quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Começa campanha presidencial de 2014; pelo cenário atual, Dilma tem muita chance de ter outro mandato



Por Emanuel Neri
E a campanha presidencial de 2014 já está na rua. A presidenta Dilma Rousseff deve ser mesmo a candidata do PT. A oposição também já está em campanha com vários nomes, mas talvez todos eles somados não superem a popularidade atual de Dilma.
O debate em torno da eleição de 2014 começou há uma semana, durante a festa em que o PT comemorou 10 anos de governo. Foi o ex-presidente Lula – responsável pela eleição de Dilma em 2010 (foto) – quem lançou o nome da atual presidenta à reeleição.
“A resposta que o PT deve dar a eles é dizer que podem se preparar, juntar quem quiser. Se eles têm dúvidas, vamos dar como resposta a reeleição da Dilma em 2014”, disse Lula.
A fala de Lula veio em resposta a um discurso que o senador Aécio Neves (PSDB-MG), provável candidato tucano em 2014, fez, no Senado, ao apontar, segundo ele, “13 erros do governo petista”. O 13 citado por Aécio é uma referência ao número do PT.
Além de Aécio, a oposição também prepara as candidaturas da ex-petista Marina Silva, que na eleição de 2010 teve 20 milhões de votos. Outro que quer sair candidato é o governador de pernambucano, Eduardo Campos, ex-afilhado político de Lula.
Foi Lula quem, durante seus oitos anos de governo, investiu pesado em Pernambuco, Estado em que nasceu. Pernambuco é um dos Estados que mais se desenvolvem no Brasil. Graças a este crescimento, é alta a popularidade de Campos em seu Estado.
Mas como a popularidade de Campos se concentra em Pernambuco e, em menor escala, em outros Estados do Nordeste, é difícil ele obter êxito na sua ambição. Campos também enfrenta problemas no PSB – o governador do Ceará não o apoia.
Lula ainda acredita que Campos desista de seu sonho e apoie Dilma. O alvo de Lula é  mesmo o PSDB. “Eles estão inquietos porque estão sem valores, discursos e propostas. Tudo o que eles pensam em fazer, nós já fizemos mais e melhor”, afirma.
O ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso também entrou nesta briga. Chamou Dilma de “ingrata, que cospe no prato que comeu”, porque a presidenta não reconheceu avanços sociais durante seu governo, que antecedeu ao de Lula.
O fato é parece que Lula está mesmo certo ao não ver adversários para Dilma em 2014. Seu governo é aprovado por mais de 75 da população brasileira, segundo as últimas pesquisas. É até mais popular do que Lula, no mesmo período de governo.
Algumas dessas pesquisas perguntaram aos brasileiros quem eles querem que seja candidato em 2014 e 26% citaram espontaneamente Dilma – 19% citaram Lula, que já disse que não é candidato. Os tucanos José Serra e Aécio Neves ficaram com 4% e 3%.
Se este cenário persistir, vai ser mesmo muito difícil a oposição encontrar forças para derrotar Dilma. E o PT, que já comemora 10 anos no governo (oito de Lula e dois de Dilma), fica mais dois anos com Dilma e mais quatro, com sua reeleição.
Serão então 16 anos de governo do PT. Neste caso, a oposição só pode pensar novamente na presidência na eleição de 2018, quando muita gente acredita que Lula ainda terá fôlego de sobra – e idade, hoje tem 67 anos - para voltar ao governo.
Como vocês podem ver, não é nada fácil o futuro da oposição no Brasil.
Vejam, nos links abaixo, informações sobre o início da campanha de 2014, bem como pesquisas sobre a popularidade da presidenta Dilma.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Nasce o Iasnin, mais uma ong que vai trabalhar pela ação social e a cidadania em São Miguel do Gostoso



Por Emanuel Neri
Foi criada em São Miguel do Gostoso uma entidade que terá seu foco direcionado para a promoção social da população da cidade. Trata-se do Instituto de Ação Social e Cidadania Nilo e Isabel Neri (Iasnin), criada no último sábado (23/2).
O Iasnin se transformará futuramente em uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). A diretoria e o Conselho da entidade já estão constituídos e serão formados por membros da família Neri, lideranças civis de São Miguel do Gostoso e membros de ONGs locais.
