segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Banda da Ribeira se exibe em São Miguel do Gostoso, com muita animação, e sem uso do dinheiro público



Por Emanuel Neri
E a Banda da Ribeira saiu pelas ruas de São Miguel do Gostoso, no final da tarde do sábado (15/2), mostrando uma forma diferente de fazer Carnaval. Moradores (foto) e turistas tomaram conta da cidade por quase três horas de desfile, com muita animação. Tudo isso puxado por uma banda de excelente qualidade.
Eu sei que muita gente vai dizer que a Banda da Ribeira fez festa para a elite da cidade – principalmente pessoas que vieram de fora para morar em São Miguel do Gostoso. Pura bobagem! Quem viu a Banda da Ribeira animando as ruas percebeu que, atrás da banda, tinha gente de tudo que é tipo.
Tinham turistas, tinham pessoas que adotaram São Miguel do Gostoso para morar e tinham muitos moradores nativos da cidade – inclusive grande quantidade de jovens e crianças. Qual o problema nisso? Nenhum! Tem mais: quem financiou a vinda da Banda da Ribeira para abrir o Carnaval local não foi a prefeitura.
Pousadeiros, comerciantes e donos de restaurantes fizeram uma “vaquinha” para poder trazer a Banda da Ribeira. E ela veio com força total. Cerca de 30 membros, incluindo um maestro. E a banda deu show por onde passou. No final, na praia da Xepa, foi de arrepiar: perfeita exibição musical (um show de jazz?).
É claro que o Carnaval de São Miguel do Gostoso não é feito só pela Banda da Ribeira. A prefeitura já está organizando o carnaval de bandas e outras atrações que se exibirão na praia da Xepa, durante as noites de carnaval. O carnaval tem que atender a todos os gostos, públicos e bolsos – então a festa é para todos.
E é importante também que a população saiba que o Ministério Público proíbe que cidades do Nordeste localizadas em áreas de seca, como é o caso de São Miguel do Gostoso, gastem dinheiro público com contratação de bandas caras e outras festanças. Dinheiro público tem que atender a demandas sociais.
E é por isso que a prefeitura não pôs um centavo público para trazer à cidade a Banda da Ribeira. E também não vai contratar bandas milionárias para as noites de Carnaval. E esta é uma  decisão corretíssima, que tem que ser respeitada. Este dinheiro tem mesmo é que servir para atender demandas geradas pelas sequelas da seca.
Esqueçam os Aviões do Forró – e outras bandas do gênero, que cobram os olhos da cara para se apresentar por algumas horas em uma noite de Carnaval. Quem quiser pular ao som destas bandas, que vá para outras cidades, como Touros, que fecham os olhos –e pagam as consequências- para a decisão do Ministério Público.
São Miguel do Gostoso vai fazer seu Carnaval como pode. Com bandas locais, que também são ótimas – e que bom que o Carnaval dê oportunidade para os jovens que formam estas bandas. E, a exemplo do Carnaval passado, quem vai pagar a festa e estas bandas são empresas, incluindo as eólicas, que atuam no município.
Mas o Carnaval de São Miguel do Gostoso vai ter muitas outras atrações. Além das bandas locais na praia da Xepa, inúmeros blocos e bandas vão sair pela cidade. Como as “Descoladas da Madame Chita”, que sai no domingo, o Bloco das Marias e muitos outros blocos e bandinhas que animam as ruas e a população local.

18 comentários:

  1. Feliz é o povo, que faz de seu carnaval um retrato de manifestação popular, pois o maior glamour do mesmo é não se transformar num mega evento, de grandes financiamentos, onde a "alegria" do povo se transforme num grande negócio. Parabéns para SMG que a cada dia vem vivendo seus problemas, mas conseguindo dialogar em conjunto para construir um modelo novo de desenvolvimento. Não esmoreçam, crescimento precisa de respeito aos contrários, mas acima de tudo, não repetir os erros visíveis nos grandes jornais, no uso da coisa pública. Que nasça uma parceria pública e privada, selada de respito comum: crescer a comunidade.

