segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Jovens de São Miguel do Gostoso mapeiam ninhos de tartaurgas, que sofrem risco de destruição por carros

Um trabalho muito interessante é feito em São Miguel do Gostoso em defesa das tartarugas. São jovens da Associação de Meio Ambiente, Cultura e Justiça Social (Amjus) que mapeiam a desova de tartarugas e protegem os ovos para que os filhotes (foto) nasçam e ganhem o mar livremente, com menor risco de  sobrevivência.
Bom, mas estes riscos existem. Embora os ninhos sejam cercados por sinalizadores com fitas amarelas, há o risco de carros, motos e quadriciclos, que trafegam pela praia, destruírem estes ninhos. Aliás, já há registros de alguns ninhos que foram destruídos pela ação irresponsável de motoristas.
O perigo maior começa agora, com o início da época da desova das tartarugas. Por causa disso, a Amjus - junto com o Núcleo de Meio Ambiente Renovável (Numar) - iniciam nesta segunda-feira (25) o monitoramento das áreas de desova de tartarugas nas praias de todo o município, entre a Ponta do Santo Cristo e a Praia do Marco.
Este trabalho, que é feito todos os anos,  servirá para a elaboração do mapa que será entregue ao Comitê Gestor do Projeto Orla de São Miguel do Gostoso para criar regras e trilhas para disciplinar o tráfego de veículos nas praias - principalmente as que estão fora do perímetro urbano do município.
O período de desova das tartarugas começa no final de novembro e se estende pelos próximos cinco meses. Este é o período de altíssimo risco para os ninhos de tartarugas, pois o período coincide com a temporada de alto verão na cidade, quando aumenta o trânsito de veículos de veículos pelas praias.
Vamos admitir que há um grande cochilo da prefeitura de São Miguel do Gostoso - da atual administração e das anteriores - em ainda não ter proibido o trânsito de veículos nas praias do município. Este tráfego provoca estragos na natureza, além de causar riscos à populaçâo que está nas praias.
Nem na orla urbana de São Miguel do Gostoso - onde há maior presença de banhistas nas praias - o trânsito ainda não foi proibido. A prefeitura está esperando o quê? Que haja acidentes graves nas praias para então tomar providências? Se isso acontecer, prefeitura e prefeita serão  responsabilizadas.
O descaso da prefeitura com o trânsito na praia é terrível. Faz mais de seis meses que projeto do vereador José Jubenick (PT) foi aprovado, proibindo o trânsito na orla urbana e pedindo providências para que haja maior controle do tráfego fora do perímetro urbano, que também destrói tartarugas.
Mas até agora a prefeitura não moveu uma só palha para proibir este trânsito assassino das praias de São Miguel do Gostoso. Nem mesmo o bloqueio dos acessos da cidade pelos quais os veículos entram na praia foi providenciado. Faltam consciência ecológica e vontade da prefeita Fátima Dantas para resolver isso.
E o trânsito, com a chegada do verão, só tem aumentado. E estes motoristas malucos - muitos deles embriagados - trafegam pelas praias até mesmo à noite. Agora mesmo, durante a Mostra de Cinema de Gostoso, muitos carros passam na praia do Maceió, por trás da tela em que os filmes são exibidos.
Além do risco à população que está assistindo filmes, os faróis dos carros iluminam a tela, prejudicando a projeção dos filmes. Tremenda falta de respeito tanto destes motoristas como da prefeitura, que não adota medida alguma para proibir este trânsito maluco e irresponsável.
O pior é que, agora, com o início da temporada de desova de tartarugas, aumenta o risco de destruição de ninhos e filhotes de tartarugas. O mesmo risco corre a população, principalmente crianças, que aproveitam este período de verão para irem com mais frequências às praias da cidade.

Chegou a hora de a prefeitura de São Miguel do Gostoso e a prefeita Fátima Dantas assumirem de que lado estão. Se do lado da população e da natureza, evitando riscos de atropelamentos e destruição de ninhos de tartarugas, ou se do lado de motoristas irresponsáveis que trafegam pelas praias, destruindo tudo.
 




