domingo, 19 de janeiro de 2014

Tartaruga é esmagada por carro em uma praia de São Miguel do Gostoso. Trânsito da morte continua livre

Prestem atenção a esta foto aí do lado.  Um carro de grande porte ( uma caminhonete?) passou por cima desta indefesa tartaruga. O impacto foi tão forte que o casco do animal afundou - vejam que há sangue no local. Isso ocorreu na manhã deste sábado (18/1), na praia do Santo Cristo, em São Miguel do Gostoso.
Desta vez foi uma tartaruga, mas poderia ter sido um ser humano - e crianças, alvos mais fáceis de serem atropeladas por este trânsito maluco que inferniza as praias desta cidade. Qualquer que seja a situação, isso é triste e trágico para uma  cidade que diz respeitar a vida - seja de animais ou de humanos. A cena choca e abala a imagem de São Miguel do Gostoso.
Uma tartaruga vive até 200 anos - um dos animais de maior longevidade. A tartaruga da foto deve ter sobrevivido a outros riscos, como ser devorada por tubarões ou outros peixes ferozes. Mas o caso desta tartaruga é diferente: ela foi destroçada por carros que trafegam pelas praias de Sao Miguel do Gostoso.
E olhem que São Miguel do Gostoso é uma referência no cuidado com tartarugas. Um grupo de voluntários trata destes animais com muito carinho. Seus ninhos são monitorados, isolados por fitas amarelas para que os carros não os destrocem. Mas muitos destes ninhos acabam esmagados pelos carros nas praias.
Agora é a época da desova de tartarugas em São Miguel do Gostoso. Muito provavelmente a tartaruga da foto caminhava para deixar seus ovos nas dunas da praia do Santo Cristo - ou já havia feito a desova e caminhava de volta ao mar. Não conseguiu e morreu esmagada. É a derrota da vida em São Miguel do Gostoso.
As fotos desta tartaruga esmagada foram tiradas na manhã deste sábado pela médica paulista Áurea Pascalicchio, que está hospedada na Pousada Recanto da Praia, na praia da Xepa. A tartaruga estava com a coluna quebrada, o casco afundado, na altura do bar Dr. Wind, na praia do Santo Cristo.
"Mudar a história"
"Foi uma das cenas mais chocantes que eu já vi", disse Áurea. "São Miguel do Gostoso deve aproveitar esta desgraça para mudar a história da cidade, proibindo definitivamente o trânsito nas praias. É preciso ter um crescimento ambientalmente sustentável". Para Áurea, a tartaruga morta devia ter 80 quilos.
Médica homeopata e acupunturista, com mestrado em meio ambiente na Universidade de São Paulo (USP), Áurea acredita que a tartaruga foi morta pela madrugada ou cedo na manhã do sábado.Ao ver a tartaruga, o sangue já estava coagulado e havia os rastros dos pneus do carro que despedaçou o animal.
Além da tartaruga esmagada, o que mais chocou Áurea é que outros carros passavam pelo local, sem que aquela cena servisse de exemplo para que aqueles veículos não mais trafegassem pela praia. Segundo ela, alguns bugues paravam no local, seus ocupantes olhavam indiferentes o animal morto e prosseguiam pela praia, geralmente em alta velociade.
É assustador perceber que uma cena de uma tartaruga destroçada por pneus de carros não comovam estas pessoas que dirigiam os bugues e as conscientizassem a não mais trafegarem pelas praias. Este trágico acontecimento pega muito mal para a imagem de São Miguel do Gostoso. Por acaso esta cidade tem alguma preocupação com a vida?
"Eu postei estas fotos no Facebook e todos os meus amigos ficaram chocados com esta cena de extrema violência", disse Áurea. "E meus amigos ficavam mais espantados ainda quando sabiam que eu estava em São Miguel do Gostoso, que é uma cidade em que ninguém acredita que isso possa acontecer". 
Reponsabilidade da prefeitura
A Prefeitura de São Miguel do Gostoso tem uma enorme responsabilidade por esta tragédia.

