terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Ao final de 2013, São Miguel do Gostoso dá sinais de que está mais bem administrada e melhor que antes

Final de ano é sempre uma oportunidade para se fazer um balanço do que aconteceu no ano que está terminando. Como outros veículos de comunicação, o noBalacobaco vai fazer este balanço sobre o que aconteceu em 2013 em São Miguel do Gostoso (foto).
E as perguntas que sempre são feitas neste tipo de avaliação e de balanço em relação ao ano que está terminando são as seguintes:
1)2013 foi melhor ou pior do que 2012 para São Miguel do Gostoso?
2)A cidade está melhor ou pior para se viver do que no ano anterior?
3)Sua vida na cidade melhorou ou piorou durante 2013?
Antes de começar a receber a opinião dos leitores, o noBalacobaco vai dar aqui sua opinião. E a conclusão deste blog é a de que São Miguel do Gostoso melhorou, sim, entre o final de 2012, último ano da administração anterior, e 2013 - primeiro ano da gestão de Fátima Dantas na prefeitura local.
Vamos aos fatos. No final de 2012, São Miguel do Gostoso parecia uma cidade abandonada. Havia lixo por todos os lados, abandono do turismo, falta de melhor infra-estrutura e obras inacabadas. As obras inacabadas, como a do posto de saúde e a via de entrada da cidade, causavam sérios transtornos à população.
Pois São Miguel do Gostoso chega ao final de 2013 com a entrada da cidade praticamente em ordem e o posto de saúde concluído. Além disso, graças ao esforço da prefeita e da comunidade local, está sendo recapeada a RN-221, que dá acesso à BR-101 - principal via de ligação da cidade com Natal.
Tem mais. A prefeitura local saiu em busca de projetos do governo federal - coisa um pouco esquecida pela gestão anterior -  e conseguiu comprometer cerca de R$ 7 milhões em obras que serão tocadas a partir de 2014. Há verbas carimbadas para saúde, educação, turismo, defesa civil e infra-estrutura.
Uma obra que vai mudar a cara da cidade é a urbanização da avenida dos Arrecifes, principal via de São Miguel do Gostoso. Toda a avenida terá faixas para passeios de pedestres e de bicicletas, além de contar com praças para recreação e área de jardins. Já há verbas na Caixa Econômica para esta obra.
Também melhorou o serviço de atendimento médico do município. Apesar das dificuldades, a Secretaria de Saúde conseguiu contratar mais médicos para o atendimento à população. Só do programa federal Mais Médicos têm três profissionais na cidade - um italiano e dois cubanos.  

Trânsito na praia
Vamos ao caso do trânsito nas praias urbanas. A prefeita prometeu que chegaria ao final do ano com as praias livres do trânsito maluco que põe a vida em permamente risco de atropelamentos. A cidade quer evitar estes acidentes.
Foram colocadas placas na cidade indicando a proibição do trânsito nas praias e fechados alguns acessos para carros. Mas ainda há brechas, por onde alguns motoristas irresponsáveis continuam a invadir as praias com seus carros. Precisa uma ação mais forte da prefeita para bloquear de vez o trânsito nas praias.
A segurança também chega ao final do ano bem melhor do que estava no final do ano passado.O destacamento da Polícia Militar conta com 13 homens e conseguiu-se um agente da Polícia Civil para que pelo menos os boletins de ocorrência sejam feitos na cidade, sem necessidade de deslocamento até Touros.
Os problemas de segurança em São Miguel do Gostoso obviamente não foram todos sanados. Há menos de um mês, o posto do Banco do Brasil na cidade foi explodido por bandidos. Mas hoje já há uma melhor estrutura da segurança pública - e isso se deve a ações da prefeitura e da comunidade local.
Criou-se um Conselho Municipal de Segurança Cidadã que auxilia a prefeitura nas ações de combate à criminalidade. A prefeitura também ampliou parcerias com a AEGostoso, a principal associação de empreendedores do turismo local. Várias ações em relação à melhoria do turismo têm sido adotadas.
É claro que ainda há muitos problemas que não foram resolvidos em São Miguel do Gostoso. O abastecimento de água é um deles. Falta água em vários bairros da cidade e a prefeitura não consegue atender à demanda crescente da expansão local. Há promessas da vinda de água via adutora do Boqueirão.
Mas esta questão da adutora do Boqueirão ainda não está totalmente garantida. Outro projeto prometido, mas ainda não garantido, é o de saneamento básico. A cidade - até pelo seu perfil turístico - precisa urgentemente de um serviço de coleta de esgotos, mas até agora isso tem ficado só na promessa.
Importante também registrar ações da Câmara Municipal na criação de leis e atendimento à população. A presidente da Câmara, Francisca Pinheiro, criou a chamada "Câmara Itinerante", com os vereadores fazendo sessões especiais em bairros da cidade e em todos os distritos do município.
Trata-se de uma forma de aproximar a Câmara Municipal das demandas da população. A prefeitura é parceira da Câmara nesta iniciativa. Além da prefeita, seus secretários acompanham as sessões itinerantes para identificar as reivindicações dos moradores e estudar soluções para estes pedidos.
Por tudo isso - e mais algumas iniciativas da atual gestão municipal, sempre agindo em parceria com a comunidade local - dá para concluir que a atual gestão de São Miguel do Gostoso melhorou a vida na cidade. Ainda falta muita coisa para ser feita. Mas já há sinais claros de que a cidade tem melhorado.  
Este blog se coloca à disposição para ouvir a opinião de seus leitores.
Mas pede que as mensagens enviadas tenham responsabilidade, sem ofensas e acusações indevidas. A pergunta é: você acha que São Miguel do Gostoso e sua vida na cidade melhoraram em 2013 em relação a 2012 ou os anos anteriores?