Quando estiver em pleno funcionamento, o Iasnin pretende agir em várias frentes, como ações sociais e culturais, meio ambiente, formação profissional, promoção do desenvolvimento sustentável e outros focos (abaixo, relação de objetivos da ONG).
O Iasnin não adotará modelo convencional em sua estrutura direcional. Em lugar do presidente, haverá um coordenador-geral, cujo cargo será ocupado pelo autor deste blog. Os demais cargos da direção também estão estruturados em coordenadorias.
Esta ONG vai funcionar em um prédio cedido pela família Neri. Está localizado na avenida dos Arrecifes, onde funcionava antigo comércio da família. Atualmente o imóvel está ocupado pelo supermercado Teixeira, cujo prédio está em reforma.
Tão logo o supermercado Teixeira desocupe o prédio, ele passará por reformas para abrigar o Iasnin. Este é um dos maiores imóveis existentes na cidade. Tem mais de 300 metros quadrados, em forma de galpão, ideal para este tipo de atividade.
Provavelmente o Iasnin abrirá suas portas no meio do ano. E vai começar atuando com atividade cultural e espaço para seminários, cursos e treinamentos. No local, haverá espaço que pode ser usado tanto como sala de cinema como para teatro.
A ideia é que o Iasnin promova filmes de interesse de conhecimento da população, em especial documentários sobre movimentos históricos e artísticos do Brasil. O imóvel também poderá ser utilizado para reuniões de outras ONGs da cidade.
É provável que este espaço sirva para reunir, a partir do meio do ano, oficinas do Festival e Cinema de São Miguel do Gostoso, previsto para novembro de 2013.
Estas oficinas,para formação técnica de jovens locais, serão feitas pela UFRN.
É comum a criação de instituição similares a esta por famílias. No Brasil, há inúmeras entidades deste tipo criadas por famílias, atuando nas mais diversas frentes de interesse da sociedade. Tais ONGs podem fazer parcerias com órgãos públicos.
A família Neri entende que a criação do Iasnin é uma forma de retribuição e reconhecimento com a cidade. Nilo Neri, já falecido, casou-se com Isabel Neri, e iniciou suas atividades comerciais e agropecuárias em São Miguel do Gostoso.
O casal teve 15 filhos e 30 netos. Mesmo residindo em outras cidades do país,  praticamente todos os filhos têm casa em São Miguel do Gostoso, que frequentam regularmente. Filhos e sobrinhos, além de Isabel Neri, são fundadores do Iasnin.
Mas vários integrantes de outras ONGs locais também são fundadores do Iasnin. Fazem parte deste grupo a Amjus, a Aslirio, além de outras entidades da cidade. O coordenador financeiro do Iasnin será Otoniel Baracho, que já dirige a Aslairio.
Um dos objetivos do Iasnin é exatamente trabalhar de forma integrada com muitas  ONGs já existentes na cidade. Junto com estas entidades, o Iasnin pretende trabalhar fortemente a formação da cidadania em São Miguel do Gostoso.
Veja abaixo informações sobre como funciona uma Oscip, bem como os objetivos e focos do Iasnin.

INSTITUTO DE AÇÃO SOCIAL E CIDADANIA NILO E ISABEL NERI  – IASNIN
O IASNIN tem por finalidades:
I - promoção de  assistência social a jovens, idosos e famílias ;
II – promoção da educação, incluindo ações de qualificação profissional, de forma complementar  e suplementar a ação do Poder público;
III – promoção e incentivo da cultura, arte, esporte e lazer;
IV – promoção do desenvolvimento sustentável, incluindo ações de geração de emprego e renda e outras, que garantam a sustentabilidade social, econômica e ambiental do município;
V - defesa, preservação e conservação do meio ambiente;
VI- promoção do voluntariado;
VII- promoção da cidadania, da paz, da ética, da democracia e dos direitos humanos;
VIII – promoção da segurança alimentar e nutricional da população;
IX- desenvolvimento de estudos, pesquisas, tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às atividades dos incisos anteriores.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

População e Prefeitura se unem para construir juntas posto polícial e balcão turístico na entrada da cidade



Por Emanuel Neri
A população de São Miguel do Gostoso e a Prefeitura vão juntar forças para construir o Posto de Apoio ao Cidadão. Este posto – em uma praça na entrada da cidade, na altura do acesso à praia do Cardeiro – terá posto policial e balcão de turismo.
