quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Caciques do PMDB puxam o "tapete" do PT e trocam Fátima por Wilma. PT pode se aliar a Robinson Faria

A eleição de 2014 no Rio Grande do Norte começa a ferver. O PMDB, liderado pelo deputado Henrique Alves e o ministro Garibaldi Alves Filho, "puxou o tapete" do PT.  A aliança que estava sendo costurada no PMDB em torno da candidatura da deputada Fátima Bezerra (foto) para o Senado foi para o espaço.
No lugar de Fátima Bezerra, o PMDB prefere caminhar com a ex-governadora Wilma de Faria (PSB). Neste caso, Wilma sairia candidata ao Senado em uma chapa que deve ter o ex-senador Fernando Bezerra concorrendo ao governo. Com isso, Wilma trocaria sua candidatura ao governo pela do Senado, dando mais musculatura na chapa do PMDB ao governo local.
Mas o PMDB se enganou ao pensar que a manobra afastaria Fátima Bezerra da disputa do Senado. Não só afastou como aparentemente pode dar mais gás à deputada petista. Fátima Bezerra está costurando sua candidatura em aliança com o vice-governador Robinson Faria (PSD), que disputará o governo estadual.
Têm outros obstáculos no caminho desta nova parceria do PMDB. Wilma, que perdeu a disputa para o Senado em 2010, deixou o governo estadual marcado por inúmeras denúncias de irregularidades. Uma delas atingiu em cheio seu filho, Lauro Maia, acusado de corrupção, e já condenado pela Justiça.
Se confirmado, este cenário pode chegar à eleição com sinais trocados. É que os peemedebistas são aliados do PT no plano federal - Michel Temer (PMDB) é o o atual vice-presidente da República e deve se candidatar à reeleição, na chapa de Dilma Rousseff (PT). O natural seria que o PMDB saísse aliado ao PT no RN.
Mas, na hora de medir os prós e contra, pesa o lado da balança que pode gerar mais benefícios. O PMDB acredita que, afastada a candidatura de Wilma, aumenta a chance de Fernando Bezerra ser eleito. Mas o tiro pode sair errado. Fátima Bezerra e o PT são bons de votos e podem atrapalhar esta manobra do PMDB.
Fátima Bezerra teve a maior votação para a Câmara dos Deputados em 2010 no RN - muito mais votos do que Henrique Alves, um dos parlamentares mais antigos da Câmara e herdeiro de uma família que tem muito peso político no Estado. Além disso, Fátima lidera todas as pesquisas para a eleição do Senado. 
Se Fátima sair aliada a Robinson Faria dá musculatura política a esta candidatura. Além de ter boa articulação junto ao governo federal, Fátima pode dar a visibilidade que Robinson necessita para viabilizar seu nome. Robinson é o atual vice-governador do RN, mas rompeu com a governadora Rosalba Ciarlini.
Até o mês de abril, quando os cenários para a disputa eleitoral estarão mais definidos, muita coisa  pode mudar. Mas, no momento, o cenário é este: o PT, com Fátima para o Senado, sai aliado a Robinson, enquanto o PMDB vai de Fernando Bezerra e quer consolidar chapa com Wilma concorrendo ao Senado.
Mas tem gente que acredita que, de última hora, Henrique Alves cria coragem e substitui Fernando Bezerra como candidato a governador. Este sempre foi seu grande sonho. Embora seja o deputado mais antigo do Estado - e sempre com expressivas votações -, Henrique nunca ganhou uma eleição majoritária no Estado. Até agora, perdeu todas e morre de medo de nova derrota.
O PMDB quer fortalecer sua chapa com outros aliados. Um deles é o senador José Agripino, do DEM - pelo menos a aliança na eleição proporcional (deputado). A outra aliança é com o PSDB. O namoro com DEM e PSDB é outro entrave para o PT, que não aceita nenhum tipo de aliança com estes dois partidos.
Resta saber neste cenário qual a posição que a governadora Rosalba Ciarlini vai assumir na eleição. Até agora não se sabe se ela vai se candidatar à reeleição. Desgastada politicamente e eleitoralmente, com cerca de 70%  de rejeição, Rosalba não anunciou ainda se vai querer correr o risco de disputar nova eleição.
Embora com cenários finais ainda indefinidos, o que há de concreto no horizonte da eleição de 2014 no RN é o isolamento que os caciques do PMDB deram no PT. Mas Fátima Bezerra  não abre mão de sua candidatura e já se articula com lideranças do PT nacional, entre eles Lula, para consolidar seu nome ao Senado.

7 comentários:

  1. Bom dia, voltando ao governo municipal, e ai como é que fica 55 e 13???????, 55 foi e é oposição e contra o 15 (Fafá)

    ResponderExcluir
  2. tudo farinha do mesmo saco.

    ResponderExcluir
  3. simplesmente fafa não tem argumentos para pedir votos para ninguem.

    ResponderExcluir
  4. FALANDO DE POLÍTICA: A POLÍTICA DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO A PRESENTARÁ, UM NOVO CANDIDATO A PREFEITO. EMPRESÁRIOS LOCAIS E DE OUTROS ESTADOS E SEGUIMENTOS DA SOCIEDADE;TIPO CLUBE DE JOVENS ,IGREJAS E OUTROS, JÁ TEM UM NOME A APRESENTAR A POPULAÇÃO DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO..... AGUARDEM.........

    ResponderExcluir
  5. Os caciques estão aí negociando novamente, ou politicagem suja essa que nós Brasileiros temos, principalmente aqui no Rio Grande do Norte, besta somos nós eleitores que votamos neles, fazem de tudo para nunca sair da mamada, enquanto isso os descasos na saúde, Educação e segurança continuam tudo do mesmo jeito, e a dinheirama e mordomia sobrando para o lado deles.

    ResponderExcluir
  6. Espero que haja novas opções para nós eleitores aqui de São Miguel do Gostoso, pois a administração passada deixou um Município no prejuízo, a atual administração não faz nada piorou mais ainda e a oposição que nós temos sai do meio não tem qualidade nem competência para administrar um Município, por isso torcemos que haja novas opções e que seja de qualidade para o nosso povo.

    ResponderExcluir
  7. como será que fica esses petistas de são miguel do gostoso nessas horas séra que eles ainda vão acreditar nesses falços que estão na adminustração!Jubenik preste atenção Hildemar vc não se cança de sofrer depois da surra de fio de microfone no meio da rua agora essa admintração desastrosa !!!!!!Não tenho mas nem palavras pra te falar!

    ResponderExcluir