quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Nova onda de insegurança asssusta São Miguel do Gostoso. Polícia tem suspeitos e promete agir rápido

E a insegurança pública voltou a assustar os moradores de São Miguel do Gostoso. Nos últimos dias, uma série de roubos e furtos - além de pequenos assaltos - têm ocorrido na cidade. Moradores e turistas já foram vítimas desta nova onda de criminalidade. As autoridades policiais têm que agir rapidamente.
São Miguel do Gostoso aguarda as ações do tenente Frank Wolckzak, o novo comandante do policiamento militar no município. Wolckzak substituiu o sub-tenente Édson, afastado do cargo após envolvimento em incidente com moradores, na noite de 31 de dezembro (veja post abaixo). Isso gerou crise entre a prefeitura e o Conselho de Segurança.
A polícia atribui a responsabilidade pela nova onda de crimes na cidade a um conhecido assaltante que estava preso, por ter assassinado um outro suspeito de furtos, mas que foi solto por decisão do Judiciário. Segundo a polícia, furtos e assaltos foram reiniciados desde a volta deste assaltante a São Miguel do Gostoso.
No final do ano, várias casas foram furtadas no bairro do Santo Cristo. Na primeira semana de janeiro,  quatro turistas foram assaltadas quando se deslocavam, a pé, entre São Miguel do Gostoso e a praia do Tourinhos. No último sábado, uma comerciante da cidade foi assaltada, quando saía de uma festa.
Há vários outros casos acontecendo na cidade. Uma jovem teve o braço cortado na segunda-feira (13/1) por estilete. Segundo policiais que investigam o caso, os criminosos devem ter confundido esta jovem com uma outra vítima que, durante assalto,  reconhecera os assaltantes e ameaçara entregá-los à polícia.
A polícia diz ter fechado o cerco em torno dos responsáveis pela nova onda de violência. Mas tudo vai depender da ação da Delegacia da Polícia Civil de Touros, que também está apurando o caso, e de iniciativas do novo comando da PM no município. Considerado eficiente por onde passou, Wolckzak  já está na cidade.
Nesta última terça-feira (14/1), o Conselho de Segurança se reuniu na Câmara Municipal. Além de tratar da nova onda de violência e pedido providências à polícia, o Conselho também tratou da crise gerada pelo afastamento do comando anterior da PM na cidade sem que o órgão tenha sido consultado.
O presidente do Conselho, João Ribeiro, considerou "lamentável" a decisão da prefeita Fátima Dantas de pedir o afastamento do sub-tenente Édson sem se reunir antes com o Conselho. Por este motivo, apresentou carta de demissão. Se ele saísse, muitos outros conselheiros também renunciariam.
Se isso acontecesse, a crise na segurança pública de São Miguel do Gostoso seria muito pior. Foi o Conselho de Segurança quem abriu portas junto aos governos estadual e federal para melhorar a segurança pública da cidade. Muitas destas medidas - que contam com o apoio da prefeitura - ainda serão implantadas.
Na reunião, conselheiros fizeram apelo para que João Ribeiro não renunciasse. A presidente da Câmara, Francisca Pinheiro, vereadores e secretários municipais, também presentes, reforçaram o pedido. Ribeiro concordou em ficar desde que fosse aprovada "moção de repúdio" à atitude da prefeitura na crise.
"Nós somos um Conselho criado para auxiliar o Executivo em questões de Segurança Pública. Se não somos consultados em momento de crise envolvendo a segurança do município, qual é então o nosso papel?", perguntou Ribeiro. "Nós trabalhamos em benefício da sociedade e não somos fantoches de ninguém".
Ficou marcada para esta quinta-feira (16/10), às 10h, também na Câmara Municipal,  uma nova reunião do Conselho de Segurança. Auxiliares da prefeita se comprometeram a levar a prefeita à reunião. O tenente Wolckzak será convidado para falar de seus planos para enfrentar a nova onda de criminalidade na cidade.

 







 

15 comentários:

  1. O importante que deve ser feito é colocar esses ladrões safados por atrás das grades, só assim a nossa cidade ficará mais tranquila com esses vagabundos na cadeia.