Foram muitos os apelos feitos à prefeita Fátima Dantas para que ela fechasse os trechos que dão acesso de carros às praias. Pois os bloqueios que a prefeitura pôs nas praias foram feitos de forma parcial. Todas as praias urbanas continuam com vias por onde os carros acessam as praias.
Na praia da Xepa, por exemplo, fechou-se um lado da praia (o lado esquerdo, ao lado do restaurante Jardim do Seridó), mas há outro acesso, ao lado da quadra de esporte, que continua aberto. O mesmo ocorreu com a praia do Maceíó - só há bloqueio de um lado. Na praia do Cardeiro, não há obstáculos e os carros continuam passando livremente.
Na Ponta do Santo Cristo, exatamente onde a tartaruga foi esmagada, não há um único bloqueio. Esta praia tem quatro acessos e todos estão abertos para carros. O correto seria deixar apenas dois acessos, ao lado dobar Dr. Wind, para que veiculos que trabalham para o kitsurfe e windsurfe passem ali, mas fiquem exclusivamente naquela praia.
A prefeitura de São Miguel do Gostoso demonstra uma tremenda insensibilidade pela vida de sua população e de animais, como a desta tartaruga destroçada. Além de não fechar todos os acessos à praia, a prefeitura também se descuida da sinalização e fiscalização. Até agora há apenas promessas, que nunca são concretizadas.
É lamentável o descuido com a vida que tem a prefeitura de São Miguel do Gostoso.

44 comentários:

  1. A Associação de Meio Ambiente, Cultura e Justiça Social (Amjus), que cuida da proteção de tartarugas em São Miguel do Gostoso, acaba de informar que um ninho de tartaruga foi totalmente destroçado por veículos - provavelmente bugues ou quadriciclos - na praia do Santo Cristo. Pescadores encontraram os restos de um ninho de tartarugas na manhã deste domingo (19/1). Um grupo da Amjus mapeia os ninhos de tartarugas e os sinaliza com fitas amarelas em toda a orla de São Miguel do Gostoso. Na manhã deste domingo, uma equipe da Amjus constatou que mais um ninho de tartaruga foi esmagado por rodas de veículos cujos proprietários trafegam irresponsavelmente pelas praias de São Miguel do Gostoso. A denúncia sobre matança de tartarugas nas praias de São Miguel do Gostoso já foi encaminhada ao Ministério Público e ao Idema. Será que a Prefeitura de São Miguel do Gostoso vai continuar de braços cruzados, sem fazer nada para proibir o tráfego na praia e acabar com esta matança de tartarugas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho Eu, que com um Tempo, essas Tartarugas vão para de desovar sobre a orla de São Miguel do Gostoso/RN, sendo assim que desculpa você e companhia, vão fazer para que não tenha o trafego de veículos na praia?

      Excluir
    2. O tráfego na orla é proibido, independente de as tartarugas desovarem ou ñ nas areias. E se fosse uma criança ou idoso o atropelado? Vc teria essa mesma opinião medíocre e egoísta?! Um pouco de solidariedade e cidadania seria bom para vc. Aliás, um pouco ñ, muito, porque vc ñ tem nnenhum.

      Excluir
    3. Me passa uma relação de acidente ocorridos na orla de São Miguel do Gostoso/RN com idosos ou crianças!?
      A praia é uma area de lazer , que a natureza nos ofereçe para nos desfrutarmos da maneira que for com motor ou sem motor ou como pedreste Também... Tendo prudencia com a cidadania,natureza é o que vale!

      Excluir
  2. E eu pessoalmente vou me encarregar de colocar em midias socias no exterior que protegem os animais a barbárie que os homens praticam em Gostoso. Vergonha para nossa cidade.

