quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Pavimentação de estrada em área urbana de Gostoso começará na próxima semana. Local terá ciclofaixas

Aqui está uma ótima notícia para São Miguel do Gostoso. A partir da próxima semana, segundo a prefeitura local, a empresa DoisA, que está fazendo o recapeamento da RN-221, que liga esta cidade à BR-101, vai iniciar a pavimentação de 1.500 metros de área urbana, a partir do pórtico de entrada da cidade.
A extensão desta via - que vai até a altura do supermercado Vital - é uma reivindicação da prefeitura local à governadora do RN, Rosalba Ciarlini. No último dia 22, ao vir a São Miguel do Gostoso para o lançamento do livro "Cabeças do Vento", a governadora prometeu fazer a extenção da RN-221 na área urbana da cidade.
Na verdade, este é o traçado inicial da RN-221. Quando esta via foi feita, ainda não havia o pórtico na entrada da cidade. Então o marco zero da RN-221 é mesmo o cruzamento localizado na altura do supermercado Vital. Por este motivo, a ordem de serviço para o recapeamento da RN-221 prevê extensão de 17km.
Ocorre que quando o trabalho de recapeamento foi iniciado, levou-se em consideração o pórtico de entrada da cidade (foto) e o entroncamento da BR-101, o que daria menos de 16km. A prefeitura convenceu a governadora a ampliar a obra em mais 1,5 km, totalizando os 17km previstos na contratação do serviço.
Esta é uma grande vitória para São Miguel do Gostoso. A obra de duplicação da entrada da cidade, iniciada na administração anterior, ficou inacabada. Isso causava sérios problemas para a cidade. A via estava esburacada, sem pavimentação, levantando muita poeira e gerando riscos de acidentes.
Além disso, o projeto de duplicação da entrada da cidade estava inadequado. O canteiro central tinha apenas um metro de largura e os postes colocados ali eram altíssimos, com grande possibilidade de provocar acidentes. Se um carro batesse em um destes postes, ele poderia cair sobre outros carros.
Tudo naquele projeto estava errado. No canteiro central, estreitíssimo, foram plantadas palmeiras imperiais, cujo tronco, na idade adulta, seria mais grosso do que o canteiro. O pior é que quase todas as palmeiras - uma árvore bela e cara - morreram devido à aridez e a falta de água do local em que foi plantada.
Além de convencer o governo do Estado e o DER a ampliar a pavimentação da RN-221 até a altura do supermercado Vital, a prefeitura também conseguiu que este trecho urbano tivesse 11 metros de largura, ou seja, cinco metros a mais do que os seis metros de largura de toda a extensão da RN-221.
Como o trecho urbano da via vai ficar com 11 metros de largura, a prefeitura vai deslocar os postes - que antes estavam no canteiro central, mas que já foram retirados - para as duas laterais da pista. Por ali também passará ciclofaixas (uso de bicicletas) em toda a extensão da via, além de áreas de jardins.
A prefeitura de São Miguel do Gostoso acredita que a pavimentação do trecho urbano será concluído antes do final do ano. Já a urbanização de toda a entrada da cidade, incluindo as ciclofaixas e ajardinamento, só poderá ser feito em 2014. É que este projeto ainda está em fase de elaboração.
Não tenham dúvidas de que esta é uma grande notícia para São Miguel do Gostoso e para o seu turismo. Do jeito que estava, a buraqueira na entrada da cidade causava forte impacto negativo nas pessoas que chegavam à cidade, além de gerar sérios transtornos para as pousadas que estão naquela região.

  
 
  

 

27 comentários:

  1. Fico muito contente com a notícia. Moro no final do Maceió e todos nós esperamos acabar a pavimentação da Rua das Ostras que liga o Centro ao Maceió que é um bairro que vem se desenvolvendo muito nos ultimos dois anos. Já tem uma pousada nova na rua das Tartarugas e uma de um francês em uma rua que não sei o nome e nós moradores que usamos a rua para ir para casa ou o pessoal das eólicas. Portanto fica o meu pedido de acabar a rua das Ostras. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. A PRIORIDADE A GORA E O CONCERTO DO POSTO. DE SAÚDE

    ResponderExcluir
  3. emanoel não esqueça ou esconda q a atual prefeita era a vice na gestão passada e q ganhou as eleiçoes graças a isso.

