segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Ministério da Educação e Iasnin realizam oficina de mobilização da educação em São Miguel do Gostoso



Por Emanuel Neri
Esta notícia é para aqueles que se interessam pela melhoria da educação e do ensino público no país. Nos próximos dias 11 e 12 de novembro, O Ministério da Educação vai realizar em São Miguel do Gostoso a 1ª Oficina de Mobilizadores Sociais pela Educação.
Esta oficina – com apoio da Secretaria Municipal de Educação e destinada a professores e pais de alunos – é uma iniciativa do Instituto de Ação Social e Cidadania Nilo e Isabel Neri (Iasnin). Local: sede do Iasnin, avenida dos Arrecifes, 1691, em São Miguel do Gostoso.
A oficina será coordenada pela educadora Ivanete Oliveira dos Santos, que coordena o Plano de Mobilização Social do Ministério da Educação – ela vem de Brasília para dar este seminário. No dia 11, o evento vai das 8h às 18h; no dia 12, entre 8h e 12h.
E o que é o Plano de Mobilização Social pela Educação, conhecido pela sigla PMSE? Trata-se de um órgão, criado pelo governo federal, com o objetivo de mobilizar a sociedade e as famílias para a melhoria da qualidade da educação brasileira.
O PMSE oferece orientações às lideranças sociais – e aí incluindo professores, pais de alunos e líderes comunitários – para a realização de ações que tenham como objetivo garantir o direito do aprendizado a todos os brasileiros – crianças, jovens e adultos.
Segundo o Ministério da Educação, um dos fundamentos do PMSE é o de que os esforços para garantir o direito à educação não são responsabilidade apenas das escolas e famílias. Para que isso ocorra com êxito, é necessária a mobilização de todos.
Resumindo. A educação é sim uma obrigação do Estado, mas é também uma responsabilidade da sociedade. Se a população mobiliza-se para acompanhar o nível de ensino e se os pais se interessam pelo desempenho dos filhos, a educação pode evoluir muito.  
Veja os focos principais do Plano de Mobilização Social pela Educação:
1)Despertar a consciência para o compromisso com a garantia do direito que todos os brasileiros têm de aprender.
2)Desenvolver atividades que contribuam para a melhoria da qualidade da educação em todo o país.
3)Acompanhar a alfabetização das crianças, garantindo que elas estejam alfabetizadas até os oito anos.
4)Combater a repetência e a evasão escolar.
5)Acompanhar a frequência dos professores.
6)Valorizar a formação ética, cultural, além da atividade física de cada aluno.
7)Os pais devem se certificar se seus filhos estão frequentando as escolas todos os dias.
8)Garantir o acesso e permanência nas escolas de crianças com deficiências.
9)Manter programas de alfabetização de jovens e adultos.
10)Informar a órgãos como Conselhos Tutelares e Ministério Público a falta de vagas, de professores, deficiência nas instalações de ensino e problemas com a merenda escolar.
Pois tudo isso – e uma série de outras atividades e responsabilidades ligadas à educação – vão ser discutidas a partir do próximo dia 11, em São Miguel do Gostoso. Trata-se do primeiro passo para que cada um contribua para a melhoria da educação.
Todos os participantes da oficina de Mobilização Social pela Educação receberão diplomas. Se você tiver interesse em participar deste seminário, envie mensagens para este blog, ou para o Iasnin, pelos celulares 99156993/91004867 ou 91750290.

3 comentários:

  1. Já que o assunto é educação, Emanoel faça uma materia a respeito do fechamento do "Estadinho", diretor comunicou aos alunos mas nós ñ queremos q a escola feche. Por favor ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esclarecendo que quem fechar a escola é o governo do estado e ñ o diretor, eles alegam q estão tendo muitas despesas com a escola, uma piada.

      Excluir
  2. Parabenizamos pela iniciativa confirmando a presença de membros da Secretária de Educação de Touros e Casa de Apoio Geraldo Gonzaga.

    Estamos unidos em prol do desenvolvimento dos nossos municípios.

    ResponderExcluir