    ResponderExcluir
  3. O mundo cada vez mais conectado e multicultural pode ser visto em Sao Miguel do Gostoso! Pessoas vindas da Alemanha, da Espanha ,Da Italia ,De Portugal e de vários estados do Brasil vem em busca de praias lindas ,sol, esporte....e convivem nos restaurantes pousadas e praias. Atitude ambientalmente sustentável não é moda mas necessidade para que nossos filhos e netos tenham um mundo para viver ! As autoridades locais devem uma explicação e medidas enérgicas no caso da tartaruga morta na praia por um carro (pesado provavelmente) que talvez tivesse ido desovar. Poderia ter sido uma criança ou idoso.A imagem da cidade e do Brasil esta em jogo. O que esperar de atitudes concretas ??? Aurea Eleuterio Pascalicchio Sao Paulo.

    ResponderExcluir
  4. São Miguel do Gostoso recebe turistas do Brasil e do mundo em busca de sol praias lindas,esporte.Respeitar as pessoas e o meio ambiente não e mais opção mas necessidade para que nossos filhos e netos tenham um mundo para viver. Uma tartaruga provavelmente na desova foi assassinada por um carro na praia mas poderia ter sido uma criança ou um idoso. Que respostas efetivas as autoridades locais terão???

    ResponderExcluir
  5. Existe pessoas que só fazem criticar, ou coisa fácil de fazer, que culpa as autoridades do Município tem porque uma tartaruga esmagada por carros, a pessoa pode ter passado por cima dela e não ter nem a visto, porque na desova elas ficam totalmente cobertas pela areia, agora se o cidadão viu e não a livrou a culpa é toda sua, burrice é querer colocar a culpa em outras pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem é esse babão ??? Onde vc viu uma desova ??? E como é que ela fica totalmente coberta de areia ...kkkkkkkkkkkkkk Eh uma piada mesmo,viu?!!

      Vamos aguardar que as autoridades tomem alguma providencia ou que algo mais grave aconteça...Agora querer tapara o sol com uma peneira,é fogo viu!

      Excluir
  6. Lamentavelmente ainda existem pessoas para desculpar o indesculpável! Que falta de sensibilidade e de bom senso argumentar que a tartaruga estaria enterrada na areia e quem cometeu este atentado não a teria visto!!! Senhor ou senhora anônimo...será que desconhece que é PROIBIDO o transito de veículos na praia? A pobre tartaruga apenas dava continuidade á sua vida pondo os ovos que lhe permitiam se perpetuar num ciclo gracioso de vida, que gente ignorante e sem respeito terminou ali, da forma mais cruel.
    Será que esse anonimo dirá o mesmo se em vez de uma tartaruga for uma criança a brincar na areia? Burrice é fazer afirmações desse teor que desonram a nossa terra! Que comentário infeliz!!! João Ribeiro

    ResponderExcluir
  7. Por partes pessoal!

    1) É uma tartaruga Juvenil verde e por ser juvenil não está em idade de reprodução - o que cai por terra a ideia de que ela estaria se reproduzindo no local (mas poderia estar se fosse adulta).

    2) Por conta do "juvenil" sabemos que nesta "idade" ela não vem à praia e provavelmente já era um encalhe (tartaruga que morre e a maré trás), o que não tira o absurdo do carro passar por cima, já que é terminantemente proibido tráfego de veículos em praias.

    3) Sim, a prefeitura tb é responsável sim já que é responsável pela fiscalização.

