quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Mudança de hábitos e culturas da população e do servidor é tarefa difícil para administração pública



Por Emanuel Neri
Mudar hábitos e culturas da população e do servidor público talvez seja uma das tarefas mais difíceis das administrações públicas. Quanto menor o município, mais estes hábitos são difíceis de serem modificados. O pequeno município de São Miguel do Gostoso não foge a esta regra.
São muitos os exemplos de dificuldades para mexer em vícios que parte da população considera como corretos – e que não quer mudá-los. O noBalacobaco escolheu três casos para exemplificar a dificuldade de mudanças nestes hábitos. r
Vamos a estes exemplos.
                                                    1
Nas últimas semanas, a Polícia de Trânsito fez várias blitzes na cidade para punir motoristas que dirigem de forma ilegal- sem documentação de seus veículos (principalmente motos), sem carteira de habilitação e sem equipamentos de segurança (capacetes).
Muitas destas motos trafegam pela cidade com canos de escape alterado, o que provoca enorme poluição sonora, e em altíssima velocidade, pondo em risco a vida de moradores. Inúmeras motos, bugues e quadriciclos foram apreendidos pela polícia.
Toda esta operação foi solicitada à polícia durante audiência sobre segurança pública, realizada há menos de um mês, em São Miguel do Gostoso. Os pedidos de mais fiscalização e punição a infratores foram feitos, portanto, nesta audiência pública.
Pois quando a Polícia de Trânsito começou a agir, houve uma enorme gritaria na cidade contra a medida. Primeiro culparam a prefeita Fátima Dantas – como se o pedido da blitz tivesse partido da chefe do executivo e não da população, na audiência pública.
Alegaram que algumas das motos apreendidas – todas elas sem documentação, o que aumenta a suspeita sobre sua procedência – tiraria “emprego” de algumas pessoas, principalmente aqueles que trabalham como moto-taxistas. Vejam só que equívoco.
Se uma pessoa trabalha com moto-taxi, exerce um serviço público. Então, mais do que qualquer outra atividade, ela tem obrigação de cumprir as normas de trânsito, para que, em caso de acidente, não haja maiores problemas para seus clientes.
Cumprir normas de trânsito significa que o moto-taxi tem que ter sua documentação e a da moto em dia, andar de capacete, não exceder limites de velocidade e sem alterar cano de escape – se bem que isso é bem menos comum entre moto-taxistas.
                            2
Funcionários municipais fazem concurso público e o contrato determina que eles devem trabalhar sete horas por dia. Se a prefeitura não exigir isso, terá que contratar mais funcionários para atender no horário em que os concursados não querem trabalhar.
Além disso, o responsável pelo executivo pode ser punido por não exigir o cumprimento da carga horária de trabalho de acordo com o que determina a lei. Pois quando alguns setores da prefeitura local exigiram isso, o mundo caiu sobre suas cabeças.
A Secretaria de Saúde enfrentou sérios problemas –inclusive pesadas críticas de vereadores – ao tentar adequar o cumprimento do horário de seus servidores ao que determina a lei. Até hoje ainda têm funcionários rebelados contra esta iniciativa.
                                                 3
Este fato é ainda mais grave. Têm funcionários que acham que devem ganhar sem trabalhar. Já houve casos em São Miguel do Gostoso que um secretário municipal  sequer morava na cidade e jamais fez absolutamente nada para justificar sua contratação.
Quando a atual administração afastou este servidor, houve reclamações e rompimento político entre a família do antigo secretário com a prefeita.
Nada justifica que qualquer servidor – principalmente exercendo cargos de confiança – ganhe sem trabalhar. Mudar este tipo de cultura é obrigação de qualquer administrador público que queira moralizar sua administração.
Por último, é importante destacar que, em São Miguel do Gostoso, há também muitos servidores responsáveis, que cumprem rigorosamente suas jornadas de trabalho. Os casos de abusos felizmente não são generalizados, mas sim exceções.