   

  



32 comentários:

  1. ACHO QUE MELHOROU SIM. TEM MUITAS COISAS PARA SEREM FEITAS MAS MESMO ASSIM MELHOROU. SÓ ACHO QUE A PREFEITURA DEVERIA DIMINUIR O NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS QUE PARA AGRADAR LOTOU A FOLHA DE PAGAMENTO E ACABOU FICANDO SEM CONDIÇÃO DE PAGAR. MAS A INFRAESTUTURA JÁ MOSTRA SINAIS DE MELHORIA E A LIMPEZA TAMBÉM.

    LUIZ SAM

    ResponderExcluir
  2. é só passar na rua das ostras e vez que a sujeira continua na cidade falta coleta diariamente nessa rua todos os dias é possivel ver muito lixo nessa rua espero que o responsavel pela limpeza tenha mais atençao a esta rua

    ResponderExcluir
  3. Concordo. A rua das Ostras está esquecida e inacabada, acho que não deveriam ter começado a obra de pavimentação, porque ficou pela metade e isso é muito feio e sem sentido. Porque parou? O lixo também toma conta muitas vezes. Quero só lembrar que muita gente passa por lá inclusive turista. Li na Tribuna do Norte na coluna da Eliana Lima que Dilma Rousseff estava aqui em Gostoso. Será que a colunista tinha a informação errada?
    Danielle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se Dilma Rousseff estivesse na cidade, o policiamento feito por policiais civis e militares teria impedido a onda de assaltos que houve na cidade; o serviço bancario teria sido normalizado; a avenida dos Arrecifes ganhado o asfalto definitivo...bla...bla...bla...

      Excluir
    2. Danielle,
      a colunista Eliana estava certa,eles esperaram a Dilma mas ela não veio,por que será???
      Aproveito também para denunciar mais um assalto a umas moças que tinham ido a pé para Tourinhos pela praia,encapuçados levaram tudo delas.Estamos entregues às baratas de novo!!!!
      Josicléia Garcia

      Excluir
  4. Melhorou e muito. Parabéns para também.

    ResponderExcluir
  5. ACHO QUE A VIRADA DO ANO.NÃO FOI AGRADÁVEL PARA O GRUPO DA PREFEITA,UMA VERGONHA O PALCO ESTAVA ARMADO E O VEREADOR BETO MOSTROU SUA FORÇA. MANDOU DESMONTAR E FALO FESTA SÓ FAZ QUEM PODE NESSE (kAR) E A PREFEITA FICOU CALADA, VALORIZANDO A SIM A MINORIA.A GORA TENHO CERTEZA QUEM MANDA E BETO DE AUGUSTINHO, BETO O VEREADOR DOS GRANDES PROJETOS. E O PUXA SACOS TODOS COM O RABO ENTRE AS PERNAS %%% NOSSA ELE ESTA LOUCO %%% E O POVO FICA A PERGUNTAR; POR QUE BETO FAZ ISTO%%% SERÁ ALGO DE GRAVE Q O MESMO SABE **** SERÁ POR MALDADE A MANDO DO SR: MT : E SEUS PUPILOS ****

    ResponderExcluir
  6. O POVO FALA MUITO DA RUA DAS OSTRAS.... QUE FICOU PELA METADE.... ISSO É MAIS UMAS DAS OBRAS INACABADAS DA GESTÃO ANTERIOR.... AI AINDA FICAM METENDO O PAU NA ATUAL GESTÃO QUE TA PRIMEIRO CONCLUIDO AS OBRAS INACABADAS DA GESTAO ANTERIOR....

