quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

São Miguel do Gostoso também precisa de "Choque de Ordem" para combater desordem urbana da cidade

Quando comparadas, São Paulo e Rio de Janeiro, as duas maiores cidades do país, sempre foram vistas de formas distintas. São Paulo é uma cidade industrial, onde os serviços funcionam. Rio de Janeiro é uma cidade turística, belíssima, mas que a estrutura urbana e social da cidade sempre deixou muito a desejar.
Havia mesmo muitas diferenças entre uma e outra cidade. Em São Paulo, cidade do trabalho, tudo funciona melhor do que no Rio. A capital carioca era vista como uma cidade em que, com certa dose de preconceito, as pessoas preferiam se divertir do que trabalhar. E que havia uma grande bagunça reinando por todo o Rio.
No Rio, pessoas faziam xixi nas ruas e os motoristas não respeitavam as regras do trânsito. Veículos - incluindo ônibus urbanos - andavam em alta velocidade. O estacionamento de carros era um caos. Os motoristas estacionavam seus veículos sobre as calçadas. A população andava na rua, correndo o risco de ser atropelada, porque as calçadas estavam ocupadas.
Tudo começou a mudar quando a população entendeu que a cidade não poderia continuar nesta bagunça. O Rio tinha como objetivo sediar grandes eventos mundiais, como a Copa do Mundo de Futebol e a Olimpíada. Era preciso mudar. O prefeito Eduardo Paes, eleito em 2008, entendeu a esta necessidade de mudança.
E uma das principais ações de Eduardo Paes foi o que ele definiu como "Choque de Ordem". O objetivo era pôr ordem na desordem urbana. Houve maior rigor com o trânsito, com estacionamento nas calçadas, com tudo que estava fora de ordem. Foi exatamente ali que a cidade começou a mudar. Para melhor.
Apesar de contrariar alguns moradores, que preferiam a bagunça urbana, Eduardo Paes teve apoio da população. Em 2010, ele foi reeleito com quase 65% dos votos válidos. E o prefeito do Rio continua com seu "Choque de Ordem". O Rio é hoje uma espécie de "farol do Brasil", onde tudo funciona melhor.
Tudo o que está escrito aí em cima é apenas para dizer que as cidades, independentemente do tamanho, têm que buscar também seu "Choque de Ordem". E neste foco de mudanças também entra São Miguel do Gostoso, embora infinitamente menor que o Rio. Mas que precisa de seu "Choque de Ordem" para entrar nos eixos.
Alguns casos que indicam que São Miguel do Gostoso continua fora do eixo:
1)A cidade precisa urgentemente disciplinar horários para  o uso carros de propaganda. Na manhã desta quarta-feira (22/1), um carro de som, anunciava, pouco depois das 7h da manha, uma nova casa de rações par animais - parece que o o nome era "Igor Rações". Um absurdo. Som altíssimo incomodando a cidade toda.
2)O trânsito na praia é outro foco de desordem. No último final de semana, uma tartaruga foi esmagada por carros que trafegavam pelas praias - poderia ter sido uma criança. A prefeitura precisa urgentemente bloquear os acessos de carros às praias e iniciar fiscalização para que novas tragédias não ocorram nas praias.
3)O controle do trânsito na cidade, principalmente de motos, é outro foco a ser atacado. Felizmente a polícia vem exercendo forte fiscalização das ruas, com apreensão de motos que "barbarizam" (foto) o trânsito e põem em risco a vida de moradores. Infelizmente aqui, como no Rio, há os que preferem continuar com a bagunça de sempre.
4)O abuso de "paredões de som" é outra calamidade. Muitos carros têm em seus porta-malas caixas de som gigantes que infernizam a vida dos moradores. Tem até um chamado "Paredão de Jesus", ligado a uma igreja evangélica, que estaciona aonde bem entende e estoura os ouvidos dos outros com seu barulho insuportável.
5)A igreja evangélica Assembléia de Deus também tem sua dose de abuso. Nos finais de semana - por causa das críticas, isso tem melhorado  - ela interdita a principal avenida da cidade para fazer cultos religiosos ao ar livre. Devido a esta ação irresponsável, a cidade fica estrangulada, nada passa por ali. Nem ambulância com doentes.
6)Casas noturnas também precisam entrar nos eixos. E há muitas destas casas que não têm alvará da prefeitura para funcionamento. Simplesmente abrem suas portas, põem som altíssimo e os vizinhos que se lixem. Há limites de horário (1 hora da manhã) para término de shows na cidade, nos finais de semana. Mas nem isso é respeitado.
Estes são apenas alguns exemplos de mudanças que precisam ser atacadas na cidade. E há muitos outros. A prefeitura de São Miguel do Gostoso também precisa por seu "Choque de Ordem" para funcionar. Todas as iniciativas que contribuem para beneficiar a cidade e dão mais conforto da população têm o apoio da maioria.
A cidade que quer se modernizar precisa ter regras de convivência social. São Miguel do Gostoso precisa destas mudanças para que a cidade cresça de forma mais ordenada, harmoniosa e ambientalmente sustentável  - e que traga melhor convivência para seus moradores.
Mãos à obra prefeita Fátima Dantas. A maioria da população vai apoiar suas ações.




