quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Banda da Ribeira vem a São Miguel do Gostoso no dia 15 de fevereiro para a abertura do Carnaval da cidade

Fevereiro chega para São Miguel do Gostoso com um acontecimento marcante. Trata-se da apresentação da Banda da Ribeira, no dia 15, abrindo oficialmente o carnaval da cidade. É a segunda vez que esta banda se apresenta na cidade. No ano passado, ela também abriu o Carnaval local.
Fundada em 1999, no bairro da Ribeira, em Natal, daí o seu nome, a Banda da Ribeira tem tradição e arrasta multidões quando sai às ruas (foto). Seu repertório são marchinhas, sambas e frevos - músicas tradicionais do Carnaval brasileiro.
Esta banda, que já tem CD e DVD gravados, é composta por 35 músicos. Mas ela vem a São Miguel do Gostoso com força total - são 28 músicos, além do maestro Antonio de Pádua. Sua vinda à cidade tem como objetivo resgatar a tradição de carnavais antigos, com a movimentação de blocos puxados por bandas.
A banda foi fundada por um grupo de foliões e boêmios de Natal. Entre seus fundadores está Leonardo Godoy, um dos pioneiros do turismo em São Miguel do Gostoso. Leonardo foi dono da Pousada do Gostoso, a primeira da cidade, e atualmente tem o restaurante La Brisa, de cozinha regional.
A idéia é que a Banda da Ribeira vire uma tradição do Carnaval de São Miguel do Gostoso. Seus organizadores querem incorporar esta banda ao calendário dos festejos carnavalescos da cidade. No dia 15, ela sai às 17h da praia do Maceió, em frente ao bar Madame Chita - termina às 21h, na praia da Xepa.
Além da prefeitura, comércio, pousadas e restaurantes são responsáveis pela vinda da Banda da Ribeira. Todos eles estão se cotizando para cobrir as despesas com a vinda da banda. A banda cobra um cachê de R$ 4 mil para vir à cidade. Também há despesas com alimentação e transporte.
Este é um acontecimento que vai movimenta o turismo local. Como já aconteceu no ano passado, a banda atrai turistas de Natal para a cidade e boa parte deles  aproveita para ficar o final de semana em São Miguel do Gostoso. Haroldo Maranhão é responsável pela banda e é conhecido por "General da banda".
Importante. Os responsáveis pela vinda da Banda da Ribeira a São Miguel do Gostoso querem transformar o dia 15 de fevereiro em grande acontecimento. Por este motivo, estão convidando todos os blocos da cidade para que se integrem a esta banda e façam um grande Carnaval em São Miguel do Gostoso.
Este ano a polícia vai controlar o trânsito, para que não haja problemas no trajeto da banda pelas ruas da cidade. Para evitar o que aconteceu no ano passado, a polícia vai proibir que "paredões de som" circulem próximos à banda, atrapalhando o trajeto dos músicos e dificultando a execução de músicas.
Big Band do Sesi/Bossajazz
Outro acontecimento que estava previsto para fevereiro era a apresentação da Big Band do Sesi, que faz parte do festival Bossajazz, que ocorre todos os anos em Pipa e Natal. A apresentação da Big Band, com apresentação de ótimos cantores, estava previsto para o dia 22 de fevereiro, mas talvez seja adiada.
Provavelmente esta apresentação ficará para o mês de março. O motivo do adiamento é que não há tempo suficiente para organizar a vinda da Big Band em fevereiro. Esta é uma banda com excelentes músicos e ótimo repertório, à base de música popular brasileira, em especial Bossa Nova, além de jazz.
Aos poucos São Miguel do Gostoso começa a se integrar ao circuito da boa música. Tanto a Banda da Ribeira como a Big Band do Sesi são referências importantes na música do Rio Grande do Norte. A presença delas faz com que a cidade passe a ter um calendário de excelentes apresentações musicais. 




14 comentários:

  1. Tudo indica que mais uma vez a Prefeitura não investirá no carnaval do Gostoso, isso é uma vergonha entra ano e sai ano e não vem uma banda de vergonha para o carnaval, enquanto outras cidades fazem bonito sem belas praias e estrutura, aqui em Gostoso tudo permanece como antes, aí vem a desculpa que foi proibido gastar com o carnaval, e como em outras cidades não acontece isso, conversa fiada quando se quer se faz e pronto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cidadão acima é daqueles que está mal informado ou faz questão de, mesmo informado, ignorar determinadas informações. Por recomendação do Ministério Público - com aval do Judiciário - prefeituras que estão nas chamadas áreas de seca não podem fazer gastos com Carnaval. E São Miguel do Gostoso faz parte dos municípios do Nordeste mais assolados pela seca dos últimos anos. Ao proibir o uso de dinheiro público em contratação de bandas, a lógica é que o dinheiro que seria gasto com este tipo de evento seja empregado em áreas necessitadas com os problemas da seca. Tem toda a lógica esta decisão. Se um prefeito desrespeita esta regra e contrata bandas caras para o Carnaval, corre o risco de ser processado por improbidade administrativa. Alguns prefeitos trazem bandas caríssimas para animar o Carnaval de cidades pobres. Isso é justo? Claro que não! Mesmo assim, ainda tem gente que fica criticando a prefeitura local pelo fato de não contratar bandas caras para a cidade. Se esta ou outras pessoas querem Carnaval com ótimas (e caras) bandas, então que procurem cidades que fazem este tipo de gastança desnecessária. Mas prefeito ou prefeita que tem a cabeça no lugar não vai contratar bandas, por valores altíssimos, para tocar apenas algumas horas no Carnaval. Têm coisas muito mais importantes para que o dinheiro público seja empregado.

