quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

São Miguel do Gostoso dá um passo à frente e criará regras para disciplinar o trânsito intenso da cidade

São Miguel do Gostoso começa a agir e pensar como cidade grande - e responsável. Até o Carnaval, a avenida dos Arrecifes, principal via da cidade, terá apenas uma mão de direção - no sentido de quem entra na cidade. Isso ocorrerá principalmente nos finais de semana - da sexta à tarde ao início da tarde do domingo.
Além da mão única na avenida dos Arrecifes, será permitido estacionamento de veículos apenas em um dos lados da via. Isso facilitará o escoamento de veículos por esta avenida. Outra decisão: quem estacionar seu veículo do lado não permitido da rua, pode ser multado e ter seu carro guinchado pela polícia.
Quando a avenida dos Arrecifes estiver funcionando com apenas uma mão de direção, a alternativa para retorno dos veículos será pela via paralela - a rua que passa em frente ao colégio Olímpia Teixeira. No domingo à tarde, o esquema será suspenso em função da feira que ocorre no dia seguinte, naquela via.
Esta iniciativa é extremamente positiva. Com o crescimento da cidade - e o aumento do número de turistas - é praticamente impossível trafegar pela avenida dos Arrecifes, especialmente no período noturno dos finais de semana. Com isso, a cidade começa a ter regras com o objetivo de disciplinar seu trânsito.
Esta foi uma das boas notícias que a prefeitura de São Miguel do Gostoso e o novo comandante do  da PM do município, tenente Frank Wolczack, deram ontem em reunião do Conselho Municipal de Segurança (foto acina). Outra boa notícia é que será ampliada a fiscalização do trânsito na orla urbana da cidade.
A decisão é de aumentar a sinalização sobre a proibição de veículos nas praias. Placas vão esclarecer  que, quem insistir em trafegar pelas praias da cidade, pondo em risco a vida da população, pode ser multado e ter o carro apreendido.  A polícia vai passar a fiscalizar com mais rigidez este tráfego irregular nas praias.
A prefeitura está fazendo acordo com agências que alugam quadriciclos  para que elas cedam alguns de seus veículos para que policiais possam fiscalizar as praias. Usando estes veículos, os policiais, fardados, abordarão motos e qualquer tipo de veículo que estejam circulando na orla urbana.
O acordo com agências de quadriciclos é uma solução da prefeitura para que estes veículos continuem trafegando sem ter que ser impedidos pela polícia. O acordo tem algumas condições. Os quadriciclos não podem ser dirigidos por menores e só podem ser usados na cidade ou trilhas exclusivas.
Estas trilhas especiais serão criadas em praias fora da cidade para que bugues e quadriciclos com turistas possam circular. Mas as agências que alugam quadriciclos  e bugues terão que ser regularizadas como empresas - criando CNPJ - para poder administrar seus negócios sem maiores problemas.
Maior controle do som alto
Na reunião do Conselho, com a presença da prefeita Fátima Dantas e da presidente da Câmara, Francisca Pinheiro, Wolczack prometeu ser rígido com o abuso do som na cidade. Será intensificado o controle de som alto em casas, veículos e até no chamado "Paredão de Jesus", usado por uma igreja evangélica.
O novo comandante da PM e a prefeitura também vão se reunir para criar regras especiais para que o carnaval não cause transtornos a moradores e turistas. A exemplo do que fez quando esteve à frente da PM de  Touros, o tenente quer criar horários específicos para desfiles de blocos e bailes populares.
Outra boa iniciativa de Wolczack, apoiado pela prefeitura e Conselho de Segurança. é a criação de uma Guarda Mirim no município. Quando esteve no comando da PM de Touros, Wolczack criou uma Guarda Mirim, com a participação de 230 crianças. Muitos destes jovens atuam hoje em funções públicas da cidade.
Como vocês podem notar, a reunião de hoje do Conselho de Segurança foi positiva e cheia de boas notícias. Foi desfeito até mesmo o mal-estar entre o Conselho e a prefeita no incidente que culminou com o afastamento do sub-tenente Édson do comando da PM da cidade e sua substituição por Wolczack.
Com razão, o conselho reclamou do fato de não ter sido consultado pela prefeita sobre decisões a serem tomadas para aquela crise. A prefeita se desculpou e disse que o afastamento partiu do comando geral da PM e que foi apenas informada sobre a decisão. Disse não ter havido tempo para consultar o Conselho.
 