   

 

11 comentários:

  1. Como sempre o sr Emanuel neri gosta de querer denegrir os evangélicos!

    quando os evangélicos interditam a avenida dos arrecifes não tem mais por onde passar não isso emanuel?

    não generaliza as coisa emanuel, quando o sr. fala que a igreja evangélica fecha a avenida dos arrecifes , e não passa AMBULÂNCIA, o sr. já pegou pesado por que existe outras vias, e para quem não conhece a cidade de SÃO MIGUEL DO GOSOTSO/RN, fica com uma mal impressão dos evangélicos, eu admiro seu, blog, se continuar assim, vai parecer mais um blog de fofoca, isso que vc fala e do jeito que escreve com uma propriedade como não desse para ninguém ou nada passar,
    para quem está de veículos saindo do hospital entra na rua dos guajas, pega a rua lirios do mar entra na rua estrela do mar e chega na avenida dos arrecifes, vai aumentar no percurso 100 metros , e os pedestre continuam passando e uns até param um pouco e ficam olhando, batendo fotos, fazendo perguntas,
    mais tudo bem

    Jesus que te abençoe

    ResponderExcluir
  2. a verdade é que o senhor Emanuel adora aumentar as coisas, para ver se seu blog tem leitores....não sou evangélica, mas gosto muito dos cultos ao ar livre. pior é o barulho dos carros com músicas profanas, e vc nem se incomoda com isso.

    ResponderExcluir
  3. São Miguel Do Gostoso precisa mesmo e de pessoas novas para administrar, que venha com ideias novas.

    ResponderExcluir
  4. Não acho que o Sr. Emanoel esteja errado quando cita abuso da igreja evangélica em fazer seus cultos interditando a nossa principal avenida como tem acontecido em vários finais de semanas, que fizesse mas não interditasse a rua, em muitos comentários feitos pelo bloguista até em certos pontos tenho discordado, agora gente vamos cair na real, porque esse senhor tem feito um grande trabalho em nosso Município, não só pelo canal de informações que ele tem dado a nossa Comunidade e Município, mas também, por ter levado o nome de São Miguel do Gostoso a mídia, como nós sabemos Gostoso hoje dentro de tão pouco tempo deu um avanço muito grande, enquanto muitas cidades do nosso estado pararam no tempo, não quero aqui citar nome de nenhuma delas pois conhecemos várias que estacionaram, e hoje nós presenciamos a cada dia que passa Gostoso recebendo muito mais visitantes e a cada dia a cidade não para de crescer, muitas vezes também discordo com suas idéias, mas também procuro elogia-lo pelo seu trabalho e dedicação ao nosso Município.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Sr Emanuel e obrigado pela oportunidade do povo poder se pronunciar em seu blog seus problemas e acertos. Gostaria de saber o porquê desse culto evangélico ao ar livre, é porque faz muito calor no templo? ou não cabe o número de fiéis? Pergunto porque sou evangélico e no meu estado nunca ouvi falar em culto no meio da rua mesmo quando faz calor, para nós é algo inviável fazer uma coisa dessas. Será que os católicos celebram missa ao ar livre na rua da cidade? é um costume local? Leio as postagens e não entendo. De resto parabéns a esta cidade que discute o seu futuro.
    Angenor Neves Cunha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Agenor, não esta se discutindo se é a quantidade de fiéis que está aumentando glória a DEUS por isso, ou si esta muito calor, tambem é permissão de DEUS o calor frio etc, e o meu amado sabe disso, o que esta em discussão é a questão do acesso, como é que fica, e esse asunto esta sendo tratado na maior lisura, transparência possível, que dói dói, mas temos que obedecer primeiramente aos estatutos do nosso DEUS, tambem o nosso Salvador disse, "Dái a Cesar o que é de Cesar e a DEUS o que é de DEUS", Amem.

      Excluir
    2. uma pergunta ti faço meu amado Agenor, Jesus ficava em 4 paredes ? não né, se reunia e pregava , andava , ele queria que todos conhecessem o grande Deus, o que ele faria se tivesse aqui?

      Excluir
  6. Sou uma daquelas pessoas que fizeram parte dos protestos do Rio em junho de 2013. Portanto, o prefeito Eduardo Paes, eleito em 2008, esta fazendo o "Choque de Ordem", usando O DINHEIRO PUBLICO que antes embolsavam muitos politicos. Entao, corrija : o objetivo e' pôr ordem na desordem administrativa, graças aos protestos.
    O Brasil é um país de 3° mundo com preços ridiculamente inflacionados para itens de qualidade. Para se ter uma ideia, São Paulo é classificada como a 10ª cidade mais cara do mundo. (New York é a 32ª) e Sao Miguel do Gostoso esta competindo com ela nos preços!!! Pouco a pouco esta ficando monotona, cheia de concreto, hiper-moderna e desprovida de arquitetura, árvores ou charme.

    ResponderExcluir
  7. Você é um dos "Black block"? Vai queimar na rua o lixo que neném de lala não consegue retirar? Vai trazer seus colegas do Rio para fazerem manifestação em Gostoso?

    ResponderExcluir
  8. Fabio Alencar de Farias26 de janeiro de 2014 às 09:36

    queremos que tenha blitz toda semana para acabar com esse absurdo nas ruas de Gostoso varios menores dirigindo sem a menor responsabilidade eu já estou cansado de desviar meu carro desses garotos que andam fazendo barbaridades no transito peço a senhor Frank que intensifique as abordagens desses garotos que fazem da nossas ruas pista de corrida e exibiçao de motos

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que os pais desses meninos precisam tomar vergonha na cara e tirar seus filhos desses tipos de coisas. Quando vejo os meninos penso logo nos pais que são irresponsáveis e sem educação e não venham chorar quando seus filhos derem para coisa errada. Vocês são vergonha para Gostoso. Se houver algum acidente eu vou ajudar juridicamente as vitimas com indenizações e custas médicas. Vocês pais desses meninos criem juízo!!
    Jefferson

    ResponderExcluir