    ResponderExcluir
  2. Desculpa mas descordo do comentário acima... Bandido e ladrão não fica muito tempo atrás das grades, eles podem matar, roubar, estuprar e por isso mesmo fica, no máximo é detido e liberado em seguida, sorte pouca é a nossa pais e mães de família que temos que nos trancar, colocar muros enormes para não entrarem, manter nossas crianças trancafiadas. Mas se por acaso estes bandidos entrarem e nós fizermos um mauzinho qualquer (tipo uma boa surra e depois colocar para cães fazer um lanche) vamos responder por isso, atraz das grades e sem data para sair. Ver se é fácil ser cidadão!
    Liza Mendes, mãe e cidadã indignada com a insegurança!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem toda a razao, as leis brasileiras foram feitas por bandidos

      Excluir
  3. Eu já passei a lista de ladrões safados para minha familia e amigos e quando eles chegam ou passam perto saímos todos juntos do local em grupo. outro dia minha filha ligou e disse que um estava perto de onde ela estava, aí fui com meu carro pegar ela. Acho bom todos da cidade saberem quem são os ladrões, temos que passar e fazer a todos em Gostoso saber. Acho que se eu tivesse um filho ladrão eu tomaria vergonha na cara e me mudaria daqui. Lembrem se que quem rouba mata também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parte pelas pessoas que foram assaltadas fazer um BO, Muitas pessoas locais sao roubadas e nem prestam queixa porque é filho da cunhada da prima do fulado, por amor de Deus, se nao presta queixa nao se queixe!!!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, quem prendeu foi o Sargento Sidney quando trabalhava aqui em gostoso. Esperamos que o novo tenente faça um bom trabalho

      Excluir
  5. são miguel do gostoso..esta perdendo clientes...já passamos do periodo probatorio..e agora 20 anos tentando sobreviver;de um unico atrativo. só agora surgi outro,roubos,arombamentos, prostituição, colapso politico///

    ResponderExcluir
  6. Perdendo clientes vocês está muito mal informado, pois a cada dia que passa a nossa cidade recebe mais visitantes, assim consulte os empresários donos de pousadas, aqui é tão bom que, existe pessoas revoltadas por não ter o que fazer, temos problemas e pergunta-se qual a cidade do nosso país que não tem?, se existe coisas boas também existe coisas mal, se existe pessoas revoltadas poderiam ir embora da nossa cidade, porque não vão?, o pessimismo devemos deixar de lado, vamos honrar a nossa terra querida de São Miguel do Gostoso aí sim todos nós acharemos muito mais Gostoso ainda, para se honrar o nome desse Município, não é preciso ser do lado A ou do lado B, da posição ou da oposição, afinal tudo passa e a vida continua até quando Deus nos permitir.

    ResponderExcluir
  7. INTELIGENTE/ ME FALE DE OUTRO ATRATIVO. TURÍSTICO DESTA CIDADE. OS NATIVOS ESTÃO PERDENDO ESPAÇO..NÃO PODEM EXPRESSAR MOSTRA PARA OS TURISTA. O JEITO GOSTOSO DE SER, POR QUE OS DONOS DAS POUSADAS NÃO PERMITEM.

    ResponderExcluir
  8. Não sou dono de pousada mas está batido este papo de sempre falar mal dos pousadeiros e duvido que estes que tanto reclamam não tenham alguem da familia trabalhando em uma delas ou não tenha vendido suas terras para os de fora,sai fora jacaré!!!se muda logo de vez para o interior distante!!!!

    ResponderExcluir
  9. Porque que os locais não mostram a cultura da cidade que tanto querem mostrar? pelos pousadeiros ou empresarios? nao entendi. Quer fazer faça nao espere que ninguem faça por voce, e todos vao ficar agradecidos eu credito nisso.

    ResponderExcluir
  10. Esse blog vou denunciar pois oq falamos de bom e de pessoas boas não pulblicam oq ha Emaoel Neri pq vc faz esse tipo de coisa

    ResponderExcluir
  11. PESSIMISMO DEIXA FORA GENTE, SÃO MIGUEL DO GOSTOSO HOJE É UMA DAS CIDADES QUE MAIS TEM CRESCIDO EM NOSSO ESTADO, AONDE O DESENVOLVIMENTO CHEGA, TAMBÉM NÃO ACONTECE SÓ COISAS BOAS, E É ASSIM MESMO O IMPORTANTE É QUE GOSTOSO HOJE NÃO É MAIS AQUELA CIDADEZINHA PACATA E ESCONDIDA, AFINAL EM GOSTOSO TEMOS MUITAS COISAS BOAS E QUE SÓ ENCONTRAMOS AQUI, AVANÇA GOSTOSO, AVANÇA GOSTOSO, E DEIXA OS CRÍTICOS FALAREM.

    ResponderExcluir