    ResponderExcluir
  7. Olha. são Miguel cresce de forma vertiginosa, sabemos também que existe aquela história de que parte de são Miguel(da igreja até a entrada da cidade) segundo o último censo demográfico pertence a Touros, diminuindo assim os recursos que vem pra o município. Isso dificulta em muito o trabalho do governante local. assim como a população tem que fazer sua parte, não adianta termos 100 garis se o povo continua sujando. Acredito que teve melhoras e em 2014 virá muito mais. Parabenizo nossa Prefeita por estar administrando com os pés no chão, de forma firme e segura.
    Parabéns Maria de Fátima "FAFÁ".
    Roberto Luiz.

    ResponderExcluir
  8. precisamos de agua e agua por famvor
    e medic0tamggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggg

    ResponderExcluir
  9. Atentos aos sinais de mudanças dos tempos, participem delas e não sendo empurrados por elas. Ao lado delas e não a seu reboque. O povo pode exigir mais eficiencia e não acontentar-se do que è obrigação da Administração fazer, sobretudo em epoca pre-eleitoral e de Copa.

    ResponderExcluir
  10. Não melhorou em nada. Continuam os mesmos problemas da administração passada. AS obras que estão sendo concluídas, em sua maioria, não foram iniciadas este ano (sem falar no desperdício de dinheiro publico, da nova "duplicação" da av. dos arrecifes). E para piorar a atual administração esta sendo madrasta com os servidores públicos. Paga os salarios com atraso, não paga direitos, como o 13º, e ainda ameaça e intimida quem ousa questionar. NADA MELHOROU! Tomara que em 2014 as coisas tomem outro rumo, senão teremos que esperar mais 3 anos para a mudança. Pois não adianta esperar alguma atitude da Camara de Vereadores, todos submissos a prefeitura.

    ResponderExcluir
  11. Por que Emanuel o sr. não publicou o meu comentário falando que a cidade em nada melhorou??? Seja imparcial homem. Tenha coragem e publiqu, não se acorvade.

    ResponderExcluir
  12. VERGONHA: ESTAMOS EM 2014 E SÃO MIGUEL DO GOSTOSO. CONVIVE COM PROBLEMAS,DESDE SUA PRIMEIRA ADMINISTRAÇÃO; O MAIOR DELES E A FALTA DE ATITUDE POLÍTICA. E SE TUDO CONTINUAR DESTA MANEIRA TODOS NOS,VAMOS PAGAR UM PREÇO MUITO ALTO... ELE VAI VOLTAR

    ResponderExcluir
  13. Com tantos problemas enfrentados pela atual administração, como por exemplo obras inacabadas deixadas pela administração passada, acho que as coisas melhoraram, só falta a senhora Prefeita tomar certas decisões porque existe muita gente de dentro de sua administração que não estão mesmo com ela e sim pensando na gestão passada porque o ex-Prefeito só favorecia a quem puxassem o saco dele, fazer política é preciso tomar decisões acertadas sem medo de errar, se perde cinco, ganha dez, e assim por diante, agora continuar como as coisas estão é que não são interessante para a atual administração, estamos começando um novo ano, espera-se que as coisas melhorem, mas para isso é preciso fazer mudanças e já.
    Atual administração precisa corrigir muitas falhas.
    Administração passada deixou um Município no atraso, sem saúde, segurança e obras inacabadas.
    Oposição sem um bom nome até o momento, nos faz até medo de entregar um cargo desse a certas pessoas sem qualidades e competência.
    " Precisamos de pessoas na política do nosso Município que passem confiança ao nosso povo".
    Basta, desses que estão aí.

    ResponderExcluir
  14. Não! Não se compara uma administração atue respeitava os direitos do povo de gostoso, com uma que, não só desrespeita e fere o direito do trabalhador, como a própria constituição federal. Isso mostra a falta de atenção e o desrespeito que a atual gestão esta tendo com o povo da cidade. E tbm a falta de profissionalismo da prefeita, e o desrespeito com seu povo, com quem confiou nela para governar nossa cidade.

