domingo, 3 de novembro de 2013

O que São Miguel do Gostoso poderá ganhar ou perder com a visita da presidenta Dilma à cidade



Por Emanuel Neri
Quais são as consequências positivas (ou negativas) da possível visita da presidenta Dilma Rousseff a São Miguel do Gostoso? Desde que a possibilidade da vinda de Dilma foi anunciada, sábado passado (2/11), está  pergunta passou a ser feita por moradores, em todos os cantos da cidade.
Não há dúvidas que a cidade (foto) terá que se preparar para a visita da maior autoridade do país. E tanto o governo estadual como o municipal vão se desdobrar para deixar a cidade preparada para receber Dilma. O governo federal também poderá ajudar.
Já tem gente falando que, com a vinda de Dilma, vai ser solucionado o problema da falta d’água, a iluminação das ruas, a questão da segurança pública,  o recapeamento da via que liga São Miguel do Gostoso à BR-101 e a conclusão da obra na entrada da cidade.
Mas uma eventual vinda de Dilma poderá trazer outros benefícios - ou prejuízos, se a visita não for bem preparada e planejada. A possibilidade de dar certo é bem maior - ou seja, a visita presidencial tem mais chances de ser um acontecimento muito positivo para a cidade. 
Um deles é a enorme visibilidade que São Miguel do Gostoso vai ganhar na mídia de todo o país. Jornais, rádios e TVS vão querer saber o que chamou a atenção na cidade para que a presidenta a escolhesse para passar suas férias de final de ano.
Dezenas de jornalistas – repórteres e fotógrafos – costumam acompanhar a visita de um presidente da República por qualquer ponto que ele se desloque, seja no Brasil ou no exterior. Então muitos jornalistas virão a São Miguel do Gostoso acompanhando Dilma.
É claro que o grande beneficiado com esta visibilidade na mídia será o turismo. Milhões de pessoas vão ver belas imagens turísticas da cidade e, a exemplo da presidenta Dilma, também terão curiosidade de conhecer São Miguel do Gostoso.
São muitas as cidades do Brasil que gostariam de ser escolhidas pela chefe da nação para gozar suas férias. E veja que há grande diferença entre uma visita a trabalho, para inaugurar obras, e outra para passar férias. A última opção é uma escolha pessoal.
Qualquer cidade escolhida para as férias da maior autoridade do país ganha prestígio e visibilidade. Mas esta visibilidade também pode ser negativa, caso haja problemas durante a visita ou se a cidade não se preparar adequadamente para este momento.
Uma cidade que recebe a chefe da nação tem que estar preparada para que ela saia da cidade com uma ótima impressão. E não pode haver nenhum imprevisto. Por este motivo, vai haver um grande empenho dos governos para que tudo ocorra de forma satisfatória.
Se Dilma vier mesmo, estas obras não serão feitas só por causa dela. Mas sua presença pode facilitar muitas das reivindicações feitas pela prefeita Fátima Dantas ao governo federal. É como se, com a visita, a cidade ganhasse uma espécie de "legado de Dilma".
Além de algumas questões já levantadas pelos leitores deste blog, há outros benefícios que a cidade poderá ganhar com a visita presidencial. Vejamos:
1)Os governos estadual e municipal podem conseguir aval do governo federal para trazer água da Lagoa do Boqueirão até São Miguel do Gostoso. Esta é uma velha reivindicação da cidade – e a única solução par acabar com a crônica falta d’água na cidade.
2)O saneamento da cidade, outra reivindicação de São Miguel do Gostoso, também poderá ser resolvido. O esgotamento sanitário é uma obra que vai melhorar as condições de saúde da população. E isso também contribui para melhorar o turismo local.
3)A prefeitura poderá conseguir com que o governo federal indique mais um ou dois médicos do programa Mais Médicos para suprir a escassez destes profissionais. Há um único médico na cidade e a Secretaria de Saúde tem dificuldade de contratar outros profissionais.
4)O sistema educacional – tanto o municipal, que tem melhor desempenho, como o estadual, com sérios problemas de falta de professores – terá que ser ajustado para que a presidenta não saia da cidade decepcionada com o baixo nível do ensino local.
5)A prefeitura também vai ter que se desdobrar para, rapidinho, solucionar o problema do trânsito de veículos motorizados nas praias urbanas. Imagine a presidenta hospedada na cidade ficar vendo o perigoso passa-passa de carros diante dos seu nariz.
6)Outra frente de ação da prefeitura será pôr ordem no abuso de som na cidade, incluindo horários para início e fim de festas. Imagine um paredão de som ligado ou um carro de propaganda, em altíssimo volume, próximo à residência em que Dilma ficará.
7)Empresas de serviços público e privado – como energia elétrica e telecomunicações – terão que se desdobrar para que a cidade ganhe uma boa infraestrutura destes serviços, inclusive de acesso à internet, para que nada falhe, inclusive nos serviços de imprensa.  
Como vocês podem ver, São Miguel do Gostoso vai ganhar muito com a possível visita   de Dilma. Sua  visita vai dar uma enorme visibilidade à cidade – e nenhum governo, serviço público ou privado vão querer sair com sua imagem arranhada diante de Dilma.
Este blog está à disposição do leitor para que ele possa fazer sugestões sobre outras frentes de ação que possam ser feitas para que a presidenta se sinta feliz na cidade que escolheu para passar suas férias.  

20 comentários:

  1. Boa noite Emanuel, como possa ver Sera impossivel a visita de Dilma nesta cidade, se todos esses problemas de gostoso tem de ser resolvido em dois meses. Sendo assim é melhor Dilma passar ferias em outra cidade, pous do contrario vai queimar o filme de Gostoso. Isso tudo é impossivel!