 
 

26 comentários:

  1. Não tenho nenhuma pretensão em fazer proselitismo pessoal, mas por dever justiça desejo esclarecer que a iniciativa de sugerir ao Tenente Wolczack a criação da Guarda Mirim em São Miguel do Gostoso, partiu de nossa intervenção na reunião do Conselho de Segurança realizada hoje dia 17/jan/2014, na qual em nome do CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - CMDCA,abordamos o mencionado tema, tendo inclusive solicitado a Sra. Prefeita Municipal, o apoio necessário a concretização do referido projeto. Quanto ao problema da poluição sonora, desejo esclarecer que tive a iniciativa de desde 19 de abril de 2013, formalizar o encaminhamento de um Projeto de Lei que a título de sugestão, pretende disciplinar as atividades potencialmente poluidora de som. Vale salientar que existem excessos de condutas de todos os lados, não sendo portanto unicamente os evangélicos a serem alvo de comentários. Creio ser de bom alvitre que se veja de igual forma outras fontes de poluição sonora impunes e abusivas. OTONIEL DE SOUZA BARACHO - Presidente do CMDCA/SMG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, foi Otoniel Baracho, presidente da CMDCA/SMG, quem lembrou ao tenente Frank Wolckzack, durante a reunião do Conselho de Segurança desta quinta-feira (16/1), que ele criara uma Guarda Mirim em Touros, durante o período em que comandou a PM naquela cidade, e que ele poderia fazer o mesmo em São Miguel do Gostoso. Wolckzack fez um relato sobre sua experiência bem-sucedida em Touros e disse que a iniciativa também poderia ser aplicada em São Miguel do Gostoso. A prefeita Fátima Dantas, presente à reunião, considerou a experiência interessante. A Guarda Mirim poderá, sim, ser implantada em São Miguel do Gostoso. Já há discussões de que alguma ONG da cidade, como o Iasnin, ajude na criação desta Guarda Mirim, cedendo seu espaço para as reuniões destas crianças com o comando da PM. Além de presidir o CMDCA/SMG, Otoniel faz parte de ONGs como Iasnin e Aslírio.

      Excluir
    2. emanoel neri..acho q tem tudo pra dar certo,com essa organizaçaõ do trasito de s.m.gostoso..mas acho q a prefeitura deveria,abrir mas ruas,pra melhorar o trsito da cidade,principalmente..aquela rua em frente aõ ginasio carlitaõ,..q corta o terreno de seu torres..q vai sair proximo aõ posto de gasolina..uma boa ideia pra nossa prefeita..

      Excluir
    3. emanoel neri..essa ideia acima,e otima pois a prefeita,deveria se pronuciar,e abrir mais ruas,pra melhora o transito da cidade..abrir essa rua em frente ao carlitaõ..seria bom d++ pra nossa cidade,..grato..

      Excluir
  2. tenente frank. tudo isto qui foi,falado hoje pode não dar certo/ tudo depende dele..(j w)

    ResponderExcluir
  3. A cidade onde existe mais reuniões e São Miguel, e nada se resolve, esse dito popular dos moradores e a mais pura verdade, muito se fala, pouco se resolve, e tudo se promete, nada se cumpre, é meus amigos infelizmente e a realidade da nossa cidade.

    ResponderExcluir
  4. Se esqueceram do acesso ao Maceió. A saída para o transito é a Rua das Ostras que é larga e fica no meio da cidade servindo de artéria não só para São Miguel mas para o Reduto e outros locais. É hora de se pensar em acabar o calçamento dessa importante rua de Gostoso. Eu tenho fé que muita coisa vai se resolver em Gostoso e teremos um Carnaval maravilhoso.

    ResponderExcluir
  5. Gente vamos tentar amenizar essa poluição sonora, moro na rua dos buzios e todas as quintas feiras temos um belo forro em um restaurante vsinho, parabenizo a organização pois é um rítmo tipico do nordeste e que turistas amam, mas vamos pensar em nós mesmos, tenho um visinho que é deficiente e sempre que tem esses barulhos insurdecedores ele passa a noite aos gritos, agitadose sua mae tem que dar medicamentos para dormir, será que isso é necessário? Falo sobre esse espaço pois é o que mais me agride diretamente, mas temos o clube no centro as sextas feiras e o spaço mix em dias alternados, ouço comentários terríveis... Abraços

