quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

"Cabeças do Vento" desperta interesse acadêmico da UFRN e é lançado com sucesso na Saraiva, em Natal



Por Emanuel Neri
E o livro “Cabeças do Vento”, escrito pelo autor deste blog, ganha fôlego e poderá se transformar em um dos mais importantes lançamentos literários dos últimos tempos, no Rio Grande do Norte. Na última segunda-feira (17/2) à noite, aconteceu  o lançamento em Natal, na Livraria Saraiva do shopping Midway Mall.
Mais de 300 pessoas compareceram ao lançamento do livro. Amigos e familiares do autor, jornalistas, colegas que estudaram com ele e autoridades compareceram ao lançamento do livro. A governadora Rosalba Ciarlini (na foto, com o autor e sua mãe), que já comparecera ao lançamento em São Miguel do Gostoso, também estava presente na noite de autógrafos na Saraiva.
Foram mais de três horas de autógrafos. Eram três filas que ocupavam toda a extensão da livraria. Tanto o jornalista como sua mãe, Isabel Neri, assinavam o livro. Isabel teve uma participação importante no livro. Foi ela quem começou a escrever  as memórias da família, à mão e em cadernos, após a morte do marido, há nove anos.
A partir dos escritos de Isabel, que é mãe de 15 filhos, o jornalista selecionou vários destes trechos e aprofundou cada um dos temas em longas entrevistas feitas com sua mãe. Foram também realizadas pesquisas em bibliotecas, viagens de estudo e entrevistas com outros membros da família. O resultado são 166 páginas de histórias.
E estas histórias reproduzem memórias da família Teixeira Neri tendo como pano de fundo São Miguel do Gostoso, onde mora a família. “Cabeças do Vento” tem despertado interesse acadêmico. O livro foi lido e analisado no Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Professores da UFRN já manifestaram interesse em entrevistar o autor de “Cabeças do Vento” para aprofundar seus estudos sobre o livro. Desde que foi lançado, o livro também já ocupa a lista dos mais vendidos pela Livraria Saraiva. Há interesse da livraria em lançar o livro em São Paulo, onde o jornalista também mora. 
Muitos jornalistas amigos do autor, que trabalhou em São Paulo em importantes jornais e revistas do país, estão solicitando que também haja o lançamento naquela cidade. Se isso ocorrer, é provável que o livro tenha que fazer uma segunda edição. É que a primeira, de mil livros, está prestes a ser esgotada.
Enquanto isso não acontece, o livro continua despertando o interesse da imprensa. Jornais de Natal têm dado grande destaque ao livro. Depois de ampla reportagem do jornal Tribuna do Norte, o Novo Jornal, também de Natal, deu amplo destaque ao “Cabeças do Vento” em sua edição de domingo passado.
“Neri, um cosmopolita de raízes firmes”, diz o título do jornal na primeira página. “Memórias de um Cabeça do Vento”, é o título que abre uma página do caderno de Cultura do Novo Jornal. “Jornalista Emanuel Neri conta a história de São Miguel do Gostoso a partir das lembranças da sua família”, diz o texto.
A reportagem do Novo Jornal aborda várias histórias que constam do livro, como a trajetória profissional do autor e o foco dado a São Miguel do Gostoso, além de  um perfil da mãe do jornalista e opiniões do autor sobre acontecimentos políticos que têm ocorrido no país nos últimos tempos.
No dia seguinte ao lançamento do livro em Natal, a Intertv/Cabugi (Rede Globo) fez ampla reportagem sobre “Cabeças do Vento”, inclusive com entrevistas de Isabel Neri e do autor do livro. Todas estas reportagens vocês podem conferir nos links abaixo. Blogs também divulgaram o lançamento.

8 comentários:

  1. São Miguel do Gostoso deveria ser palco para um projeto coletivo; não palco para um projeto familiar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O IASNIN um projeto do Emanuel Neri em conjunto com a familia Neri, é um projeto coletivo, que tal?

      Excluir
  2. será que o dono desse blog nao tem outro assunto que seja mais importante para o povo de Gostoso porque esse livro já deu o que tinha que dá

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Emanuel. Esse assunto é importante para Gostoso sim !! Não dá para imaginar como as pessoas com todo respeito continuam medíocres em nossa cidade. Quantos filhos conhecidos e famosos temos em Gostoso que possam nos dar honra e levar o nome de nossa cidade?? Não lhe conheço pessoalmente mas não pude deixar de escrever. Espero que muitos Gostosenses façam como você e levem o nome de nossa cidade para todos. Felicidades. O sucesso dos outros não me incomoda e sim me dá prazer.

    ResponderExcluir
  4. De quem è a estação de radio que atua na cidade?

    ResponderExcluir
  5. a estaçao de radio nao tem nenhum locutor que se aproveite todos falam muita bobagem e a programaçao é de pessima qualidade é uma vergonha as musicas que tocam tudo de muito pessimo gosto

    ResponderExcluir
  6. Tem gente que acompanha este blog que morre de inveja do sucesso dos outros. Qual o problema em este blog dar espaço para o livro "Cabeças do Vento"? Pois, para esta gente invejosa, lá vai outra ótima notícia. Desde que foi lançado em Natal, no último dia 17/2, na Livraria Saraiva do Midway Mall, o livro "Cabeças do Vento" é um dos mais vendidos. Quer mais uma boa notícia? A Livraria Saraiva do Shopping Higienópolis, um dos principais shoppings de São Paulo, acaba de convidar o autor deste blog para lançar seu livro naquela loja, na capital paulista. Está aí uma overdose de boas notícias sobre o "Cabeças do Vento" que vão deixar os invejosos com a cabeça (que não é do vento) doendo.

    ResponderExcluir
  7. É isso Emanuel Neri, existe esses pessimistas mesmo, tem gente que só procurar derrubar com os seus olhos maus e invejosos, saber criticar é uma coisa agora gente quando se deve elogiar também é preciso, já tenho discordado muitas vezes do Sr. Emanuel Neri, mas quando é preciso elogiar não penso duas vezes, elogio, afinal com esses canal de informações do seu blog, Gostoso hoje só tem se informatizado de muitos acontecimentos e melhorias ao povo do nosso Município.
    Parabéns que continue assim.

    ResponderExcluir