33 comentários:

  1. Concordo plenamente com sua matéria Emanuel....Principalmente pela atenção dada ao tema!!! Sou de natural de São Paulo e só ak pude ver o ano passado esse espetáculo da natureza,que pelo jeito não recebe nenhum apoio da prefeitura local. Lastimável,agora vamos ver de que lado a Sr. prefeita está...

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA...SOU GAÚCHA E ESTOU NA CIDADE A ALGUNS ANOS E NUNCA OUVI FALAR QUE A AMJUS FIZESSE O MONITORAMENTO DAS TARTARUGAS DE SMG! ESSE FATO É RECENTE??

    Bia

    ResponderExcluir
  3. Nem as coitadas das tartarugas escapam dessa administração desastrosa! Eh isso ai...O dia q algum mais grave acontecer a prefeitura será responsável pelo trafego de veículos na paria!!!

    ResponderExcluir
  4. Gente caiam na real esse trabalho há muito tempo que está sendo feito, as praias do nosso litoral, são umas das únicas no Estado que faz esse trabalho de preservação das tartarugas, tem gente que faz de tudo para colocar a culpa na Prefeitura Municipal, pelo andar da carruagem do jeito que as coisas andam se alguém no Gostoso levar chifre irão colocar a culpa também na Prefeitura, acho que seria melhor aos desocupados procurar alguma trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Pelo menos o trabalho aqui em nosso Município é feito, graças a pessoas que se dedicam pela preservação da espécie, e em outras cidades que nada disso acontece, aí deveriam falar.

    ResponderExcluir
  6. Bia minha querida vc ta enganada saiba que AMJUS faz s im muito pelas tartarugas vocé nunca viu que pena mas outras pessoas viram beijo observe

    ResponderExcluir
  7. NA VERDADE ESSE TRABALHO É MUITO IMPORTANTE INDEPENDENTE DE QUEM ESTEJA FAZENDO. SÓ QUEM ESTÁ GANHANDO COM ISSO É AS TARTARUGAS. MAIS TAMBÉM VALE LEMBRAR O VERDADEIRO GRUPO QUE DEU O PONTO DE PARTIDA NESTE TRABALHO FOI A ONG NUMAR REPRESENTADA AÍ EM GOSTOSO POR PAULINHO E EM POR MANOEL MELADO COM É CONHECIDO. ACHO QUE TEM GENTE TENTANDO SE PROMOVER NAS COSTAS DOS TRABALHO DOS OUTROS ISSO É MUITO FEIO.

    ResponderExcluir
  8. Tudo que se faz nesse município vira uma polêmica. É incrível. O trabalho com as tartarugas continua com Paulinho e esse Manoel melado, sendo que eles mesmos foi quem procuraram apoio da Anjus para se envolver com o trabalho e a Anjus como sempre apoiou junto com seus jovens. Só que agora com mais apoio. Eles mesmo quem colocaram a Anjus nesse projeto ao pedir apoio.

    ResponderExcluir
  9. Muito legal esse trabalho. Olha só uma coisa que vi hoje no facebook. Dois comentários de duas pessoas da Ong NUmar. O que nega o comentário anterior.

    Dado Gomes - Só tenho a agradecer a Ong AMJUS em nome da Ong Numar pelo trabalho realizado em parceria.
    há 9 horas · Curtir · 1

    José De Anchieta Teixeira - Faço das palavras do Dado as minhas palavras, AMJUS & NUMAR. Tenho certeza que os companheiros que vão cumprir essa missão hoje, sabem o quando gostaria de estar junto com vocês, porém minhas obrigações profissionais HOJE mim impedem disso. Boa sorte.

    Acho que as pessoas deveria conhecer melhor esse trabalho. E ajudar, quem sabe.