Esta obra será feita a custo zero pela Prefeitura. Caberá à Prefeitura e à Câmara Municipal ceder parte da praça para que o posto seja feito. Este trecho da praça, que hoje não é usada pela população, passará por amplo processo de revitalização para dar mais utilidade ao local.
O posto policial na rua principal da cidade é uma sugestão do comando da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. O local não terá celas para presos. Será apenas um espaço onde os policiais estarão para patrulhar melhor a cidade e atender a pedidos de urgência.
Segundo o comando da polícia, a localização deste posto na avenida principal dará maior visibilidade da polícia sobre a cidade, agilizando seu trabalho, bem como facilitará a visão que a população terá das atividades do destacamento policial local.
Para ter mais visibilidade, toda a parte superior do posto policial será feita com vidro. Com isso, os policiais terão uma melhor visão do que está acontecendo na cidade, enquanto a população terá mais visibilidade sobre as atividades dos policiais no interior da cabine.  
A proposta do comando da Polícia Militar foi encampada pelo Comitê de Segurança e a Prefeitura. O espaço também será aproveitado para ter, ao lado, balcão de informação turística – os visitantes terão ali qualquer tipo de informação da cidade.
O Posto de Apoio ao Cidadão será construído por meio de mutirão, com a participação da população – pousadeiros, comerciantes e outras empresas, além da população, colaborarão com doação de material ou de mão de obra. Uma prova da organização da sociedade.
Na tarde desta segunda-feira (25/2), os arquitetos Ivan Oliveira e Rogério Stocco, que moram e trabalham na cidade, apresentaram ao Comitê de Segurança e a membros da Prefeitura o esboço do projeto do futuro Posto de Apoio ao Cidadão.
O Posto Policial e Balcão de Informações Turísticas estarão num mesmo prédio, separados por paredes e com entradas isoladas. O atendimento à população será feito por meio de balcões. O posto policial estará conectado por rádio e telefones.
Qualquer ocorrência na cidade, seja em pousadas ou residências, imediatamente se acionará o posto policial. Este posto policial também facilitará para que São Miguel do Gostoso tenha um maior destacamento de policiais para fazer a segurança local.
A prefeita Fátima Dantas e a presidente da Câmara Municipal, Francisca Pinheiro, já manifestaram apoio à iniciativa. Na quinta-feira da próxima semana (7/3), o projeto será entregue à prefeita que o encaminhará para aprovação pela Câmara Municipal.
É importante que a população de São Miguel do Gostoso colabore com este projeto, ajudando com a construção da obra. Ações deste tipo, bastante usadas em outras cidades, são parcerias estabelecidas entre população e poder público (Prefeitura).
Mais uma vez São Miguel do Gostoso sai na frente e a população se une à Prefeitura para resolver um sério problema local – a segurança pública. O Posto de Apoio ao Cidadão, com maior presença policial, vai deixar a cidade muito mais segura.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Na abertura dos trabalhos da Câmara, prefeita de São Miguel do Gostoso anuncia as metas de seu governo



Por Emanuel Neri
Esta quinta-feira (21/2) foi um dia festivo para a Câmara Municipal e a Prefeitura de São Miguel do Gostoso.  Foi o dia da abertura dos trabalhos legislativos, com a presença dos nove vereadores eleitos em 2012, presididos por Francisca Pinheiro.
A prefeita Fátima Dantas (foto, de vestido preto) participou da abertura dos trabalhos da Câmara Municipal e fez um longo discurso, fazendo uma prestação de contas do que já foi feito nestes quase dois meses de governo e o que pretende fazer até o final de sua administração.
Fátima Dantas abordou compromissos da campanha eleitoral e disse ter “esperança na nossa capacidade de construirmos juntos uma realidade melhor para cada um dos nossos gostosenses”. A nova prefeita falou de desafios e de medo do que é governar.
