segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Prefeitura inicia fase de obras em Gostoso e promete fechar acessos de carros às praias até o final do ano

Parece que agora vai. A prefeita de São Miguel do Gostoso, Fátima Dantas, promete que, até o dia 31 de dezembro deste ano, todos os acessos de veículos às praias de São Miguel do Gostoso estarão bloqueados. Com isso, diminuirá em pelo menos 90% o fluxo de veículos na orla da cidade.
Se esta decisão da prefeita for mesmo cumprida, Fátima marcará um ponto muito positivo em sua administração. O fim do trânsito nas praias é uma reivindicação antiga da população da cidade. Na administração anterior, o prefeito Miguel Teixeira fechou os olhos para este tipo de pedido.
Pois agora a prefeita Fátima Dantas está prometendo acabar com este grande problema. Vamos ver. O trânsito nas praias urbanas traz transtornos sérios para a população que frequenta as praias, em especial crianças. Há riscos de, a qualquer momento, alguém ser atropelado pelos muitos veículos que trafegam ali.
À medida que chega o final do ano, mais aumenta o trânsito na orla urbana. Alguns motoristas dirigem em alta velocidade e alguns deles dirigem em visível estado de embriaguês. Isso aumenta o risco de atropelamento - já houve situações em que, por muito pouco, não houve acidentes fatais nas praias.
Uma cidade litorânea que respeita sua população não pode permitir o trânsito nas praias. Além disso, o tráfego de veículos traz sérios problemas para os turistas. São muitas as reclamações feitas nas pousadas por turistas que, de uma forma ou outra, já correram o risco de serem atropelados.
A prefeita diz que agora a decisão é para valer. No carnaval passado, a prefeitura pôs bloqueios nas principais vias de acesso às praias, enquanto escoteiros e funcionários municipais orientavam motoristas a não trefegarem por ali. Mas as toras de coqueiros que faziam os bloqueios foram arrancadas.
Desta vez a prefeitura promete fazer os bloqueios com toras de madeiras fincadas em base de concreto. Isso dificultaria a remoção destes bloqueios. Um dos acessos, na praia do Maceió, será feito com correntes, para que barcos que saem e volta à praia para serem consertados passem por ali.
Com os bloqueios, serão permitidos apenas dois pontos de acesso na cidade. Um será na Ponta do Santo Cristo, para veículos que vêm do sentido Natal entrem na cidade. Por ali também passarão veículos do kitesurfe e windsurfe, principalmente em dias de competições, como a deste final de semana (foto).
O segundo acesso será feito na outra extremidade da cidade, por uma faixa que liga a praia à estrada entre São Miguel do Gostoso e o distrito do Reduto. Por ali escoará o trânsito que vai no sentido da praia do Tourinhos e Morros. Mesmo ali, o trânsito será feito por uma faixa exclusiva, para evitar danos à fauna e à flora. 
A Câmara Municipal aprovou no meio do ano projeto de lei que proíbe o trânsito na orla urbana. Mas cabe à prefeitura criar meios para implantar esta proibição, entre os quais o bloqueio dos acessos às praias. Até agora, no entanto, a prefeitura não tomou nenhuma medida para acabar com este eterno problema.
Obras na cidade
Mas agora talvez esta proibição saia mesmo. É que, após quase um ano de administração, a prefeita Fátima Dantas inicia uma fase de obras na cidade. A pavimentação e duplicação da principal via de entrada da cidade, uma obra que a administração passada deixou inacabada, já está sendo realizada.
Além da pavimentação da via, a prefeitura fará em 2014 a urbanização daquele trecho - que se estenderá do pórtico da cidade até o supermercado Vital. Serão implantados paisagismo e ciclofaixa para o trânsito de bicicletas. Uma outra área urbanizada se estenderá dali até o final do bairro do Maceió.
Quando isso acontecer, toda a avenida dos Arrecifes, principal via da cidade, ganhará novos ares, com paisagismo, calçadões e ciclofaixas para bicicletas. Com a segunda fase de urbanismo da avenida dos Arrecifes, as pedras de paralelepípedos serão substiuiídas por outras pedras, melhores e mais bonitas.
As pedras de paralelepípedo que serão retiradas da avenida dos Arrecifes serão utilizadas para calçar outras vias secundárias da cidade. A prefeitura promete para 2014 um novo cronograma de obras. A prefeita tem feito várias viagens a Brasília para viabilizar projetos urbanos e rurais junto ao governo federal.
Na semana passada, foi anunciada liberação de R$ 800 mil para a melhoria de estradas que levam a distritos do município, em especial a assentamentos de trabalhadores rurais - por isso, a verba para o projeto é do Incra. A prefeitura também conseguiu verba para construir escola em Antônio Conselheiro.
Outra obra a ser feita na cidade é uma creche de alto padrão que vai ser construida em erreno doado pela família Neri, na fazenda Ana Maria, que já está integrada à área urbana da cidade. O projeto Minha Casa Minha Vida, do governo federal, também vai construir 100 unidades habitacionais na cidade.
Projetos semelhantes estão sendo tratados entre a prefeitura e o governo federal para construir casas em outros distritos de São Miguel do Gostoso. A prefeitura também está trabalhando com a  elaboração de projetos para a área de turismo e tenta conseguir projeto de saneamento para a cidade.
O governo estadual prometeu à prefeita trazer água da adutora do lagoa do Boqueirão para São Miguel do Gostoso. A falta de água é um dos principais problemas da cidade. Com o crescimento urbano, falta água em vários bairros. A água da adutora resolveria este problema definitivamente.
Então, como a prefeitura inicia agora fase de obras importantes, é possível que a proibição do trânsito na praia também saia. Se isso acontecer, a prefeita Fátima Dantas dará um grande passo e sinalizará para a população que sua administração está mesmo sintonizada com um dos principais anseios da cidade.
Mas é bom aguardar o final do ano, para ver se o trânsito nas praias será mesmo proibido. É que já foram tantas promessas, que é bom manter um pé atrás para ver se a proibição sai mesmo. E é bom fazer cobranças à prefeita para que, além da proibição, haja também fiscalização nas praias, inclusive com uso da polícia.



