carnaval.
E São Miguel do Gostoso está entre estes municípios que não podem gastar dinheiro público com festas de carnaval. Muitos municípios do Rio Grande do Norte, como Assu, Tibau e Jucurutu já informaram ao Ministério Público que todos os festejos oficiais – mantidos pela prefeitura – estão cancelados.
No caso de São Miguel do Gostoso, a prefeita Fátima Dantas também informou que não haverá gastos públicos com contratação de bandas. Por este motivo, o carnaval será feito com bandas locais, de baixo custo, e mesmo assim com cachês pagos pela iniciativa privada, especialmente empresas eólicas.
Touros é um dos poucos municípios que dizem que vão manter a festa. No ano passado, a prefeitura local, mesmo com a recomendação do Ministério Público, contratou bandas caríssimas para o carnaval local. Este ano, o prefeito Ney Leite promete mais moderação, mas mesmo assim haverá gastos.
Cada um sabe o risco que corre. Se o prefeito de Touros quer manter sua festa, então que se responsabilize por suas consequências. É justa a decisão do Ministério Público de que municípios que estão em situação de emergência por causa da seca não desperdicem dinheiro público com carnaval.
Não dá para admitir que municípios que enfrentam sérios problemas com a seca – e quase todo o Rio Grande do Norte está nesta situação – torre dinheiro público com a contratação de bandas milionárias. O dinheiro público tem que ter outras prioridades, como obras emergenciais e ações sociais, em lugar de carnaval.
Se a iniciativa privada quiser, ela que pague a festa. E este é o caso de São Miguel do Gostoso. Além de shows com bandas locais, na praia da Xepa – que serão encerrados sempre às 3h da manhã – pousadas, comércio e restaurantes estão fazendo “vaquinhas” para trazerem bandas tradicionais à cidade. Veja a programação do carnaval, abaixo.
E uma destas bandas vem da cidade de São Gonçalo do Amarante. Mantida pela prefeitura, a banda local vem a São Miguel do Gostoso para animar o bloco “Descoladas da Madame Chita” (foto),  que sai da praia do Maceió, às 16h do domingo de carnaval, e termina às 21h, na praia da Xepa. O cachê da banda será pago por empresários.
É importante que a população de São Miguel do Gostoso entenda as limitações da prefeitura local para não trazer bandas milionárias à cidade. E é bom também que se entenda que é justo fazer o carnaval com bandas locais. Com isso, as bandas da cidade serão prestigiadas – e o dinheiro pago a elas ficará na cidade.
Quem não estiver satisfeito com este tipo de carnaval, tem toda a liberdade de ir passar o carnaval em Touros. Outra alternativa é o carnaval de Macau, na região salineira, um pouco mais distante de São Miguel do Gostoso, mas que também realiza carnavais com bandas de fora. Macau não é considerada área de seca.
Então será assim. O carnaval de São Miguel do Gostoso será feito à base de bandinhas e blocos que sairão pelas ruas – entre os quais o “Bloco das Marias”, do bar Maria Bonita. É um carnaval mais tradicional, mas muito animado. Talvez este seja mesmo este  o perfil de carnaval que esta cidade terá que adotar.

Programação do Carnaval de São Miguel do Gostoso.
SÁBADO

15h00 - BLOCO DA MARIA (MARIA BONITA) - Sai da Praia do Cardeiro até o Maceió, volta para a Praia do Cardeiro - 9693-9702 - Fernanda

18h00 - BLOCO AI SE EU TE PEGO - Sai de Monte Alegre e desce para a Praia da Xepa - 8150-9578 - Katiane

PRAIA DA XEPA
22h00 às 0h00 - BANDA NEILSON VEM COM TUDO 
0h00 às 03h00 - BANDA MILEVA

DOMINGO
15h00 - BLOCO GALO GOSTOSO - Sai da entrada da cidade (pórtico) até a Praia da Xêpa. TRIO COM BANDA NANA NENE - 9103-1537 Ivan

16h00 - AS DESCOLADAS (MADAME CHITA)- Sai da Praia do Maceió, vai até a Pousada Mar de Estrelas e volta para Praia da Xepa - 9182-4290 Rosana