    ResponderExcluir
  6. se tudo que foi conversado nessa reuniao realmente acontecer será ótimo mas se ficar só no papel como tem sido os resultados nos ultimos meses vai ser mas uma decepçao para nós moradores que estamos vivendo tantos problemas aqui em gostoso quero que o novo delegado seja bem vindo e que acabe com esses roubos que temos com frequencia e as bocas de fumo que sao muitas na nossa cidade quanto ao transito eu acho que vai dá muita confusao pra o motorista se nao houver informaçoes claras e vamos de uma vez por todas acabar com esse absurdo de crianças dirigir motos e carros que o delegado faça acontecer varias blitz para que vejam que aqui há lei e que o senhor Frank possa concertar o que está errado estou torcendo por um Gostoso melhor

    ResponderExcluir
  7. referente o comentario acima das festas nas quintas feiras realmente ja mensionei algumas vezes o mesmo local mais por se trata da irma da presidente da camara muitas vezes não é nem liberado o comentario, e mais nesta quinta feira enquanto estava sendo roubada uma pousada de gostoso o policiamento inteiro tava fazendo a segurança da tal festa e sempre assim quando essa festa acontece nas quintas o policiamento interdita até as ruas de acesso comseus cones e ficão presente boa parte da festa enquanto a população ta entregue as baratas, tenente Frank serra que pode se mudar isto?

    ResponderExcluir
  8. Algumas dúvidas sobre essas "decisões":
    1- Qual a base legal dessa alteração?
    2- Como foi passada a competência para que a PM possa atuar como agentes de trânsito?
    3- Se o uso do quadriciculo é proibido por lei federal, como pode o conselho de segurança firmar "acordo" para permitir o uso deles, inclusive pela PM, q tem q cumprir a lei? Há legalidade nesse acordo?
    4- Da mesma forma, qual a base legal dessa dita "guarda mirim", como ela se dará, atribuições, etc?
    Por fim, alerto para o cuidado com o abuso de poder por parte de quem fiscalizar o "som alto". Muitas questões tem q ser observadas, inclusive a sua aplicação a todos, amigos do poder ou não.

    ResponderExcluir
  9. eu so acredito vendo, aqui prevalece a lei de quem tem parentesco político, nenhuma dessas reivindicações serão feitas vai continuar som alto, festas, transito nas praias, arrombamentos em residências, abuso por partes dos policias, transito obstruido na avenida dos arrecifes, e outras e outras barbaridades que acontecem na nossa cidade, desculpem mais e a pura verdade.

    ResponderExcluir
  10. Senhoras e senhores, boa noite!
    eu sou o Ten Wolczak, respondendo pelo comando do policiamento de SMG.
    Não vim "a convite", tão pouco pedi para comandar SMG, mas, já estou fazendo o meu melhor, agindo, planejando e operando, não tenho partido, ou pretensões políticas, sou um homem da segurança pública e dependo exclusivamente do poder executivo (estadual e municipal-estruturalmente) e da população e empresários, como parceiros no compartilhamento de informações.
    Gosto de pessoas sinceras e honestas que acima de tudo, sejam capazes de se identificar quando fizerem uso de um espaço público, na intenção de perguntar ou denunciar, portanto, ao me perguntarem algo, por favor, não o façam no anonimato, a não ser que seja uma denúncia do tipo anônima, a qual só terá validade investigativa, se preservada a confidencialidade, diretamente à minha pessoa.
    SMG tem problemas sérios, que não serão resolvidos apenas por mim, mas, por todos NÓS, JUNTOS!
    Quem saiu às ruas nos últimos dias, já percebeu diferenças, principalmente no trânsito da cidade e verá muito mais.
    Gostaria de agradecer ao profissionalismo do Sub J. Edson, a quem muito admiro pela sua honestidade e seriedade, desejando-lhe boa sorte em sua nova jornada.
    Bem, não trabalho para desrespeitar ninguém, mas, como não estou aqui de favor, também não levo desaforo pra casa, de quem quer que seja, procurarei, sempre que possível, responder a todos, principalmente e primeiramente aos que se identificarem, não acredito em pessoas que usam do anonimato para se expressarem. portanto, ainda, para não ser antipático(mais do que já pareci ser), tentarei de forma sucinta responder alguns questionamentos levantados diretamente à minha pessoa:
    * Eu não escalo PMs para festas privadas, para estas, há seguranças na cidade.
    * Não autorizo policiais de serviço normal, trabalharem nesse tipo de evento, mas, nada proíbe que estes adentrem em qualquer local, público ou privado aberto à circulação de pessoas, com fito a fiscalizar os mesmos, evitando o acontecimento de ilícitos.
    * A legalidade das nossas ações, baseiam-se no poder discricionário de atuação das polícias de todo o Brasil, no combate ao crime, garantido constitucionalmente em 1988.
    * O trânsito, enquanto não haja órgão municipal, é sim, responsabilidade da Policia Militar, através do CPRE.
    * Quanto aos abusos, existe no RN uma corregedoria para apurá-los, já respondi por muitos e certamente haverão outros, pois não há como fazer omeletes sem quebrar os ovos.
    * senhores, sou uma pessoa simples, que gosta de pessoas simples, espero aumentar o grande numero de amigos que tenho em SMG, sou conhecido por ser duro nas horas necessárias e ser compreensível nos momentos de dificuldade. Vim para somar, não sou um herói milagroso, sou um ser humano, que vai errar e acertar ainda muitas vezes, e por isso peço a compreensão de todos.
    A quem interessar falar com a minha pessoa, é só dirigir-se ao destacamento policial(delegacia) e poderemos esclarecer quaisquer dúvidas, as demais perguntas que vi acima, não encontro cabimento de respostas aqui, por enquanto. abraço a todos e muito obrigado pela confiança em mim depositada, já estamos trabalhando!