33 comentários:

  1. Deixo aqui minha risada: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Senhora prefeita aproveite as pedras de paralelepipidos e termine o calcamento sa rua das Ostras e outra Enquanto a água da adutora não chega concerte essas bombas ou vai querer que seus eleitores morra de sujo e sede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também ponha pelo menos piçarro na rua Arabaiana pq isso é um descaso com os moradores daquela rua, com os hospedes da pousada localizada na mesma.

      Excluir
  3. Emanoel publique esses comentarios acima citado a populacao presissam saber o que esta acontecendo com as pessoas que colocaram a prefeita a onde ela estar.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o anônimo acima que diz que as pedras poderiam calçar a rua das Ostras. ela ficou uma rua inacabada ficando feio para quem passa e os turistas, não se esqueçam que ela é paralela a rua dos Arrecifes e virou uma artéria da cidade. Ela melhor nunca ter começado o calçamento porque obra inacabada é uma vergonha.

    ResponderExcluir
  5. A rua Arabaiana é esquecida de todos e eu acho que colocar piçarro lá é um sonho. Depois do monstro que matou a menina a rua voltou a ser esquecida porque é lugar de pobre
    Dadá

    ResponderExcluir

  6. Agenda positiva


    Como diz o ditado antes tarde do que nunca, é uma agenda positiva da prefeita Fafa, se essas açoes forem implantadas, a populaçao de Sáo Miguel do Gostoso vai ser bastante beneficiada.
    Os contra vão sempre existir, pois nada vao lhe agradar, pois qualquer açao que traga beneficio de uma lado, desagrada politicamente o outro lado, pois estáo na torcida quanto pior melhor.

    ResponderExcluir
  7. kkkkkkkkk EM PEROBAS OLHANDO O PREJUÍZO DO CARRO DE (J W ) KKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  8. se a prefeita fechar os acesso vai tirar o pão dos buggueiros que dependem da orla para seu sustento pesse nisso prefeita.

    ResponderExcluir
  9. EMANOEL, eu dependo do turismo para minha sobrevivencia o que vai ser de mim, se a prefeita fechar os acessos da praia?, pois trabalho diretamente com as areia fazendo passios turisticos, que vai me dar de comer?