    ResponderExcluir
  10. Vamos do começo... Queria saber por que o jornalista Emanuel Neri não convidou o grupo para ser entrevistado. Graças ao esforço tremendo do Paulo Inácio as tartarugas são salvas todos os anos. Com apoio da Mi Secreto foram mais longe para imenso desagrado da população de Gostoso... Uma pena, porque a tartaruga é que foi prejudicada. De qualquer forma, não é só o trânsito que atrapalha, mas a falta de educação das maioria dos que aí trabalham: agências, bugueiros, guias, e, óbvio, da Prefeitura que poderia se dar ao trabalho de educar os serviços afins. São anos de luta pelo apoio no trabalho das tartarugas e depoimentos mais claro e sincero que do Paulo não há... Convide-no.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Paulinho é realmente um grande ambientalista, e sempre fez esse trabalho junto com o Rennan, com o Renny, com o Acássio, com o Anchieta, com o Manuel, que são da Amjus e da Numar. E o Manuel é o grande iniciador desse trabalho. Quando a Numar e a Amjus uniram os esforços o trabalho ficou bem mais forte. Hoje Paulinho continua contribuindo sempre com as duas Ongs e isso que é legal e continua junto com a equipe. E que outras Ongs somem força a esse trabalho que é grande.

      Excluir
  11. NÓS DA NUMAR ESTAMOS MUITO FELIZ COM ESSA PARCERIA COM A AMJUS. SEMPRE FIZEMOS ESSE TRABALHO SEM CONDIÇÕES QUE ATÉ NEM CONSEGUIA DÁ COBERTURA A TODA ÁREA. DEPOIS QUE A AMJUS ACEITOU SER NOSSA PARCEIRA A MAIS DE 2 ANOS, MUITA COISA MELHOROU E REALIZAMOS COM MAIS FORÇA ESSE TRABALHO. HOJE O MONITORAMENTO É FEITO COM TARTARUGUEIROS DA AMJUS E DA NUMAR, NOSSAS PESQUISA TEM MAIS RESULTADO E SEMPRE QUE PRECISAMOS DE APOIO, A AMJUS QUE TEM MAIS APOIO QUE A GENTE LOGO NOS ATENDE. AGRECEDEMOS MUITO O APOIO E A PARCERIA DA AMJUS. A ÚNICA QUE NOS DEU ATENÇÃO TODO ESSE TEMPO.

    ResponderExcluir
  12. Temos uma rua no Maceió que se chama Rua da Tartaruga em homenagem à elas, é continuação da Rua Arabaiana e já tem até pousada por lá e muitos estrangeiros que compraram terrenos.
    Jonatan

    ResponderExcluir
  13. Publique os comentários, Sr. que se intitula jornalista imparcial.

    ResponderExcluir
  14. Gente, a Prefeitura não tem dinheiro para pagar o mês de Dezembro. mas tem dinheiro para bancar uma Mostra de Cinema com várias chamadas em Emissoras de Tv.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comentário acima é absolutamente estúpido. Mostra que o autor/a do comentário, que mais uma vez se esconde no anonimato, não conhece absolutamente nada de eventos como foi a 1a Mostra de Cinema de Gostoso. Caríssimo desinformado: a prefeitura não pagou um único centavo pela grande cobertura dadas por TVs ao festival, em especial a TV Cabugi, retransmissora da Rede Globo no RN. A TV Cabugi foi parceira da Mostra de Cinema e apoiou o evento de forma institucional. E isso é mais uma prova do grande êxito de mídia obtido pela Mostra de Cinema da cidade. Dizer que a prefeitura pagou "chamadas" da TV Cabugi é uma mentira deslavada. Bem que o sujeito/a acima poderia se informar melhor antes de ficar pregando mentiras neste espaço.

      Excluir
  15. A Atual Gestão também quer mandar na Programação da Rádio é? Era só o que faltava! Pense numa Administraçãozinha SEM FUTURO essa, viu. Pense num DESMANTELO. Conseguiram acabar com GOSTOSO em pouco mais de onze meses. Era só dar sequência ao que vinha sendo feito, mas a INCOMPETÊNCIA fala mais alto.