    ResponderExcluir
  11. Sr Frank. Eu e minha familia apoiamos o senhor. Faça o seu trabalho com caráter e dedicação sempre haverão pessoas contra isso ou aquilo mas quando se tem a consciencia certa nada lhe perturbará. Por favor nos ajude a acabar ou ao menos conter a onda de crime e de coisas fora da lei que vemos em Gostoso. Desejamos toda Sorte e apoio de nossa população. Seja muito bem vindo.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns tenente Frank, sou a mesma pessoa que perguntei sobre os policias tarem enfrente a festa da Irma da presidente da câmera, gostaria muito que de fato não fosse feita exceção de pessoas mais que fosse todos tratados com o mesmo respeito e acredito em seu trabalho espero que muita coisa em são Miguel mude, parabéns mais uma vez pela resposta e também desejo boas vindas a São Miguel, que você faça o mesmo trabalho que fez em Touros, alias melhor, nossa cidade precisa urgente mente da uma resposta para essa bandidagem.

    ResponderExcluir
  13. Sr . Emanoel neri espero que o sr publique a populacao quer saber o seguinte pq o tenente nao vai atras dos bandidos ao inves de ta aprendendo as motos e os carros da populacao do pai de familia em pleno final de semana fazendo blitz e outra ele estar totalmenye errado so quem pode fazer blitz e prender moto e o d e se a prefeita ou o grupo de seguranca nao arrumar uma solucao vamos enviar uma nota ao comando da pm e a todos os jormais espero que publico sr emanoel neri obrigado boa tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comentário acima é um equivoco. É responsabilidade, sim, da Polícia Militar, por ordem nas ruas - e neste caso no trânsito irresponsável de motos. Motos em São Miguel do Gostoso são conduzidas de forma quase suicida. Os condutores destes veículos costumam andar pelas ruas da cidade com canos de escape adulterados, em altíssima velocidade, sem respeitar o pedestre e pondo em risco a vida da população. Isso sem contar em motoqueiros sem documentos das motos, muitos deles sem carta de habilitação, dirigindo sem capacetes, além de uma minoria destes veículos que são frutos de roubos. O que estes senhores/as querem? Que a polícia feche os olhos para estas irregularidades? Se a polícia fizer isso, aí sim estará sendo omissa no policiamento da cidade. O problema é que parte da população - e o autor/a do comentário acima deve estar incluído neste segmento social - prefere ver a cidade bagunçada, sem ordem, onde eles mesmo querem impor suas regras sem o menor respeito às leis vigentes e à população. Váo firme, tenente Frank, ponha ordem em São Miguel do Gostoso - tanto no que diz respeito ao trânsito irresponsável como em relação à criminalidade. O que o senhor está fazendo é o que se pode chamar de "Choque de Ordem". O lado sensato da população - e que felizmente é a maioria da cidade - agradece pelo seu bom serviço.