    ResponderExcluir
  10. O comentário acima não deve ter sido escrito por nenhum bugueiro. Mas sim por estes "franco atiradores" que bombardeiam toda e qualquer iniciativa da prefeitura. Mesmo assim, o comentário merece resposta. O argumento é no mínimo egoista. Entao quer dizer que não se pode proibir o trânsito nas praias de São Miguel do Gostoso? Então quer dizer que, em função da liberdade de trabalho destes supostos bugueiros, a população tem que continuar correndo o risco de ser atropelada por veículos que, irresponsavelmente, trafegam pelas praias da cidade, alguns deles em altíssima velocidade? Então quer dizer que a população que se lixe, enquanto supostos bugueiros transportam pessoas pelas praias da cidade? Há um enorme equívoco neste argumento. Praia não foi feita para o trânsito de veículos. Carros e motos tem que andar nas estradas e ruas da cidade, sem por em risco a vida da população. Qualquer coisa que se tenta moralizar em São Miguel do Gostoso surge logo esta choradeira de "tirar o trabalho" de pessoas ou de deixar pessoas "sem o pão de cada dia" (argumentos ridículos) por que o trabalho que estas pessoas faziam foi, por força da lei, disciplinado. Isso já aconteceu na cidade quando a polícia começou a fazer blitz para punir motoqueiros que dirigiam sem habilitação e com motos com documentação "fria". Na época, também se falou que a medida ia prejudicar os moto-taxistas, que ia tirar seu trabalho e "ganha pão". Vejam que abusurdo. Moto-taxistas prestam um serviço público, transportam pessoas e têm que estar em situação regular para poder prestar este serviço. Se não for assim, a cidade vira uma zona. Pois o mesmo argumento vale também para estes supostos bugueiros que dizem que vão ficar sem poder trabalhar quando o trânsito na orla urbana for proibido. Todo o apoio deste blog - e da grande maioria da população de São Miguel do Gostoso - para a proibição do trânsito nas praias. Vá em frente, prefeitura! Ninguém quer continuar correndo o risco diante de motoristas irresponsáveis que acham que a praia é para o uso de seus veículos e não para o lazer da população.

    ResponderExcluir
  11. mais uma vc estar apoiando a sua cunhada que não faz uma boa administração, mais mesmo assim vc a defende, em vez dela tirar o sustento dos buggueiros porque ela não cuida da saúde que estar um caos, hoje não tem medico que vergonha para uma cidade de mais de 10 mil habitantes sem fala da eterna falta de agua, me responda também sobre esses problemas aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  12. ACHO ENGRAÇADO, O POVO METE O PAU EM FAFA, SOBRE OBRAS INACABADAS...EXEMPLO RUA DAS OSTRAS, HOSPITAL EETC...E ESTÃO CLAMANDO POR MIGUEL...MAS ESQUECEM QUE AS OBRAS INACABADAS FOI ELE QUE DEIXOU... UM OUTRO EXEMPLO FOI A AV DOS ARRECIFES....FALA É FACIL..NE..

    ResponderExcluir
  13. O FECHAMENTO DAS PRAIAS. E UM PROJETO DE RUBENS JUNTAMENTE COM A SECRETARIA DE TURISMO E ( J W ) ELE O MANDATÁRIO DA PREFEITURA

    ResponderExcluir
  14. amigo da materia acima obra nao enche barriga de ninguem voce e um babao mande ela pagar o povo, e melhor decimo, trasportes escolar alem de outras coisas