    ROMULO ALVES - Rio de Janeiro-RJ

    ResponderExcluir
  2. poucas pessoas, faltou divulgação.

    ResponderExcluir
  3. dezenas de policiais fazendo escolta ao monte de gente, no sábado quanto no dia seguinte carro sendo roubado em pleno a luz do dia, nas proximidade da pousada do gostoso, na ponta do santo cristo, segundo eu soube que o evangélicos fizeram um MACHA PARA JESUS e solicitaram a policia local formalmente pedindo apoio, mais não deram, mais como todos os moradores de são miguel viu, no sábado no dia da banda da ribeira passar tinha dezenas deles, fazendo escolta,


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SÃO MIGUEL DO GOSTOSO.CAMINHA A PASSOS LARGOS PARA O FIM DO TURISMO DE QUALIDADE; POIS UM PROJETO DE PURA DESTRUIÇÃO, DA ORLA DE GOSTOSO ESTA PRONTO PARA ENTRA EM AÇÃO..TRATA_SE DE UM CALÇADÃO INTERLIGANDO A PRAIA DO CARDEIRO A PRAIA DA XÊPA...

      Excluir
  4. QUE VERGONHA:NÃO SE FAZ TURISMO COM CALÇADÃO. TURISMO E TUDO A QUILO QUE TEMOS, EM NOSSA COMUNIDADE.. A NOSSA CULINÁRIA, O NOSSO ARTESANATO , A NOSSA CULTURA , MAIS CALÇADA NA PRAIA E DESTRUIR O QUE TEMOS DE MAIS BONITO. A PRESERVAÇÃO DE NOSSA ORLA... NÃO A CREDITO QUE A MESMA PREFEITA, QUE TENTA RETIRA OS CARROS DA PRAIA SEJA ILUDIDA POR JW PARA FAZER ESTE MALDITO CALÇADÃO... SE LIGA GOSTOSO NÃO PODEMOS DEIXA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo ao "anônimo" aí de cima. Só existe calçadão na cabeça dele. Não há nenhum projeto da prefeitura para fazer calçadão em qualquer praia urbana de São Miguel do Gostoso. Imaginem um calçadão em cima daquela duna toda quanto é que ia custar. Isso é loucura da cabeça de algumas pessoas. E é mais uma bobagem criada por um setor da cidade que fica o tempo todo imaginando e difundindo coisas que não existem. O que existe, e isso não tem nada a ver com calçadão, é um projeto para se urbanizar o entorno da lagoa do Cardeiro. O projeto ainda não está pronto, mas a idéia é que se crie área de convivência, com bancos e jardins, faixas para caminhadas e ciclofaixas para bicicletas. Nada que afete o ecossistema da lagoa. Tudo será feito no seu entorno, afastada da lagoa propriamente dita. Ainda não tenho conhecimento dos detalhes deste projeto. Mas, se ele for mesmo para a frente, parece interessante, porque vai ajudar a preservar uma das áreas mais bonitas de São Miguel do Gostoso. Bom, mas vamos esperar pelo projeto. Provavelmente ele será submetido ao debate (audiência pública) com a população.

      Excluir
    2. QUERIDO JORNALISTA.POIS O SENHOR ESTA ENGANADO,EXISTE SIM UM PROJETO DE CALÇADÃO. E TEM A APROVAÇÃO DE VÁRIOS DONOS DE POUSADAS VEJAM SÓ QUE LOUCURA. E O FIM..