    ResponderExcluir
  4. Emanoel você que tanto critica administração passada me de uma resposta sou eleitora de gostoso e quero uma explicação esta jogo o dinheiro publico pesa para a prefeita explicar para a população a onde estão os postes e se vai ser recolocado novamente . Não deixe de postar esse comentário para que a população possa acredita no seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O leitor/a acima talvez não tenha entendido a notícia corretamente. A informação publicada neste blog é a de que os postes retirados do canteiro central da via de acesso a São Miguel do Gostoso serão colocados nas laterais da mesma via. foram retirados ao todo 21 postes. Todos eles serão usados, segundo a prefeitura, dos dois lados da pista central de acesso à cidade, que terá 11 metros de largura. Deu para entender agora?

      Excluir
  5. No lançamento do livro cabeça do vento a Prefeita Fafá fez o pedido a Governadora do Estado e ela prometeu que iria fazer, com certeza essa será mais uma grande obra para ajudar no desenvolvimento da nossa cidade e Município, boa notícia.

    ResponderExcluir
  6. Boas noticias !
    O importante agora è ter um bom projeto para as laterias, para que nao vire uma avenida . Gostoso nao precisa de uma avenida .
    Importante è que alem da ciclovias ( que achei maravilhosa ideia ) tenha tambem caminho para pedestres e bastante area verde.
    Iluminaçao e area verde è o que se precisa na minha opniao. E seria muito bom se uma vez que o projeto tivesse definito fosse possivel a todos consulta-lo .

    ResponderExcluir
  7. A Governadora esteve no dia 22/11 em Gostoso para prestigiar a mostra de cinema. Dizer que ela foi à cidade para o lançamento de seu livro é oportunismo, é pegar carona (mais ainda) na popularidade que a mostra de cinema alcançou.

    ResponderExcluir
  8. A entrada da nossa cidade com certeza agora vai ficar muito bonita, passamos tanto tempo envergonhados com a beleza que a administração passada deixou causando um prejuízo enorme ao nosso Município, o trabalho e compromisso foi uma negação um atraso para nossa cidade.

    ResponderExcluir
  9. em vez da gonvernadora tratar de outras prioridades como, visitar cidades carentes de agua vem a são miguel pretigiar seu livro emanoel e brincadeira gonvernadora a sr. não tem o que fazer não. isso e uma vergonha

    ResponderExcluir
  10. Caro Emanoel, o que vai ser feito do dinheiro que estar na caixa deixado pela gestão passada, para a conclusão da obra da entrada da cidade? a prefeitura tem o dever de vim a publico prestar esclarecimento sobre esse dinheiro concorda blogueiro?

    ResponderExcluir
  11. precisamos de agua emanoel por favor resolvam nosso problema.

    ResponderExcluir
  12. pais de familias estao transferindos seus filhos do colegio ana ribeiro para o ceci devido a grande poeira do ana ,a grama que tinha por falta de cuidados acabou,que vergonha secretaria de educaçao,ainda falam que a populaçao reclama de tudo desse jeito, as crianças com muita tosses,gripes

    ResponderExcluir
  13. emanuel fala pra esse mal informado acima que voce nao e prefeito da cidade pra cuidar de dinheiro.nem e funcionario da caixa.

    ResponderExcluir
  14. Emanuel, que você tem contra a Gestão passada? Só vive detonando, falando coisas infundadas, dizendo que tava tudo errado no projeto, não se esqueça que esse projeto foi aprovado por órgão competentes, fiscalizadores e o tamanho do canteiro central tava dentro dos limites estabelecidos pelas normas das construções e mais ainda não se esqueça que a sua Prefeita era Vice da Gestão Atual.