    Só estou explicando pq a matéria está errada, mas não está errada a revolta por alguém ter passado com um carro em cima de um animal na praia, mesmo provavelmente já morto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Não sendo especialista na matéria nem biologo, me parece gratuita a informação de que se trata de uma tartaruga juvenil! Quem tirou as fotos, teve o cuidado de em uma delas colocar uma bolsa de aprox. 60 cm de comprimento, para se ter uma melhor noção da idade do animal. Ora essa relação nos permite concluir que a tartaruga teria entre 90 a 110 cm, logo não era uma tartaruga juvenil e sim uma tartaruga adulta em idade de procriação.
      2) As fotos permitem ver que a tartaruga foi atropelada quando se dirigia para o mar, logo não foi arrastada morta do mar para terra; por outro lado ainda era possível ver o sangue coagulado no pescoço e na cabeça o que acaba refutando completamente a tese de que já estaria morta.
      3) A matéria não está errada! Quem está errado(a) é você ao fazer comentários que não são corretos nem isentos e acabam minimizando um fato absurdo e inaceitável:
      UM ANIMAL CENTENÁRIO E EM VIAS DE EXTINÇÃO FOI BARBARAMENTE ASSASSINADO NUMA PRAIA DE GOSTOSO!
      Vamos todos dizer: B A S T A !

      Excluir
  8. Aqui tudo vira repercussão ou gente boba, só porque aconteceu a morte de uma tartaruga certas pessoas ficam colocando a culpa nas autoridades, gente isso tem acontecido e muito em nosso litoral e no litoral Brasileiro, muitas vezes por carros e na maioria das vezes por redes lançadas ao mar por pescadores, agora o que não entendo e a cabeça de certas pessoas que de tudo querem fazer a maior confusão, ainda bem que não foi num ser humano, mas que devemos abrir os olhos para que isso não venha mais a acontecer com a morte das tartarugas, pois se alguém presenciar fatos dessa maneira acontecer deve denunciar para que o infrator seja punido, aí tudo bem agora querer denegrir a imagem de outras pessoas como se elas fossem os culpados é brincadeira, criticar é muito fácil, o difícil é saber diferenciar os fatos, não sou nenhum babão de ninguém, pois acho isso horrível, não votei em quem está na posição desse Município, agora existe pessoas que não tem o que fazer e de um pingo dágua querem fazer um rio.

    ResponderExcluir
  9. fico feliz em ter em são miguel pessoas que protegem as tartarugas , mas, esse pensamento deveria ser pra todos animais né, poque também não há diferença em nada , as galinhas, gados, iai? que mundo vivemos , protegem uns e outros não, mundo sem igualdade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa! Então já que tem gente preocupado com tartarugas, vá você cuidar das galinhas e dos cachorros. Cada um fazendo sua parte.

      Excluir
    2. isso é só pra proibir o trafego na orla... nuca viii niquem aqui na praia ser atropelado, aqui na orla de São Miguel sou morador a mais de 15 anos ...
      esses micros empresários donos de pousada são demais querem fazer o que for pra ver seu clientinhos de fora ai que nunca virão, protegidos mas,mas,mas... no silencio na paz. é biblico na vida teremos dias de tribulação então se querem uma cidade perfeita, busque sua salvação é va morar no ceu que é melhor, por que aqui no mundo vai ser sempre assim!!!

      Excluir
  10. Pode se lamentar seu João Manoel, espero que não chore afinal devemos cuidar bem dos animais até mesmo dos que vivem dentro dágua, ou então faça a vigia deles.

    ResponderExcluir
  11. Gente! Concordo com a proibição do tráfego de veículos na orla. Porém quando a tartaruga se é essa da foto digo com toda certeza que é um animal juvenil e portando não estar em idade reprodutiva, e com certeza foi pego por alguma rede de pesca ou ingeriu sacola plástica, é um animal da espécie quelonia mydas (aruanã ou verde), Se o fato realmente aconteceu não foi com esse animal da foto e se foi ele já estava morto, pois só animais adultos(fêmeas) sobem a praia para desovar e o animal adulto tem outra aparência, é mais robusto, as nadadeiras são mais desenvolvidas, a cabeça é bem menor. Já que ninguém da AMJUS ou da NUMAR foi avisado do fato para se deslocarem até o local da ocorrência, fica então a palavra da turista, espero que ela tenha tirado alguma foto do animal que segundo a mesma pesava + ou - 80 kg, lembrando que um animal dessa espécie com um peso desse tem em média 130 cm de casco.
    Nosso litoral é privilegiado, das 5 espécies de tartarugas que habitam nossos mares, 3 já foram catalogadas aqui, temos uma área de alimentação e reprodução desses animais, área essa que se estende do Santo cristo ao Marco, onde voluntários da NUMAR e da AMJUS desenvolvem um trabalho em conjunto para proteger esses animais em risco de extição.