PRAIA DA XEPA
18h00 às 22h00 - BANDA MILEVA
22h00 às 0h00 - FERNANDO BANDA SHOW
0h00 às 03h00 - FORRÓ ARROXADO

SEGUNDA

17h00 - BLOCO OS CATAPUTAS - Sai da Rua das Ostras (Academia), Rua dos Dourados e finaliza na Praia da Xepa - 9476-0456 Naldivan

19h00 - BLOCO CÂNDIDO FOLIA - Sai do Catavento, passa pela casa Avelino, Rua das Ostras, Rua dos Dourados, Rua da Xepa (lateral do Correio) e desce até a Praia - 9476-0923 Novo Cândido

PRAIA DA XEPA
18h00 às 22h00 - FORRÓ DO SÓCIO
22h00 às 0h00 - JUNIOR BANDA SHOW
0h00 às 03h00 - FORRÓ ARROXADO

TERÇA

15h00 - BLOCO EU E MINHA TIA - Sai daRua dos Dourados, passa pela Rua das Ostras, vai para o Bairro Maceió (Assembléia de Deus), avenida dos Arrecifes, finaliza no Casa Show - 9461-1744 Clésia

17h00 - BLOCO DA PONTA -18h00 - Sai do Jack Sparrows, vai até a Àrea Talisma e Finaliza no Sunset, na Praia da Xepa - 9138-3679 Julia

PRAIA DA XEPA
18h00 às 22h00 - FORRÓ ARROXADO
22h00 às 0h00 - JUNIOR BANDA SHOW
0h00 às 03h00 - NEILSON VEM COM TUDO

15 comentários:

  1. lucia de fatima quarentei21 de fevereiro de 2014 às 20:49

    acho ótimo que seja com bandas locais aqui nós temos bandas muito boas que animam nosso carnaval e se estamos enfrentando uma situaçao de seca é certo que devemos respeitar e fazer a coisa certa parabens pela concientizaçao de quem organiza o nosso carnaval e vamos fazer o melhor e mais tranquilo carnaval do litoral norte

    ResponderExcluir
  2. Vamos ter um excelente Carnaval em Gostoso com as bandas locais. Eu e minha família há anos não gostamos das bandas milionárias e sabemos que o dinheiro pode ser usado em segurança e educação. Bom Carnaval à todos !

    ResponderExcluir
  3. Não da para entender porquer touros vai ter 17 bandas e muitas, muitoo boa e o prefeito ainda vai sair sãm desta e nos temos q cumpri tudo direitinho ou então somos vistos como lugar mal

    ResponderExcluir
  4. O MELHOR CARNAVAL VAI SER AQUI K K K K K K K K K É MUITO BOM SABER QUAIS SÃO AS BANDAS K K K K K

    ResponderExcluir
  5. Touros é tão pertinho. Dá para escolher se Gostoso ou lá. Metade da minha família quer Gostoso e a outra metade vai para Touros. Vai ter Carnaval para todos. É massa!!!

    ResponderExcluir
  6. Eita é só bandas boas, sinceramente nunca esses Prefeitos irão fazer um carnaval de vergonha aqui em Gostoso.

    ResponderExcluir
  7. issso chega a ser vergonhoso, todo ano essa ladainha de não gastar muito nos carnavais, pois o carnaval e uma festa do povo e o povo merece coisas me refiro a bandas q realmente animam o carnaval, não estou descriminando as bandas locais mais e brincadeira, são miguel ficar nessa mesmisse todo ano.

    ResponderExcluir
  8. Já não tem boa vontade de fazer um carnaval melhor, aí vem com essa que o Ministério Público proíbe gastos com o carnaval, agora se pergunta porque Touros vai fazer?, como outras cidades também, para se fazer um carnaval melhor, não é preciso trazer bandas muitas caras não, que trouxesse algumas melhores, pois essas que estão aí já chega é todo ano a mesma coisa, agora se o dinheiro que o Ministério Público acha que as Prefeituras do nosso Estado gasta pelo carnaval fosse emprego em saúde e segurança aí valeria a pena, mas nada disso adianta pois não recebemos isso das Prefeituras do interior do nosso Estado, não estou aqui citando só a Prefeitura de São Miguel do Gostoso, mas muitas outras também, e finalmente os maiores beneficiados com isso o povo sabe muito bem.