      Excluir
  5. eu acredito que nao havia necessidade de policiamento para os evangelicos fazerem uma macha pra Jesus pois esse tipo de evento sempre ocorre de maneira tranquila o que percebo na cidade de Gostoso e muita gente reclamando de tudo os evangelicos usam som muito alto pensando eles que isso agrada a Deus e vejo no meio dessa macha muitos que sao falsos crentes do tipo que nao fazem caridade e deixam os netos passarem por necessidades quando tem condicoes de ajudar devo dizer que pra se consegui a salvacao tem que ser bom e deixar a vaidade de lado porque aqui dia de culto parece um desfile de moda cada um que exiba o melhor sapato e a melhor roupa sao todos exibidos e sensassionalistas acham que e no grito que se vence e na roupa que se usa que serao salvo esta na hora de fazerem um melhor estudo da biblia e deixarem de ser hiprocritas e ajudarem as pessoas necessitadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao é pq servimos a Deus que devemos andar maltrapilhas. cada um se veste do jeito que quer. de salto sem salto, de havaiana não importa. servir a Deus é o mais importante;

      Excluir
    2. nunca vi as crentes irem a igreja de sandália havaianas sao todas muito vaidosas e cheias de brilho vivem se mostrando pra ver quem usa o melhor vestido isso é a realidade

      Excluir
    3. querida vc estar muito incomodada com o que os evangélicos usam ou deixam de usar não acha? A bíblia diz que Deus é dono do ouro e da prata sera que nos que somos filhos dele somos qualquer coisa...é pra sorrir né?kkk se queres saber o mistério aceita ele como teu salvador... Fica a Dica...

      Excluir
  6. Deixa de ser pessimista Gostoso é totalmente diferente das demais praias do Litoral do nosso Estado, temos espaço sobrando para se construir e nada vai prejudicar, aliás vai embelezar muito mais ainda a nossa praia sem prejudicar o Turismo Local, quando não se faz nada os críticos falam, e quando sabem que poderá surgir algumas obras ficam criticando, cai na real gente, afinal espera-se que essa obra saia mesmo do papel e que seja feito um belo calçadão para que todos os Gostosenses possam caminharem na maior tranquilidade próxima a praia.

    ResponderExcluir
  7. Carnaval feito para Elite, que se explodam a massa! Carnaval da Elite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não vi ninguém cobrando da população dinheiro para sair na folia da banda da ribeira, repense seus conceitos sobre Carnaval da elite. se um dia vc for em salvador vc vera o que é carnaval para a elite onde se separa pessoas por uma corda e abadares carissimos.

      Excluir
  8. Bandas tocam para todos é só participarem não existe essa de elite, Elita também gosta kkkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  9. Amigos gostosenses que só sabem reclamar, a banda da ribeira tocou para todos e eu como um bom nativo que sou aproveitei do inicio até o fim, mais os recalcados principalmente os politiqueiros adversários da prefeita realmente eu não os vi no meio dos foliões: será que eles não gostam de carnaval ou são proibidos de participar de eventos como esses que elevam o nome da cidade. Esses pobres coitados que não sabem o que e se divertir não podem ficar denegrindo a imagem de quem sabe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual é cargo que você conseguiu na prefeitura amigo, porque vamos combina tú é um babão de carteira em branco, a cada prefeito que entrar vai assina nela. pois esse bloco estava muito fraco. para Neri ganha as próximas eleições, pois não tinha meia dúzia de pessoas de gostoso. deixa de mostrar algo que não é de nosso povo nativo. pois nós sim temos alegria e brilho em nossos olhares.

      Excluir
  10. RUA DA MAREQUITA QUE LIGA O SHAMBALLA A O BAIRRO DO MACEIO ESTA COM MUITO MOVIMENTOS DE MOTOS EM ALTA VELOCIDADES CARROS,CONDUTORES DE MENORES,ATE PESSOAS QUE A POLICIA ESTA PROCURANDO,DAS 16 HORAS ATE 02 E MEIA DA MANHA,ESTA SE TORNANDO GRANDE DESVIO DAS BARREIRAS DA POLICIA NA AVENIDA DOS ARREÇIFES.

    ResponderExcluir