    José de Anchieta T Costa
    Policial Militar 2º sgt PM
    Curso de combate ao tráfico de animais silvestres
    Membro NUMAR
    Capacitado pelo TAMAR em monitoramento de tartarugas marinhas/base PIPA/RN
    Capacitação pelo TAMAR em monitoramento de tartarugas marinhas/S M Gostoso/RN
    SISBIO nº5485934

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado com os essa formação todinha o sr e os do seu grupo e da amjus juntos estão soltando tartarugas marinhas que estão em extinção para turistas verem não é? preservação é fazer com que a natureza possa fazer seu processo de forma mais natural o possível, conheço bem o trabalho do TAMAR, e da pena saber que vocês foram treinados por eles e estão fazendo tudo errado, pois o TAMAR não abre ninhos de tartarugas em extinção para ganhar ibope, e nem vão gostar de saber disso, estará vindo uma comissão deste mesmo TAMAR que o sr cita no seu comentário na próxima segunda dia 3/02/2014, aqui em Gostoso, vamos ver o que eles falam da maneira de preservar de vocês,

      estamos de olho.

      SPTV.

      Excluir
    2. Adorei...Parabéns SPTV! Sou RJ e lá as coisas não funcionam assim,estou a dois dias em SMG e presenciei ontem aquele absurdo! Um crime...Um absurdo,inaceitável! O pessoal que estava a frente do evento cavaram o ninho bem fundo para poder tirar as tartaruguinhas que ao meu ver ainda não estavam prontas para nascerem...Forçaram um nasc! Eh bom que alguém tome uma providencia!

      Carmem

      Excluir
    3. Esse senhozinho do SPTV gosta muito é de aparecer! Só vive assim! Deveria ele primeiramente se inteirar dos fatos. Primeiro que o técnico de campo responsável por esse procedimento foi um técnico nosso da NUMAR e não da AMJUS. A AMJUS nem faz abertura de ninho. E segundo é que ele, o Anchieta, é um técnico bem preparado e autorizado para fazer esse procedimento. O que ele fez com certeza foi legal.

      Excluir
    4. Minha sehora Carmem. Não sou técnico mas já tive a oportunidade de conhecer o procedimento. Lá mesmo o senhor Anchieta explicou. O ninho só estava sendo aberto exatamente porque as tartaruguinhas não estavam subindo e nem podia subir porque por causa da chuva a areia tava compactada e dura e então para que elas saisse tinha que ajudar e já tava no tempo. E esse senhor da sptv gosta muito é de aparecer usando o nome dessa Ong.

      Marcio

      Excluir
    5. Emanuel se prepare que a Iasnin vai ser a próxima vítima do perceval da SPTV. Ele vive disso. kkkkkkkkkkkkkkkkkk. E parabéns pelo iasnin. Boa iniciativa!

      Excluir
    6. O senhor dessa ong agora quer queimar as ONGS de nossa cidade para ganhar espaço.

      Excluir
    7. ...Pts ,povinho de interior acredita mesmo em papai Noel!

      Excluir
  12. A única verdade é que a nossa digníssima prefeita é a maior culpada do trânsito ainda ocorrer em nossa praias. A Lei existe e não é cumprida por nossa governante. Feche os acessos com troncos já mortos de carnaúba ou coqueiro. Faça uma barreira nos dois extremos da nossa cidade (Ponta de Santo Cristo e após a Praia do Maceió). Aí vamos ver se continuará o trânsito de veículos ? Não é caro e é muito simples a execução. Basta querer, ou será que a nossa governante não tem pulso ou seus interesses esbarram nesta tomada de decisão. Uma pena...