    ResponderExcluir
  15. Emanuel voce que parece ser tao correto e conhecedor dos direitos do trabalhador e dono desse blog democratico nos esclareça porque a prefeitura nao quer pagar o décimo terceiro dos contratados se todos tem esse direito acho que isso é uma falta de respeito ao trabalhador e que precisa de resposta o Juiz do trabalho em uma entrevista ao jornal RN TV foi muito claro e disse que todo trabalhador tem esse direito até mesmo os contratados porque aqui está sendo diferente?isso prova a falta de respeito com todos os trabalhadores desse municipio e que quem está na gestao nao está fazendo a coisa certa mas aqueles que se sentirem prejudicados irao atrás de seus direitos isso já está certo

    ResponderExcluir
  16. Pagar em dias está pagando a atual administração, pois a administração passada só pagava dentro do próximo mês, se você está enganado, oposição já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeiro lugar a palavra certa é PAGAR EM DIA outra coisa os contratados estao recebendo com 10 a 12 dias de atraso vejo que voce está muito desinformado ou é um babão

      Excluir
  17. Esse anonimo que quer se enganar dizendo que a prefeita esta pagando em dias deve ser um babão dessa administração .pagar em dias significa comprar responsabilidade a todos igualmente

    ResponderExcluir
  18. Até hoje só quem pagou os efetivos em dias foi a atual administração, babão aqui não existe como era na administração passada e até hoje ainda tem alguns, só que doidinhos para que o ex-Prefeito se candidate novamente, há como eu quero, digo melhor como o povo do nosso Município quer que ele saia, dessa vez para lhe dar uma boa respostas nas urnas, pois com ele a nossa cidade e Município estavam um no abandono o lixo tomando conta de tudo, a saúde não existia faltava do Médico ao remédio para os atendimentos do Centro de saúde, o abandono no Turismo, as estradas em péssimas condições, a falta dágua também e a segurança sem controle fora disso deixou várias obras inacabadas que todo mundo sabe muito bem quais foram, ainda assim os babões estão sentindo sua falta, ainda bem que são só eles mesmos, porque o restante da população o espera para lhe dar o troco.

    ResponderExcluir
  19. É CERTO QUE NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES TEREMOS UM NOVO PREFEITO, FAFÁ NÃO PODE SER CANDIDATA, JÁ FOI ELEITA DUAS VEZES SEGUIDAS.
    LUIZ

    ResponderExcluir
  20. Pode sim, agora ninguém sabe se ela sairá ou não, o ex-Prefeito que fique para as bandas de Natal mesmo, porque aqui ele não nos faz falta.

    ResponderExcluir
  21. queremos agua Emanoel, nos ajude seu veiculo de comunicação e muito importante nesse sentido.

    ResponderExcluir
  22. precisamos de saúde segurança educação agua, falta tudo numa cidade que muitos dizem ser turistica, pois turistas e principalmente os nativos prefeita e caro emanoel resolvam nosso problema principalmente o da saúde pois a secretaria de saúde fala que não tem medicos, mais a verdade e que a prefeitura estar querendo economizar pois medicos tem sim´falo com propiedade sobre isso por saber que o hospital de touros surgeriu alguns e até o presente momento nem um deles foram solicitados, e nessas horas Emanoel que precisamos do seu apoio, pois seu da sua força na cidade e do respeito dos moradores para com vc.

    ResponderExcluir
  23. É difícil de entender o povo, dizem que no Centro de saúde não tem médicos, foi ao centro de saúde três vezes essa semana passada e lá tinha médicos sim, e olha que durante esses três dias encontrei lá quatro médicos, dois cubanos e dois Brasileiros, ainda assim existe pessoas que estão dizendo que está faltando médicos, fui muito bem atendido pelos médicos um de cada vez em dias diferentes e eram Brasileiros, as consultas foram bem demoradas e proveitosas, coisa rara porque em Natal as consultas duram pouco de três ou quatro minutos, sendo assim acho que os médicos que estão dando plantões no Centro de saúde da nossa cidade são profissionais competentes que procuram conversas e escutar os pacientes como se deve ser feito, espera-se que esse trabalho dos atendimentos no Centro de saúde continue atendendo as necessidades da nossa população.

    ResponderExcluir
  24. domingo não tinha pois fui lá e não tinha desculpe mais vc deve ter ido num dia de pura sorte, se acha que estou mentindo pergunte a quem estava no posto.

    ResponderExcluir
  25. Fui no domingo pela manhã e lá tinha médico por sinal fui muito bem atendido.

    ResponderExcluir