“O meu único medo era de sentir medo. E isso eu não tenho mais. O amanhã não me dá medo. Não vai ser fácil, mas vamos continuar vencendo e fazendo mais do que esperam de nós. Temos que fazer aquilo que achamos que não podemos conseguir”.
Bastante aplaudida no final de seu pronunciamento, Fátima Dantas falou das metas de suas Secretarias. Vejam um resumo do que de mais importante foi tratado pela nova prefeita:
Turismo, Comunicação e Meio Ambiente
- Apoio ao Projeto Orla para proibir tráfego de veículos automotores nas praias.
- Implantação de sinalização turística e de trânsito.
- Cadastramento de buggys e quadriciclos.
- Recadastramento de empresas do setor turístico.
- Criação de calendário de eventos, com foco na área cultural, histórica e esportiva.
- Reurbanização da orla, com implantação de ciclovia.
- Criação de página nas redes sociais para divulgar e promover ações da Prefeitura.
- Apoio a projetos de preservação das tartarugas.
- Controle do volume de som dos carros e caixas de som da cidade
Assistência Social 
-  Parceria com União para continuação e ampliação do PETI, CRAS e Bolsa Família.
- Cursos de qualificação e treinamentos para geração de renda em programas sociais.
- Busca de recursos do “Minha Casa, Minha Vida” para construir casas populares.
- Amparo à criança e ao adolescente por meio do Conselho Tutelar.
- Serviço de assessoria jurídica à população carente.
Agricultura e Pesca
- Expansão do programa de cisternas no município, com mais 83 unidades.
- Recuperação de barcos, apetrechos de pesca e melhoria na fábrica de gelo.
- Convênio com governo federal para construção de 100 casas para pescadores.
- Parcerias com órgãos como Emater, Sintraf e Techine para novos projetos.
- Parceria com Incra para doação de veículo para uso na agricultura familiar.
- Inscrição de 1322 agricultores no programa Garantia Safra 2012-2013.
- Corte de terras para a agricultura em áreas de pequenos proprietários.
Educação
- Parcerias com instituições de capacitação de jovens para mercado de trabalho.
- Apoio ao Programa Educacional de Resistência à Drogas.
- Participação do Pacto Nacional pela Alfabetização de idade Certa (adultos).
- Compromisso para que haja salas de aula para todas as criança em idade escolar.
Saúde Pública
- Contratação de equipes médicas para o Programa Saúde na Família (PSF).
- Montagem de quatro equipes formadas pro médicos, enfermeiros e técnicos do PSF.
- Encaminhamento de projeto ao governo federal para saneamento básico.
- Serão construídos postos de saúde em Umburana, Paraíso e Antônio Conselheiro.
- Conclusão no final de março da reforma e ampliação do posto de saúde da cidade.
Administração
-  Lançamento do Portal da Prefeitura para dar transparência à administração.
- Recadastramento dos servidores do município.
- Implantação de software para controle do Patrimônio Municipal.
- Retomada de obras paralisadas.
- Coleta sistemática de lixo doméstico e hospitalar.
- Reestruturação do sistema tributário e de arrecadação do município.
- Recomposição da pavimentação e asfaltamento de ruas da cidade.
- Implantação dos instrumentos de gestão do Estatuto das Cidades.
- Melhorias no serviço de segurança pública e recebimento de nova viatura.
- Recuperação do posto do Banco do Brasil e ações para vinda de agências bancárias.
- Melhoria do serviço de abastecimento de água da cidade e dos distritos.
No final do pronunciamento da prefeita, a presidente da Câmara, Francisca Pinheiro – a Nenê de Lala – falou dos seus planos para aquela Casa. Distribuiu aos vereadores cópias da Lei Orgânica do Município, que deverá sofrer alterações nesta gestão.
Francisca Pinheiro prometeu fazer a “Câmara Itinerante”, com sessões nos distritos dos Morros, Antônio Conselheiro, Baixinha e Arizona. Também falou de outras iniciativas, como a criação de um blog e jornal para divulgarem atividades da Casa.
O endereço do blog da Câmara é www.diariodacamarasmg.blogspot.com O jornal, que começa a circular na próxima semana, chama-se Diário da Câmara. Foi divulgado e-mail para quem quiser falar com a Câmara: camaramunicipalsmg@gmail.com