    ResponderExcluir
  13. Uma boa ideia se fizesse isso com certeza já em grande avanço para combater o transito na praia.

    ResponderExcluir
  14. O Tamar, ligado ao IBAMA pode contribuir para orientar na preservação desses animais marinhos.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, não querendo mudar o roteiro da discussão, apenas para enriquecer mais o que podmos e devemos fazer, independente do nome do paredão, tem que haver este tipo de ação neste municipio, não só os paredões, mas as casas de show (gostos esta virando um verdadeiro ...........) todo mundo tá colocando forró maria bonita, quinta do forró, forro em sebah(aonde si viu) jakes não sei o que, bar social da clésia este sim é uma verdaeira afronat e ninguem diz nada, não dono do blog, qualquer um coloca som e diz que é para os turistas, se liga vcs ja viram o perfil dos turistas, diga que é pra ganhar dinheiro, não invente o que eu não quero, vamos agir, sem distinção de nada. ok

    20/01/2014 19h20 - Atualizado em 20/01/2014 19h20
    Fiscalização apreende 16 paredões de som no fim de semana em Natal
    Operação 'Arrasta Paredão' foi intensificada na Operação Verão 2014.
    Neste mês a Semurb e a Guarda Municipal apreenderam 35 equipamentos.

    Do G1 RN
    10 comentários
    Paredões foram retirados das ruas nas zona Oeste e Norte de Natal (Foto: Divulgação/Semurb)Paredões foram retirados das ruas nas zonas
    Oeste e Norte de Natal (Foto: Divulgação/Semurb)

    A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb) e a Guarda Municipal apreenderam 16 equipamentos de som utilizados irregularmente em Natal. A operação 'Arrasta Paredão', que vem atuando desde março, foi intensificada na Operação Verão.

    De acordo com dados da fiscalização ambiental da Semurb as equipes de fiscalização retiraram 35 paredões das ruas desde o início deste mês. O supervisor de fiscalização da Semurb, Iang Chaves, conta que o dia com o maior número de apreensões do fim de semana foi o domingo (19), quando dez aparelhos foram apreendidos

    Na fiscalização deste fim de semana a Semurb esteve nos bairros de Felipe Camarão e Dix-Sept Rosado, na zona Oeste, e Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte.

    ResponderExcluir
  16. BOM! MUITO BOM! Esse trabalho pode ser feito aqui em S M Gostoso, basta que para isso a PM possua um DECIBELÍMETRO aferido pelo órgão competente (IDEMA) e os policiais recebam treinamento para utilizar o aparelho, treinamento esse que o próprio IDEMA fornece, e na falta da polícia ambiental a PM pode atuar como agente da leia. Caso contrário a PM só pode agir se houver VÍTIMA + INFRATOR + ELEMENTO DO CRIME, sem esses três elementos o policial pode responder por abuso de autoridade.
    Então muitas vezes as pessoas fazem mau comentários a respeito da ação da PM quanto ao combate ao uso abusivo de som de veículos, quando solicitam a PM e não querem aparecer como vítimas para assinar o BO, ficando aí faltando um dos elementos para que se concretize o crime (vítima).
    José de Anchieta T Costa, 2º sgt PM

    ResponderExcluir
  17. Existem os cegos por deficiência , os cegos pela ignorância e os cegos porque preferem permanecer assim. Das 3 situações a ultima é a pior! (Monica da Silva Silva)

    ResponderExcluir
  18. Vou finalmente ter sossego quando não houver mais paredão em Gostoso. Tenho dois filhos com disturbio bipolar que sofrem muito com o barulho.
    A saúde dos gostosenses agradece