    ResponderExcluir
  16. Quais os jovens q estavão fazendo esse trabalho na praia? Sou bugeiro e vi bem cedinho na praia Paulinho e um outro homem q nunca vi ak em gostoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o trabalho pelas tartarugas não é feito apenas de um dia, bugueiro. o trabalho já é feito faz uns 8 anos pela ong numar e há uns 3 anos com a participação da ong amjus. e é realizado com monitoramento de manhã cedo todos os dias, com alguma atividade na escola, Paulinho e Rennan e Anchieta mesmo ja organizou atividades com jovens do tear, com jovens da amjus, tem parte voluntária, tem despesa com combustível, tem a responsabilidade das ongs que ficam responsável pelas licenças do ibama, que a amjus tem uma e a numar tem outra. é tudo isso. eu ja dei uma ajudinha pra esse projeto ano passado, para isso fui vê de perto, e vi de perto que ele tem muito mais coisa do que a gente vê de longe. só que poucos tem coragem de fazer. conheçam de perto.

      Bia

      Excluir
    2. A amjus quem pagou a despesa com o transporte e só pode pagar um transporte e a numar não estava podendo pagar o outro. Então só seria possível ir duas pessoas e a turma elegeu o biólogo e paulinho para fazer o mapeamento.

      Excluir
  17. as tartarugas vao agradecer se a prefeita proibir o transito na praia esse é o papel no mínimo legal pra natureza só ainda nao entendi porque O Emanuel Neri nao convenceu a Fafa de fazer essa proibiçao

    ResponderExcluir
  18. Se a atual administração fosse dar continuidade a administração passada aí gente estaríamos afundados porque o lixo estava tomando conta das nossas ruas, a saúde faltava de tudo e a Educação e segurança não existia, basta cobrir as despesas com as obras inacabadas que a administração passada deixou, ainda acham pouco o abandono que ele deixou, puxa saco até hoje ele tem, se a atual administração quisesse proibir a rádio, se manifestaria contra ela levando ao conhecimento da justiça sobre como está sendo feito a sua programação, com pessoas agredindo autoridades do Município sem conhecimento nenhum dos fatos, e faltando acima de tudo com o respeito ao ser humano.

    ResponderExcluir
  19. O primeiro ano dessa prefeita tá igual ao primeiro ano de mandato de prefeito anterior. E o outro não se ajustou a partir do segundo ano? Ela também se ajusta. O também as coisas estão apenas igual a todos os outros municípios, sendo que, diferente de outros municípios, a maioria das pessoas dessa cidade não pagam água e ai fica penalizado os que não pagam e os que pagam também, além desse monte de empreendimento com altos consumos cavando poços a vontade. E também água é para as pessoas pagarem em dia e assim o orgão responsável que é o SAAE ter dinheiro pelo seus serviços e assim resolver os problemas da água, não é prefeitura não. Sabia que o nome de SAAE é Serviço "Autônomo" de Água e Esgoto? Pois é "Autônomo"! Então...

    ResponderExcluir
  20. CONCORDO PLENAMENTE COM O COMENTARIO ACIMA...SAAE É INDEPENDENTE DE PREFEITURA...É UM FAVOR..UM GRANDE FAVOR A PREFEITURA AJUDAR..POIS AGUA E COM O SAAE... A PREFEITURA AJUDA...E SE OS CONSUMIDORES PAGASSEM A CONTA..TERIAMOS AGUA..POIS NUMA CIDADE QUE TEM QUASE DEZ MIL PESSOAS ..VAMOS DIZER QUE TEMOS 5 MIL CASAS SE FOSSE PAGO A AGUA DAVA 5 MIL POR MES...DAVA PRA FAZER ALGUMA COISA...MAIS O SAAE NUM APURA NEM PRA PAGA OS FUNCIONARIOS QUE AS VEZES JA CHEGOU A FICAR QUASE 6 MESES SEM PAGAMENTO..ISSO NO TEMPO DO PREFEITO ANTERIORRRRR...OS QUE VCS TANTO CLAMAMMMM..ADORAMMMM..KKKKKKKKKKKKKKKKKKK..SE TODOS PAGASSEM SUAS CONTAS..TERIAMOS AGUA....NUM QUEREM PAGAR.....

