sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Jovens de São Miguel do Gostoso criam agência para passeio ecológico de bicicleta ou a pé. Começa dia 20



Por Emanuel Neri
Para se fazer um bom projeto, basta ter uma ideia na cabeça e sair à procura de parceiros. Pois foi isso o que aconteceu com um grupo de 15 jovens – entre 15 e 19 anos – de São Miguel do Gostoso que acabam de criar uma agência ecológica de turismo, a “Gostoso Ecotour”.
O projeto começou quando estes jovens começaram a se reunir na Amjus (Associação do Meio Ambiente, Cultura e Justiça Social) e iniciaram as discussões em torno de algum trabalho com foco no turismo local. Pensou-se inicialmente em uma atividade ligada ao artesanato.
Depois esta atividade se transformou em uma agência de passeios turísticos que tivessem como foco a história, a cultura e o meio ambiente de São Miguel do Gostoso. O passo seguinte foi dado com um curso de empreendedorismo juvenil dado pelo Sebrae.
Foi quase um ano e meio de treinamento (foto acima). Os próprios jovens definiram  a escolha da atividade e criaram os roteiros que farão parte dos "pacotes" de passeios a serem oferecidos aos turistas. E são também estes jovens que vão administrar a própria agência que eles criaram.
Pois agora o projeto de geração de renda destes jovens está pronto. No próximo dia 20 de dezembro, a “Gostoso Ecotour”, que também tem parceria com a CPFL, abre suas portas. A agência, que fica na rua de acesso à praia da Xepa, já tem quatro roteiros a serem explorados.
Os roteiros da “Gostoso Ecotour” vão ser feitos em parcerias com pousadas de São Miguel do Gostoso. Os quatro roteiros – alguns são passeios de bicicletas, por trilhas ou pela beira da praia; outros são caminhadas a pé – estão prontos para atender os turistas que visitam a cidade.
O grupo de jovens conseguiu dez bicicletas para fazer alguns destes roteiros. O turista paga uma taxa à agência e participa do roteiro – alguns incluem lanches. Nome dos roteiros: “Gostosão”, “Gostosinho”, “Mais Gostoso” e “City Tour Gostoso” – este último é feito a pé.
Mas os roteiros não compreendem apenas os passeios – alguns feitos entre São Miguel do Gostoso, Reduto e Tourinhos, outros para alguns distritos do município. Estes roteiros incluem relatos dos jovens sobre lendas da região, meio ambiente e histórias de cada ponto visitado.
Um roteiro que ainda vai ser elaborado pela “Gostoso Ecotour” é um passeio, em noite de lua cheia, entre o farol do Calcanhar, em Touros, e São Miguel do Gostoso. O passeio é feito a pé, pela praia. O cenário é deslumbrante, com passagens por falésias e muitas dunas.
Os passeios de bicicleta só podem ser feitos com oito turistas – dois condutores acompanham cada grupo. Os jovens – que usarão camisetas e jalecos de identificação – fizeram curso de primeiros socorros, de manutenção de bicicletas e atenderão a qualquer tipo de emergência.
A “Gostoso Ecotour” tem tudo para dar certo. Todos vão ganhar com isso. Ganham os jovens integrantes do grupo, que vão ter uma fonte de renda, ganham as ousadas e os turistas, que vão ter mais uma opção de lazer em São Miguel do Gostoso.
Esta é uma grande ideia que precisa ter o apoio de todos.

8 comentários:

  1. Muitos parabéns a esses jovens! Essa Amjus sempre surpeendendo! Quando voltar a São Miguel do Gostoso quero conhecer de perto esses trabalhos que são belíssimos. Também é louvável a atenção do Sebrae para projetos como estes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A AMJUS estar de portas abertas para quem quiser conhecer nossos projetos e trabalhos! Acassio Melo

      Excluir
  2. QUE MARAVILHA UM TRABALHO COMO ESSE NESSA CIDADE LINDA EMANUEL. JÁ ERA HORA MESMO DAS AUTORIDADES DEIXAREM DE ENCHER APENAS OS JOVENS DE CURSO SEM POSSIBILITAR CONDIÇÕES PARA EMPREENDER. AH É UMA ASSOCIAÇÃO, O SEBRAE... QUE MARAVILHA! QUEM DERA QUE MEU MUNICÍPIO TAMBÉM ADOTASSE IDEIAS COMO ESTAS.

    MARCELO VIEIRA

    ResponderExcluir
  3. Tenho um pouco de conhecimento sobre o projeto e cabe salientar, que essa proposta de empreendimento, que foi escolhida de forma coletiva pelo grupo (NÚCLEO DE AGENTES EMPREENDEDORES - núcleo da ONG AMJUS, em parceria com o SEBRAE), busca fomentar o turismo (Ecológico) da cidade de são miguel do gostoso. Em um ''plano de desenvolvimento socioambiental''. Onde nos serviços que serão oferecidos, ha uma contra partida do grupo para diversas ações que serão de grande contribuição para a cidade; Tais como: conscientização para educação ambiental, com foco nas tartarugas, que por acaso, Gostoso tem alto índice e registros de incidência de desova de tartarugas onde isso é um privilégio que poucas cidades tem, e que esses jovens irão explorar e conscientizar; fazer um resgate da cultura local, da gastronomia tipica (também local), dar novas perspectivas aos jovens incluídos, estimular o espirito empreendedor dos mesmos; Criar mecanismos e serviços para geração de rendas de outros empreendedores; .... Enfim, acredito que esses jovens além de estarem contando histórias, eles também estão fazendo!

    É muito bom saber que em ''GOSTOSO'' existem ações como essas, parabéns garotos!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS A AMJUS MAIS UMA VEZ.

    ResponderExcluir
  5. Nossa! O Sebrae nesse tipo de projeto é novo. Mas muito bom o sebrae fazer isso. Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Existe pessoas que só fazem criticar a nossa cidade, mas quanta coisa boa acontece aqui, vejamos essa juventude entusiasmada com o bem estar social a nossa cultura que beleza isso nos fortalece a todos nós moradores da nossa querida São Miguel do Gostoso, viva a nossa juventude o nosso povo, afinal nós somos capazes.

    ResponderExcluir
  7. Muito boa ideia. Muito boa mesmo ! Admiro muito este jovens e as AmJUS que realmente anda fazendo a diferença. Terao todo o meu apoio. Sempre. Obrigada pela maravilhosa iniciativa.

    ResponderExcluir