    ResponderExcluir
  19. Aqui existem 2 assuntos. O 1ª é a circulação de veículos na praia. Quanto a isto suponho que não exista desacordos, apesar de certas pessoas criticarem e depois também andam de carro na praia.
    Quanto à triste morte da tartaruga, claro que é lamentável. Agora não façamos dramas nem comentemos sem saber nada do assunto. Felizmente o 2º Sgt. Anchieta deu-nos uma pequena lição sobre tartarugas. Parabéns e obrigado.
    Jorge Figueiredo

    ResponderExcluir
  20. muito bem SGT anchieta do comentario acima,esta bem explicado para as pessoas que reclamam muito do barulho do som alto,que costumam ligar para a policia e pensam a que a mesma vai chegar no local atropelando o proprietario som,essas pessoas deveriam comprar do seu proprio bolso o DECIBELIMETRO e doar pra policia medir o volume e tomar as medidas corretas,obs;tem muita gente metido a importante aqui em smg que reclama e vive dentro das serestas do spaço mix e pensa que nao sao vistos,principalmente alguns do conselho de segurança da cidade

    ResponderExcluir
  21. muitas pessoas reclamam do transito na praia a maioria tem familiares que nao respeitam principalmente as autoridades,quem respeita mais sao os nativos por nao possuirem veiculos trassados,ja esta bom de parar com esse abuso de reclamaçao por que nao vao da jeito,os chamados ricos sao os que frequentam mais a praia com carros,obrigado.

    ResponderExcluir
  22. Nativo respeita? KKKKKK...... Eu sou Gostosense meu bem e digo que os nativos só não andam de carro na praia porque não tem.
    Jana

    ResponderExcluir
  23. voce do comentario acima ,aqui tem varias camionetes trassadas de nativos,voce deve esta mal informada ou nao conhece jana voce deve puxar o saco de alguem de fora porque falar uma coisa dessa, se ocupa em alguma,voce e gostosense da quelas que ver o erro e diz esta certo UALL.KKKKKKK

    ResponderExcluir
  24. PARA QUEM NAO SABEM,OS SONS ABUSIVOS DAQUI DE SMG SAO;SPAÇO MIX,CLUB DE CLESIA,PRAIA MAR,TODOS ABUSAM TODA SEMANA,ALGUNS DUAS VEZES POR SEMANA ALEM DO SPAÇO MIX QUE FUNCIONA 2 HORAS A MAIS DO QUE OS DEMAIS ATE 3 EMEIA DA MANHA,AGORA PROVE AO CONTRARIO QUANTOS SONS DE PAREDAO ABUSAM POR SEMANA AQUI EM SMG,OBSERVE E FALE A VERDADE,SAO RECLAMAÇOES BESTAS,PROCUREM RESOLVER OS PROBLEMAS DA AGUA E DA SAUDE QUE E UMA VERGONHA,OBRIGADO EMANUEL VOCE E O CARA QUE PENA TEM GENTE QUE NAO GOSTA DO SEU BLOG POR NAO SABER DA VERDADE;

    ResponderExcluir
  25. Ao sr do SPTV: Poderias caro senhor, ser mais diplomático e procurar a minha pessoa em vez de postar comentários depreciativos contra o nosso trabalho, não sou a pessoa que estas a pensar. O que o sr viu na praia não foge do que eu aprendi na base de PIPA, e o sr sabe disso, se o sr sabe o que é youtube o sr acessa e pode ver vários vídeos do pessoal do tamar fazendo o mesmo. Quando ao sr. dizer que arrancamos as tartarugas do ninho, digo ao senhor que se elas não estivessem prontas como o sr falou. elas teriam ficado inertes, porém elas saíram em disparadas a procura da água. Outra, Se esses ninhos eclodem a noite 80% ou mais dos filhotes tomam a direção das luzes (área urbana) e findam morrendo de exaustão, sem falar do risco de serem atropeladas, e nós não temos tempo desponível(voluntários) nem salários para estarmos dedicando nosso tempo integral a esse trabalho. Faço esse trabalho ha 08 anos e nunca pedi nem recebí nada de ninguém, os moradores da cidade sabem disso, os pescadores sabem disso e todos que me conhecem sabe disso. Por que o sr em vez de nos criticar não se alia a nós. Olhe não estou querendo me promover nem com outras intenções, tenho uma família, uma vida social e financeira equilibradas sou uma pessoa respeitada e admirada por muitas pessoas, assim como respeito a todos. Por favor sr da SPTV se tens algo a dizer que me procure estou aberto ao diálogo.
    Att
    José de Anchieta T Costa