    ResponderExcluir
  15. NÃO VI NADA DE BEM NESSA ADMINISTRAÇÃO. UMA TREMENDA PALHAÇADA, SÓ OS BESTAS PUBLICANDO FOTOS E MAIS FOTOS, E NADA DE AÇÃO AQUI EM GOSTOSO. ATÉ PORQUE EU ACHO QUE O POVO NÃO ESQUECEU QUE A PREFEITA FAZIA PARTE DA ADMINISTRAÇÃO PASSADA. KKKKKKK

    ResponderExcluir
  16. SÓ SE FOR PROS NERIS, AFINAL ESTÃO ESBANJANDO O AUTORITARISMO NAS RUAS E PRAIS DA CIDADE.....KKKK

    ResponderExcluir
  17. Emanuel, boa noite, muito bom o seu levantamento, dentro da realidade, sem tirar nem por. De fato e é real que foram feitas muita coisas sim, o fato de vc pegar mesmo que a gestão passada era situação, uma cidade como estava, sem valorizar o comércio em geral, com muito autoritarismo, com suas clãs montadas etc e etc, foi uma ótima gestão, sem comparativo a gestão passadA foi boa infelizmente era cabeça dura não escutava ninguem, ninguem mesmo. Mas deixa pra lá, só querO dar um conselho a prefeita, vc é ótima, idealizadora, gestora, administradora, solidária, participativa (com algumas falhas mas é) transparente (mais ou menos), mas é tambem, vc tem tudo para fazer deste municipio uma diferença regional (ja é) estadual (ja é) nacional e internacional, vc tem toda a capacidade para isso, mas infelizmente existe algumas frutas podres misturada com as boas, e isso deixa vc impossibilitada fazer alguma coisa, deixa vc sem autoridade de nada. Faça o seguinte tire tudo que atrapalha, limpe, lave e não ligue para o que vão falar, nen que este ou esta seja muito proximo de vc, pois ainda tem geito de fazer uma administração como voce quer E COMO V OCER PROMETEU NAS SUAS CAMPANHAS. PENSE NISSO, POIS OS 4 ANOS OU 8 ANOS SI PASSAM TÃO RÁPIDO, E VAI CHEGAR O TEMPO QUE VC IRÁ PENSSAR, FIQUEI TANTOS ANOS ALI E NÃO FIZ O QUE EU QUERIA. BJS E ABRAÇOS PREFEITA

    ResponderExcluir
  18. Esse quadro de funcionários municipais é uma vergonha. Ainda ficam indignados pq não receberam isso ou aquilo. Se o cargo fosse conquistado de forma legal e correta (concurso público), eles teriam força pra cobrar direitos, mas como todo mundo sabe que ganhou o cargo quem gritou mais alto, atrás de um carro de som, no sol quente durante uma passeata... Lamentável!

    ResponderExcluir
  19. O Anônimo acima com certeza é um fracassado, não tem caráter e competência digna para ser um Servidor Público. Existem Contratados que exercem a sua função tão bem ou às vezes até melhor que certos Concursados. Os Contratados estão apenas reevindincando um Direito que lhe é assegurado por Lei.

    ResponderExcluir
  20. TEMOS CONCURSADOS COMPETENTES , TEMOS COMICIONADOS DEDICADOS E CAPAZES. MAIS TEMOS UMA FROTA DE BABÃO E PUXA SACO (DO KARA) KKKKK

    ResponderExcluir
  21. não melhorou em nada, uma vergonha que várias ruas ainda esteja sem calçamentos, falta água e quando a conta chega nos que temos casa ai, tem que ir paga ai, pois não tem código de barra, o policiamento e zero, na praia do tourinho barracas improvisadas com copos lavados em bacias, o pac mandou trator, caçamba e as estradas cheio de costelas de vacas, até mesmo indo para a praia do tourinho, trouxe uns amigos de fortaleza e passei vergonha, a cidade não teve nenhuma atração no final do ano, a não ser festa de clube, sei que o dinheiro público não pode ser utilizado em vão, mais onde esta a lei de encentivo a cultura, a 16 anos que uma mesma familia comanda o destinos de varias familias e nada melhorou, digo, só melhora quando um empresário deste tomar o poder com votos, pois na ciodade o povo já se libertou, só falta a zona rural.

