quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Polícia de Trânsito realize blitz em São Miguel do Gostoso e apreende dezenas de veículos irregulares



Por Emanuel Neri
Quem pensava que São Miguel do Gostoso era uma espécie de “Casa de Noca”, onde todo mundo manda e ninguém respeita ninguém, estava redondamente enganado. A blitz moralizadora que a Polícia Estadual de Trânsito fez hoje (6/11) na cidade mostra exatamente o contrário.
São Miguel do Gostoso também vai entrar nos eixos do trânsito e, quem andar com carros, motos, bugues e quadriciclos sem documentação, terá seus veículos apreendidos. Também serão apreendidos motos com canos de escape adulterado.
Na blitz de hoje, a Polícia de Trânsito chegou sem causar muito barulho, por volta das 10hs. Até às 12h30 pelo menos 21 motos, bugues e quadriciclos foram apreendidos.
Além destes veículos, dezenas de carteiras de habilitação e documentação de veículos foram apreendidas. Na maioria dos casos, os motoristas dirigiam sem capacete -no caso de motos -, ou havia outro tipo de irregularidades em seus veículos.  
A partir de agora, estas blitz em São Miguel do Gostoso vão ser feitas com regularidade. É provável que a cada 15 dias –ou até mesmo a cada semana - uma nova blitz seja realizada. Preparem-se porque muito mais motos serão apreendidas.
Esta blitz desta quarta-feira é resultado da audiência pública sobre segurança pública, realizada há cerca de um mês, em São Miguel do Gostoso. Na ocasião, a população fez apelos à polícia para que o trânsito da cidade fosse moralizado.
Na audiência pública, o comandante da Polícia de Trânsito, coronel Francisco André de Freitas, prometeu “moralizar” o trânsito da cidade, em especial o de motos que andam em alta velocidade, fazendo “cavalos-de-pau" (foto) e com canos de escape adulterados.
O comandante da Polícia de Trânsito também prometeu tomar providências contra quadriciclos – este tipo de veículo destina-se à atividade agrícola e não tem autorização para andar em ruas. Aqui é comum ver menores dirigindo estes veículos.
As agências que alugam quadriciclos em São Miguel do Gostoso não têm a menor preocupação com uso destes veículos por menores – muitas vezes são vistas crianças dirigindo estes veículos. É é comum ver quadriciclos nas praias, que é igualmente proibido.
A blitz desta quarta-feira foi comandada pelo próprio coronel Freitas. Ele veio a São Miguel do Gostoso acompanhado de 18 homens da Polícia de Trânsito. Trouxeram dois caminhões “boiadeiros”, para levar veículos apreendidos, além de caminhonetes.
O próprio coronel Freitas promete pôr ordem e acabar com abusos no trânsito de São Miguel do Gostoso. Além de motos com canos adulterados, é comum estes veículos – além o carros e bugues - trafegarem também pelas praias, muitas vezes dirigidas por menores.
Nas próximas blitz, a Polícia de Trânsito promete apreender veículos que estejam circulando nas praias. A Polícia de Trânsito também quer criar regras para disciplinar o trânsito na cidade, impondo limite de velocidade e áreas em que estacionamento será proibido.
O sub-tenente Édson, comandante da PM em São Miguel do Gostoso, teve um papel importante na blitz de hoje. Juntamente com o comando da Polícia de Trânsito, ele indicou o dia para realizar a blitz. Édson estava de férias e foi convocado para esta ação.
Depois do que se viu nesta quarta-feira nas ruas de São Miguel do Gostoso, recomenda-se que motoqueiros e motoristas passem a respeitar as leis de trânsito. Os próprios motoqueiros da cidade não andam com capacete – e alguns não têm habilitação.
Cena de violência
No final da tarde de ontem, aconteceu mais uma cena de violência em São Miguel do Gostoso. Uma garota de apenas 13 anos esfaqueou outra jovem, de 17 anos, devido a desentendimento entre as duas. A jovem ferida foi levada às pressas para o posto de saúde.
A vitima foi ferida no rosto. Ainda não se sabe o motivo da briga entre as duas jovens. A polícia suspeita que as duas se desentenderam por causa de um namorado. É lamentável que este tipo de violência, envolvendo menores, ocorra nesta cidade.

