terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Justiça eleitoral afasta governadora do RN do cargo por abuso do poder econômico na eleição de Mossoró



Por Emanuel Neri
Aquilo que já era esperado acabou acontecendo no início da noite de hoje (10/12). Por cinco votos a um, o tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Norte afastou a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) do cargo por abuso de poder político e econômico na eleição de 2012.
Segundo o TER, na campanha para a prefeitura de Mossoró, no ano passado, Rosalba utilizou indevidamente a máquina do Estado para eleger Cláudia Regina (DEM) prefeita daquela cidade. Rosalba foi acusada de usar indiscriminadamente o avião do governo do Estado na campanha.
Segundo o Departamento de Aviação Civil (DAC), o avião do governo estadual pousou pelo menos 56 vezes no aeroporto de Mossoró, no mês que antecedeu a eleição de Cláudia Regina. Rosalba (foto) usou o avião, pago com dinheiro público, para fazer campanha de sua candidata.
Pelo mesmo crime de uso indevido do poder econômico e da estrutura do governo estadual, a prefeita de Mossoró já foi afastada do cargo pelo menos dez vezes nos últimos meses. Na semana passada, ela e seu vice, que é do PMDB, foram novamente afastados.
A decisão do TER pede que a Assembléia Legislativa dê posse ao vice-governador, Robinson Faria (PSD), que está rompido politicamente com Rosalba. A governadora não quis falar sobre seu afastamento. Sua assessoria diz que ela aguarda a notificação do TRE.
Rosalba amarga índices altíssimos de rejeição. Nas últimas pesquisas, quase 70% da população de Natal, maior colégio eleitoral do RN, diz  rejeitar seu governo. Seu desgaste ocorre em todo o Estado, motivado principalmente por problemas na saúde, segurança e educação.
Não se sabe ainda qual será o desfecho desta crise. A governadora pode e deve recorrer ao TER e, se perder, pode apelar ainda ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas não há dúvidas de que seu afastamento contribui ainda mais para seu desgaste junto à população.
Até agora, a governadora ainda não falou se é candidata à reeleição. Se for candidata, tem chances mínimas de se eleger devido ao seu alto índice de rejeição. O Rio Grande do Norte é o único estado do país cujo governo é do DEM. O senador Agripino Maia (DEM) é aliado de Rosalba.
Veja, nos links abaixo, mais dados sobre o afastamento da governadora Rosalba Ciarlini:  

8 comentários:

  1. Tudo isso só porque as próximas eleições estão chegando e novas alianças serão feita em nosso Estado, política em nosso Estado tornou-se negociação, eles se unem para ganhar as eleições como também se unem para pedir a cabeça dos próprios amigos de antes nas eleições passadas, classe suja e corrupta só é esse de políticos, acostumados a viveram só se beneficiando do dinheiro Público, afinal todos são iguais.

    ResponderExcluir
  2. O complô está sendo formado para tirar a Governadora, os mesmos amigos dela das eleições passadas, ou classe sem vergonha na cara só é essa de políticos, fazem de tudo para os outros iguais a eles perderem o cargo, a Governadora pode não está fazendo uma grande administração mas não há indícios de improbidade administrativa em seu Governo.

    ResponderExcluir
  3. Já voltou ao cargo, se ninguém até hoje não ouviu falar em indícios de improbidade administrativa é difícil dela não continuar como Governadora, o complô foi feito e derrubado.

    ResponderExcluir
  4. E AMIGO JÁ PENSOU O QUE VEM POR AI EM SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/ QUEM JOÃO WILSON VAI APOIAR/ SERÁ MIGUEL TEXEIRA , SERÁ RENATO , OU MARCOS CHIMBINHA , OU TEREZA NERY //// FALANDO EM TEREZA NERY QUE SECRETARIA FANTASTICA/ EU VOTO EM TEREZA NERY PARA PREFEITA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está de brincadeira...Queremos gente que seja comprometida com São Miguel do Gostoso e não aproveitadores...Limpeza geral...

      Excluir
  5. DEUS NOS ACUDA EITA QUE LISTA DE MAUS NOMES PARA ADMINISTRAR O NOSSO MUNICÍPIIO, QUE NA PRÓXIMA ELEIÇÃO SEJA ELEITA UMA PESSOA QUE TENHA DETERMINAÇÃO, NÃO SEJA VINGATIVO PORQUE O DINHEIRO PÚBLICO É DE TODOS NÓS, DÊ ASSISTENCIALISMO AOS MAIS POBRES, MELHOR SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA NA NOSSA CIDADE, E QUE NÃO SE ESCONDA DO POVO QUE OS ELEGEU, COMO NÓS SABEMOS OS PREFEITOS NÃO SÓ DAQUI DA NOSSA CIDADE MAS COMO DE TODO O NOSSO ESTADO, ESQUECEM DOS MUNICÍPIOS E VÃO SE ESCONDER EM NATAL, DEPOIS SÓ APARECEM DE QUATRO EM QUATRO ANOS DURANTE O PERÍODO DAS ELEIÇÕES, DESSE TIPO DE GENTE JÁ ESTAMOS CANSADOS, QUANDO SE APROXIMAM AS ELEIÇÕES APARECE BEM BOMZINHO QUERENDO ILUDIR MAIS UMA VEZ O NOSSO POVO, QUANDO SE ELEGE COMEÇA A MENTIR, QUANDO SE VAI A PREFEITURA E PERGUNTA PELO PREFEITO OS ASSESSORES DIZEM QUE ELE FOI A BRASÍLIA, E ASSIM TODAS AS VEZES QUE SE FOI O PREFEITO ESTAVA EM BRASÍLIA, DANADO ESTÁ BEM DANDO EXPIDIÊNTE EM BRASÍLIA, DEIXA QUE ESTAVA MESMO ERA SE ESCONDENDO EM NATAL, E ASSIM FOI FEITO NA ADMINISTRAÇÃO PASSADA.

    ResponderExcluir
  6. TEREZA NERY PARA PREFEITA/// VILMA DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA VICE/// NEIDINHA DE GASPAR PARA VEREADORA/// COM ESTA CHAPA GOSTOSO PROSPERA KKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  7. EITA QUANTA GENTE BOA, MENOS PARA SER POLÍTICOS.

    ResponderExcluir