      Excluir
  2. Gostoso a cada ano se mostra melhor para o Carnaval diferenciado. Só nos ajuda a atrair turistas que querem um Carnaval tranquilo. Eu quero o melhor para minha cidade e eu particularmente prefiro outros tipos de Carnaval e vou curtir em outro lugar talvez Macau.

    ResponderExcluir
  3. Não Era pra existir nem carnaval aqui mais,tanta coisa que precisa de concerto, dai ficão visando o carnaval uma coisa passageira que não edifica em nada a cidade é só traz Brigas,Bebedeira,Adulterio dai vem o Descontrole,doença e arrependimento com a bebida...Na minha Opinião!

    ResponderExcluir
  4. gostaria que vc aprovasse emanuel essa postagem que esta falando das bebedeiras pra ver o que a turma vai achar...

    ResponderExcluir
  5. A festa quem faz é você, passo o dia todo se divertindo em casa com o pessoal da minha família, e assim passamos o carnaval, que tenha bandas boas ou não me interessa, afinal se o dinheiro que certas Prefeituras deixam de investir no carnaval fossem aplicados para beneficiar a população seria o ideal, agora será que é isso mesmo?.
    Luiz

    ResponderExcluir
  6. Ótima notícia acaba de ser dada pela Banda da Ribeira, que vai abrir oficialmente o carnaval de São Miguel do Gostoso, no próximo sábado (dia 15). A banda, que antes vinha a cidade com 15 integrantes, agora vem com 28 - é quase a totalidade dos 35 membros da tradicionalíssima banda de Natal. É um grande acontecimento a vinda desta banda a São Miguel do Gostoso. Geralmente esta banda se apresenta sempre em Natal. São poucas as saídas da banda para outras cidades - e São Miguel do Gostoso é uma delas. A festa promete ser animadíssima. A população da cidade tem todos os motivos para sair às ruas para ver e participar da festa da Banda da Ribeira.

    ResponderExcluir
  7. Boa notícia. Irei com meus amigos de Natal para curtir essa deliciosa banda em Gostoso e não somos poucos!!
    Eliana

    ResponderExcluir
  8. Sinal de muita farofa é sinal de pouca carne, ano passado esta mesma banda esteve aqui em Gostoso, e ninguém gostou, o povo quer saber é do carnaval como vai ser, aí sim, como nós sabemos já se passaram vários anos e não aconteceu investimento nenhum no carnaval de Gostoso, se certas pessoas não gostam respeito, mas acredito que 80% da população gostaria de uma carnaval melhor com boas bandas e tudo mais.

    ResponderExcluir
  9. Eu mesmo poderia sair da minha casa para ir ao carnaval de Gostoso se visse investimento do poder Municipal, com essa banda da Ribeira nem que fosse do Rio de Janeiro, basta as que tocam o carnaval daqui que faz vergonha, enquanto isso ainda tem os barraqueiros que levam um prejuízo enorme e muitos outros que durante o período carnavalesco deixam de faturarem algum dinheiro para suas despesas.

    ResponderExcluir
  10. A Prefeitura de São Miguel poderia determinar apenas um lado da avenida para estacionar carros, nesta época temos muitos turistas e com carros estacionados dos 2 lados da avenida Arrecifes fica quase intransitável passar pela avenida. Outra coisa que não me conformo é com a falta de educação, ou, senso, das pessoas que param seus carros no MEIO da rua para conversar com outras pessoas que estão nas calçadas ou passando pela rua.. um absurdo.

    ResponderExcluir
  11. Carnaval para a Elite de Gostoso, enquanto a massa que se exploda!!

    ResponderExcluir
  12. É mesmo quando se trata de dinheiro nunca se tem, para se fazer um carnaval melhor não é preciso gastar tanto dinheiro, pelo menos se esperava que esse ano alguma novidade acontecesse, pois pelo carnaval as bandas querem mesmo é tocar não importa se tem dinheiro na hora ou não, muitas Prefeituras passam um ano inteiro para pagar o carnaval, o que falta aqui em São Miguel é planejamento e vontade de fazer, pois principalmente a Juventude desse Município merecem um carnaval melhor.

    ResponderExcluir
  13. Sobre o comentário acima. A Banda da Ribeira veio a São Miguel do Gostoso sem um centavinho sequer da Prefeitura da cidade. Foram pousadeiros, comerciantes e donos de restaurantes quem bancaram a vinda da banda. Qual o problema disso? Nenhum. A banda veio, divertiu moradores e turistas, foi um grande acontecimento da cidade. Mas o dinheiro com a vinda da banda não saiu dos cofres públicos. Como é do conhecimento de todos, prefeituras do Nordeste que estão em regiões de seca não podem gastar com carnaval nem com qualquer outro tipo de festa. O dinheiro público tem que ser direcionado para outras prioridades sociais geradas pela seca e não com festanças. É uma decisão correta. Prefeito ou prefeita que tem a cabeça no lugar tem mesmo é que atender a esta determinação.

    ResponderExcluir