domingo, 5 de janeiro de 2014

Artigo disseca o conteúdo do livro "Cabeças do Vento": "Recheio humanizado, imaginação, realidade e magia"

O noBalacobaco recebeu mais um artigo sobre o livro "Cabeças do Vento", que foi escrito pelo jornalista autor deste blog. Desta vez o autor do artigo - uma profunda análise sobre o conteúdo do livro - é o psicanalista  Anizio Henrique de Faria Jr, que mora em Londrina (PR), mas que também tem casa em São Miguel do Gostoso.
"MadeinGostoso, Miguel, São" - é o título do artigo escrito por Anízio. Trata-se de uma referência a um dos episódios do livro em que uma mãe tentou pôr o nome de "Madeinengland" em seu filho, durante o batismo na igreja de São Miguel do Gostoso.  A mãe tirou o nome de fogão que viu na casa dos pais do autor do livro.
Em tempo. "Made in England" é um termo em inglês que significa "feito na Inglaterra" - referência ao país em que o fogão foi fabricado. A mãe gostou da sonoridade do nome e resolveu colocá-lo no seu filho. Mas o padre não aceitou a escolha e exigiu da mãe que escolhesse outro nome para seu filho.
Referências e citações
O artigo escrito por Anízio está recheado por referências e citações, sempre entre aspas, do livro "Cabeças do Vento" (na foto, lançamento do livro, com presença da governadora Rosalba Ciarlini). Veja a seguir a íntegra do artigo:
"Boa escrita abre apetite.
Com três colheradas, o mingau-papa "Cabeças do Vento" entrou goela abaixo. Não foi gula: a narrativa fluida, "desnatada à manivela", fez o percurso.
Nada indigesto, o que poderia ser dramatizado, permaneceu como trágico. Não há manto de piedade: o humano nu e cru é a matéria prima.
Virtudes e pecados convivem: "O bem ou o mal é da parte de quem o faz". Repetido ensinamento da "bispa" dona Bebé remete a Marquês de Sade, que coloca o Bem e o Mal como conceitos mentais e não como matéria inerente ao viver - e sobreviver.
Receita simples na construção das estórias: teimosia, perseverança e determinação. Ingredientes cada vez mais raros remetem à história de São Miguel do Gosstoso, dando-lhe o recheio humanizado.
O profano Miguel das gargalhadas , Gostosas, une-se ao padroeiro São Miguel Arcanjo, e a  Nilo e Isabel. Daí, quinze filhos, oito com "mijo" de licor, sete com destilados. Oito côtos de umbigo estão enterrados nas portas de escolas, sete na beira do curral.
Criados no leite com "mastruz", Biotônico Fontoura, Emulsão Scott e bolinhas doces de "Específico" (roubadas); só tinham direito a guaraná com bolacha na doença.
Amargaram comidas repetidas a semana toda. Nas viagens, eram salvos pelos sequilhos, "beleza", "raivas" e fatias finas de queijo do reino.
Sobreviveram à Viúva Machado - comedora de fígado de crianças - e o carro da Dona Lica acabou se transformando no Farol de Touros.
Do menino pelado no circo ao leite com carrapato; da queima os óculos da mãe na lamparina à dança com travesti - os quinze filhos arengaram e "mangaram" uns dos outros.
Aviões-cegonha de bezerros, coqueiros iluminados de fazendas, menina que primeiro nasceu menino: imaginação e realidade se conjugam sem pudor.
A braveza, a explosividade, a cara amarrada, os gritos e as cipoadas teceram a colcha que cobre a Vila Isabel.
Do outro lado, o terço-mantra, as velas acesas para o filho doente, o médico-dentista em prontidão (ficava-se sem os dentes, mas a dor desaparecia).
Água Inglesa, éter, rádio "rabo quente", noivados desfeitos, escrita forte que deixou vestígios, traja preta em coqueiros, fogão "Made in England", Nescau, Tetrex, sabonete Gessy - sinais que nos remetem a um tempo e a um espaço, ora definidos, ora mágicos e atemporais.
Nas quase mil páginas do "Médico da Família" não havia diagnóstico de "cansaço" - sinal dos que cumprem a missão. Mas não houve tempo para a dose de Água de Flor de Laranja.
No entanto, se nó frouxo desmantela; nó arroxado, "tora".
É só na medida que se eterniza".   


7 comentários:

  1. eu li o livro mas sinceramente nada de extraodinario tudo que li acontece com varias familias no mundo e no Brasil acho que foi muita farinha pra pouca farofa e acho que o dono desse blog já falou muito desse livro tá na hora de falar sobre outros problemas que estao afetando a cidade de Gostoso tais como ;SAUDE EDUCAÇAO E SEGURANÇA é disso que o povo quer saber se vai melhorar poque por enquanto tudo está um caos

    ResponderExcluir
  2. OK, leitor. Embora eu tenha muitas dúvidas de que você leu mesmo o livro, como você diz no texto acima, gostaria de te dizer que você tem todo o direito de criticar - mesmo sem provavelmente ter lido uma uma única página do livro. Você deve reclamar porque deve ser daquele tipo de gente que reclama de tudo. São pessoas que sofrem de dor de cotovelo quando os outros realizam coisas que elas não são capazes de fazer. Tudo bem. Este tipo de gente faz parte da sociedade e, mesmo não concordando com sua aridez mental, devemos respeitá-la. Mas também você não pode querer proibir que outras pessoas, ao contrário de você, leiam o livro e manifestem aqui suas opiniões. Este blog vai continuar se manifestando sobre o livro "Cabeças do Vento" sempre que houver motivos para isso. Se não gostar disso, é só não ler o noBalacobaco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. senhor emanuel eu nao vivo reclamando de tudo mas acho que voce já falou muito do livro e isso se torna sem graça será que dá pra mudar de assunto e falar de coisas mais interessante eu li o livro até fui pra o lançamento mais sinceramente nao vi nada de extraodinario voce deveria atualizar suas noticias no seu blog porque do jeito que tá ficou muito chato de acessar.

      Excluir
  3. É isso mesmo muita farofa para pouca carne, histórias de famílias todo mundo tem, agora tá na hora de cobrar do poder Público Municipal maior empenho na administração atual, porque estamos passando por um tremendo descaso de administração, melhor saúde, Educação, Segurança e Assistencialismo ao povo do nosso Município, aí sim vale a pena.

    ResponderExcluir
  4. acorda emanoel o povo quer medicos agua educação segurança.

    ResponderExcluir
  5. OLHO ABERTO: ATENÇÃO COMANDANTE. DO SERVIÇO DE AGUA DE GOSTOSO..O SENHOR CLERIO (NOVO DE NENE DE LALA ) TEM UM CANO VAZANDO AGUA DE FRENTE A O COLERGIO OLIMPIA TEXEIRA.. A MAIS DE 15 DIA...E O SENHOR PASSA NA RUA TODA HORA.E NÃO FAZ NADA...

    ResponderExcluir
  6. acho q o blog estar precisando de novas matérias.

    ResponderExcluir