17 comentários:

  1. MUITO BOA ESSA BLITZ PENA QUE ELES FICAM SO NA ENTRADA..TEM QUE ESPALHAR EM ALGUNS PONTOS.;... AI SIM... POIS O QUE ACONTECEU FOI QUE A GALERA QUE ANDA ERRADA FICOU SEM SAIR DE CASA..ESPERANDO A BLITZ ACABAR..DA PROXIMA COLOQUE BARREIRAS EM VARIOS PONTOS DA CIDADE..NAS PRINCIPAIS RUAS... AI SIM... VAI TER QUE VIM UMA CARRETA PRA LEVAR TANTA MOTO E CARRO ATRASADO..ROUBADO... ADULTERADO... RSSSS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente, e poderiam fazer batidas policiais em uma loja de moto que altera o escapamento das motos.

      Excluir
  2. Parabéns pela blitz que salvará muitas vidas de atropelamento e acidente de trânsito. Vidas não voltam nunca mais. Tenho filhas e morro de mêdo quando elas estão na rua.
    Obrigada aos responsáveis por esta blitz e continuem pois estão salvando vidas.
    Cleo

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente, agora também acho que eles poderiam ficar em certos pontos da cidade.

    ResponderExcluir
  4. Tem que prender mesmo essas motos que fazem usadas pelas ruas da nossa cidade, o que se ver muito são de menores dirigindo ou até mesmo empenando motos na ruas, quem quiser achar ruim que ache, mas a maioria absoluta da população vai agradecer.

    ResponderExcluir
  5. A solução é muito simples. Não precisa de autoridade policial, mas de autoridade e responsabilidade paterna. Simplesmente não dêem motos ou quaisquer Veiculos a seus filhos menores, sem habilitação. Já resolveria e seria um problema a menos para as autoridades. Para exigir direitos, temos q cumprir nossos deveres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso mesmo anonimo acimo mencionado, sao os maiores responsaveis por isso sao os proprios ´pais.

      Excluir
  6. O NOSSO AMIGO ROBERTO JUNQUEIRA TAMBÉM FICOU SEM O SEU TRANSPORTE!!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, gostei tem quer ter mais vezes essas blitz

    ResponderExcluir

  8. Notícia

    CETRAN PROIBE QUADRICICLO DE CIRCULAR
    Os veículos da espécie quadriciclo, enquanto não obtiverem o CAT -
    Certificado de Adequação e Legislação de Trânsito, estão proibidos de
    circular nas vias públicas no Estado do Rio Grande do Norte.
    É o que reza o Art. 1° da Resolução 001/2009, baixada pelo Conselho
    Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte e que entrou em vigor
    desde 24 de dezembro, data da publicação no Diário Oficial do Estado.
    A Resolução estabelece a proibição de circulação para cumprimento das
    Normas de Segurança de Trânsito.
    Diz a Resolução que o condutor de quadriciclo que venha circular nas
    vias públicas, estará sujeito às penalidades e medidas administrativas
    previstas no Código de Trânsito Brasileiro - CTB e Resoluções
    correlatas. Caberá aos órgãos executivos de Trânsito do Estado e dos
    Municípios, fiscalizar, autuar, aplicar penalidades decorrentes de
    infrações cometidas na inobservância da Lei e desta Resolução.
    Na exposição de motivos, o CETRAN considera que os quadriciclos não
    são homologados pelo DENATRAN, por não atenderem à legislação vigente
    em questão de segurança (falta de equipamentos obrigatórios) para
    transitar nas vias públicas, não possuindo, por esta razão, o CAT -
    Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito.
    Por essa e outras razões, considera responsabilidade legal e
    regulamentar do Conselho Estadual de Trânsito como órgão consultivo,
    normativo e como coordenador das atividades de trânsito no âmbito
    estadual.

    http://www.detran.rn.gov.br/noticias.asp?qsIdNoticia=503
    normativo e como coordenador das atividades de trânsito no âmbito
    estadual.