    ResponderExcluir
  15. Essa atual gestão é totalmente inoperante. Fruto do despreparo por parte da Excelentíssima Prefeita. Muito fraca.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite, existem conselhos, existem comitês existem todo espaço publico aonde eu ou vc pode participar por direito e por dever de cidadão, concordo plenamente com Emanuel Neri comenta sobre esta desculpas tipo "tirar o sustento", pergunto tirar o sutento de quem??? dos bugueiro ou das empresa que alugam o bugue???? tenho certeza de que nem de um nem de outro. A realidade ques o município tem regras, sim não só o municipio, o estado, o pais a nossa casa tambem tem regras, ou não tem?
    qundo si fala que temos comites e conselhos, é por que temos o comite orla, aonde sempre esteve algum representante dos bugueiros, aonde foi feito trihas alternativas para esta atividade, aonde existem uma série de situações e posições sobres esta atividade, sem a intenção de acabar com os bugueiros ou esta demagogia tipo, passar fome, pai de familia, isso não é argumento isso é fraqueza, pois quem é profissional nesta cidade nesta área esta por cima, ok. Emanuel concordo plenamente com vc, a Prefeita Fafa esta fazendo muito pela infraestrutura do nosso municipio, temos emendas de um milhão para o turismo, mais um milhão para a construção de dois campos de futebol sendo um na baixinha dos franças e outro em antonio conselheiro emenda do pmdb henrique e garibaldi, temos 800.000 para estradas vicinais, temos mais 900.000 para a construção de uma creche lá no maceió, mais uma maquina chegando na sexta feira, mais uma academia a ser construida lá no bairro maceió, temos a construção de uma escola de referencia no antonio conselheiro, verbas para reforma para todas as escolas do municipio, finalizando e ampliando a entrada da cidade no seu acesso, e muito mais, vc que não sabe de nada ou sabe e faz que não sabe, fique tranquilo pois temos uma gestora que trabalha e trabalha muito, ok, e todos esses recursos não foi secretario ou secretaria que consegui, foi a nossa prefeita Fafa com sua transparencia, sua responsabilidade, seu trabalho, sua seriedade e principalmente sua honestidade, por que o mérito nunca foi do seu secretariado e sim da prefeita e muito mais da população, digo mais Gostoso esta no caminho certo, gostoso parou, o municipio não esta andando, concordo com voce, Gostoso esta correndo com tantas obras, sim esqueci das 100 casas com uma parte nos distritos e outra na sede, lembro mais estas casa só estão sendo feitas por a prefeita Fafá correu atras. e masi de 50% construidas. Um abraço que vc reflita.

    ResponderExcluir
  17. Para deixar obras inacabadas também tem que deixar dinheiro em caixa, mas não foi isso que o es-Prefeito deixou não, ficou só as obras inacabadas, por isso hoje a atual administração está passando por grandes dificuldades financeiras, mas o povo não é besta não, uma meia duzia de babões ainda esperam que ele se candidate novamente, ora hoje os funcionários fantasmas se acabaram, a mamada de muitos também, o lixo tomando conta da cidade, a saúde no abandono, falta de segurança em nossa cidade, estradas em péssimas condições tudo isso o povo nunca vai esquecer.

    ResponderExcluir
  18. Ninguém tá metendo pau em Fafá e sim fazendo as revindicações como o acabamento da rua das Ostras e água para a cidade. O importante é que ela e os futuros prefeitos e vereadores saibam que o povo de Gostoso está presente e participando da cidade. Fafá não é deusa nem rainha foi sim contratada pelo povo nas urnas para ser a gestora da cidade e precisa saber o que o povo pensa , precisa e quer. Mas tudo com muito respeito. Vamos revindicar, reclamar mas tudo com educação.
    Josinéia

    ResponderExcluir
  19. vamos ver se agora os bugueiros aprendem a fazer um tour mesmo falando a história da cidade e param de mostrar só areia e mar,me revolta ver essa gente choramingando ao invés de se debruçar nos livros e fazer jus ao que cobram do turista e além do mais tem bastante areia para mostrar após a São Miguel,deixem a nossa praia tranquila e livre de carros !!!!

    Neide Santacruz

    ResponderExcluir
  20. Concordo com a Neide. Muitos bugueiros evitam passar pela cidade porque terão de falar a sua história e trabalhar mais. Acho que muitos turistas perdem muito porque só veem praias e mar. Gostoso me conquistou pela cidade que é e as pessoas e não as praias que eu já não aguentava mais ver após deixar Natal. Da ultima vez que fui à Gostoso com meus amigos fiz questão claro que o buggy entrasse na cidade e no finalzinho da Arrecifes tem uma pequena entrada para o mar e ali entramos e fomos para Tourinhos. Espero voltar à Gostoso em janeiro próximo.
    Anita Pratap

    ResponderExcluir
  21. QUAL O NOME DO VEREADOR QUE APRESENTOU A REFERIDA LEI NA CAMARA MUNICIPAL? PARABENS PARA ELE TAMBÉM...