    ResponderExcluir
  2. Devemos acima de tudo recebe-la com respeito para que ela saia daqui com uma boa impressao de todos os moradores desse lugar maravilhoso e agradece-la por ter escolhido nossa cidade pra passar as ferias que ela seja bem vinda

    ResponderExcluir
  3. acho que apenas um forte esquema de segurança tem que ser montado afinal ela e a maior chefe do nosso pais,as outra coisas tem que deixar do jeito que esta que na realidade e o que acontece não só ai em SAO MIGUEL como em centenas de cidade do nordeste,que ela vem e seja bem vinda.

    ResponderExcluir
  4. acho que apenas um forte esquema de segurança deve ser montado,o resto e pra deixar do jeito que esta esa e uma realidade de SAO MIGUEL,como de varias outras cidades do nordeste.

    ResponderExcluir
  5. É torcer que ela venha e que seja bem recebida, pois é coisa rara um Presidente da República visitar uma cidade aqui no Nordeste, que ela venha ande na praia e diga que tranquilidade essa só encontrei em São Miguel do Gostoso.

    ResponderExcluir
  6. Há uma inversão total! O brasileiro sempre teve essa prática absurda das mudanças "pra inglês ver". As melhorias têm que haver , porque os impostos são pagos e tem que ter retorno e não pra "sair na foto" das férias da presidente. Ela e outros políticos sabem muito bem em que pé o Brasil se encontra, não irá se alarmar, deveria sim é ter vergonha e se desculpar pela situação de Gostoso e outras centenas de municípios usurpados pelo poder público.

    ResponderExcluir
  7. Comesando pela senhora prefeita que deveria pedir desculpa a populacão por essa falta de água, essas bombas queimadas, ai fica ela e esses preguicos do saae falando mentiras para o povo. Isso tudo se resume em falta de vontade e nada mais.

    ResponderExcluir
  8. Pra que tanto alvoroço, com a vinda de Dilma, a final não tem nada confirmado!
    Mas concordo que tem de se preocupa sim em maquiar a cidade , pelo menos a Avenida dos Arrecifes, concertar os refletores da praia , cuidar da praça.
    Pois acredito que seja ai que Dilma vai passear, Mas se não tiver tempo para maquiar a avenida principal, penssem positivo.
    Pode ser que Dilma venha de navio, desembarque aqui na praia e vá direto para umas dessas pousadas beira mar, e vá conhecer o restaurante da Janaina caminhando pela praia , sendo assim ninguem tem de se preocupar com a maquiagem da cidade, isso é uma solução ok

    ResponderExcluir
  9. agora entendi, o porque estão arrumando a estrada cheia de buracos

    ResponderExcluir
  10. a nossa sorte aqui do centro (praia da xepa, a rua de Erivanaldo, a de Sentinho) é a bomba do mini-campo da familia dos Vieiras.

    ResponderExcluir
  11. acidente grave na entrada de são Miguel do gostoso o rapaz caiu da moto e não tinha medico no posto, os familiares não sabiam o q fazer pois e constante a falta de médicos na cidade e fiquei pensando será que a prefeita da cidade esta brincando com essa entrada estar muito arriscado transitar aqui pois buracos e areia estão atrapalhando o trafego, e sem um suporte medico e complicado atender aos constantes acidentes nessa entrada, faça alguma Prefeita antes que o pior aconteça.

    ResponderExcluir
  12. Gente caiam na real a Prefeitura não tem condições de fazer a entrada da cidade, mas a Prefeita está tentando fazer o possível para que a obra deixada pela administração passada seja executada, todas as prefeituras do Estado do Rio Grande do Norte estão em crise, até mesmo fecharam as portas para o funcionamento ao Público, será que aqui em Gostoso seja diferente?, aos pessimistas podem aguardar que em breve muitas e muitas obras serão feitas em nossa cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabar o calçamento da Rua das Ostras por favor!!!

      Excluir
  13. Só se conseguir junto ao Governo Federal, porque junto ao Governo do Estado, ninguém consegue nada, e os Municípios se encontram em grande dificuldades financeiras.

    ResponderExcluir
  14. emanuel a policia de transito precisa fiscalizar motorista da prefeitura,porque tem motorista trabalhando todos os dias sem a carteira de habilitaçao,diringindo onibus da prefeitura caçamba,maquinas,alem de um tal de rogerio que dirige alta velocidade no onibus da prefeitura que vem dos distritos,abre os olhos prefeita,ate o camihao do lixo o condutor nao tem habilitaçao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez nem emanuel tenha habilitação kkkkkkkkkkkk

      Excluir
  15. presidenta da câmara vai ao distrito de mundo novo para festa de padroeiro e arrematou um frango assado do saul no valor 400 reais, sera que não tem dinheiro,lembra do povo batata enchada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe ela vai lembrar do povo sim, em 2016 para pedir voto.
      enquanto isso ele vai enchando a batata.

      Excluir
  16. Ela devia ta com muita fome, 400 num frango seboso do Saul! é brinquedo não, e ela comeu acompanhado de batata enchada, vai ver por isso esse frango foi tão caro.

    ResponderExcluir
  17. Eu só Quero Saber Aonde Está A água De São Miguel Do Gostoso ??, Pq Não Tem Agua NEm Pra Bebe,mesmo q tivesse eu ñ iria tomAR essa agua velha e suja,só presta Pra Tomar banho, e muito mal..! isso é uma vergonha para uma cidade tão bela cm é #GOSTOSO! ......esperamos a resposta!!

    ResponderExcluir