quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Bandidos explodem Caixa do BB em São Miguel do Gostoso na madrugada; Posto de Saúde é atingido

Foi uma noite de pânico em São Miguel do Gostoso. Na madrugada desta quarta-feira (4/12), oito homens fortemente armados e encapuzados entraram na cidade e explodiram o caixa do Banco do Brasil. O impacto da bomba atingiu o Posto de Saúde (foto) e a Casa Lotérica, ao lado do caixa do BB.
Os estilhaços da bomba - provavelmente dinamite - se espalharam pela avenida dos Arrecifes, principal via da cidade, e chegaram até a calçada da igreja de São Miguel Arcanjo, do outro lado da rua. Parte da cidade acordou com a explosão da bomba e com tiros deflgrados pelos bandidos. Foram quase 20 minutos de pânico.
O caixa do BB não tinha dinheiro. Provavelmente por isso, os criminosos atiraram em alguns prédios da proximidade do banco. Um supermercado que fica na área foi atingido, bem como uma loja localizada próximo ao posto do BB. Eram 2h30 da manhã. Felizmente ninguém saiu ferido. Os bandidos fugiram atirando.
É chocante o estrago causado pela explosão no posto de saúde. Hoje à tarde, parte da laje do posto de saúde ameaçava desabar. Foi preciso colocar escoras para sustentar a laje. Computadores e TVs foram destruídos. Doentes e funcionários passaram o dia em estado de choque diante destes estragos.
O pior é que, apesar do risco de desabamento no posto de saúde e no prédio que abrigava a caixa do BB, pessoas - inclusive crianças - faziam questão de entrar no local para ver se encontravam dinheiro. À tarde, a prefeitura providenciou tapumes para isolar parte do posto de saúde e do prédio do caixa do BB.
Segundo o comando da PM na cidade, os bandidos agiram em várias frentes. Enquanto um grupo se dirigia ao caixa do BB, dois de seus homens ficaram armados nas proximidades do posto policial. Tábuas com pregos foram colocados sob os pneus da viatura policial para evitar que ela saísse do local.
De acordo com a polícia, os bandidos fugiram em direção ao Reduto. Um dos carros usados na operação foi encontrado na manhã desta quarta na praia dos Morros. A polícia acredita que havia um segundo carro - uma caminhonete tracionada - fazendo cobertura para a ação dos criminosos no BB.
Policiais militares de Touros chegaram ainda pela madrugada à cidade para reforçar o policiamento, mas os bandidos já haviam fugido. Mais tarde, também chegaram policias de João Câmara. Pela manhã, o Comitê de Segurança e a Prefeitura local pediram reforço policial à governadora do Estado.
O pior de todo esta situação é que a única viatura da PM que estava de madrugada na cidade - a mesma que ficou sob a ameaça dos pregos sob seus pneus - foi bloqueada, por acesso remoto, logo no início da manhã, ao iniciar os trabalhos de busca aos criminosos. Ficou parada próximo ao caixa do BB.
Trata-se de uma situação patética. A viatura foi bloqueada - já é a segunda vez que isso acontece - por falta de pagamento do governo do Estado à locadora que aluga estes veículos para o policiamento estadual. Até à noite desta quarta, a viatura continuava bloqueada, sem que o governo providenciasse o desbloqueio.
É gravíssima a crise de segurança pública no Rio Grande do Norte. Faltam reforços policiais - tanto militares com civis - em todos os municípios do Estado. Da mesma forma, também faltam viaturas. No momento, empresários de São Miguel do Gostoso bancam o conserto de uma viatura da polícia.
A Prefeitura de São Miguel do Gostoso paga alojamento e alimentação para o destacamento policial da cidade. Reforço do policiamento nos finais de semana, com policiais que estão de folga, são pagos por empresários e prefeitura. Já foram feitos vários pedidos de reforço policial à governadora.
Reforço policial
Na tarde desta quarta, quando policiais de João Câmara e Touros foram embora, a cidade ficou novamente sem policiais. É que o carro que iria pegar mais policiais em Natal estava parado, próximo ao local do crime, bloqueado por falta de pagamento. Situação de total abandono do governo estadual pela cidade.
São Miguel do Gostoso é o terceiro maior polo turístico do Rio Grande do Norte, atrás apenas de Natal e Pipa. Nesta época do ano, quando se inicia o verão, muitos turistas chegam à cidade. É importante o reforço policial para garantir a segurança da população local e dos turistas que visitam a cidade.
Com a explosão da caixa do BB surge um outro problema. Quem quiser tirar dinheiro do BB terá que ir a Touros. É a segunda vez que este mesmo caixa do BB é explodido. Na vez anterior, o caixa ficou mais de seis meses sem ser consertado. Só depois de muitos apelos, o BB consertou o caixa.
Espera-se que, desta vez, a direção do BB aja com mais rapidez e disponibilize esquema de segurança para evitar novas explosões. Na manhã desta quarta, o gerente do BB em Touros esteve no local da explosão, mas não fez nenhuma previsão de quando o posto de serviço do BB será restabelecido.