    NILTON

    ResponderExcluir
  22. O vereador que apresentou projeto disciplinando e regulamentando o trânsito na orla urbana é o José Jubenick, do PT. O vereador se baseou em reivindicação da população de São Miguel do Gostoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este mesmo vereador Jubenick, foi ele também que apresentou um projeto de lei dando folga para os funcionários da prefeitura e da câmara dos vereadores no dia do aniversário do funionários. É brincadeira um negócio desse... Nós é que acabaríamos pagando a conta... Ainda bem que o projeto não passou. Acorda Jubenick...

      Excluir
    2. A Prefeitura não cobra os impostos (IPTU) de um grande latifundiário que tem muitas terras entre Gostoso e Reduto, pois se cobrar dele, a família que tem também muitas terras por aqui, terá que também pagar o IPTU. Se todos pagassem o IPTU, teríamos cerca de R$ 500.000,00 por ano no caixa da Prefeitura. Vocês imaginam o que a Prefeitura poderia fazer com este dinheiro ? Será que teríamos funcionários contratados sem receber salário ? Será que estaríamos nesta pindaíba ? Portanto, senhora prefeita, vamos cobrar os impostos daqueles que têm condições e dinheiro para pagar. Quem tem terra, tem que ter condições de mantê-lá. Caso contrário, venda a terra, mas pague o imposto, para que o valor retorne como benefício para a população.

      Excluir
  23. O IPTU tem que ser pago por ricos e pobres. Se um pobre tem muitas terras com certeza ficará rico e poderá pagar mas se sua casa é pequena o IPTU caberá no bolso dele direitinho

    ResponderExcluir
  24. Aqui em sao miguel do gostoso não tem buggueiros eles so pessoas que se emprovisam buggueiros nem um delis tem abilitaçaõ de buggueiros nem um tem a placa vermelha então quer dezer que se alguem se faz mal não tem seguro prã pagar essa pessoa a mais os buggueiros de tudas as otras praias andam nas pistas o nos morros aonde não tem perçoas e creanças......vamos lembrar tamben desses particolares....mas a coisa que precisa melhorar mais rapido possivel dessas coisas e a saude e agua!! Eu concordo no fechamento das praias!!

    ResponderExcluir
  25. porque que os bugueiros nao fazem um curso de historia do RN isso com certeza iria melhorar muito o trabalho deles ou procurar alguns historiadores da cidade pra dá aula pra eles de historia do RN

    ResponderExcluir
  26. parece que não tem jeito, mesmo com as placas de proibição os "ricos" do gostoso continuam andado na praia com veículos, e agora o q fazer se as pessoas da própria prefeitura estão descumprindo as placas, depois não queiram punir outras pessoas, a lei é para todos.

    ResponderExcluir
  27. se é lei tem que ser pra todos isso já chega a ser um absurdo pessoas que sao da prefeitura andarem circulando na orla cadê as autoridades que nao pune esses infratores? isso tem que acabar a lei tem que ser respeitada e ninguem poderá dirigir na orla quero ver o dono do blog que fala tanto em direitos fotografar a placa desses veiculos que estao desrespeitando a lei .

    ResponderExcluir
  28. O FILHO DE CRIAÇÃO.DA PREFEITA FAFÁ ONTEM ESTAVA DANDO/CAVALO DE PAU NA BEIRA DA PRAIA E AINDA TIRAVA ONDA %%% QUERO VER QUEM PROIBE AQUI QUEM MANDA E JOÃO WILSON.

    ResponderExcluir
  29. Emanoel a coisa esta sem controle ontem vi vários carros circulando na orla nos ajude a combater essa falta de educação que existe aqui, chega a ser até irritante. e piorpartes dos chamados ricos.

    ResponderExcluir
  30. Caro blogueiro eu também presenciei alguns carros transitando beira mar, e se esse filho de criação da prefeita era um deles eu não sei informar mais que eu vi carros transitando isso eu vi.

    ResponderExcluir