    ResponderExcluir
  21. Deveriam cortar a agua desses que não pagam

    ResponderExcluir
  22. realmente eu concordo com o comentário logo no inicio que o dinheiro não veio da prefeitura, mais veio do governo do estado investindo 220 mil da pasta da cultura é por essa razão que a governadora apareceu, e outra coisa mais absurda que essa administração da atual prefeita em todo município tanta insegurança nunca se vista nesse município por parte dos servidores do município a respeito de salários o mais recente foi na saúde onde estavam ameaçados de diminuírem os adicionais noturno e suas salubres!!!

    ResponderExcluir
  23. Vamos lá, para ver se você consegue entender melhor esta questão. Tanto o governo federal, via Lei Rouanet, como os governos estaduais - no caso do RN é a Lei Câmara Cascudo - têm leis de incentivo à cultura. Isso significa que empresas podem investir em projetos culturais deduzindo parte do que têm que pagar aos governos como impostos. No caso do governo federal, a dedução pode ser do Imposto de Renda; no caso de governos estaduais, deduz-se do ICMS, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Isso é uma forma de a iniciativa privada patrocinar projetos culturais. Então, não se pode dizer, como o cidadão/a desinformado acima, que o governo do RN pôs 220 mil na 1a Mostra de Cinema de Gostoso. Isso não é verdade. O principal patrocinador da Mostra de Cinema foi a Cosern, que utilizou a Lei Câmara Cascudo para trazer cultura para São Miguel do Gostoso. Algum problema nisso? Não, nenhum! Temos mais é que agradecer à Cosern por ter colaborado para trazer cultura para São Miguel do Gostoso. Seria ótimo que, antes de sair por aí falando bobagens e inverdades, o leitor/a acima se informasse melhor sobre as leis do país. E isso não é nada difícil. Basta clicar no google que ele/a vai obter todas as informações necessárias sobre as leis de incentivo no Brasil. E isso é bem melhor do que sair por aí plantando mentiras.

    ResponderExcluir
  24. Eu estive em São Miguel do Gostoso ano passado em presenciei uma atividade linda, esses tartarugueiros cuidavam de uma ninhada de tartarugas que nascia e um bom número de jovens cuidavam de manter o grande aglomerado de pessoas afastadas, orientando-as. Todos vestidos com camisas da ONG AMJUS, uma coisa maravilhosa! Muito emocionante! Tirei muitas fotos! Lembro que que já começava a escurecer quando um jovem me disse: - Senhora, precisa não ligar o flash da câmera para fotografar as tartarugas! - Um senhor contava sobre a vida das tartarugas! Parabéns essa linda cidade por esse lindo trabalho!

    Sandra Segall

    ResponderExcluir
  25. Emanuel, para atividades com tartarugas marinhas uma instituição tem que ter "autorização" de órgão ambientais federais. Essas ONGs têm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo a pergunta, as duas ONGs tem sim "autorização" para as atividades com tartarugas marinhas. Tanto a ONG AMJUS como a ONG NUMAR. É um documento que tem o nome de "AUTORIZAÇÃO PARA ATIVIDADES COM FINALIDADES CIENTÍFICAS" COM TARTARUGAS MARINHAS. Essa autorização é emitida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), uma autarquia do Governo Federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e ao IBAMA. E as duas ONGs tem!

      Excluir
  26. Gostoso tem famílias belíssimas, tanto quanto a família de dona Isabel, famílias que contribuíram e continuam contribuindo com esse município. mas, e demais, como tem gente que so pensa em derrubar os outros. descruzem os bracos, facam alguma coisa, assim vc também fazera parte da construção dessa historia. inveja mataaaaaaaaaaaa.

    ResponderExcluir
  27. kkkkkk so jesus na causa. tem gente que fala sem sequer saber o que esta dizendo....

    ResponderExcluir