segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Dilma volta a crescer em pesquisa e todos os cenários indicam que ela se reelege em 2014 no primeiro turno



Por Emanuel Neri
A pesquisa da eleição presidencial de 2014 é do Datafolha, do jornal Folha de S. Paulo, mas quem definiu melhor seu resultado foi o portal de internet Brasil24/7 (http://www.brasil247.com/): “Dilma joga como artilheira e Lula segue sendo o ‘Pelé’ ”.
O título do Brasil24/7 expressa os “cinco gols” marcados por Dilma (referência aos cinco pontos de crescimento dela) entre a pesquisa anterior do Datafolha, de outubro, e a realizada agora, no final de novembro. Por esta pesquisa, Dilma (na foto, com Lula) chega a 47% e vence no primeiro turno.
Nesta mesma pesquisa, os candidatos da oposição desidrataram em relação ao levantamento anterior do mesmo Datafolha. O senador Aécio Neves, candidato do PSDB, caiu de 21% para 19%, enquanto o governador pernambucano Eduardo Campos, do PSB, caiu de 15% para 11%.
E quando o Datafolha testa um outro cenário, em que a presidenta Dilma é substituída por Lula, o ex-presidente chega a 56% dos votos - seu menor índice é 52%. Com esta performance dos dois principais nomes do PT, pode-se dizer que a oposição está perdida no mato, sem cachorro.
Ou seja, além da comparação com os cinco gols marcados pela “artilheira” Dilma, pode-se também usar outra expressão popular bastante ao gosto do brasileiro”: “Se correr, o bicho pega; se ficar, o bicho come”. Ao que tudo indica, o PT terá mais oito anos de governo - seriam 16 anos de PT, no final de 2018.
O Datafolha testou nove possíveis cenários para 2014. E em todos eles, Dilma se sai bem, variando de 41% para 47%. O mais importante é que Dilma vem recuperando terreno pesquisa a pesquisa, após a queda que teve após as manifestações de junho, no país.
O único cenário com potencial de voto maior do que de Dilma é quando Lula aparece na pesquisa. Mas o ex-presidente já disse que não é candidato, que é fiel aliado de Dilma e já está em campanha, arregaçando as mangas para ajudar na reeleição da atual presidenta.
O Datafolha testou também um cenário sonhado por setores de oposição – e muito badalado nos meios de comunicação – que seria a candidatura de Joaquim Barbosa, atual presidente do STF. Barbosa teria 15% dos votos – mesmo assim, Dilma ganha no primeiro turno.
Quem parece que não está se achando é a oposição. O discurso raivoso que tem feito contra a presidenta – e contra o ex-presidente Lula – parece ser um tiro que está saindo pela culatra. Quando a oposição fala, parece até que o mundo (leia-se Brasil) está desabando.
Mas o eleitor demonstra não querer embarcar na canoa deste discurso. Embora boa parte do eleitorado manifeste intenção de que o próximo governo faça mudanças, ao que tudo indica quer mesmo ficar com o que está dando certo, que é Dilma, do que com o incerto, a oposição.
Ainda falta quase um ano para a eleição e muita coisa ainda pode mudar. Mas, pelo andar da carruagem, a tendência é mesmo Dilma se reeleger em 2014. Até porque não há nenhuma tragédia à vista nos cenários políticos, econômicos e sociais do país.
Veja abaixo, links com dados e análises de vários setores jornalísticos e políticos sobre esta última pesquisa Datafolha.

2 comentários:

  1. Triste dos grandes se não fosse os bestas, esse governo do PT se beneficia dos programas sociais para se elegerem novamente, enquanto isso a saúde do povo Brasileiro está no abandono e a segurança já não existe mais, e agora que o trabalhador tem que trabalhar muito mais anos ainda se não quiser perder dinheiro com suas aposentadorias, eita país cheio de gente besta que vivem acostumados na miséria deixando políticos se beneficiarem de suas carências.

    ResponderExcluir
  2. Esse Governo é daquele que dar com uma mão e tira com a outra.

    ResponderExcluir