      Excluir
    2. Melhor dizendo: um ignorante. Flávio

      Excluir
  14. Pois e bom trabalho tenente espero que va atras dos bandidos nao de prender motos dos cidadao de bem que esteja ganhando o pao de cada dia como aconteceu no ultimo domingo levou ate amoto de um trabalhador que estava parada ao lado da pista ele foi cortar o cabelo de um sr e deixou a moto parada quando voutou o tenente estava colocamdo em cima da viatura o cidadao falou essae minha moto eu deixei aqui e fui yrabalhar ele responde va pegar na proxima sexta feira com o documento se nao estivet atrazada a populacao ficou indgnada pq seria um yrabalhador nao um bandido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É obrigação de todos estarem com os devidos documentos em mãos. São todos documentos obrigatórios: CNH, DOCUMENTO DO VEÍCULO, ETC..Se não possui nenhum deles, saia de casa a pé. Jairo

      Excluir
  15. Estamos na torcida pelo seu trabalho, mas primeiramente coloque esses ladrões na cadeia, aí sim já é um grande começo.

    ResponderExcluir
  16. Meus caros, o Cod. de Trânsito Brasileiro é claro em seus artigos 22,23 e 24. A fiscalização do trânsito em sua circunscrição compete ao Município. Ao estado e a PM, cabe a fiscalização na sua circunscrição, ou seja, nas rodovias estaduais. Não a toa q em Natal a fiscalização pela PM só se da na estrada de ponta negra, estrada da redinha, rota do sol e tomas landim. Todas vias estaduais. As demais vias da cidade é de competência dos agentes municipais de trânsito, os amarelinhos. A PM em gostoso não pode ir além de sua competência legal.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns Sr. Frank pelo trabalho de apreender motos sem documento e pessoas sem habilitação. Tudo que é fora da lei tem que ser combatido porque coisas erradas vão trazendo coisas erradas, porque nós brasileiros temos problemas com a lei. Tem que acabar esse jeitinho vergonhoso que só é aplicado quando nos favorece. Boa Sorte e Lei para todos.
    Célia

    ResponderExcluir
  18. Tenente Frank admiro seu trabalho de outras cidades que você passou, principalmente Touros, só gostaríamos que fizesse o mesmo trabalho em Gostoso, alis melhor, acontece que os policias que fazem parte do destacamento de São Miguel do Gostoso também tem que ter a mesma garra que você, o mesmo empenho e dedicação, ontem por volta do meio dia um cidadão ligou para denunciar três elementos suspeitos na praia de Tourinhos em uma moto onde foi passado por telefone modelo cor e placa da moto, passou mais de uma hora e nada da policia passar pelo menos para uma abordagem, tudo bem que os supostos suspeitos não fizeram nada e se evadiram do local rápido mais é deve da população denunciar qualquer atitude suspeita e tem sido isso que a policia tem pedido. Será que não deram à mínima porque a ligação foi feita anônima, acontece quer muitos delinqüentes foram presos graças as denuncias anônimas, ainda que os elementos não tenha praticado nem um crime hora visto no momento mais os mesmo tava em três numa moto bebendo e pelo que conhecemos sem habilitação nem documento da moto isto já ta errado pondo em risco suas vidas e a dos outros, então pedimos a policia que por favor de um pouco mais de credito nas denuncias principalmente anônima, muitas vezes se esconder por trás do anonimato e covardia mais fazer denúncias no anonimato muitas vezes e um ato heróico, sabemos que existe muitos trotes mais se não for averiguar não vão saber, peço desculpas se no deslocamento de São Miguel a Tourinhos a policia tiver vistos os tais suspeitos e abordados, mais se isso por ventura tiver acontecido não custava nada ir até a praia de Tourinhos para a população ver que a policia veio, isso traz para nos um pouco de tranqüilidade uma vez que tantos roubos, furtos e demais delitos vem acontecendo em nossa cidade. Fica minha observação. Acredito em seu trabalho Frank e seio que isso pode mudar.

    ResponderExcluir
  19. que o delegado Frank seja bem vindo para melhorar nossa segurança e acabar principalmente com as bocas de fumo que sao muitas na nossa cidade

    ResponderExcluir
  20. Seria muito importante também que a polícia procurasse proibir as brigas de galo aqui em nossa cidade, pois é um mal trato a esses animais, nas brigas colocam facas para que os galos matem uns aos outros, e isso é crime, fica aqui a dica.

    ResponderExcluir