    ResponderExcluir
  9. A prefeitura tem falado muito em economizar eu gostaria de saber pra onde tem ido essa economia porque aqui tá tudo entregue as baratas nao temos segurança,muito lixo na rua nao vejo nenhuma obra eu como eleitora desse municipio quero saber pra onde vai toda essa economia

    ResponderExcluir
  10. A secretaria de educaçao só fala que nao fez muito contrato pra economizar eu quero saber pra onde vai o dinheiro que estao economizando na educaçao?

    ResponderExcluir
  11. mais sera que esse dinheiro, nao gasto no carnaval vai ser mesmo usado de forma correta,na educaçao na saude no turismo na melhora da nossa agua, para que a gente possa ter todos os dias em nossa agua, e em mais outras coisas que o nosso municipio precisa, por que touros pode e sao miguel nao pode ter bandas de fora, nao desmereçendo as nossas bandas, fica essa pergunta no ar; sinceramente eu esperava mais desse carnaval e principalmente muito mais de joao wilsom.

    ResponderExcluir
  12. acho que tão economizando pra terminarem de constuir a biblioteca em frente ao olimpia teixeira rsrsrsrsrsrsrrs,VERGONHAAA,em vez de construir essa biblioteca pq num constroi uma prefeitura,coloquem os estudantes pra le nas bibliotecas das escolas,so disperdicil de dinheiro,pois hoje ninguem estuda mais em livros, so na internet..SÓ ACHO!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. As pessoas saem falando assim sem a menor responsabilidade - nem tampouco a menor base de verdade. O comentário acima é bem uma prova deste tipo de leviandade. O anônimo/a acusa a prefeitura de economizar gastos para empregar em biblioteca que está sendo construída em frente ao colégio Olímpia Teixeira. Isso não é verdade. A biblioteca em questão - que na verdade é uma espécie de centro de tecnologia e cultura - está sendo construído pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte e Sesi. É uma doação destes órgãos para a municipalidade de São Miguel do Gostoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Emanuel, a ignorância vai matar muita gente. Companheiros, Camaradas, não sei o que revoltados etc e etc...., vejam primeiro o que esta acontecendo, essa gestão esta ótima, a primeira foi boa 9considero a primeira melhor de todas, pois um homem sem experiência de gestão pública no caso JW, fez isso tudo que é hoje, uma cidade com o potencial altamente em tudo, queira ou não é o terceiro destino indutor do turismo no RN, digo como administrador, é claro que sem o povo isto não aconteceria, enfim)a segunda também melhorou muito e muito e esta Gestão está ótima, vou dizer por que. Primeiro a sua liberdade de expressão, o diálogo que temos com a gestora, a confiabilidade e transparência e respeito com os munícipes, si a questão é individualizar não dá certo, a questão é socializar, Emanuel de vez em quando fico sentido com suas colocações, mas é isso mesmo, é o direito é o poder ´e o respeito da liberdade de expressão. Valeu, continuo dizendo quem fez SDão Miguel do Gostoso aparecer foi Dedé de Cecilia e Paulo Martins e o Grupo de Jovens da época, depois de constituída a cidade coube ao gestor João Wilson, nosso amigo e jornalista Emanuel Néri e o grande Bandeirante Leonardo Godoy de propagar esta cidade, goste quem quiser. um grande abraço.

      Excluir
  14. É verdade um Município criado por muitos, digo muitas mãos, mas poucos entraram na política, enquanto muitos que hoje são políticos nunca moveram uma palha sequer, aliás teve muitos que nos criticaram, mas Gostoso conseguiu se emancipar com o esforço de tantos como Dede de Cecília, Paulo Martins, Grupo de Jovens da época e tantos outros que ergueram a bandeira de Gostoso.

    ResponderExcluir