9 comentários:

  1. Vocês sabem que alguém daqui de Gostoso ligou para o Cel. Araújo - Comandante da PM do RN ? O estranho e que após esta ligação é que começaram a ocorrer as blitz. Quem será que ligou ? Outra coisa, alguém pode me informar como está o projeto de lei do Vereador Jubenick, que dá folga ao servidor público municipal no dia do seu aniversário ? A Prefeita sancionou esta Lei ? Como está este absurdo ? Alguém pode me dizer alguma coisa ? Sobre a Saúde, a moralização da jornada de trabalho ocorreu por iniciativa da Secretária de Saúde - Tereza Neri ?

    ResponderExcluir
  2. A verdade é que fafa não tem comando sobre os funcionários, e muito menos seus secretariados, sendo assim essa gestão esta de mal a pior, um exemplo bem claro é o aconteceu com ação social que pegaram os idosos e levaram para natal e os colocaram para almoçar no BARRIGA CHEIA, e brincadeira.

    ResponderExcluir
  3. vamos falar sobre o problema da saúde, falta de médico constantemente na cidade, como pode uma cidade com vários municípios e uma população com mais de dez mil habitantes se submeter seus moradores a passarem humilhação em touros? onde estar a prefeita e a secretaria de saúde que não resolve isso, fica aqui minha indignação.

    ResponderExcluir
  4. A secretaria de saúde desse município estar cada vez pior, ambulâncias velhas, sem condições de prestar um serviço de qualidade, uma falta terrível de médicos e somos obrigados a irmos a cidade de Touros onde somos xingados e muitas vezes até atendidos de forma irônica, onde estar problema? quem pode solucionar? o que podemos fazer? a prefeitura precisa tomar providencias isso e sério com saúde não se brinca.

    ResponderExcluir
  5. onde já se viu o secretario de educação ser o vice prefeito da cidade, essas coisas so acontecem em gostoso, reforma política em nossa cidade já, vamos colocar gente nova com novos ideais por favor.

    ResponderExcluir
  6. Emanuel publique aqui o edital do concurso que esses funcionários prestaram para sabermos suas atribuições assim como a carga horária!

    ResponderExcluir
  7. Ao anônimo acima você deve se informar melhor dos fatos, qualquer vice Prefeito pode assumir um outro cargo, porque só aqui em Gostoso que você acha que está errado?, procure tomar mais conhecimentos dos fatos para poder postar certos comentários.

    ResponderExcluir
  8. peço a senhora secretaria de saúde que tenha mais respeito com os doentes desse municipio todos estao muito revoltado com a falta de medico no posto de saúde durante a semana um senhor chegou ao posto e a atendente que estava no plantao estava olhando jóias da romanel e esse paciente ficou esperando pela boa vontade dela terminar a compra das joias e depois perguntou o que ele tinha? ele já estava muito cansado pois a pressao estava 10|18 e sentia muita falta de ar ela disse; hoje nao temos medicos vá a Touros o senhor saiu e quando chegou em Touros alem de ser xingado pelo medico por está atendendo alguem de Gostoso descobriu que estava com um pré infarto ficou sob a medicaçao até melhorar isso é uma vergonha gostaria que fosse explicado a populaçao o motivo dessa falta constante de medico aqui na nossa cidade pois saúde é um direito que temos e está na legislaçao sei que a secretaria de saúde é irmã do dono desse blog que percebo que tem muita preocupaçao com a cidade porem está deixando a desejar com o quesito SAÙDE que é uma prioridade na vida de um cidadao.

    ResponderExcluir
  9. Esse pessoal que " trabalha " nesse posto realmente precisa de ser chamado atenção, elas estão sempre de mau humor, e se estiverem comprando romanel ou natura ai danou-se mesmo. A secretaria de saúde deveria proibir esse tipo de coisa no centro de saúde.

    ResponderExcluir