    ResponderExcluir
  9. Art. 96 - Condução de quadriciclos, por Julyver Modesto de Araujo
    Na vigência do Código Nacional de Trânsito, de 1966, não havia a previsão dos quadriciclos, dentre os tipos de veículos, posto que o artigo 77 do Decreto nº 62.127/68, que aprovou o Regulamento do Código Nacional de Trânsito, ao estabelecer a classificação de veículos, deixava de mencioná-los, por um simples motivo: ainda não eram fabricados no Brasil, muito embora já existissem no mercado internacional, normalmente como veículos para serem utilizados fora de estrada (“off-road”), o que lhes rendeu a denominação ATV – All-Terrain Vehicle (veículo para todo terreno). Somente em 1988, é que o Conselho Nacional de Trânsito, considerando o início da produção brasileira deste tipo de veículo, decidiu publicar a Resolução nº 700/88, estabelecendo que os veículos de estrutura mecânica igual às motocicletas, possuindo eixos dianteiro e traseiro, dotados de quatro rodas, para fins de registro e licenciamento, classificam-se, quanto à espécie, como veículos de passageiro, denominados quadriciclos. Atualmente, o artigo 96 do Código de Trânsito Brasileiro (que substituiu o artigo 77 do RCNT), inclui o quadriciclo dentre os veículos classificados na espécie passageiro, sendo cada vez maior o número de adeptos deste tipo de veículo, ao que se torna necessária a verificação dos requisitos legais para sua condução.
    Classificação - Como se verifica, o quadriciclo é um veículo classificado, quanto à espécie, como veículo de passageiro, normalmente destinado à utilização apenas pelo condutor (embora alguns modelos disponham de assento suplementar, para o passageiro). Mesmo que o motor de determinado veículo seja inferior a 50 cilindradas e sua velocidade máxima de fabricação seja de até 50 km/h (características próprias dos ciclomotores), não é possível conceber o quadriciclo como um ciclomotor, tendo em vista que esta classificação abrange apenas veículos de duas ou três rodas. Assim, independente do tamanho do quadriciclo e da potência do seu motor, qualquer veículo com estrutura semelhante às motocicletas, dotados de quatro rodas, terá a mesma classificação e, consequentemente, deverá obedecer às mesmas exigências a seguir apontadas.

    http://www.ctbdigital.com.br/?p=InfosArtigos&Registro=285&campo_busca=&artigo=96

    ResponderExcluir
  10. QUE BELA AÇÃO ESSA BLITZ! o CURIOSO É QUE AQUELES PROJETOS DE VâNDALOS QUE ENVENENAM SUAS MOTOS COMO OS FILHOS DE SAUL E OUTROS SE ESCONDERAM E QUEM FOI APREENDIDO FOI MUITA GENTE DE BEM QUE FAZ USO DE SEU TRANSPORTE PARA TRABALHAR.....

    ResponderExcluir
  11. kkkkkkkkkkkk muito bom. os filhos dos riquinhos,de Gostoso se esconderão..kkkkk espero que esta ação volte,para pegar o resto.ATENÇÃO COMANDANTE OLHO NOS BUGRES E NAS CAMIONETES DO AMOSTRADOS....

    ResponderExcluir
  12. a jovem que agrediu esta foragida, isso cabe a mãe tomar uma atitude, já que o direito de educar e dela, e que uma barbaridade dessas não se faz nem com um inimigo, quanto mais com uma menina de 17 anos linda que tem toda vida pela frente, tentando acabar com a alto estima dela agredindo logo no ponto fraco de toda mulher o rosto...
    E a cicatriz que fica não é só no rosto é na alma, que pra cicatrizar so com o tempo ou nem isso...

    ResponderExcluir
  13. É e a jovem que esfaqueou, deveria por deus em sua vida pois o que causa isso é mente fraca, sem deus, e se ela fez isso por causa de um rapaz, ela fique sabendo que esse rapaz agora é que não quer ela...

    ResponderExcluir
  14. Gente de bem tem de estar legal tambem, não acham

    ResponderExcluir