11 comentários:

  1. Absurdo total. O Governo tem que agir, São Miguel precisa ser respeitada por tudo o que propicia ao Estado.Afinal, é um polo turístico.

    ResponderExcluir
  2. AMIGO SÓ TEMOS O NOME DE POLO. ME MOSTRE UMA AÇÃO,DO PODER PUBLICO DE GOSTOSO EM RELAÇÃO AO TURISMO EM 17 ANOS DE ADMINISTRAÇÃO.VAMOS COM CALMA A QUI SÓ TEM MUITO E FALAÇÃO , PREÇOS ALTOS E MAL ATENDIMENTO%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%

    ResponderExcluir
  3. PODER PÚBLICO SÓ PODE FAZER ALGUMA COISA PELO TURISMO, COM A AJUDA DO GOVERNO DO ESTADO OU DO GOVERNO FEDERAL, POIS COM RECURSOS PRÓPRIOS JAMAIS TERÁ CONDIÇÕES DE FAZER NADA, SE VOCÊ ACHA QUE QUE O GOSTOSO ESTÁ NO ATRASO FICOU CEGO, APESAR DAS GRANDES DIFICULDADES DOS MUNICÍPIOS DO NOSSO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, SÃO MIGUEL DO GOSTOSO ESTÁ SENDO HOJE UMA REFERÊNCIA E CONHECIDA NO BRASIL INTEIRO, PREÇOS ALTOS ESTÃO ACONTECENDO EM TODO OS LUGARES, MORRO AQUI HÁ BASTANTE TEMPO E ESSE FOI O PARAÍSO QUE ESCOLHI, MELHOR É DIFICIL DE ENCONTRAR.

    ResponderExcluir
  4. Isso È a FAlta De Seugrança, Nessa Cidade....

    A prefeita Não Bota Policiais suficiêntes para Ter O controle Da cidade, Tem Que está Pronto Para Qualqer Coisa....."MUita Falta de A`gua"

    ResponderExcluir
  5. Próximo final de semana será iniciada oficialmente a temporada de verão em Gostoso, havendo extensa programação esportiva que certamente atrairá muitos turistas. Agora, por que este blog não teceu uma linha sequer sobre isso??

    ResponderExcluir
  6. Como que um país democratico feito o Brasil bloqueiam carros da polícia e eventualmente as ambulâncias ao invés de fazer isso com os carros da governadora e dos deputados que aí sim não pagam os alugueis de maneira nenhuma . Isso é uma vergonha publica , é isso que se chama de democracia ??!! Acho que devem mudar o conceito disso ....

    ResponderExcluir
  7. Prefeito nenhum pode aumentar o quadro de policiais em seus Municípios, porque é o Estado quem determina, em todas as cidades do interior do Estado o número de policiais está muito pequeno, e quem leva a culpa são os Prefeitos, com pouco ou muito jamais deixará de acontecer essas ondas de roubos, as grandes cidade tem 90% noventa por cento do quadro de policiais e a quantidade de roubos são muito maiores, se ladrão avisasse quando iria roubar seria melhor para todos.

    ResponderExcluir
  8. lugar de policia e na rua não passeando por ai com outros significados, precisamos de segurança na cidade estar um caos, onde estar as reinvidicaçoes feita pela comunidade na questão de segurança não melhorou em nada, prefeita queremos segurança que paraizo e esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lugar de polícia é aquartelado vendo o circo pegar fogo já que ninguém se preocupa com ela. E facil falar... dificil e ser. Todo mundo fala que tem que ser assim ou assado, mas ninguem pergunta se tem condiçoes para realizar o trabalho. Cássio

      Excluir
  9. Não tem combustível pra fazer ronda na cidade, mais tem combustível pra passear ficar paquerando as meninas ate mesmo menor de idade, isso sim é uma vergonha pra esses policiais q se dizem q esta trabalhando.
    VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q vc tá com despeito pq ninguem te pego ainda né? se toca mané. vai cuidar da sua vida e deixa de olhar a vida dos outros. Vilson

      Excluir