    ResponderExcluir
  26. Sgt Anchieta, nem precisava responder! Todos sabem da importância do seu trabalho e dos demais voluntários na defesa das tartarugas. Infelizmente, alguns indivíduos nada fazem, e por nada terem de bom a fazer, só criticam. Parabéns, combatente. As Quintas e a PM reconhecem seu trabalho, assim como a população consciente de São Miguel.

    ResponderExcluir
  27. CARAMBA! Olhei alguns vídeos no Youtube, até que me balancei pra concordar com o cara da SPTV, peço desculpas ao Anchieta, realmente existe vários videos com equipes do TAMAR fazendo do mesmo jeito que o Anchieta junto com o pessoal da AMJUS fez. Fica o alerta aí para nós que não temos conhecimento técnico do assunto em não acreditarmos em pessoas com outras intenções, que é o que me parece esse cara do SPTV ter, segundas intenções. Depois me lembrei que o Anchieta falou que durante a temporada que vai de novembro a maio, apenas um ou dois ninhos são abertos assim, para fazer um trabalho de conscientização com a população. e me lembrei também que foi dito na hora que aquele ninho já estava passando do dia e os filhotes não chegariam a superfície pois a terra estava muito dura devido a chuva dos dias anteriores.
    Desculpas ao sr. Anchieta
    Parabéns ao sr. e a AMJUS pelo belo trabalho, pois se não fosse por vocês da AMJUS e NUMAR não existiria mais esses animais na nossa região, como sabemos até poucos anos era comum a matança deles, muitos não chegavam nem a desovar e já eram capturados.
    Roberto Silva Costa

    ResponderExcluir
  28. CARMEM! Com todo respeito, a senhora estar equivocada, se a senhora estava no local teve ter visto que o sr. Anchieta não abriu o ninho até o fim, foi fundo o buraco foi, mas ele só ajudou as tartarugas que já estavam a caminho, ele não foi até os ovos, procedimento esse que ele com certeza fará depois para a contagem geral, sou bugueiro e participei do curso de monitores de tartarugas que ocorreu aqui em 2012 e que o sr. Anchieta também participou e era uma referência no curso pelo mesmo já fazer esse trabalho a alguns anos aqui em Gostoso. Inclusive elogiado pelo pessoal da UFRN, e do TAMAR na época. Digo a senhora que se não fosse esse pessoal que a senhora diz ter feito uma crime, um absurdo, esses animais só estariam na lembrança dos mais velhos e na imaginação dos mais novos.
    Parabéns AMJUS e NUMAR
    continuem fazendo o seu trabalho
    Ricardo Campos

    ResponderExcluir
  29. " Eu acho incrível a importância e o sensacionalismo que dão a morte de uma tartaruga a beira da praia em São Miguel do Gostoso, até parece que só acontece aqui. sou contra a preservação das espécies de tartarugas- marinhas? jamais!!! longe de mim pessoal. aí eu pergunto: onde esta a valorização, e a importância para com a vida humana? já parou p pensar quantas pessoas estão sem um prato de comida agora?estão sem emprego,sem estudar,sem expectativa alguma de melhorar de vida,sem um lar para morar,quantos filhos as mães estão perdendo para as drogas? não vou muito longe, aqui mesmo em Gostoso. parem de hipocrisia! é fácil falar de lei e de ordem, quem é o culpado ou não, de preservação de espécies e etc, quando se tem uma cama bem quentinha e 3 refeiçoes por dia". Ricardo

    ResponderExcluir