    ResponderExcluir
  22. Agora EU: depois de ver tantos comentários resolvi fazer o meu. fico impressionada com tantas colocações sem eira nem beira. podemos perceber inclusive, como as pessoas so cobram e em nenhum momento dizem que estão fazendo sua parte. vc amigo que fala das ruas sujas, vejo os tratores e caminhão passarem diariamente nas ruas da cidade e já vi também que logo recolhido o lixo e colocado mais lixos na rua, vc acha que tem condição? vamos colabora, a cidade e nossa, não e da prefeita não. manter a cidade limpa e dever de todos.

    ResponderExcluir
  23. VOLTA MIGUEL, VOLTA LOGO QUE TUAS CRIAS VICIADAS ESTAO COM SAUDADE. SAUDADE DAS MAMADAS QUE NAO ESTAO TENDO NESSE GOVERNO E ISSO OS DEIXARAM REVOLTADOS.

    ResponderExcluir
  24. Para se administrar não é só preciso fazer obras, pois acho que a nossa Prefeita pensa que se fizer algumas o problema está resolvido, pois conseguiu algumas para o nosso Município, aí onde está o engano, hoje em nosso Município é preciso fazer muitas mudanças, pois o Município está enfrentando muitos problemas principalmente na falta dágua, segurança, na saúde quem manda é a Secretária sua cunhada os funcionários muitos estão revoltados e todos com razão, a Prefeita pegou o mesmo destino dos outros em fugir do povo, falta assistencialismo ao mais pobres e assim a cada dia que passa sua credibilidade junto ao povo cai muito mais ainda.

    ResponderExcluir
  25. Tem muita gente deixando para colocar o seu lixo depois que o carro passa, e olha que o carro passa todos os dias, assim nunca existirá uma cidade limpa, acho que o povo devem se educarem nesse sentido, sem a colaboração de certas pessoas fica difícil de manter a limpeza Pública, agora se fosse como na administração passada que o carro só passava uma vez por semana, aí eu diria que eles tinha razão, vamos colaborar gente, não importa quem esteja no poder, acima de tudo está o nome da nossa cidade, e do nosso povo.

    ResponderExcluir
  26. O Blogueiro posta uma matéria que diz que a cidade estar melhor administrada, vamos a alguns fatos: agua praticamente não tem, na saúde alguns dia da semana falta médicos na urgência, para a prefeitura economizar, onde já se viu economizar com a saúde dos moradores. a coleta de lixo deixa a desejar, a educação e aqui parece ta melhor, o trafego de carros na praia não parou, pois não existe fiscalização, a conclusão da estrada que liga nossa cidade a touros não foi concluída, o décimo que era para ser pago aos trabalhadores não foi pago, e agora o pior de todas as coisas tiraram dinheiro dos funcionários, um dinheiro que e digno de quem trabalha, não sei se o nosso blogueiro que vem tentando melhorar nossa cidade com seu veiculo de comunicação vai concorda, mais mexer no dinheiro de quem trabalha de forma honesta e uma falta de respeito, cidadania, educação, sem contar que isso é uma coisa suja feia imunda, chega ate a ser nojento, não sei se todos os apreciadores desse blog vai concordar, mais infelizmente e a pura verdade. Emanoel ajude nossa cidade ela precisa de vc pois sei que vc tem uma boa índole.

    ResponderExcluir
  27. reformulação política já, estar na hora de outras pessoas gonvernarem não tem so os neris.

    ResponderExcluir
  28. Concordo está na hora de testa outras pessoas no comando desse Município, agora digo, existe gente querendo ser Prefeito sem capacitação nenhuma de governar um Município, digo isso se referindo ao candidato da oposição da eleição passada, se assim está ruim, com certeza pior seria com ele, está na hora do nosso povo despertar e eleger outras pessoas do nosso Município, pois esses que estão aí cito a atual administração, administração passada e a oposição do nosso Município, nenhum deles merecem a confiança e o respeito do nosso eleitorado, afinal todos são farinha do mesmo saco, se hoje brigam politicamente, amanhã estão todos do mesmo lado, e afinal quem paga o pato é o povo que a cada dia que passa presenciamos ainda mais os maiores descasos com o dinheiro Público.

    ResponderExcluir
  29. concordo falta agua medicos segurança e a estrada não foi concluida.

    ResponderExcluir
  30. Com toido facasso ta muite mior que aintes poidem akreditas.

    ResponderExcluir