quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Mostra de Cinema insere Gostoso no roteiro cultural, tem apoio da população e grande visibilidade de mídia



Por Emanuel Neri
Durante cinco dias – da sexta (22) à terça (26) – São Miguel do Gostoso assistiu ao que há de melhor do cinema brasileiro. Cinquenta e um filmes, entre curtas e de longas duração, passaram em diversos pontos da cidade, dentro da 1ª Mostra de Cinema de Gostoso (foto).
Foi, sem dúvidas, o maior acontecimento cultural da história da cidade. Além dos filmes de primeiríssima qualidade, a cidade também pôde ver, principalmente nas exibições da praia do Maceió, projeção digital com alta tecnologia, além de som com muita qualidade.
Ao final dos seis dias de festival, sempre com muita gente nos locais de exibição dos filmes, o público escolheu os campeões da Mostra. “Uma História de Amor e Fúria”, ganhou como longa, enquanto “A Navalha do Avô”, entre os curtas.
“Amor e Fúria”, cotado para concorrer ao Oscar de animação, é dirigido pelo cineasta paulista Luiz Bolognesi e conta a história do Brasil do descobrimento aos dias atuais. Entre os curtas, ganhou “A Navalha do Avô”, do paulista Pedro Jorge.
Dois outros filmes – “Com Vandalismo”, sobre as manifestações no Brasil de junho passado (longa), e o curta “Mamucaba”, produção potiguar, ganharam Menção Honrosa. Mas muitos outros filmes receberam aplausos e elogios do público.
Independentemente dos filmes premiados, a Mostra de Cinema de Gostoso inseriu a cidade no roteiro cultural do Rio Grande do Norte e do Nordeste – nos próximos anos, poderá ser também uma atração em nível nacional. O primeiro passo para isso já foi dado.
A Mostra de Cinema de Gostoso é uma realização da Heco Produções, de São Paulo, dirigida pelo cineasta Eugênio Puppo, e do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), de Gotoso. Prefeitura local e outras entidades também contribuíram com a Mostra.
É o caso do Iasnin (Instituto de Ação Social e Cidadania Nilo e Isabel Neri), que foi o núcleo central da Mostra e onde também foram exibidos vários filmes. No Espaço Tear, foram exibidos filmes para crianças. A Cosern patrocinou a Mostra.
Pousadas e restaurantes disponibilizaram hospedagens e refeições para os convidados da Mostra – especialmente jornalistas, diretores e atores de  filmes que vieram à cidade. O comércio local também colaborou com o evento.
A 1ª Mostra de Cinema de Gostoso deixa um importante legado para a cidade. O principal deles é ter trazido cultura de primeira qualidade para a população local. Além dos filmes, houve exibição de peças teatrais e grupos folclóricos, como pastoril e boi dos reis.
Grande parte da população de São Miguel do Gostoso nunca tinha visto um filme em uma tela de cinema – conhecia filmes apenas pela TV. A exibição dos filmes da Mostra, em tela gigante, causou grande impacto neste público. No final dos filmes, a população aplaudia as produções.
Em 2014, a Mostra de Cinema deve ser antecipada para setembro ou outubro, com maior número de filmes. Diretores e jornalistas que vieram a São Miguel do Gostoso acreditam que este festival pode se tornar rapidamente um dos mais importantes do Nordeste.
A Mostra de Cinema foi um sucesso de mídia. Longas reportagens em TVs, jornais e portais de internet foram feitos durante toda o evento – isso é ótimo para ampliar a visibilidade da cidade e divulgar o turismo local. Veja, abaixo, parte destas reportagens:

Um comentário:

  1. No TEAR aconteceu também o Debate Com o Realizador, que foi muito importante. Era uma segunda chance dos espectadores entenderem e questionarem os filmes com seus criadores, aliás muita gente boa passou por lá, inclusive todos os vencedores. #FaltouEssaInformação

    ResponderExcluir