segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Bugueiros e mototaxistas de São Miguel do Gostoso querem regulamentar atividade e melhorar serviços



Por Emanuel Neri
Sinal de que os diversos segmentos de serviços de São Miguel do Gostoso estão querendo se profissionalizar. Na sessão de ontem da Câmara Municipal, bugueiros, mototaxistas e taxistas procuraram vereadores e a prefeita Fátima Dantas para que os ajudem a regularizar suas atividades profissionais na cidade.
A reunião serviu para que a prefeita fizesse a leitura da mensagem à Câmara Municipal.  Trata-se de documento no qual a chefe do Executivo presta contas do que foi feito no ano anterior e anuncia o que será feito este ano. A prefeita falou de obras, entre elas projetos de urbanização na cidade, que serão entregues este ano.
Mas vamos ao que querem bugueiros e mototaxistas. Os bugueiros querem regulamentar sua atividade na cidade para prestar serviços à atividade turística. Pretendem criar um sistema, que chamam de “Fila Única”, na qual a categoria tem preços definidos para passeios e obedecem  ordem de chamadas de clientes.
Os bugueiros erram numa questão. Se depender deles, os bugues vão continuar percorrendo livremente trechos de praias urbanas. Vereadores e pessoas presentes à reunião explicaram que a cidade tem regras para o trânsito na praia, como a previsão de trilhas, longe da área de banhistas, para uso exclusivo de bugues de turismo – não de outros veículos.
Será criada comissão, com participação de vereadores e de membros do executivo, para discutir a regulamentação da atividade de bugueiros em São Miguel do Gostoso. Mas é claro que os bugueiros locais terão que obedecer limitações impostas pela cidade – criada por lei da Câmara – para o trânsito na orla urbana.
No caso dos mototaxistas, a situação é mais complicada. São Miguel do Gostoso tem dois grupos de mototaxistas. Um que fica em frente à igreja católica, que usa coletes laranja, e outro que fica próximo ao prédio dos Correios, de coletes verdes. O segundo grupo quer criar uma associação para organizar a categoria.
Adailton, responsável por este grupo, diz que procurou o responsável pelos taxistas “laranjas”, mas eles não querem se juntar ao grupo. “A presidência poderia até ficar com eles, que têm mais mototaxistas, mas eles não querem se juntar a nós”, disse Adailton. Prefeitura e Câmara vão ajudar na criação desta associação.
O caso dos taxistas está mais resolvido. A cidade tem 27 taxistas e 22 deles estão com seus  carros legalizados. Estes carros são mais usados para fazer transfer entre São Miguel do Gostoso e o aeroporto de Natal. Agora o setor se organiza para que os taxis também atendam corridas na cidade, com tabela fixa de preços.
Uma questão que ainda dificulta a regulamentação do trânsito da cidade é a falta de carteira de habilitação de bugueiros e mototaxistas. Muitos destes profissionais são analfabetos, o que dificulta a aprovação nas provas do Detran para que eles se habilitem como motoristas. A cidade se organiza para enfrentar o problema.
Nos últimos anos, 75 profissionais tentaram tirar suas carteiras de habilitação, mas só 40 conseguiram. Os demais foram reprovados por não saberem ler. Entre o final do ano passado e o início de 2014, mais 60 profissionais estão tentando tirar a habilitação. Muitos voltaram a estudar para facilitar a aprovação.
Saber ler e escrever é exigência das leis de trânsito para que um motorista possa tirar sua carteira de habilitação. Para quem não quer pagar cursos particulares, existe o EJA (Educação de Jovens e Adultos), que funciona na Escola Municipal Zuza Torres. As matrículas deste curso já estão abertas para quem quiser se alfabetizar.
A movimentação de bugueiros, mototaxistas e taxistas em torno da regulamentação de suas atividades é um bom sinal para São Miguel do Gostoso. Comprova que a prestação de serviços da cidade prepara-se para melhorar o atendimento ao turista e que seus profissionais estejam com sua situação de trânsito regularizada.
Uma ótima notícia para a cidade.

2 comentários:

  1. OLA EMANUEL. ACHO QUE ESTE BLOG,PODERIA AJUDAR A ESCLARECER PARA O POVO DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO;O QUE ESTA ACONTECENDO COM AS MAQUINAS DO MUNICÍPIO. ESTA CIDADE A SIM COMO AS OUTRAS RECEBERAM.CAÇAMBA, RETRO ESCAVADEIRA , E MOTO NIVELADORA, MAIS TODAS ESTÃO QUEBRADAS ( VALE LEMBRA QUE ESTÃO NA GARANTIA ) GOSTARIA TAMBÉM QUE ESTE BLOG;; INFORMA´SE A POPULAÇÃO POR ONDE ANDA O TRATOR AMARELO DA PREFEITURA. QUE FOI PARA O CONCERTO EM JOÃO CÂMARA. A MAIS DE UM ANO.....A POPULAÇÃO FICA NO AGUARDO DA RESPOSTA.

    ResponderExcluir
  2. Liomar Costa de Queiroz7 de março de 2014 às 21:10

    Neri, falando em mototaxistas, aproveito para lembrar a importância de serem pintadas e sinalizadas as inúmeras lombadas da cidade, adequadas ou não em suas medidas, pensando especialmente nos motociclistas que nem se preocupam em usar capacete.

    ResponderExcluir